COVID-19 leva à perda de massa cinzenta? Estudo diz que sim

97 Comentários

O mundo continua a investigar a COVID-19. Há muitas perguntas que ainda não têm resposta e para isso é preciso continuar a estudar a doença.

A perda de olfato e de paladar tem sido dos sintomas mais frequentes. Um estudo recente revelou que tal se deve à perda de massa cinzenta.

COVID-19 leva à perda de massa cinzenta? Estudo diz que sim


Os sintomas da COVID-19 são diversos. No entanto, há alguns que são mais frequentes, como é o caso da perda de olfato e de paladar. Um estudo pre-print (que ainda não está na fase de revisão) revela que a doença COVID-19 leva à perda de massa cinzenta. Sites da especialidade referem que os resultados são alarmantes.

A massa cinzenta faz parte do sistema nervoso central e é composta por neurónios, estando relacionada à cognição e processamento.

COVID-19 leva à perda de massa cinzenta? Estudo diz que sim

O estudo revela também que a perda de massa cinzenta afeta as funções cognitivas e as memórias associadas a situações emocionais.

Identificámos efeitos significativos da COVID-19 no cérebro, com a perda de massa cinzenta. Embora a maioria dos participantes tivesse reportado apenas sintomas relativamente ligeiros (ou total ausência de sintomas, nalguns casos), o efeito era transversal. Todos os resultados significativos foram encontrados nas áreas corticais olfativas e gustativas primárias e secundárias

Apesar da descoberta, ficam ainda algumas dúvidas. Por exemplo, se a perda de massa cinzenta é consequência direta de uma entrada do vírus no cérebro ou de outros efeitos da doença. Se os danos resultantes se prolongarão no tempo, e que implicações isso poderá ter para funções cognitivas e outras no futuro.

Os vários resultados obtidos nas investigações têm servido para fazer comparações e tentar encontrar padrões. Apesar de já se perceber algumas coisas, ainda há muitas por explicar.

Partilhar:

Comentários

97

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Felizes daqueles que apanharam a doença por se recusarem a usar máscara, por limitar os seus direitos e liberdades.
    Esses não sofrem nenhuma redução de massa cinzenta.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Eu aconselharia Halibut para o burn que essas pessoas receberam, mas por outro lado elas não saberiam o que fazer com ele…

    2. Avatar de É o burro sou eu
      É o burro sou eu

      Tal como tu né? E aparentemente levaste com a vacina.

      Quando tu exerces o direito de liberdade de expressão para falar porcaria, e sinal de…..? xD

      Feliz estaremos também se levares com a vacina e ainda apanhares com covid….ou não sabia que mesmo vacinado apanhas covid e podes também passar?!

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        O teu nickname, encaixa que nem uma luva…

      2. Avatar de iDroid
        iDroid

        @É o burro sou eu – o comentário era para mim? Não vou dar-me ao trabalho de responder a mentiras e provocações.

        Fica bem.

      3. Avatar de AqueleAmigo
        AqueleAmigo

        Ui..

        E os que andam sem máscara e nem vacinados estão que passam covid tbm?!?

        /sarcasm:off

    3. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      +1
      Haha ganhas-te a internet por hoje.

  2. Avatar de Gil
    Gil

    Massa cinzenta perde quem valoriza neste momento uma doença com uma ou duas mortes por dia.
    Mas tá tudo maluco???

    1. Avatar de QQ
      QQ

      Yup. Viver em medo constante com o cortisol no máximo é muito pior. Long Covid é simplesmente uma cascata de processos que expõe deficiências (micro)nutricionais. Basicamente, the straw that broke the camel’s back.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        ^ Right, mas o Cortisol pode não ser apenas com medo, esta relacionado com as glândulas adrenais, e existe por exemplo a fadiga adrenal, e mais uma sindrome.

        O Cortisol pode ser controlado por ingestão de comida em 2h em 2h, sempre ou menos dependendo da gravidade e o estado das adrenais.

        Também pessoas que possuam “the monkey mind” estão a degradar o cerebro e a aumentar consequentivamente o cortisol. Muito cuidado com o “The monkey mind” pesquisem e logo vêem, não é fácil de controlar e apesar de não fazer estragos a curto prazo.

