COVID-19: Nenhuma variante quebrou até agora o efeito das vacinas

21 Comentários

O mundo continua em estado de pandemia por COVID-19! O aparecimento de algumas variantes tem dificultado o “ataque” ao vírus, mas as vacinas têm ajudado a controlar a disseminação.

De acordo com o virologista Pedro Simas, nenhuma variante quebrou até agora efeito protetor das vacinas.

COVID-19: Nenhuma variante quebrou até agora o efeito das vacinas


COVID-19: Tem havido aumento de casos da variante Delta…

O virologista Pedro Simas afirmou hoje à Lusa que, até agora, não houve uma variante do coronavírus SARS-CoV-2 que provoca a COVID-19, que “quebrasse o efeito protetor” das vacinas contra a covid-19, sublinhando que são todas eficientes a prevenir a doença grave e a morte.

A afirmação surgiu depois de questionado sobre o aumento de casos relativos à variante Delta, associada à Índia. De referir que tem havido um aumento de casos na região de Lisboa e Vale do Tejo e dos internamentos, com alguns casos de pessoas que já teriam a primeira dose da vacina.

O virologista do Instituto Molecular da Universidade de Lisboa afirmou que “é muito raro uma pessoa estar vacinada, ter imunidade e contrair a infeção, seja de que variante for, e morrer”, explicando que tem de ter outras condições de saúde, como uma doença crónica gravíssima.

COVID-19: Nenhuma variante quebrou até agora o efeito das vacinas

Quanto ao aumento do número de casos de COVID-19, Pedro Simas a afirmou que “há um ligeiro aumento”, que é normal devido ao desconfinamento, mas que são números “muito pequenos”.

Pedro Simas lembrou que 43% da população portuguesa está vacinada contra a COVID-19 com, pelo menos, uma dose da vacina que “é suficiente para conferir a imunidade celular, protetora para a doença severa e para a morte”. Se somar-se a estes 43% os cerca de 15%, fazendo “as contas por baixo”, das pessoas imunizadas naturalmente, porque contraíram a covid-19, Portugal está quase com “58% de imunidade populacional”.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de art
    art

    Eu não sou contra as vacinas , mas é interessante ouvir vários médicos na TV dizerem que não lhes dão o número de pessoas já vacinadas , e outras com a 1ª dose , que estão infetadas ….Porque será ? Será que não são tão eficazes como apregoam ? …. Seria interessante verificar a eficácia de cada vacina e que grau de proteção tem a 1ª dose de algumas….Sobre Pedro Simas , não esqueço o dia em que na TV , veio dizer que era melhor ter escondido do público em geral , a existência de variantes….

    1. Avatar de Pe@ce
      Pe@ce

      Já foi noticia a percentagem de proteção da 1ª dose de pelo menos uma das vacinas. Esta é a noticia da RTP https://www.rtp.pt/noticias/mundo/covid-19-uma-dose-de-vacina-reduz-a-taxa-de-infecao-ate-65-em-todas-as-faixas-etarias-revela-estudo_n1314567
      É a 2ª dose que aumenta o nível de proteção para acima dos 90%. Não esquecer tb que algumas pessoas não dispõem de qualquer proteção mesmo após levarem as duas doses.

      1. Avatar de Pe@ce
        Pe@ce

        Não esquecer também que a proteção não é imediata à toma da vacina, demoram 1 ou 2 semanas a alcançar o nível de proteção máximo.

        1. Avatar de paosemsalada
          paosemsalada

          pois… metem-se em aventuras depois de tomar a vacina… primeiras duas 2 semanas é em repouso e causo algum sintoma contactar os meios devidos….

