COVID-19: Máscara que brilha quando deteta o vírus?

35 Comentários

São já muitos dias de pandemia por COVID-19. A comunidade científica continua na descoberta de soluções mais eficazes contra o vírus e a doença, e têm aparecido soluções muito interessantes para ajudar no combate desta pandemia.

Um grupo de investigadores japoneses criou agora uma máscara que brilha quando deteta o vírus da COVID-19.

COVID-19: Máscaras que brilham quando detectam o vírus?


Máscara tem um filtro que contém anticorpos de ovos de avestruz

Desde que foi decretado o estado de pandemia, têm sido várias as soluções a chegar ao mercado para ajudar a combater a transmissão do vírus SARS-CoV-2. Recentemente um grupo de investigadores japoneses anunciou uma máscara capaz de detetar o vírus SARS-CoV-2. Segundo o que foi revelado, esta máscara brilha perante a exposição à luz ultravioleta (UV). Curiosamente esta invenção foi possível através da extração de anticorpos de ovos de avestruz.

A vantagem destas máscaras é que as pessoas assintomáticas podem detetar facilmente o SARS-CoV-2, referiu Yasuhiro Tsukamoto, de 52 anos, líder da equipa da Kyoto Prefectural University, no Japão. Com esta criação, que para já ainda é um protótipo, espera-se facilitar e simplificar a testagem dos cidadãos (sem a necessidade de zaragatoa).

COVID-19: Máscaras que brilham quando detectam o vírus?

Segundo a publicação do canal Kyodo News, os investigadores injetaram, em fevereiro do ano passado, uma forma não-ameaçadora de SARS-CoV-2 nas avestruzes-fêmeas, o que permitiu que conseguissem obter, com sucesso, anticorpos dos seus ovos. Com base nessa experiência, criaram um tipo de filtro que é colocado dentro da máscara para detetar a presença do vírus.

Após a utilização da máscara, o filtro é retirado e pulverizado com um corante que contém os anticorpos do novo coronavírus. Se a infeção por SARS-CoV-2 for detetada, o filtro brilha. “A vantagem destas máscaras é que as pessoas assintomáticas podem detetar facilmente o coronavírus”, sublinhou Tsukamoto à Reuters, refere o Publico. Aliás, o próprio Yasuhiro Tsukamoto descobriu que estava infetado graças à máscara.

 

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Orbi
    Orbi

    Na tugolandia já são fans de testes imaginem o que era uma máscara que brilha…
    Ninguém saia de casa até morrer.

    Quando é que metem na cabeça que não há cá testes ou máscaras que parem este vírus… Nada.
    As vacinas atenuam??ok

    Com esta variante o vírus tornou-se endémico e pouco agressivo.
    A partir de agora deveria-se ignorar como faziam com as constipações e gripes.
    Mortes? Neste momento existe tanta morte covid como dantes existia com gripe.

    1. Avatar de José Machado
      José Machado

      Até esta variante sofrer nova mutação e se tornar mais mortífera.
      Aí a cantiga já é outra.

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Sim. A ameaça do medo tem funcionado. Espreita por baixo da capa do “papão”. É como seguir o caminho dos interesses até á fonte.

      2. Avatar de Orbi
        Orbi

        A pensar assim nunca tinhas vivido em paz.
        Há e existirá sempre vírus no mundo para todo o sempre…. Com variantes e mais variantes
        Que raio de lógica a tua!!!

    2. Avatar de Zed
      Zed

      Queres colocar aqui o link para os estudos que fizeste e que apontam nesse sentido?

    3. Avatar de João Cartaxo
      João Cartaxo

      As vacinas não atenuam? Lol andas a ver mal os números. As máscaras não funciona? Acho que devias rever a tua informação…

    4. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      O vírus ainda não é endémico, segundo dizem os especialistas. Tu quem és ?

    5. Avatar de Adeus
      Adeus

      Lá está o perigo dos comentários como este. O vírus ainda não está endémico.

  2. Avatar de Orbi
    Orbi

    A Organização Mundial de Saúde previu hoje que mais de metade dos europeus poderá ficar infetada com a variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2…

    Claro é uma endemia.

  3. Avatar de Orbi
    Orbi

    “Não podemos continuar a dar uma dose de reforço todos os quatro meses”

    Quarta dose pode vir a ser administrada apenas a imunodeprimidos, admite regulador europeu.

    “Se tivermos de dar reforços todos os quatro meses, aproximadamente, acabaremos potencialmente, por ter problemas na resposta imunitária”, afirmou o especialista, salientando que “a resposta imunitária acabará por não ser tão boa como desejaríamos”.

  4. Avatar de Ochinês
    Ochinês

    A terceira dose já aparece no certificado de vacinação: 3/3 (antes, 2/2).

