COVID-19: Máscara obrigatória em instituições de ensino superior

174 Comentários

Com as aulas quase a começarem em Portugal, têm sido várias as orientações com o objetivo de proteger os alunos, funcionários e docentes. É verdade que os números da pandemia têm baixado em Portugal, mas os meses que se avizinham são de risco acrescido tendo em conta vários fatores.

No Ensino Superior a máscara será obrigatória!

COVID-19: Uso de máscara é obrigatório em instituições de ensino superior


Regras para o Ensino Superior – ano letivo 2021-2022

A utilização de máscara respiratória é obrigatória em estabelecimentos de ensino superior e instituições científicas para atividades letivas e não letivas presenciais no ano letivo 2021-2022, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

De acordo com as informações, a obrigatoriedade de uso de máscara abrange ainda espaços comuns de residências de estudantes, bibliotecas e espaços de atividades científicas, e destina-se a estudantes, docentes, não docentes, investigadores e outros colaboradores do ensino superior, adianta um documento do MCTES, ao qual a Lusa teve acesso, com orientações para o arranque do novo ano letivo em condições “adequadas de segurança e saúde pública” face à pandemia de COVID-19.

A reutilização adequada de máscaras, “de acordo com as instruções do fabricante, em termos sanitários e ambientais”, é outra das orientações constantes do documento.

COVID-19: Uso de máscara é obrigatório em instituições de ensino superior

É importante também a higienização de todos os espaços, respeitando as normas e orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS). A disponibilização de informação sobre a forma correta de lavar e higienizar as mãos, etiqueta respiratória e distanciamento são outras das recomendações do Ministério tutelado por Manuel Heitor.

Definição e/ou manutenção dos circuitos de entrada e saída de pessoa nas instalações, de modo a minimizar a concentração e o ajuntamento de pessoas, e a continuação da renovação frequente do ar em todos os recintos fechados, também será obrigatório, de acordo com as normas fixadas pela DGS.

O uso de máscara é também obrigatório em espaços comuns das residências, podendo o acesso a estar condicionado à exigência do Certificado Digital Covid da União Europeia ou de apresentação de testes negativos.

Todas as recomendações e obrigatoriedades podem ser consultadas aqui.

Comentários

174

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fernando Jorge
    Fernando Jorge

    Por curiosidade.
    Para algo ser obrigatório, não tem de ser publicado em Diário da República?

    1. Avatar de Zé

      Não, as Universidades gozam de um astuto que as permite fazer isso. Houve um periodo em que não podia haver aulas e eles determinaram haver exames nessa data quando o governo tinha decretado o contrário, o que foi dito foi isso mesmo.

      “1 – As universidades são pessoas colectivas de direito público e gozam de autonomia estatutária, científica, pedagógica, administrativa, financeira e disciplinar. ”

      Em caso de dúvida é consultar o link.

      https://www.igf.gov.pt/leggeraldocs/LEI_108_88.htm

      1. Avatar de Jorge Pedro Miguel
        Jorge Pedro Miguel

        Se for publicado em DR e por Lei, então a lei sobrepõem-se aos estatutos de qualquer instituição e organismo, corrija se estiver errado!

      2. Avatar de Ruca
        Ruca

        As Universidades, gozam de um estatuto especial até um certo ponto. Tal como os Navios. Nenhum estatuto especial pode obrigar a tapar o nariz e a boca. Isso vai muito além do que te referes. Coisas deste nível de cariz sanitário, só mediante legislação, no âmbito dos estados recentes.

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      Penso que quando tens ativado vários tipos de estados, seja de emergência, calamidade, etc.. podes definir regras/leis temporários até ao final desse estado especifico.

      1. Avatar de Fernando Jorge
        Fernando Jorge

        Pois… só se for algo assim.
        Mas até isso é estranho, porque (por exemplo) a dita “obrigatoriedade” de máscara foi legislada em DR e então não seria necessário por essa via.

        Bem… é melhor não pensar mais nisso. É esperar para ver o que vai acontecer e pronto.

        1. Avatar de Jorge Pedro Miguel
          Jorge Pedro Miguel

          Podes definir o que quiseres nesses casos, mas neste não, em todo o caso existe Lei e foi publicada em DR. n.º N.º 209 de 27 de outubro de 2020, Lei n.º 62-A/2020, que prevalece mesmo após qualquer estado e que terá de ser alterado, revisto o que for. De qualquer forma o Artigo 3.º, obriga e não obriga, ou seja, se conseguires manter uma distancia segura, não necessitas de utilizar mascara e é aí que reside toda esta celeuma, normal em Portugal, Leis feitas para se alguma figura importante for apanhada, existir sempre desculpa, em tudo, fantástico.

  2. Avatar de Vasco
    Vasco

    Bom dia, tratando-se de uma recomendação penso que uma vez que é emanada de uma Direcção Geral deverá ser publicada na 2.ª série do Diário da República. Penso que deverá ser esse o enquadramento.
    Existe por aqui algum jurista que possa confirmar ou desmentir esta informação?

  3. Avatar de Alpha
    Alpha

    Nada como instituições científicas seguirem a ciência dos trapos!

    Quando vivemos uma anedota que andar com um trapo na cara protege de um vírus, ainda por cima por aerossóis.
    Não existe evidência nenhuma de qualquer eficácia das máscaras em uso comunitário e basta ver nos países em que nunca as usaram…

    Várias das medidas são completamente inúteis, as máscaras uma anedota… mas que faz manter o espírito de medo.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ainda rapaz?? Já não tens evidência suficiente?

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        Qual evidência? Fé e crença?

        Aonde há evidência a não ser uma falsa sensação de segurança?

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Não, mas eu ajudo a pesquisar. Aqui tens o resultado da pesquisa com o botão “Sinto-me com sorte”

          https://www.pnas.org/content/118/4/e2014564118

          Um exemplo de um excerto para mascaras N95
          “Whilst N95 masks from different producers may have slightly different specifications, the protective capabilities offered by N95 masks are largely attributed to the masks’ obligation to remove at least 95% of all particles with an average diameter of 300 nm or less.”

