COVID-19: O que muda a partir de hoje (1 de agosto) em Portugal?

79 Comentários

É verdade que ainda estamos em estado de pandemia por COVID-19, mas Portugal vai avançar no desconfinamento. No passado dia 29 de julho, o primeiro-ministro António Costa apresentou as próximas três fases de desconfinamento.

A primeira fase começa já hoje. Saiba o que muda em Portugal.

COVID-19: O que muda a partir de hoje (1 de agosto) em Portugal?


De acordo com António Costa, há três fases definidas sendo que a primeira começa já a 1 de agosto (hoje). Segundo o governante, Portugal já tem mais de 50% da população vacinada (mais concretamente 57%) e nesse sentido há algumas mudanças. Assim…

Fase 1: Mais de 50% da população com vacinação completa (1 de agosto)

  • Fim da limitação de circulação na via pública a partir das 23h00.
  • Teletrabalho deixa de ser obrigatório e passa a ser recomendado em todo o continente.
  • Restaurantes passam a poder estar abertos até às 02h00 da madrugada, o número máximo de pessoas por grupo passa a ser seis no interior e dez nas esplanadas e os clientes continuam a ter de apresentar certificados de vacinação ou testes negativos à sexta-feira à noite, ao fim de semana e aos feriados.
  • Reabrem equipamentos de diversão, como carrosséis e jogos itinerantes, desde que cumpram as regras da DGS e em local autorizado pelo município.
  • Reabertura dos bares e das discotecas com CAE de bar, mas sujeitos às regras aplicadas aos restaurantes.
  • Acabam as restrições de horários para o comércio.
  • Volta a ser permitido público nos eventos desportivos, com regras a definir pela DGS.
  • Casamentos e batizados com limite de lotação de 50%.
  • Eventos culturais com público até 66% da lotação do espaço e com alargamento do horário até às 02h00.

COVID-19: O que muda a partir de hoje (1 de agosto) em Portugal?

António Costa considera que este é um enorme passo na recuperação da vida normal, mas todos os passos têm de ser dados com muita cautela. António Costa pede aos portugueses que evitem os aglomerados de pessoas, pois a probabilidade de infeção aumenta (aumento da transmissibilidade).

A monitorização da evolução da pandemia continuará a ser feita com base nos indicadores de incidência e Rt, agora adaptados de acordo com a evolução da vacinação (nível de alerta passa para 240, nível de risco passa para 480).

Recorde-se ainda que DGS e INSA publicam semanalmente a informação relativa à transmissão (incidência, RT e positividade), gravidade (incidência para maiores de 65 anos) e capacidade de resposta do SNS (taxa de ocupação de enfermarias e UCI).

Leia também…

Pandemia Clara: Como está o seu concelho na COVID-19?

Comentários

79

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de miguel
    miguel

    Só espero que aqui não obriguem as pessoas a serem vacinadas para ir as compras ou até para andar em transportes públicos.

    Eu sou a favor da vacinação, no entanto acho que a liberdade de escolha das pessoas está a ser posta em causa, obrigando-as a tomar a vacina mesmo não querendo.
    Porque uma pessoa vacinada dentro de um supermercado pode na mesma apanhar o vírus e espalhar o vírus igualmente nesse aspecto é igual, por isso quem está vacinado não tem que temer quem não está vacinado.

    1. Avatar de sayWhat
      sayWhat

      Tudo dito

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Tens sempre a opção do teste em substituição da vacina. Tem custos? Tem. Então se não queres ter custos, vacina-te… Mas tens escolha.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Eu sou vacinado com a Moderna, no entanto não quero ver ninguém sujeito a obrigações pois esta foi uma decisão pessoal e porque foi a uma das vacinas que tinha como preferencia pois se me dessem a AstraZeneca não tinha tomado.
        Mas ainda não percebeste que eu mesmo vacinado posso apanhar o vírus e ando a espalhar o vírus?

        1. Avatar de Conhecimento precisa-se!
          Conhecimento precisa-se!

          Pois pode espalhar sim Sr, mas existe uma redução de transmissibilidade de 40-80% dependendo da variante.
          Embora reconheça que na Delta existe um estudo ainda não confirmado que diz que essa redução pode não existir. Mas o mesmo estudo diz – “The vaccines are working.”

          1. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Desinformação, vá ver de onde vem esse “estudo” e depois venha falar outra vez.

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Então, mas não obrigam ninguém a vacinar. Se não vacina, tem de fazer o teste, é simples. Há escolha.

