COVID-19: Nova linhagem da Ómicron pode aumentar contágios

15 Comentários

Com o mundo a tentar voltar à normalidade no que diz respeito à COVID-19, há agora informações que é melhor estar atento e redobrar cuidados. O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou para a possibilidade de uma nova linhagem da variante Ómicron passar a ser dominante na Europa até dezembro.

Tal significa que poderá existir um aumento de contágios nas próximas semanas.

COVID-19: Nova linhagem da Ómicron pode aumentar contágios


Número de casos de COVID-19 pode aumentar nas próximas semanas

As previsões do ECDC indicam que a “BQ.1 e a sua sublinhagem BQ.1.1 se tornarão dominantes na UE/EEE (União Europeia e Espaço Económico Europeu) entre meados de novembro e o início de dezembro de 2022”, adiantou o centro europeu em comunicado, segundo revela. LUSA.

Caso se confirme essa previsão, poderá verificar-se na Europa um aumento do número de casos de COVID-19 nas próximas semanas, de acordo com a atualização epidemiológica hoje divulgada.

De acordo com o último relatório do Instituto Ricardo Jorge (INSA), a sublinhagem BQ.1.1 tem aumentado de frequência em Portugal, chegando aos 4,9% nas últimas semanas.

COVID-19: Nova linhagem da Ómicron pode aumentar contágios

O ECDC disse esperar que a BQ.1 (em conjunto com a sublinhagem BQ.1.1) seja responsável por mais de 50% das infeções até ao início de dezembro, uma prevalência que deve subir para os 80% no início de 2023.

Fora da UE/EEE, os países com maiores percentagens registadas nas amostras recolhidas no início de outubro são a Suíça (9%) e o Reino Unido (8%).

Andrea Ammon da ECDC referiu em comunicado que os países devem permanecer vigilantes para sinais de emergência e disseminação da BQ.1 e manter uma testagem representativa à COVID-19.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), o índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 que provoca a COVID-19 subiu para os 0,88 em Portugal, com uma média de 972 novos casos por dia,

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de deeppurple
      deeppurple

      Isto não é importante. Vão continuar a dizer para parares de usar o chapéu de alumínio.

    2. Avatar de unknown
      unknown

      A intenção é dizer que os Americanos são uns mauzões ?

      Como achas que se produz conhecimento ?

      Já sei… vou comprar ao supermercado !

  1. Avatar de Angelo
    Angelo

    here we go again!

  2. Avatar de João Cartaxo
    João Cartaxo

    Já não dá direito a baixa paga..

  3. Avatar de Antonio
    Antonio

    Aumentar os contágios? Com mais umas doses de reforço isso passa.

  4. Avatar de miguel
    miguel

    Enquanto não conseguirem atingir os fins a que se proposeram, esta palhaçada nunca irá ter fim…Toca tudo a levar com mais umas doses…sim, sim, é que é já a seguir….

  5. Avatar de manuel
    manuel

    Esta porra não acabou já?. E ninguém te informou…

  6. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    E a definição de pandemia veio para ficar? Ou terei novamente censura?

  7. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Deus me livre,nunca mais nos livramos disto. 🙁

    1. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Tudo como o previsto. O medo e a incerteza são alguns dos meios para que a agenda 2030 se aplique.

  8. Avatar de SPr
    SPr

    Os teus comentários são de alta galhofa. Tu livraste-te do virus da Gripe? Das bacterias? Dos virus? Das doenças?

    Porra nem isto consegues saber. Alias todos os teus comentários são sem noção!

  9. Avatar de CEO Pifizer
    CEO Pifizer

    Tenham muito medo e não se esqueçam em investir em acções pois agora vamos dar doses a partir dos 6 meses! Vivam com medo e imponham o medo aos outros! É um dever civico #VaiFicarTudoBem

  10. Avatar de Pablo
    Pablo

    The never ending story

  11. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    E quando menos se espera lá aparece alguém que concorda com guerra biológica…

    Enfim

    Eu também compro conhecimento no supermercado…