          Se quiseres podes ler, mas see preferires, podes fazer um excerto de qualquer outro sítio que vos faz acreditar que as mascaras são apenas para controlar as pessoas

          1. Avatar de Alpha
            Alpha

            Estudos de partículas num vírus que se transmite por aerossóis e modelos. Isso prova 0.

            Evidência são RCTs de elevada qualidade de USO COMUNITÁRIO e dados empíricos que comprovem o seu uso.

          2. Avatar de Já Foste
            Já Foste

            Mais engraçado são os nomes desse tal “estudo”.

            View ORCID ProfileJeremy Howard, Austin Huang, View ORCID ProfileZhiyuan Li, View ORCID ProfileZeynep Tufekci, Vladimir Zdimal, View ORCID ProfileHelene-Mari van der Westhuizen, View ORCID ProfileArne von Delft, View ORCID ProfileAmy Price, Lex Fridman, View ORCID ProfileLei-Han Tang, View ORCID ProfileViola Tang, View ORCID ProfileGregory L. Watson, View ORCID ProfileChristina E. Bax, View ORCID ProfileReshama Shaikh, View ORCID ProfileFrederik Questier, Danny Hernandez, View ORCID ProfileLarry F. Chu, View ORCID ProfileChristina M. Ramirez, and View ORCID ProfileAnne W. Rimoin

            Ainda confias nas instituições no governo ?

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Deve ser por isso que tem havido tantos focos de infecção em centros de testes e vacinação. Burros vão ser burros a vida inteira.

          1. Avatar de Alpha
            Alpha

            Há focos de infecção porque é uma doença infecciosa. O que isso tem a haver com o uso de máscara?

            Já morreram todos na Suécia entretanto…

          2. Avatar de iDroid
            iDroid

            “Never argue with stupid people. They will drag you down to their level and beat you with experience.”

          3. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Não te canses. Não vale a pena.

          4. Avatar de Alpha
            Alpha

            Chamar burros e estúpidos é a argumentação, então vivem na crença e facciosismo.

            Que bela argumentação…

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            Estava a ser irónico. Os focos têm sido precisamente fora destes meios e se há sítio o de é fácil haver propagação é sem dúvida num centro de testes. E sim, se achas que a bitola para esta questão é o número de mortes, então estás a ser burro pois todos sabemos que se o vírus fosse mais letal provavelmente não chegaria à escala que chegou.

          6. Avatar de Alpha
            Alpha

            Já viste… chegaste à conclusão que sendo pouco letal é a razão que se disseminou pelo Mundo todo.

            Embora a letalidade nem isso sabes, pois nem tu nem eu tens acesso aos dados dos óbitos para saber quantas pessoas morreram por causa directa, causa contributiva ou meramente uma morte porque teve um teste positivo dias antes.

          7. Avatar de Hugo
            Hugo

            Então não sabes nada por essa ordem de ideias, nem quem são efectivamente os teus pais.

    2. Avatar de Jonny
      Jonny

      Ve o Brasil…

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        que tem o Brasil? Vários estados com politicas diferentes.

        Porque não olham para a Suécia?

        1. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          E porque é que só queres ver a Suécia ?

          1. Avatar de Alpha
            Alpha

            Porquê, desde inicio nunca se impôs nem a população usa máscaras.

            Tem evolução dos outros países…

          2. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            https://www.jn.pt/mundo/mortes-na-suecia-continuam-a-subir-e-casos-sem-perspetivas-de-abrandamento-13164881.html lâ a informação para não andares por aqui a desinformar. É só um exemplo que facilmente se encontra.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Independentemente das comparações que fazes, achar que países diferentes obterão resultados iguais ao aplicar medidas iguais diz muito sobre a tua inteligência.

          4. Avatar de Alpha
            Alpha

            Um artigo de Dezembro com aumento de casos. E então? Os outros também não tiveram aumento de casos também?

          5. Avatar de Alpha
            Alpha

            Pois, mas a realidade e os dados reais demonstram que não há correlação entre mais ou menos medidas e efeito nos óbitos.

            Ponto Final. A não ser que queiram alterar os dados empíricos ou achem que são falsos…

          6. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            E então ? Mas não tinhas dito que na Suécia não foram implementadas medidas ?

          7. Avatar de Alpha
            Alpha

            Eu disse que foram implementadas muito menos, quase nenhumas, não disse que foram inexistentes.

            Mas não fizeram confinamentos, não fecharam as escolas das crianças nem usam trapos na cara.

          8. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            E ler o artigo ?

    3. Avatar de meister
      meister

      As máscaras se usadas corretamente são com certeza uma mais valia.
      O problema é como grande parte das pessoas usa a máscara.
      Grande parte das pessoas que usa máscara deixa o nariz de fora (para respirar melhor), isso e a mesma coisa que colocar um preservativo e cortar a ponta.
      Ou então temos aqueles que usa a mascara como aparador de baba.

      Se a mascara fosse usada convenientemente a meu ver seria um bom instrumento para evitar a disseminação.

      1. Avatar de j
        j

        O vício dos idosos de m…

      2. Avatar de Alpha
        Alpha

        Logo são inúteis. Se as pessoas não as usam correctamente como medida é inútil.

        Como não são também eficazes e não há evidência nenhuma da sua eficácia, tornam-se assim duplamente inúteis.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Existem evidências e segundo a tua forma de pensar os contraceptivos também são inúteis. A conclusão é muito clara: És ignorante e lutas por isso.

          1. Avatar de Alpha
            Alpha

            Os contraceptivos evitam a gravidez com uma eficácia comprovada. Servem de barreira e não faltaram ensaios alargados a confirmar essa eficácia.

            Já as máscaras comprovas a eficácia aonde? Na tua crença?
            Mais uma vez, quando não se tem argumentos, ofende-se os outros. Mas já percebi que és um crente nas medidas não-farmacológicas inúteis.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Mas há quem os use mal, logo são inúteis. Esta premissa é tua, não é minha.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Se algum dia fizeres uma cirurgia espero que não usem máscaras nem luvas. Sabes que as máscaras não foram inventadas agora certo? Podem não prevenir a 100% mas que previnem isso não há volta a dar.