          1. Avatar de Infinity
            Infinity

            Mas sabes que as leis da constituicao não permitem discriminação, ou seja nem deve ser imposta uma escolha

    3. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Não, não é igual. Mesmo sem beber podes ter um acidente, por isso vamos deixar conduzir os bebados?

      1. Avatar de miguel
        miguel

        Xesusss que comparação, espero que nao acredites que a terra é plana 🙁

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Certificado de vacinação é uma palhaçada, um vacinado pode ser infetado e distribuir o vírus por aí, mas com esta política, anda por aí a vontade sem restrições. Vai ser engraçado ver o número de casos a aumentar, principalmente em grandes eventos por causa dos vacinados.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Lol e a melhor é que só tem validade de 6 meses!

    2. Avatar de DataSmurf
      DataSmurf

      Tenho vindo a afirmá-lo desde Março deste ano, que os vacinados podem ser infetados e que podem transmitir o vírus aos outros tal como os não vacinados, e de que a vacina funciona como um mero supressor de sintomas, isto a curto prazo, desconhecendo-se os maleficios a médio e longo prazo. Muitos palermas aproveitaram essas ocasiãos para me insultar, mas lentamente tudo o que tenho vindo a afirmar tem-se revelado como verdadeiro.
      Também tenho dito que as variantes mais perigosas que vão surgindo têm origem nos vacinados. Vão continuar a atacar-me por isso, mas aguardemos, eu tenho paciência de santo.

      1. Avatar de honorato
        honorato

        o que é engaçado é o covid só aparece das 21h-6h. quê o vírus tem horário de trabalho, antes dessa hora o quê que o vírus anda a fazer vai dormir descansar andou a procura das pessoas para infeta-las durante a noite querem ver. só vão aliviar depois do dia 15 porque é quando os alunos vão para a escola e as ferias acabam. depois digam que eles não nos andam a controlar no que fazemos.

        1. Avatar de Conhecimento precisa-se!
          Conhecimento precisa-se!

          A restrição de horários existe para limitar os grupos e dissipar possíveis ideias de ajuntamentos. Basta pensar um pouco para compreender.

          1. Avatar de Brito
            Brito

            Então também devia bastar um pouco da tua cabeça para pensar e compreender que não faz sentido as restrições horárias quando eu e tantos outros almoçamos fora num dia de trabalho, mas ao fim de semana se quiser ir almoçar já é mais perigoso?! então os restaurantes só vivem do fim de semana?! santa ignorância! Não sou contra, nem a favor das vacinas (já levei as 2 doses da Pfizer) mas acho que temos todos de adotar uma postura de proteger a nós e aos que estão ao nosso lado, e proteger os outros não é só fazer testes ou ser vacinado… porque um teste vale por si só naquele momento e não pelas 48 ou 72horas como querem fazer crer.. é um falso sentido de impunidade e controlo, e a vacina é tao boa até à próxima variante mais letal que as anteriores, que já pode estar ai ao virar da esquina.

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Se as pessoas não têm sintomas, não são internadas no hospital, não ficam nos cuidados intensivos e não morrem. É isso que a vacina previne. Se tiveres a forma ligeira ou moderada da doença, uns dias em casa e estás bem. Agora sem vacina, podes ter a doença na forma grave, o que obriga a hospitalização. O SNS não aguenta tanta gente assim.

        1. Avatar de BaTaS
          BaTaS

          Isso mesmo !
          Só para meter nojo… eu só acrescentava …. quem não quiser vacinado, está no seu direito, cada um tem as suas escolhas, mas deviam ser obrigados a pagar as custas de hospital caso tem o azar de ir parar aos intensivos e ficarem lá 2 meses a ligados a 1 máquina !

          1. Avatar de Joaquim Sobreiro
            Joaquim Sobreiro

            Já não se pode esconder que há nos cuidados intensivos pessoas com vacina completa. Se serão mais os vacinados que os não vacinados não se querem divulgar os números. Porquê critérios diferentes quanto ao pagamentos dos custos de hospitalização?

          2. Avatar de Infinity
            Infinity

            e para que raios pagamos impostos?

      3. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        E nos numeros do Euromilhoes não fazes previsões? Isso é que dava jeito.

        1. Avatar de DataSmurf
          DataSmurf

          hehehe verdade.
          Mas nessa não acerto de certeza absoluta porque não jogo.

      4. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        tanta mentira num comentário só <3

    3. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      “Sem restrições?”
      Já nasceste assim, ou bateste com a cabeça nalgum lado?

  3. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Antes das eleições tem que estar tudo normalizado.
    Após as eleições fecha se tudo outra vez se for preciso.
    Ora digam lá se não é habilidoso.
    Um verdadeiro encantador de burros…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Conhecendo os políticos tugas acho que o covid durante as eleições vai meter férias, depois das eleições vem as medidas para lixar o povo novamente.