        Faz a longo prazo e isso é garantido. O Medo é o nosso pior inimigo, especialmente se o medo for constante, todos os dias, diariamente!

        Stress = Pior coisa que o teu corpo pode ter. O Stress nem sempre advém do medo, mas sim também de overthinking, fortes emoções e muito mais.

        E “Monkey mind” esta relacionado com isso, dai a meditação ser importante e a RESPIRAÇÃO técnica Wim holf”

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Como é que nesta altura ainda quem não compreenda que o problema não é a letalidade e muito menos a mortalidade.

  3. Avatar de Gil
    Gil

    Todos mais dia menos dia irão apanhar o vírus. Os vírus não desaparecem . Conclusão iremos todos ficar com menos massa cinzenta…

    1. Avatar de Rafilda
      Rafilda

      Todos! Claro que sim. Lá por teres apanhado covid não quer dizer que eu vá apanhar. Estudasses! Deixa de querer aos outros o que te aconteceu!

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Todos vamos apanhar varíola? Rubéola?

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Todos vamos apanhar gripe, tal como todos vamos apanhar covid, as vacinas apenas impedem doença grave, não conferem nenhuma proteção de contágio.

        1. Avatar de DataSmurf
          DataSmurf

          E será que impedem doença grave mesmo? Há dois ou três dias atrás na tvi24 vi um médico afirmar que alguns doentes covid estão a dar entrada nos hospitais com doença moderada a muito grave, incluindo profissionais de saúde. Depois um dos apresentadores disse-lhe que ía receber a vacina nesse mesmo dia e perguntou-lhe o que é que ele achava, o médico deu-lhe os parabéns… parabéns?! Ele não fazia anos hehe

          1. Avatar de DataSmurf
            DataSmurf

            Esqueci-me de referir que o médico disse que esses pacientes já estão vacinados, com uma dose, ou até mesmo com as duas doses, vacinados com a Astrazaneca, Pfizer, Moderna, johnson & Johnson.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Se vires os últimos números em Portugal já tens pelo menos 1200 pessoas com 2 doses infectadas e 5 mortos, a vacina não vai impedir todos de doença grave ou morte, mas basta que impeça a maioria, a infecção dessa acredito que daqui por 2/3 anos todas as pessoas no mundo devem ter apanhado, resta esperar para saber o que isso vai significar e se se vai tornar endémica como a gripe

          3. Avatar de Rui
            Rui

            Vacinas não tem proteção a 100%

            Será assim tao difícil de entender?
            Ou será mais facil dizer mal?
            O que o medico disse (ver a entrevista completa e nao apenas o que lhe interresa) é que de se ver o que aconteceu para se poder agir em conformidade.
            Em nenhum momento ele diz que as vacinas não funcionam.

        2. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Apesar de nenhuma vacina conferir imunidade total, quantas pessoas conheces que tenham apanhado varíola ou rubéola? Ou até tétano? E provavelmente até deves conhecer adultos que não apanharam sarampo nem varicela. Graças à imunidade de grupo, as vacinas não precisam de ser totalmente eficazes.

  4. Avatar de C.S.
    C.S.

    Depois de ver tanta gente a obedecer a ordens estupidas chego à conclusão que o vírus não só reduz a massa cinzenta como a destrói mesmo.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Tu, claramente, não precisas de te preocupar com isso.

    2. Avatar de LR
      LR

      Carlinhos, e se fosses dar banho ao cão?
      Uma vez mais: não acreditas, não queres, não cumpres? Tudo bem, problema teu. Mas tal como não aceitas que o que os outros defendem e recomendam, também não podes impor a tua “verdade”, por mais que acredites nela. E se optas por não cumprir, sendo um direito teu, tens que depois arcar com as possíveis consequências disso, que passa a ser um dever teu. Ou és daqueles que acham que apenas tem direitos, e que os deveres são apenas dos outros?…

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Assim como não posso impor a minha verdade também não podes impor a tua, ou só a tua verdade é que pode ser imposta.