          4. Avatar de Alpha
            Alpha

            Claro, se as pessoas usam mal, não há eficácia em USO COMUNITÁRIO, é o que está em causa.

            As máscaras usadas em cirurgia é para proteger de bactérias e que os cirurgiões possam falar sem libertar fluidos para cima do paciente.

            Não foram para evitar vírus. Antes e ainda hoje nunca foi provada qq eficácia contra vírus.

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            Lá está, então os contraceptivos são como as máscaras, inúteis, o que é uma afirmação completamente estúpida.
            Estou à espera é que me expliques como em centros de teste e vacinação, onde circulam infectados, principalmente em centros de teste, não existem ou são raros os focos de infecção, visto que as máscaras não servem de nada. Já em festas nocturnas não se pode dizer o mesmo.
            Nunca disse que a máscara previne a 100% mas o que afirmas, até provas de contrário, é FALSO.

          6. Avatar de Alpha
            Alpha

            Eu não disse que previnem 100%, ou 50%… Disse que não há evidência nenhuma. Ou seja estatisticamente nunca se conseguiu provar qualquer eficácia.

            É isso que conta, não ideias de barreiras e estudos de particulas…

          7. Avatar de Alpha
            Alpha

            Eu não tenho que provar nada, quem quer implementar máscaras, é quem tem de provar.

            É assim que funciona o método cientifico, não é provar que não faz… tem que se provar que faz.
            Olha que jeito dava inverter o ónus da prova!

            Usar um método contraceptivo tem eficácia directa medida e estatisticamente é significativo. No caso das máscaras NUNCA houve um estudo de qualidade que prove qualquer eficácia.

            O melhor que houve até hoje são para as ffp2 EM AMBIENTE HOSPITALAR com ligeira eficácia.

          8. Avatar de LR
            LR

            @Alpha: tens razão, as máscaras são inúteis. Aliás, por isso mesmo é que não eram usadas já em cirurgias, ambientes hospitalares ou, por exemplo, em medicina dentária, onde os profissionais trabalham quase “dentro” da boca aberta dos pacientes.
            E já que gritas tantos por estudos e provas de que são eficazes, desafio-te então, no mesmo modo, a que apresentes estudos e provas devidamente credíveis (com base cientifica, claro) de que não são eficazes. Consegues?

          9. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            “As máscaras usadas em cirurgia é para proteger de bactérias e que os cirurgiões possam falar sem libertar fluidos para cima do paciente.”, mas então ò @Alpha…em que ficamos ? As máscaras protegem ou não protegem ?

          10. Avatar de Alpha
            Alpha

            Mas está tudo em negação ou sabem o que é uma evidência?

            O ónus da prova é provar que as máscaras são eficazes… os estudos que existem provam que não existe estatisticamente eficácia, nomeadamente o da Dinamarca. Mas será que é dificil de perceber?

            Novamente é preciso repetir? as máscaras eram usadas em CONTEXTO HOSPITALAR, para INTERVENÇÕES para proteger os doentes de BACTÉRIAS… NUNCA de vírus.

          11. Avatar de Hugo
            Hugo

            A máscaras não protegem nada, nem de vírus mas nos centros de testes não há focos de infecção. Faz sentido.
            Existem estudos, vários, que concluem que as máscaras são mais eficazes do que pintas. Se não quiseres não acreditas mas isso não muda a realidade.

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      portanto tu achas que um pano à frente da cara não te protege se te espirrarem para cima é uma questão de logica se alguem espirra para cima de ti tu apanhas com espirro mas se tiveres uma coisa à tua frente quem apanha com o espirro é essa coisa o meu filho aprendeu isto com 2 anos quando está um vidro não dá para passar para o outro lado, a mascara é daquelas coisas que nem sequer é preciso validar é uma questão de logica e intiligencia se está uma coisa à frente da tua boca não deixa passar nada até certo ponto claro mas se quando tu sopras e não sai nada para a frente da mascara já está a funcionar.
      Este pessoal que diz que as mascaras nao têm invidencia cientifica é o mesmo que dizer que um vidro acrilico não tem invidencia cientica pois não porque não é preciso assim como uma parede de tijolo

    5. Avatar de Rui
      Rui

      Deve por isso que nos blocos o pessoal usa mascara, apenas para o “style”, e não porque protege a eles a ao doente, seja de bacterias ou virus.

      Aparece cada um!

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        Usam para supostamente proteger de bactérias e poderem falar sem deitar “fluidos” para cima do paciente… não é para proteger de vírus.

        1. Avatar de rui
          rui

          “Supostamente”??????
          Isso diz muito da tua sabedoria…..

          Fluidos: ou seja impedir goticulas (que podem conter virus), certo? ou vais dizer “supostamente”.

          Como disse acima, proteger o profisional e o doente.

        2. Avatar de LR
          LR

          Não, é para proteger das radiações ionizantes causadas pelos chips 5G que essa malta já meteu no corpo.
          Os teus cometários provam que sabes “bolinha” do assunto. E não venhas com tretas do ónus da prova: quem começou a afirmar que não são efetivas foste tu, portanto apresenta lá as provas credíveis (estudos, etc) em que te baseias para afirmar isso.

          1. Avatar de Alpha
            Alpha

            Bem, lá vem mais um com o 5G, chips e outras maluquices…

            Não são EFICAZES porque nos vários RCTs de qualidade e estudos alargados Não conseguem encontrar estatisticamente relevância.

            Logo não são eficazes… PONTO.

        3. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          E onde andam as bactérias ? Como é que viajam as bactérias ? Tens alguma idiea ? E como viajam os virus ? Tens alguma ideia ? Que ideia tens tu afinal ?

        4. Avatar de Alpha
          Alpha

          Sim “supostamente”. A evidência é residual.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Dasss
            És mesmo burro!

          2. Avatar de Alpha
            Alpha

            É só isso que sabes argumentar? Insultos?