      1. Avatar de Daniel Sousa
        Daniel Sousa

        Dezembro é bónus também. E assim vamos gerindo a covid. Vacinando-nos, tendo cuidados, e momentos de amnésia mais ou menos colectiva, em que a economia passa a ser o mais importante. Tudo normal, é mesmo assim. Qual seria a alternativa?

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Não se espera que um porco como tu seja capaz de entender a importancia da vacina mas como todos os porcos vais ser vacinado

      1. Avatar de miguel
        miguel

        Qual é a bandeira ou tacho que tem?
        Deve ser muito bom para se dignar a fazer essas figuras!

    3. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Indeed…

  4. Avatar de SANDOKAN 1514
    SANDOKAN 1514

    “Teletrabalho deixa de ser obrigatório.” Excelente medida.Havia de ser aplicada a 100% em tudo quanto é lado.Os supervisores no trabalho fazem muita falta,muita falta mesmo.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      O pior são as falhas de comunicação em teletrabalho. Nada substitui a troca de ideias cara a cara.

      1. Avatar de BMad
        BMad

        São opiniões. Estou a trabalhar remotamente à mais de um ano e meio e nada ficou por fazer ou dizer. Se só conseguem trabalhar com alguém a respirar no vosso pescoço, quer dizer que não farão nada no local ou remotamente.
        Mentalidade do século passado…

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Há trabalhos que funcionam tão bem ou melhor em teletrabalho e outros não.

    3. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      removeram o comentário mas cá vai novamente..
      tens D O R DE C O _R_N O
      ÉS UM P @ LHAÇO E METES DÓ

      vou deixar de ver os comentários por tua causa, és tão negativo que roubas tele energia a quem lê o que escreves.. espero nunca te conhecer pessoalmente

  5. Avatar de Naopossodizer
    Naopossodizer

    Porque estão a discutir a obrigatoriedade de 1 vacina? Há várias que são obrigatórias e todos tivemos que tomar, eu levei a vacina do sarampo e mesmo assim apanhei a doenca, tal como apanhei as outras todas típicas de criança.
    Esqueceram se que se não as tivéssemos não éramos aceites na escola?
    Se é pro bem da comunidade, sim deve ser obrigatória, não estarem vacinados faz com que o vírus se desenvolva e crie mutações piores,o mesmo não acontece em quem está vacinado.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Para as pessoas que dizem que a liberdade está a ser condicionada, o facto de termos todo tomado vacinas quando pequenos (e nem sequer tínhamos voto na matéria!) é uma realidade que não encaixa no discurso.

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Nem todos tomaram todas, ou as mesmas vacinas. Se alguém que escreve aqui conhece algum estudo independente comparando vacinados e não vacinados com o desenvolvimento de doenças que o indique.

    2. Avatar de Artur Peralta
      Artur Peralta

      Podes dizer um estudo validado que prove o que estás a dizer? (“…não estarem vacinados faz com que o vírus se desenvolva e crie mutações piores,o mesmo não acontece em quem está vacinado.”)

      1. Avatar de DataSmurf
        DataSmurf

        É precisamente o contrário as mutações mais perigosas estão a ser criadas na população vacinada.

        1. Avatar de Conhecimento precisa-se!
          Conhecimento precisa-se!

          Você está a pegar no principio do antibiótico e a aplicá-lo nas vacinas , por isso é que ninguém vos liga negacionistas, com essas frases revelam uma ignorância que nem dá para quantificar.
          Isto sim é o cúmulo da ignorância.
          xD

          1. Avatar de DataSmurf
            DataSmurf

            Tens-te visto ao espelho ultimamente?

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          O vírus muta naturalmente, nada tem a ver com vacinas, mas sim por adaptação aos hospedeiros. O ADN humano tem diferenças, daí o vírus mutar em diferentes raças, etnias, etc.

          1. Avatar de DataSmurf
            DataSmurf

            Tenho resposta para ti, mas aguarda moderação…

          2. Avatar de DataSmurf
            DataSmurf

            Os vírus sofrem mutações, é verdade, mas estão mais predispostos a mutações mais graves que aumentam a transmissibilidade, a virulência e a capacidade de escapar à imunidade, na população inoculada com vacinas ineficazes.