        1. Avatar de LR
          LR

          Não, Carlinhos, ao contrário de ti, eu não tento impor nada a ninguém.

      2. Avatar de C.S.
        C.S.

        Ó Luiziinho o comentário é meu e tu é que és o troll porque vens aqui ofender. Percebes não percebes, a diferença?

        1. Avatar de Vítor M.

          Caros, parem lá com isso. Esgrimam argumentos, não adjetivos carinhosos. Não vai levar a nada e só vai trazer mais chatice, até os moderadores ao serviços se virem obrigados a entrar em ação. E como é domingo, a malta sentada à secretária quer um pouco de paz 😉

          Abraços.

      3. Avatar de André R.
        André R.

        O problema não é ele ficar contaminado e ventilado num hospital. O problema são os médicos e enfermeiros que têm de fazer horas e passar dias sem ver a família, só porque o menino decidiu impor a sua liberdade, mas para isso tirou a liberdade dos outros…

        1. Avatar de C.S.
          C.S.

          Mas que narrativa é essa?
          Então e se “ele” for para um hospital particular vai tirar a liberdade a quem?

          1. Avatar de André R.
            André R.

            Mas achas que nos privados te aceitam com COVID???
            És recambiado para o público…
            Como já disseram acima, vai dormir que o teu mal é sono. Vais ver que amanhã te sentes mais fresco…

        2. Avatar de C.S.
          C.S.

          Não digas asneiras, estás a falar do que não sabes.

    3. Avatar de A.F.
      A.F.

      The best comment.

  5. Avatar de camane
    camane

    Isto não passa tudo de uma palhaçada e sem dúvidas que a alguém isto interessa sobretudo às farmacêuticas e não só, à muita gente a governar-se desta quase loucura total, então isto das máscaras é um total absurdo usar ao ar livre conforme muitos entendidos o têm referido.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      As funerárias também se fartaram de encher os bolsos. E as empresas de oxigénio!

      1. Avatar de scp
        scp

        E as fabricantes de papel higiénico. Aliás quem poderá estar por trás disto tudo serão eles, mais que as farmacêuticas e funerárias.

        1. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Não terão sido mas é as empresas de hardware?

  6. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    Depois de ler os comentários acima de óbvios especialistas em nada com formação e mestrado tirados no Youtube e Facebook, chego à conclusão que em Portugal o SARS/CoV2 está mesmo em força.

      1. Avatar de iDroid
    1. Avatar de É o burro sou eu
      É o burro sou eu

      XD hahaha mesmo

    2. Avatar de C.S.
      C.S.

      Ainda bem que a tua formação é ler comentários mas quando é que tiras a especialização em compreender aquilo que lês?

      1. Avatar de lapizazul
        lapizazul

        Faz um favor à Humanidade e deixa de postar o que quer que seja….

        1. Avatar de C.S.
          C.S.

          Tens razão daqui para a frente só tu é que vens aqui largar a bosta.

  7. Avatar de Android.6.0
    Android.6.0

    Massa cinzenta quem perdeu com a gripezinha foi os terroristas dos covideiros

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      “foi os terroristas”… Tu não tens nada a perder! Vai sem medo!

      1. Avatar de LR
        LR

        Pelos vistos ele já teve a doença. E agora valida os resultados apontados pelo estudo.

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Chegaram a morrer 300 por dia enquanto não houver imunidade de grupo respeitem o próximo custa tanto usar uma máscara…

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Primeiro era porque a faixa etária mais atingida tinha de ser protegida, agora estão praticamente todos vacinados, afinal continuamos a ter a máscara se não perdemos massa cinzenta, daqui a dias é porque perdemos as orelhas ou ficamos lobisomens, entretanto morrem neste momento 1/2 pessoas por dia enquanto matamos a economia e matamos o atendimento a outras doenças que só assim por acaso matam muito mais.. mas hei, cada burro usa a pala que quiser

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        E porque o pessoal dos hospitais também quer férias de Verão e folgas, não? Ou ficam mais um ano sem férias para tu poderes andar sem máscara que te deve fazer comichão no nariz?