            Perante factos e a tua crença, como não queres abdicar e continuar a viver na narrativa é assim que argumentas.

            Qq um diria o que disse até 2020, até o Sr. Filipe Froes o disse até mudar de um dia para outro de opinião (ou de interesses)

          3. Avatar de Rui
            Rui

            Vou repetir
            Burro

            Mostra esse estudos de fontes fiaveis
            Até isso, para mim és um idiota que anda a inventar

            Mascaraa nao servem para nada????

            São usadas há anos e de repente apareces e dizes que não servem para nada????

            Muito bom

          4. Avatar de Alpha
            Alpha

            São usadas em contexto hospitalar, em determinados contextos. Não ERAM USADAS EM CONTEXTO COMUNITÁRIO, que é o caso actual

            Estudos? Já disse, tens o único RCT de qualidade que não encontra qualquer eficácia. O resto é conversa.

          5. Avatar de rui
            rui

            Mostra esses estudos…. vá lá … não deve ser dificil
            De fontes decentes e não de site para atrasados mentais por favor.

            Procura quando foi da gripe espanhola, qual era uma das medidas de prevenção.

          6. Avatar de rui
            rui

            Encontrei o estudo, e aconselho a ler até ao fim, e não apenas o que interessa para poder dizer mal das mascaras.

            https://www.acpjournals.org/doi/10.7326/M20-6817

            por exemplo:
            “The findings, however, should not be used to conclude that a recommendation for everyone to wear masks in the community would not be effective in reducing SARS-CoV-2 infections, because the trial did not test the role of masks in source control of SARS-CoV-2 infection. During the study period, authorities did not recommend face mask use outside hospital settings and mask use was rare in community settings (22). This means that study participants’ exposure was overwhelmingly to persons not wearing masks.”

          7. Avatar de Alpha
            Alpha

            Claro. Querias que colocassem o quê?
            Queres um estudo que coloque pessoas infectadas no meio de saudáveis? Isso é proíbido por questões éticas.

            Sabes a dificuldade que já foi publicar esse artigo em várias revistas porque ia contra a narrativa oficial? Foram rejeitados em várias mesmo sendo um estudo dessa qualidade e o custo que teve.

          8. Avatar de rui
            rui

            volto a dizer: burro

            Não apresentas o artigo.
            Eu ponho e COPIEI essas linhas, e lá vens tu logo com claro que eles tinham de por isso.

            Ou seja, pregaste esse artigo a torto e a direito, e quando alguem o coloca vens dizer que esse artigo tem falsidades…

            MUITO BOM

          9. Avatar de rui
            rui

            Melhor:

            Eles tinham tanta vontade de publicar que ACEITARAM ( na tua ideia) colocar texto com o qual não concordam…..

            Fantastico

          10. Avatar de Alpha
            Alpha

            Andamos às voltas… Há lá evidência de eficácia ou não? Ou vamos ficar pelo blablabla da frase?

            Nada… é mais uma repetição do passado. Não é encontrada eficácia… não há provas de eficácia logo não protege.

            É assim que funciona, não é com suposições.

          11. Avatar de Rui
            Rui

            Quando te dava jeito, o artigo afirmava que nao ha proteção.
            Quando te mostrei a frase, dizes que ele tiveram de colocar para poder publicar.
            Agora vens com mais conversa da treta que é o bla bla bla da frase
            Lê o artigo todo, e não inventes para o que te da jeito.
            Ja todos percebemos que és um daqueles que só lê os titulos e quando é desmentido vens com conversas.
            Por mim o artigo é claro, mas a ti não te interessa…

            Não sei o que andas a fumar mas tens de colocar mais tabaco.

          12. Avatar de Rui
            Rui

            Tu sequer intendeste o artigo?
            Onde é dito que não ha evidências?
            Como eu coloquei, eles próprios admitem que o estudo não prova que não ha proteção, e que precisa de ser alterado e alargado.
            Mas a ti só te interresa a parte onde , dentro da limitação do estudo, é afirmado que nao ha diferenças.
            A partir dessa linha, ja nao te convém pois vai contra o que defendes.

  4. Avatar de Alpha
    Alpha

    A única medida apresentada eficaz é a renovação do ar e lavagem frequente das mãos (preferencialmente lavar com sabão) são quase apresentadas como secundárias.

    Claro que a máscara que é mais espalhafatosa e inútil, faz-se uma festa!
    Bem como os certificados do apartheid sanitário que também é inútil.

    1. Avatar de JR
      JR

      “A única medida apresentada eficaz é a renovação do ar e lavagem frequente das mãos (preferencialmente lavar com sabão)” Se isto é a medida mais eficaz, como é que tanta gente apanhou virus?! Não foram educados a lavar as maos com sabao / sabonete / gel / creme na infancia?!
      Quanto tens ja vários dados que mostram que o uso da mascara previne para lá do covid como também de outras gripes?
      A unica cena que posso concordar contigo e mesmo o certificado ser inutil. Ter ou não ter é igual.

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        Dados que previnem a gripe? Onde? Que dados? Artigos mainstream da Comunicação social?

        Na Suécia nunca se usou máscara e a gripe também “desapareceu”

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Ahaha rapaz, a Suécia inicialmente foi de muita liberdade como dizes, mas sofreu imenso com essa decisão, o mesmo se passou com a Inglaterra.
          O blog do Trump e Bolsonaro deve estar a fazer um marketing bem forte.

          1. Avatar de Alpha
            Alpha

            A Suécia acaba melhor que Portugal e a maioria dos países. Durante dois anos de pandemia tem 0 de excesso de mortalidade…

            Nunca usaram máscara nem fecharam.

          2. Avatar de rui
            rui

            Alpha

            A Suécia tem mais casos e teve dias com mais mortes que Portugal.
            Portugal é mais envelhecido.
            Porque não comparas Portugal com um pais com as mesmas características, tipo Espanha ou italia?
            Não podes apenas compara total da população.
            Não convém?

          3. Avatar de Alpha
            Alpha

            Que interessa CASOS? que dependem de nº de testes e critérios diferentes.