          3. Avatar de DataSmurf
            DataSmurf

            “Mass infection prevention and mass vaccination with leaky Covid-19 vaccines in the midst of the pandemic can only breed highly infectious variants.” Geert Vanden Bossche

          4. Avatar de DataSmurf
            DataSmurf

            “Mass infection prevention and mass vaccination with leaky Covid-19 vaccines in the midst of the pandemic can only breed highly infectious variants.” G e e r t V a n d e n B o s s c h e

          5. Avatar de DataSmurf
            DataSmurf

            Olha para o currículo deste homem:

            Chefe do Vaccine Development Office (Serviço de Desenvolvimento de Vacinas) no Centro Alemão de Pesquisa de Infeções;

            Diretor-gerente na VaReCo (Vaccine Research and Collaborations);

            CSO na UNIVAC llc (Estados Unidos da América) e UNIVAC NV (Bélgica)

            Gerente do Programa de Vacinas do Ébola na GLOBAL ALLIANCE FOR VACCINES AND IMMUNIZATION (GAVI)

            Bolsista de pesquisa no departamento de Microbiologia e Imunologia do REGA INSTITUTE, KUL

            Oficial sénior de programas, saúde global e descoberta de vacinas para a Fundação Bill & Melinda Gates

            Diretor de Projeto Global de vacinas influenza para a Solvay Biologicals

            Diretor, líder do programa de pesquisa e chefe de adjuvantes na NOVARTIS VACCINES & DIAGNOSTICS

            etc etc etc

        3. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          mentira mais uma vez. Vá pesquisar, o vírus Delta (só para dar um exemplo) apareceu no final do ano passado.

    3. Avatar de miguel
      miguel

      Mas essas que são obrigatórias já tem anos e anos de estudos, é a diferença!

      1. Avatar de Conhecimento precisa-se!
        Conhecimento precisa-se!

        Conhecimento precisa-se aqui. Essa frase é ridícula demais.

    4. Avatar de DataSmurf
      DataSmurf

      Obrigatoriedade em se ser inoculado com vacinas experimentais. Esta gente endoideceu de vez!

    5. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      O que???? Tu viste bem o que acabaste de dizer? Ainda bem que a liberdade de expressão existe para debitares tanta porcaria (por enquanto).. Porque é que achas que fazem sempre nova “versão” da vacina contra a gripe todos os anos?? O que estamos a fazer é exatamente o contrário do que disseste, estamos a dar probabilidades altas ao vírus de se defender e gerar variantes cada vez mais fortes porque o vírus começa a conhecer o mecanismo de defesa do ser humano

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        A vacina da gripe é com base numa previsão das variantes expectáveis no inverno desse ano. O vírus da gripe, tal como outros vírus sofre mutações naturalmente, faz parte da biologia dos vírus, nada tem a ver com as vacinas. Ainda nem existiam vacinas para a Covid-19 e já existiam variantes.

      2. Avatar de João
        João

        É isso, o virus vai à universidade e tira boa nota na cadeira sobre o sistema imunitário humano :’)

        1. Avatar de Sardinha Enlatada
          Sardinha Enlatada

          Este virus e um verdadeiro monstro das bolachas, ninguem o para lol.

  6. Avatar de Ru
    Ru

    Estou vacinado há muito tempo. Mas recuso ir a sitios onde peçam o certificado. Limita um bocado o que posso fazer, mas não quero dar força ao governo para implementar mais medidas destas. Só gostava que mais malta fizesse o mesmo, mas cada um sabe a trela que gosta de usar.

    1. Avatar de PM
      PM

      Ru, tiro-te o chapéu!!! É de Senhores (com S grande) como tu que o nosso Portugal precisa. Gosto e admiro o teu pensamento e até conheço algumas pessoas que estão a agir da mesma forma. Não entram em locais que exijam certificado.

      Basta pensar um bocado. Assim sem queimar muitos neurónios. Anos e anos e anos e anos de vacinação que a humanidade já tem e NUNCA, repito, NUNCA, NUNCA, NUNCA, se exijio um certificado para se entrar numa loja.

      Antes que comecem a comparar o incomparavel em relação à febre amarela em que é necessário mostrar um papelito para entrar num determinado País, sim é verdade, mas é para ENTRAR nesse determinado País. E só lá vai quem quer. Agora no nosso País, em que até por acaso pagamos impostos e não são poucos, sermos limitados nas nossas liberdades, direitos e garantias, dá que pensar.

      Ah e nao comecem já com essa que estamos numa “pandemia”, ok? “Pandemia” em que 99% das pessoas recupera em casa com ben-u-ron? A sério?!?!

      1. Avatar de João
        João

        Desde que o 1% (dizes tu) não te calhe a ti está tudo bem, certo?

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Não te exigem certificado para entrar numa loja, porque não tens pandemia das outras doenças, mas tens de Covid-19. E exigem-te a vacinação obrigatório para a escola por exemplo.