    2. Avatar de paosemsalada
      paosemsalada

      quantos anos tem? tomou todas as vacinas até agora certo? o que esta tem de diferente? um chip? o chip e o controlo vem no smartphone e no facebook e afins..
      mesmo com a vacina da gripe pode apanhar gripe, os sintomas são menores e não ataca tanto, esta funciona da mesma maneira! a internet veio para desajudar o mundo.. uns espalham desinformação e riem-se depois

      1. Avatar de Sem gaz ...
        Sem gaz …

        Graças a Deus! Aqui está um ser humano inteligente !
        Obrigada !

  2. Avatar de Tecdown
    Tecdown

    Eu gostaria de dar um conselho à malta do pplware, e que tal deixarem de publicar posts sobre Covid e dedicaram-se mais a tecnologia?
    A malta vem aqui para se informar sobre técnologia (podiam até dedicar o tempo que usam sobre Covid para fazer mais posts técnicos, existem vários tópicos que podiam ser abordados e de certeza que a malta ia gostar), não vem aqui para saber de virus ou doenças, quem quiser saber sobre Covid vai a sites dedicados para o efeito.
    Não quero ofender ninguem e sei que fazem estas publicações com a melhor das intenções, mas por favor deixem o/a Covid para outro tipo de sites.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, isso não faz qualquer sentido, porque está na génese do site. Está provado que a COVID, e tudo o que diz respeito à doença, à vacina, ao vírus, à ciência (que é o que nos interessa partilhar), interessa também e milhões de pessoas que nos visitam. Quem vem cá, e já não é de agora, vem à procura de boa informação de tecnologia, ciência e inovação.

    2. Avatar de Pe@ce
      Pe@ce

      E o que são posts? E porque não fazerem mais artigos e menos posts?

    3. Avatar de Polkit
      Polkit

      Por acaso não, venho aqui para além da tecnologia, muitas vezes informam sobre o IRS, informam sobre as mudanças na carta de condução por exemplo que é muito útil e as de COVID afetam todos e todas as áreas e gosto de as ler para manter-me informado.
      É um blog muito diversificado espero que se mantenha assim.

    4. Avatar de nmma
      nmma

      Eu dou razão aos dois lados….
      se por um lado no COVID muito se fala na tecnologia mRNA, logo é relevante é relevante para o PPLWARE (por exemplo), por outro tornasse um pouco frustante, para não lhe dizer propaganda tipo que se fazia na GUERRA FRIA com a MI6 e a KGB… (exemplo: se o vírus se propaga como eles dizem como a variante da India chegou à Europa ainda com espaço chengen fechado, sim porque só abriu à menos de 1 mês e em Março já se falava no UK)
      Cada vez temos menos liberdade, onde o próprio G7 admitiu seguir as ideias da China nas “próximas pandemias”…

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Alguém anda a mentir, pois vi médicos na TV a dizer que existe pessoas a dar entradas nas urgências e cuidados intensivos com covid depois de vacinados.
    O governo deveria liberar esses dados.

    1. Avatar de Cláudio Andrade
      Cláudio Andrade

      e de Israel ? tambem deviam falar .. visto que é um dos paises já com imunidade de grupo ..,..
      è perfeitamente normal haver casos de pessoas vacinas a entrar em UCI.. também deviam dizer que outras patologias esses pacientes sofrem.. se nem 100 pessoas há em UCI, os casos de vacinados a entrar em UCI é muito mas muito baixo, logo não faz sentido etsár a dar noticias porque em mais de 6 milhoes de vacinas 2 ou 3 entraram em UCI com covid…

      é preciso começar a medir um bocado o que andamos a ver na TV … ainda há quem seja negacionista e vá para a TV tentar vender a sua banha de cobra

    2. Avatar de Don Lae
      Don Lae

      Pensa primeiro na reacção exagerada que até as autoridades de saúde tiveram quando foi noticiado que em 0,0001% de vacinações houve problemas ou até morreram pessoas, e o efeito imensamente desproporcional que isso criou no resto da população…

    3. Avatar de Pe@ce
      Pe@ce

      Sim, de facto alguém anda a mentir, e existe uma enorme probabilidade de tu seres uma dessas pessoas. Ouvir coisas avulso e não pensar nem analisar o que foi dito dá nisto. Tu sabes que à pessoas que mesmo após as 2 doses da vacina não desenvolvem anti corpos contra o covid não sabes?