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Ficar sem férias?? Menos qualquer coisa.. duvido muito que andem a ficar sem férias até porque é ilegal, por isso conta lá outra sff pode ser? A mim não me pagam para fazer a gestão de hospital nenhum e os hospitais ficarem cheios e não conseguirem dar resposta não é de agora

          1. Avatar de rui
            rui

            Luis
            Tens razão, ficar sem férias é ilegal. E Ninguem fica sem férias nos hospitais. Podem é não tirar quando querem.

            O que se passa, é que o pessoal dos hospitais (sobretudo urgencias e enfermerias) estão a fazer muitas horas adicionais, que não são pagas pois entram para a chamada “bolsa de horas”. Bolsa essa em que o Médico ou enfermeiro depois não tira quando quiser, pois não há pessoal.

            Quanto aos hospitais não darem resposta, ai acho que estas enganado. Os hospitais até dão uma resposta boa para a quantidade de utentes que se dirigem as consultas, urgencias etc..
            Não te esqueças que o SNS é “quase” gratuito e nem todos têm seguro o dinheiro para ir para o privado.
            Pessoalmente eu acho que se o provado tivesse o movimento que alguns hospitais publicos têm não funcionariam tão bem, mas posso estar enganado.
            Abraço

          2. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            “férias de Verão”… gozam-nas de Inverno, na neve, também costumas fazer isso, não é? Só há um problema, não podem ir todos juntos, ainda por cima em altura de pico da gripe. Não faz mal, ficam para o próximo ano, se a coisa correr bem. Valem a pena todos os sacrifícios deles para que não te falte nada a ti, afinal eles nem pessoas são. Se fosses gestor hospitalar tinhas recursos ilimitados, não era? Conseguias contratar pessoal já com formação e integrados à medida das necessidades e despedi-los depois, não era? Eras um milagreiro!

      2. Avatar de rui
        rui

        Vamos por partes:
        A Covid é muito contagiosa e espalha se facilmente
        O doentes têm de ser tratados, e por isso os hospitais tem de alocar mais recursos a esses doentes
        Como esses doentes acabam por ter mais recursos, as outras doenças vão ficando atrasadas (seja por a pessoas terem medo de ir ao hospital, seja por não haver enfermerias para eles
        Logo a hipotese de vir a ter uma patologia grave e morrer por falta de assistência torna se maior

        Resumindo:
        Não acreditam, tudo bem, mas por respeito aos professionais de saude (que vos vão tratar de qualquer forma) e para evitar que os hospitais fiquem cheios de doentes covid e não possam atender as outras doenças:
        POR FAVOR CUMPREM AS REGRAS

        Pode acontecer a um familiar ou amigo que tenha um acidente ou doença grave e não possa ser atendido como deve ser por falta de recursos.
        Acreditem que até os Médicos, Enfermeiros o e outros profissionais de saude precisam de descansar para poderem atender como deve ser a todos.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Quem é que disse que não era contagiosa? Quem é que disse que não uso a máscara sempre que estou em locais públicos? A situação agora é muito diferente de há uns meses atrás, não há recursos agora como não havia antes mas isso não me compete a mim gerir ou além de pagar imposto ainda tenho de gerir a coisa?

          1. Avatar de rui
            rui

            Desculpa, mas eu não disse que tinhas afirmado nao ser contagiosa, ou que não usavas mascaras.
            Se eu dei essa impressão que te estava a criticar, peço desculpa.

            Apenas respondi ao teu comentário e fiz um pedido geral para cumprirem as regras

            Cumps

        2. Avatar de C.S.
          C.S.

          Tu deves perceber disso à brava.
          Deves ter tirado medicina na ” acelerada “.

          1. Avatar de rui
            rui

            Pelo menos percebo um pouco mais que tu. Já são muitos anos em hospitais!

            Carlinhos
            Como já disse há pouco!

            Vai dormir que a mama ja vai cantar para ti.
            O Vitinho já passou

  9. Avatar de C.S.
    C.S.

    Morrem mais de 300 por dia, de outras doenças e só te preocupas com o covid.

    1. Avatar de rui
      rui

      Estava a demorar a tua idiotice!
      Como não sabes que dizer, vais e diz:
      Isto é uma gripe!
      Morre mais gente de gripe por ano!