      3. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Tiras o chapéu e ficas sem nada na cabeça.
        Está tudo bem em obrigar a ter um papel para entrar no país, mas ter um papel para entrar numa loja já não.
        Uma pandemia é definida pelo número de casos que as pessoas não recuperam, é? Desenvolve aí…

    2. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Então se fizermos todos isso vamos deixar que a restauração (por exemplo) vá pelo cano abaixo certo?

      1. Avatar de Infinity
        Infinity

        A vida tem que continuar, todos os dias morrem pessoas por multiplas razoes, é deixar de pedir o certificado pois isso so traz discriminação (que é contra a constituicao) na populacao, pois as pessoas sao livres de fazer as suas escolhas e vivemos num país de direito.

  7. Avatar de art
    art

    um estudo norte-americano, conduzido no Massachussets, que afirma que três quartos dos novos casos detetados durante um surto em Provincetown eram de pessoas totalmente vacinadas contra a Covid-19….nem comento

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      art, já comentaste.

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Ao menos diz tudo :

      “ A COVID-19 outbreak in Massachusetts that was key to health officials deciding to expand masking recommendations could have been much worse without vaccines, health experts say.

      Fully vaccinated people made up nearly three-quarters of COVID-19 infections after Fourth of July events in Provincetown, the community that was examined in Massachusetts, according to a CDC study published Friday in the agency’s Mortality and Morbidity Weekly Report. The seaside tourist spot is located in the county with Massachusetts’ highest vaccination rate.

      CDC director Dr. Rochelle Walensky said in a statement that the findings “raised concern that, unlike with other variants, vaccinated people infected with delta can transmit the virus.”

      But the outbreak, fueled by the highly transmissible delta variant, could have been much worse without vaccines.

      “The vaccines are working. Of the 900 cases related to the Provincetown cluster, there have been no deaths, 7 hospitalizations, and the symptoms are largely mild,” tweeted Alex Morse, the town manager of Provincetown.

      “The outbreak is contained and Provincetown is safe.”

      Abc

      1. Avatar de BMad
        BMad

        Os negacionistas só gostam de contar metade da história, apenas as partes que lhes interessam. Jorge Carvalho, 5*.

    3. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Olha-me esta: quando todos estiveram vacinados, 100% dos novos casos, 100% dos internados e 100% dos mortos estarão totalmente vacinados… mind blown!

      1. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        ahahahah a culpa vai ser das vacinas!

  8. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Palerminhas que sempre usaram cinto de segurança dentro do carro, ainda que isso só proteja cada um individualmente, agora estão preocupados com a liberdade por causa de uma vacina que afeta toda a sociedade enquanto grupo. Não sabem que a sua liberade termina onde começa a dos outros e confudem liberdade com libertinagem.

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Sim tem tudo a ver um cinto de segurança e uma vacina experimental para dentro do teu corpo, sim faz todo sentido essa comparação.

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Queres explicar porque não faz sentido? Ou achas que o uso do cinto não tem efeitos indesejados?

  9. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Se não me deixarem entrar em bar, hotel ou concerto, o problema é seu, não meu. Minha felicidade não depende do negócio de outros.

  10. Avatar de contacto
    contacto

    Os políticos querem ter o povo contente e submisso. Vem aí as eleições e os partidos querem o povo feliz e a saltar

  11. Avatar de XneloX
    XneloX

    Vou me casar, imprimi 2000 convites para poder levar 1000 convidados ou menos, mas pelo menos cumpro a regra dos 50% em casamentos

    1. Avatar de João
      João

      Volta a ler essa condição dos 50% e reflecte no teu comentário…

  12. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    E eu a pensar que este virus era igual aos outros, existem matam pessoas, tem sintomas mas existem numeros registados desses casos. Mas afinal nao, e um virus que consegue criar um autentico rebolico na cabeca de cada um. Com a ajuda dos media, e um festival de verao desconfinado. Haja alegria, bebam uns copos, passeiem o cao e descansem a cabecinha por causa do virus, so vos esta a fazer mal a cabeca tanto virus para ca e para la. Se nao morrermos do virus morremos do stress causado por ele. Paciencia tem limites.

  13. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Esta conversa do Covid já mete nojo.
    Malditos média controlados pelo regime que só falam desta porcaria.
    AInda fazem do Covid pior do que o ébola.
    Incompetentes e vendidos por migalhas.
    A mim não me levam a pensar como eles querem, aqui o je pensa como bem entende e até à data tenho me desenrascado muito bem.
    Cambada de invertebrados…