  5. Avatar de Jonny
    Jonny

    Eu tinha um dispositivo que avisava quando estava um veado por perto entretanto avariou e agora ando nos transportes públicos cheio de cagufa

    1. Avatar de Zed
      Zed

      Avariou porque estava sempre a apitar, agora adivinha porquê.

  6. Avatar de eu2
    eu2

    Se todos conseguíssemos ver o vírus até a velhinha do campo podia “enxutar o bicho”. Não era ameaça a ninguém.

  7. Avatar de Ochinês
    Ochinês

    Diz “O Público”:
    “… 32 pessoas infectadas usaram as máscaras desenvolvidas pela equipa japonesa durante oito horas. Depois de pulverizados e sob luz ultravioleta, os filtros brilharam e confirmaram a infecção.”

    8 horas com a máscara para detetar o vírus? Não há dúvida que vai facilitar muito a testagem 😉

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Pelos vistos as máscaras não protegeram…

  8. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Um dia todos seremos “negacionistas”! Os “covideiros” cada vez mais vão dizendo aquilo que tanto negaram. Que se tenha subsidiado/comprado meios de comunicação para espalhar o medo e incentivar vacinação, mesmo que obrigatória, não foi um bom serviço, mesmo que nunca o venham a reconhecer publicamente.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      E qual é o objetivo por detrás de tudo o que dizes ??

    2. Avatar de rui
      rui

      Joaquim
      Qual é a tua missão aqui?

      🙂

  9. Avatar de Dono da carne
    Dono da carne

    É o bicho é o bicho…sinceramente isto começa a ficar ridículo …é a OMS a dizer que esta coisa a que elas chamam vacinas já não servem , é a informação que uma grande parte soa internados covid afinal não estão internados por covid mas sim por outras doenças…..eu sei que nunca vão reconhecer que se enganaram , mas por favor deixem de ser ridículos , acabem com estas testagens massivas sem qualquer interesse , testem só , por exemplo , os funcionários de lares e as visitas , acabem com os certificados de vacinação e deixem o Mundo voltar à normalidade…isto enquanto ainda têm tempo , porque se continuam por este caminho , um dia vão-se arrepender à força. Tudo isto para quem nunca ligou a especialistas da treta e se informou com quem realmente sabe da coisa não é surpresa nenhuma.

    1. Avatar de abaptista
      abaptista

      Estou a ver que te informaste com o Orbi…

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Qual foi o critério que usaste para distinguir os “especialistas da treta” dos outros ? Quando é que a OMS disse que as vacinas não servem ? E os que morreram de COVID sem padecerem de outras doenças (até muitas figuras públicas) ? Qual foi o engano ? Se testar é ridiculo, então para quê testar os funcionários dos lares e as visitas ? Qual vai ser o arrependimento ? Desculpa, mas eu tenho sempre muitas perguntas quando me aparecem pela frente tantas certezas concentradas em poucas linhas.

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        “especialistas da treta”

        Quase todos, para começar os que mentiram, depois os que disseram uma coisa e aconteceu outra.

        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          Entre os que mentiram podemos começar por aqueles que negaram a possível proveniência do virus de um laboratório. Robert Garry, Anthony Fauci, Kristian Andersen e boa parte das “autoridades” sabendo bem que há características do vírus muito suspeitas.

          depois a OMS, a DGS em várias situações.

          1. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Mas como sabes que é mentira ? O teu discurso não tem sentido exatamente por isso. Só sabes que é mentira quando tens a verdade contigo. Qual é a verdade então ?

  10. Avatar de Zedotelhado
    Zedotelhado

    Um 2º Tribunal de Nuremberg começou a ser preparado esperemos que os medias e todos os que tem impedido que os povos que sejam informados correctamente quando chegar a altura de prestar contas não venham dizer que não sabiam de nada

    1. Avatar de Memória
      Memória

      Wir haben es nicht gewußt (não sabíamos)

      Considerado falso e inaceitável no Primeiro Tribunal de Nuremberg

      1. Avatar de Zedotelhado
        Zedotelhado

        agora tudo é falso , quando não passa pelo filtro.

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      És tu capaz de nos informar corretamente ? Fico à espera. Tens aqui muito espaço.

      1. Avatar de Zedotelhado
        Zedotelhado

        Tens cabeça , tens net, então usa as 2 coisas .

        1. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          Ora pois bem. Só faltava a resposta nula para completar o ramalhete da conspiração e da opinião sem fundamento. Ainda pensei que trazias alguma coisa de útil para aqui.

    3. Avatar de Memória
      Memória

      Zedotelhado:

      Também é um facto que muitos nào sabiam de nada, ou muito pouco, embora pensem que são sempre o critério da Verdade.

      É próprio da condição humana, e é preciso saber distinguir bem