            O que interessa é comparar o excesso de mortalidade… é menor que Portugal, é quase nulo e um dos mais baixos da Europa. Logo é o exemplo que as medidas a mais dos outros países não serviram para nada.

        2. Avatar de JR
          JR

          Não foi a Suécia dos paises mais afetados por causa desse mindset?
          Sem falar do UK/ italia etc que isso é para esquecer.

          “Dados que previnem a gripe? Onde? Que dados? Artigos mainstream da Comunicação social?” – Dr. Google is your best friend. Usa o. Em 10m consegues a info facilmente de vários pontos do mundo com estudos sobre isso mesmo fora dos mainstream.

          1. Avatar de Alpha
            Alpha

            Afectados de que?

            0 de excesso de mortalidade em 2 anos? previam 90.000 mortos em 3 meses com as poucas medidas que implementaram.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Ah rapaz, manda o link para o Blog do Trump. Estou desactualizado dessas teorias

          3. Avatar de Alpha
            Alpha

            O que conta é evidência e não suposições que tens uma barreira à frente.
            Primeiro o vírus transmite-se por aerossóis e não apenas partículas, logo anula os estudos de particulas e similares.

            Segundo o vírus é mais pequeno que o tecido que tem aberturas para respirares, não é um vidro.

            Terceiro, é com estudos estatisticamente significativos e diferenças entre grupos grande que comprova pelo menos alguma eficácia, coisa que não existe.

            Logo essa lógica “obvia” da barreira é enganadora e medieval.

          4. Avatar de Alpha
            Alpha

            Teorias? São números “rapaz”, é só terem a humildade de aceitar que estiveram errados.

            Sem excesso de mortalidade. Ponto.

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            Humildade falta-te a ti para perceberes que Portugal não é a Suécia. Porque não nos comparas à Índia onde também anda tudo à balda? Vá, sê coerente…

          6. Avatar de Alpha
            Alpha

            Comparo porque é uma amostra de controlo. Não aconteceu nada do que previram a um país de 10M com quase sem medidas.

            Mas podemos comparar com mais, mas a tua humildade é partir para chamar de ignorantes e estúpidos os outros.

          7. Avatar de Alpha
            Alpha

            Já agora o que tem a India? Tem menos mortos por 1/M que Portugal carregado de medidas.

          8. Avatar de RPG
            RPG

            Tens noção que a Suécia, tendo aprox a mesma população que Portugal, teve mais casos registados até agora, bem como um pico de mortes diárias bastante superior certo? Máximo de mortes em Portugal foi de 300 em 24 horas, enquanto que na Suécia foram 350 (+15%). Pior que um cego é aquele que não quer ver. É mais que evidente que as máscaras ajudam.

          9. Avatar de RPG
            RPG

            Correção: O máximo na Suécia foi de quase 500 num dia. Kappa.

          10. Avatar de Alpha
            Alpha

            Não o máximo não foi 500, não olhem para gráficos com data de reporte, olhem para a data de ocorrência…

            E não morreram muito menos que em Portugal e a maioria dos países Europeus p/1M… mas mais importante, o excesso de mortalidade é dos mais baixos da Europa.

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      A máscara é inutil ?? Chegaste agora ao planeta ?

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        Ao Planeta que sempre as considerou inútil até Abril de 2020.

        Não há nenhum RCT de qualidade ou dados empíricos que comprovem qualquer eficácia em uso comunitário.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          MENTIRA oh tolo. Não há é NENHUM estudo que comprove o que tu dizes.

          1. Avatar de Alpha
            Alpha

            Eu tolo? Queres inverter o ónus da prova? Mas tens noção do que estás a pedir?

            Meu caro, se a “hipotese alternativa” que é: as máscaras são eficazes, não é verificado, prevalece a hipótese nula…

            Ausência de prova, e o histórico demonstra que não é eficaz! Ponto final.

            Senão tudo podia ser tudo até prova em contrário!
            Eu digo que Deus existe e tu é que tens que provar que não existe? 😀

            Surreal

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            A HIPÓTESE É VERIFICADA. Há estudos e desde o início da pandemia muitos mais têm aparecido. NENHUM concluiu o que afirmas, BURRO.

          3. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Inverter ónus de prova ? Não isso chama-se de argumentação falaciosa. Quem está com o problema das provas és tu que desde que aqui entraste só sabes desinformar. És daqueles que moras em Odivelas e que foram chamar de assassino ao vice almirante ?

          4. Avatar de Alpha
            Alpha

            Quais estudos? De partículas ou de modelos? valem 0

            O unico RCT, e estamos a falar do topo não consegue encontrar eficácia nenhuma.

            Sff vamos ter respeito e burros são animais, não tenho culpa que vivas preso à narrativa

    3. Avatar de Infinity
      Infinity

      a mascara é inutil? se tiveres que ser operado pede ao medico so para lavar as maos e nao usar mascara para ver o que te acontece.

      1. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        Infinity consegues ao menos entender o que ele esta a tentar explicar as pessoas ? Ele esta apenas a falar do uso da mascara no combate ao virus. Sera assim tao dificil de perceber isso ? Nao esta a dizer que nao e eficaz ou nao protege noutras situacoes. Consegues entender essa diferenca ?

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          E tu percebes que a máscara não é de todo inútil no caso do covid? Há estudos…pesquisa, já que pensas pela própria cabeça.
          Aproveita e pensa também porque razão não existem focos de contágio em centros de teste mas sim em festas por exemplo.

          1. Avatar de Sardinha Enlatada
            Sardinha Enlatada

            Mais estudos Hugo ? Algumas certezas existe ? So para variar um pouco.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Certezas só da morte e quem em centros de testes não têm havido focos de contágio, sendo que as máscaras não servem de nada e o vírus se propaga através de aerossóis, segundo vocês. Algo aqui não bate certo.

        2. Avatar de Infinity
          Infinity

          Ou seja, para ti a mascara vale bola. A mascara é das coisas que mais ajudou na redução da propagacao do virus.