    4. Avatar de joao matos
      joao matos

      Sim Miguel, infelizmente é verdade. Há relatos não só de profissionais de saúde mas também da própria comunicação social que verificam-se casos desses com pessoas que já levaram com a 2ª dose. Há muita coisa que ainda não se sabe…

  4. Avatar de joca
    joca

    Vou comparar as vacinas com a BMW, VW e outras marcas são muito boas mas tão sempre com problemas. Abafam ate serem descobertas.

  5. Avatar de Hugo Sousa
    Hugo Sousa

    43% das pessoas fizeram a vacina, mas não estão 43% protegidas. No máximo estariam 38% se fossem todos vacinados com as vacinas de mRna dado que têm eficácia aproximada de 95%. Contudo, uma boa parte da população foi vacinada com vacinas da astrazeneca e jansen, que têm cerca de 30% de ineficácia. Portanto a esses 43% que referiram, têm que tirar uma boa percentagem. É só fazer contas.

  6. Avatar de Pedro Mota
    Pedro Mota

    Quando saem notícias a afirmar “Foram internadas pessoas com COVID-19 já vacinadas”, existem de imediato as seguintes considerações a fazer:

    -Estas pessoas deixaram passar todos os “timings” até ganhar a imunidade garantida pelo fabricante da vacina?

    As vacinas (que eu saiba) só fazem efeito após todas as doses terem sido totalmente administradas e o espectro temporal de “imunização” ter sido respeitado…

    Não é eu ser vacinado de manhã e à tarde estar a lamber o chão das “Chegadas” do Aeroporto de Lisboa…Notícias destas nem vale a pena saírem, só gera é confusão…

  7. Avatar de Pedro Mota
    Pedro Mota

    Quando saem notícias a afirmar “Foram internadas pessoas com COVID-19 já vacinadas”, existem de imediato as seguintes considerações a fazer:

    -Estas pessoas deixaram passar todos os “timings” até ganhar a imunidade garantida pelo fabricante da vacina?

    As vacinas (que eu saiba) só fazem efeito após todas as doses terem sido totalmente administradas e o espectro temporal de “imunização” ter sido respeitado…

    Não é eu ser vacinado de manhã e à tarde estar a lamber o chão das “Chegadas” do Aeroporto de Lisboa…Notícias destas nem vale a pena saírem, só gera é confusão…

  8. Avatar de A.
    A.

    Se o Pedro Simas, disse mas caso não tenha dito, eu digo, teria havido um favor a humanidade, se não abrissem a boca sobre as Variantes; e ler os comentários anteriores é um conjunto de disparates, como eficácias muito mais baixas das que são escritas no artigo cientifico, – oficial (esta na net!) e por parte da Agencia Europeia do Medicamento;
    O Virus da Gripe, têm muito maior capacidade de criar o triplo das Variantes, que este provoca e ninguém se lembra de posts e mais artigos, como este todos os Invernos, ou severos confinamentos, sempre que chega o Inverno.
    Para não falar da vacina da Gripe, que têm muito menos eficácia, do que estas!

    Aliás a Agencia Europeia do Medicamento, disse no ano passado antes de aprovar vacinas, que não aprovaria nenhuma com baixos níveis de eficácia, já Aprovou 4 com bons níveis de eficácia…
    Estes são assuntos complexos, é todo um mundo como a informática, a Ciência é uma área vasta do conhecimento humano…
    Já que gostam de falar destes temas que tal mais artigos e até sobre o passado como a Gripe de 2014 ou até de 2009 – 2010 ; e please já agora sobre o HantaVírus; para assustar bem o pessoal!!