  5. Avatar de Daniel
    Daniel

    Então para que serviu a vacinação à pessoa saudáveis?
    Se há transmissão de vírus com vacina. Para que servem afinal os certificados?
    Tem de se perguntar ao Filipe Froes

    1. Avatar de Alpha
      Alpha

      Há que manter o medo… nada como as máscaras para relembrar as pessoas.

      É inútil e absurdo, mas a falsa sensação de segurança mantém a dependência e a parte visual mantém a doutrinação.

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Eu tenho medo, sim, medo de pessoas como tu, medo pelas novas gerações, medo porque acham-se donos de toda a verdade e de todo o conhecimento. Porque raio temos de aceitar o que tu dizes e porque não podemos aceitar o que os cientistas dizem ?

    2. Avatar de Alpha
      Alpha

      O Filipe Froes responde mediante o que lhe patrocinam, segundo as ultimas noticias

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Desconheces por completo o que é o mundo da medicina.

    3. Avatar de JR
      JR

      Então para que serviu a vacinação à pessoa saudáveis? – google it.
      Não faças perguntas por capricho.

    4. Avatar de Sergio
      Sergio

      A vacinação normalmente serve para te dar uma proteção maior em relação a uma doença.

      Tens o exemplo da vacina do tétano, a qual já terás levado duas doses, e que provoca 1 reação alérgica grava a cada 100 mil pessoas, quando eras recem nascido nao tiveste escolha, mas com 18 aninhos foste leva-la com muito gosto.

      E até tens um certificado numa coisa chamada boletim de vacinas, caso contrário não terias entrado na escola primária muito menos na universidade.

      “Então para que serviu a vacinação à pessoa saudáveis?
      Se há transmissão de vírus com vacina. Para que servem afinal os certificados?”

      Por isso, acho que tu próprio tens resposta às tuas perguntas, no teu corpo e nas tuas decisões ao longo da tua vida.

      Mas é fixe lançar a paranoia

      1. Avatar de A.F.
        A.F.

        “boletim de vacinas, caso contrário não terias entrado na escola primária muito menos na universidade.”

        È por manterem esse tipo de afirmações que vos chamo de Formatados. Enfim.

        1. Avatar de LR
          LR

          O teu comentário demonstra que ainda és muito novinho. Agora não és obrigado a levar as vacinas. Mas antes disso, até uma microrradiografia aos pulmões tinhas que fazer para te aceitarem a matricula na escola/faculdade.

          1. Avatar de A.F.
            A.F.

            Obrigado pelo elogio “és muito novinho”(adorava novamente ser novinho e só queria 50 menos).
            Ainda tenho nos meus pertences a Micro tirada no Dispensário do IANT (Largo da Estefânea), não precisei para estudar mas sim para trabalhar como balconista (era obrigatório). Boletim de vacinas era necessário para ingressar escola, mas se não tivesse a vacinação completa estudavas na mesma( foi o meu caso), contudo a minha mãe foi chamada varias vezes a escola, para ser elucidada dos benefícios da vacinação, em que ela rejeitou. Fui vacinado em adulto por minha opção e pelo nascimento do meu 1º filho.

            Nos tempos actuais mantém-se a mesma ordem de ideias, não podem proibir de frequentar o ensino obrigatório se não tiveres vacinação em dia, alegando motivos religiosos. Temos casos de alunos que devido a sua etnia, estudam e não estão vacinados.
            Capiche.

          2. Avatar de Sardinha Enlatada
            Sardinha Enlatada

            LR isso foi em que ano ? Nao me recordo de nada disso, muito menos de ter as vacinas em dia para se poder matricular. Ja falei aqui por outras razoes eu nao tinha o boletim de vacinas actualizado (e houve quem me tivesse chamado de mentiroso) e isso nunca foi impedimento de fazer a matricula para o ano seguinte

        2. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          Também podes ser chamado de leviano ou irresponsável. Viver em sociedade, sabes o que isso significa ? Não queres, estás à vontade, enquanto houver campo livre vai para uma caverna ou para uma reserva da Biosfera e vive por tua conta e risco e longe dos outros.

        3. Avatar de Sergio
          Sergio

          Ora bem, quando erro, tambem admito sem problemas, efetivamente quando eu fui inscrito na escola, ou na minha escola era obrigatoria a apresentação do boletim de vacinas, e basiei-me nisso.

          Dou-vos razão de que não é obrigatorio actualmente, apenas o pedem.
          Obrigado pelo reparo

          1. Avatar de A.F.
            A.F.

            Certo “Sergio” e esse o espírito que se pretende, acto inteligente, reconhecer que também erramos, tal como já o fiz aqui publicamente neste site (mais do que uma vez), deixando de lado insultos gratuitos e comportamentos analfabrutos de alguns intervenientes.
            Retiro a tua pessoa, a palavra Formatado, proferida por mim.

    5. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Pensavas que o vírus ia ler o certificado e dizer “não, aqui não entro” ? As vacinas não são cura. São prevenção. As vacinas criam barreiras à transmissão e minimizam as consequências graves da infeção. E alem do mais, não sei porque é que nesta altura ainda há quem faça perguntas como a tua.

    6. Avatar de Miguel
      Miguel

      Serve como garantia que tens uma proteção natural contra os sintomas graves e uma maior certeza de que se apanhares Covid não irás entupir os hospitais.
      Incrível como isto ainda temde ser explicado, não sei onde vive esta gente, numa bolha?

    7. Avatar de Alpha
      Alpha

      COnhecem alguma vacina que só protege?

      Conceito de vacina é prevenir infecção. Ponto final.

        1. Avatar de Alpha
          Alpha

          Previnem infecção, não é este conceito da treta que só protegem de doença grave.

          1. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Conceito da treta para uma doença nova, com soluções obtidas em tempo record. Conseguir proteção para uma doença grave que nem dois anos tem é para ti uma treta ??

          2. Avatar de Alpha
            Alpha

            Sim treta. Uma vacina protege de infecção, não de doença grave apenas. Esse é o argumento ainda que resta até à variante que servirá de desculpa para uma ausência de eficácia no Inverno.

            Se foi em tempo record ou não é indiferente. Vacinas protegem de infecção. Qualquer outro conceito é uma deturpação do principio de uma vacina.

          3. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Não negas que protege de doença grave, achas então que não foi um grande avanço em tão pouco tempo e que isso será o principio de um retorno à normalidade dando espaço temporal para o surgimento de medicamentos e de outras vacinas mais eficazes ? O que tu achas então ? É que tu, para quem quer entendido na matéria, revelas total desconhecimento sobre os virus respiratórios, nomeadamente quanto à sua capacidade de adaptação e mutação. E sim, as vacinas atuais perderão eficácia . Isto é uma corrida contra o tempo. Quanto mais rápido fores a criar barreiras à adaptação do vírus, maior a dificuldade de adaptação e mutação. Por isso esta carga de trabalho extra de todos os profissionais, para que este inverno possa ser melhor que o anterior, e ganhar tempo.

          4. Avatar de p_t
            p_t

            chico esperto, desde quando é que a definição do conceito de vacina é prevenir?

  6. Avatar de Mitra
    Mitra

    Caindo a lei, não podem obrigar ninguém a usar mascaras em espaços abertos, quanto aos espaços fechados não sei se existe alguma lei em vigor.
    Alguém sabe?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Podem desde que não seja possível manter distânciamento social…

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Deixa a merda da lei. Tens de pensar pela tua cabeça. Tens de ter bom senso. Tens de pesquisar mais sobre o conhecimento cientifico. A máscara sempre se usou em contextos de potencial infecção respiratória. Não é uma invenção de agora. O meio médido usa as máscaras há muito. Sabias isso ? É que não parece.

  7. Avatar de Pedro L
    Pedro L

    Não querem manter obrigatório o uso da máscara debaixo de tecto em todo o lado ?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sim, tudo indica que assim o será. Apenas existirá um relaxamento em espaços abertos.
      Como é natural nas Universidades, nos intervalos existe muito convívio com diferentes pessoas e até nacionalidades. É completamente compreensível e positiva esta regra.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        É impossível manter o distânciamento

      2. Avatar de Alpha
        Alpha

        Positiva? Bem na Suécia já morreram todos que não usam máscara.

        Andamos na crença ainda.

  8. Avatar de Sergio
    Sergio

    Estamos bem encaminhados, mas é preciso cautela e a mascara continua a ser um grande método de proteção durante mais algum tempo.

    O ensino superior torna a questão mais complexa por causa dos intercâmbios, dou exemplo de Aveiro, que teve vários focos e quase sempre relacionados ou detetados na Universidade.

    Ninguém é de ferro, e já sabemos que vai haver festas brutas ou o sacar de um cigarro para poder andar sem mascara nesses espaços comuns das universidades. Ainda assim esta decisão ajuda e se continuarmos neste caminho, é provável que a mascara va desaparecendo

  9. Avatar de Lucas
    Lucas

    Esta notícia faz parte da cartilha da comunicação social cheia de subsídios do estado. O pplware prolonga este tipo de propaganda, não sei porquê. Um dia saberei.
    A máscara irá ser obrigatória se sair lei própria, senão será apenas RECOMENDAÇÃO.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Pronto, https://dre.pt/pesquisa/-/search/146435561/details/maximized feliz?
      Pessoal, a sério deixem-se de cenas e leiam as coisas por fontes fidedignas…
      Eu também não queria levar a vacina, mas compreendo o esforço dos governos em minimizar as hospitalizações.
      Compreendo também a parte de negócio e que a vacina não vai acabar com a doença, mais depressa o futuro medicamento o irá fazer, mas há interesse em vacinar tudo primeiro para lucrar um pouco mais.
      Mas pouça, parece que vivemos numa civilização de Trumps

      1. Avatar de Mitra
        Mitra

        Ainda não percebeste com distanciamento ou não distanciamento a lei quando cair fica só a “recomendação”!

  10. Avatar de kodiakshadows
    kodiakshadows

    Para aqueles que pensam que a medida não é a melhor, quero deixar aqui um CASO REAL e depois tirem as conclusões que quiserem.
    Eu trabalho numa área onde entram e saiem centenas de pessoas diariamente e onde estou em contacto com elas, quer cruzem ou precisem se suporte, o manager do local ainda tem mais contatos com as pessoas e sempre com uso de macara, as vulgares azuis.
    Ontem teve que fechar o local para desinfecção, porque o Manager apesar de ter as 2 VACINAS TOMADAS á 3 MESES, apresentou POSITIVO. As vacinas NÃO PROTEGEM completamente a todos, o uso de MÁSCARA e o DISTANCIAMENTO tem que se manter quando possível.
    Acabei de fazer o meu teste e felizmente deu negativo até aos próximo teste que vou ter que fazer nos próximos dias. Se cuidem aqui está a prova que AS VACINAS NÃO PROTEGEM 100%.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sim senhor, alguém que compreende as coisas!

    2. Avatar de Gates
      Gates

      Amiguinho qual o problema de estares positivo se não tens doença grave?
      Acorda…
      Quando vais largar a máscara que nada protege? Quando morreres?

      Já agora todos os infetados que conheci nunca tinham largado a máscara.

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Deixa de olhar para o teu umbigo. Olha à tua volta. Raio do egocentrismo.

    3. Avatar de Alpha
      Alpha

      100%…? 90%

      Vemos Israel nas ultimas semanas a ser o pior país do mundo em casos por 1/M com mais de 60% da população com mais de 50 anos com 3 doses!

      Altamente eficaz!

      1. Avatar de p_t
        p_t

        Ora vamos lá ver…dos não vacinados com mais de 60 anos há uma proporção de 151 pessoas com infecção grave por cada 100 000. Os vacinados a proporção é 19 por 100 000. Portanto aprox. 6 vezes menos.

        Portanto “nada” eficaz.

        1. Avatar de Alpha
          Alpha

          Primeiro a maioria dos não vacinados acima dos 60 anos é doente e com contra-indicação para a vacina.

          Segundo que interessa quando a maior onda de hospitalizados acontece com a grande parte da população vacinada? Isso de andar com infecção grave por 100.000 que interessa se a estratégia no seu todo é um fracasso?

          1. Avatar de p_t
            p_t

            Diz lá donde tiraste a ideia que a maioria dos não vacinados acima dos 60 anos tem contra indicação para a vacina.

            Que interessa? Se há mais gente vacinada que não vacinada é natural que haja mais infecções do lado dos vacinados.

            Em que medida é “um fracasso”?

  11. Avatar de Helder Gomes
    Helder Gomes

    Ha que os domar desde novos…

    1. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      Mais um com a mania da perseguição…

      1. Avatar de Helder Gomes
        Helder Gomes

        Mais um que nao usa o cerebro.

        1. Avatar de Nuno Teixeira
          Nuno Teixeira

          Por eu usar o cérebro é que não lanço esses delírios

          1. Avatar de Helder Gomes
            Helder Gomes

            No delírio e ilusao ja vives tu…

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Domar quem ? Domar o quê ? Qual o objectivo ? Qual o interesse ? Conta aí.

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Lol mais um “livre” que viu a “luz”. Mais um crente.

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        crente? e tu? Não és crente?

        Até agora só ofendes quem é critico das medidas que tanto adoras e segues cegamente.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Eu não adoro nem sigo nada. Contesto tudo mas ao contrário de vocês tendo a ter as probabilidades e o conhecimento de há séculos em conta.

          1. Avatar de Alpha
            Alpha

            Então se tens o conhecimento de séculos em conta, devias saber que as máscaras nunca ficou provado qq eficácia contra vírus.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Claro que não, doentes crónicos, transplantados e oncológicos muitas vezes usam máscara mas rezam sempre um pai nosso caso contrário não serve de nada.

          3. Avatar de Alpha
            Alpha

            Usarem não quer dizer que que é por si só eficaz ou não.

            Mais uma vez é recomendado para bactérias, nunca foi para virus.

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Existem estudos que o comprovam e estão ao alcance de qualquer um, agora se tem de ser as TUAS fontes a fazer o estudo isso é outra história. Há aqui mais como tu, que só acreditam no que convém.

        2. Avatar de Alpha
          Alpha

          Existem “estudos”? Que estudos? de partículas num vírus que se espalha por aerossóis? Vale 0.

          O único RCT de qualidade para o uso de máscaras em uso comunitário demonstrou NÃO HAVER QUALQUER EVIDÊNCIA estatisticamente representativa.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não vale zero, vale LITERALMENTE mais do que a tua opinião sem fundamento credível.

          2. Avatar de Alpha
            Alpha

            Valem 0. Transmitindo essencialmente por aerossois não tem valor nenhum. Não é a minha opinião.

            Como disse, vai ver o único RCT de qualidade dinamarquês, não é encontrada qualquer eficácia. Tal como no passado.

          3. Avatar de Alpha
            Alpha

            Um RCT testa com uma amostra alargada e amostras de controlo o efeito na vida real. Não em modelos ou projecção de partículas.

  12. Avatar de Gates
    Gates

    Essa obrigatoriedade que a notícia fala acaba assim “…de acordo com a legislação vigente”.

    Nem é preciso dizer mais nada.
    São apenas recomendações. O resto é igual em qualquer local.
    Na rua não é obrigatório , entre 4 paredes é…. Por enquanto.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não, existe obrigatoriedade desde que não consigas manter o distânciamento social.
      https://dre.pt/pesquisa/-/search/146435561/details/maximized
      Como é natural nas Universidades, nos intervalos existe muito convívio com diferentes pessoas e até nacionalidades. É completamente compreensível e positiva esta regra.
      Espero que exista fiscalização para o bem de todos

      1. Avatar de Mitra
        Mitra

        Ainda não percebeste com distanciamento ou não distanciamento a lei quando cair fica só a “recomendação”!

  13. Avatar de j
    j

    Inútil são todos aqueles que andam de penca e sem a máscara no focinho. Antes ou depois outubro vai ser uma bomba atómica de infetados e de mortos. Cuidem-se, não pelas leis políticas e sim para o seu bem estar.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      (clap)(clap)(clap)

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Não vai ser, dada a elevada taxa de vacinação. No entanto falta apenas um pormenor do qual pouco sabemos: a duração da eficácia da vacina.

    3. Avatar de Alpha
      Alpha

      Ainda a narrativa…

      Olha na Suécia nunca usaram e não houve bomba atómica nenhuma… 😀

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Tu insistes. O que dizes que se passou na Suécia é falso. Sim, usaram máscara. Como tu dizes : “ponto final”.

      2. Avatar de rui
        rui

        https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55376085

        isso foi em Dezembro, logo o nunca….. é falso.

        opps!

  14. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Se não me engano,as aulas em praticamente todas as Universidades e Institutos Politécnicos de todo o país começam já dia 20 de Setembro,a uma Segunda-feira.Isto para quem frequenta o 2°,3°,4°,e outros anos por aí fora.Para os caloiros é só no início do mês de Outubro.

  15. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Eu tambem sempre achei que a mascara nao servia para nada. E ate falei que isso era so para ficar visivel e para ser extensivel no medo das pessoas. Isso e lavar as maos tambem nunca matou virus nenhum. Com um toque de engenharia social e uma pitada de histerismo a nivel mundial, sim agora usam varios paises para ficar credivel a historia deles. Fizeram isso com a gripe A, com a divida dos paises. A historia repete-se sempre, so nao ve quem nao quer ver.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Para quem tanto fala de medo és um bocado paranóico não?
      Eu levo a minha vida normalmente, QUASE. Acho que o real medroso és tu e não a quem tanto apontas o dedo.

      1. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        Hugo desiste, que nao consegues monopolizar a conversa para o que te der jeito.

      2. Avatar de Nuno Teixeira
        Nuno Teixeira

        @Hugo o medo dele é selectivo. Só tem medo das vacinas. O vírus? Venha ele que não vou ter problema nenhum (nem com quem contacto).