      Como já ninguem te liga sobre essa tua conversa, agora falas das outras doenças…..

      Espero que apanhes essa “gripe” e que passes uns dias na UCI com o tubo na garganta abaixo.
      Pode ser que mudes de ideias

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Ó troll, em vez de estares aqui a meter-te com quem dá a sua opinião, não era melhor ires fazer os tpc. Olha que a tua mãe pode ralhar-te.

        1. Avatar de rui
          rui

          A Sério??? A Mama???
          A tua permite que esteja ao computador? ou sequer sabe?

          Vens dizer mentiras, quando te contrariam, como não tens maneira de ripostar, diz para ir ter com a mama?

          Troll és tu que nem sabe o que fala. Vem escrever e assim pode dizer ao colegas: Sou o Maior da minha rua!

          Muito bom

          Dorme bem e tua mãe que te cante uma musica para adormeceres.

        2. Avatar de LR
          LR

          Carlinhos, estás cada vez melhor. Para variar, quando te cortam nos argumentos, passas ao ataque e à ofensa, não é? Nada de novo, portanto…

          1. Avatar de C.S.
            C.S.

            Parece que sou eu que ando aqui, de comentário em comentário a ofender quem tem uma opinião contrária.

          2. Avatar de LR
            LR

            “Ó troll, em vez de estares aqui a meter-te com quem dá a sua opinião, não era melhor ires fazer os tpc. Olha que a tua mãe pode ralhar-te.” tens razão, o teu comentário ao Rui é um elogio. Desculpa…

          3. Avatar de LR
            LR

            “Vai ver quantos morreram na Suécia e deixa tu de ser palermoide” Outro elogio, desta vez ao ToFerreira…

      2. Avatar de SSD
        SSD

        Mas isso já sabes. Aqui o Carlinhos, enquanto pode batalhou com a gripe, aliás os números habituais da gripe foram subindo conforme subiam também os do covid, começou nas 3 mil fatalidades e subiu até aos 8 mil, sendo ainda batalharam com os 10mil de 1999 (se não me engano), o que é verdade, pena é o covid levar com mais 8 mil em cima…

        E ainda saber que doença é que mata (para facilitar, 300×365=)109500 pessoas/ ano… As doenças que mais matam em Portugal excluindo o covid, são as cardiovasculares com números que rondam as 100 fatalidades/dia e os tumores com cerca de 75/dia.
        Não ouvem ninguém a falar de prevenir doenças cardíacas? Nunca se ouviu falar de prevenir ou ter atenção a cancros??

        Mas não vamos deixar que os factos se intrometam na sua narrativa não é?

        1. Avatar de C.S.
          C.S.

          Vai ver quantos morreram hoje em Portugal e deixa de dizer baboseiras.

          1. Avatar de rui
            rui

            E se vires quanto morreram das doenças todas….. Foram muito mais!

            Carlinhos, vai dormir que já passou da tua hora.
            O Vitinho já cantou.

          2. Avatar de SSD
            SSD

            Claro, porque tu só expuseste a tua opinião hoje não foi? Não andas com o mesmo discurso desde o primeiro dia nem nada…
            Tu não tens capacidade para chegar lá eu sei, mas isto foi o que sempre se pediu às pessoas, tempo para arranjar uma solução e travar a transmissão e os efeitos. Algo que agroa estás a conseguir minimamente certo. Mas não é por hoje ter morrido “só” uma pessoas que podes ignorar que o número total já vai acima de 18 mi…
            E falando em baboseiras, diz me lá que doença é que mata mais de 300 pessoas por dia??

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      E se os palermoides fizessem o que quisessem, iam morrer muitas mais porque um SNS saturado deixava de lhes poder prestar assistência.

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Vai ver quantos morreram na Suécia e deixa tu de ser palermoide.

        1. Avatar de rui
          rui

          Boa!
          Como já não há argumentos em Portugal passamos para a Suécia!
          que tal o Brasil, que passou as 500 000? Demasiado? Não serve?

        2. Avatar de rui
          rui

          A Suécia é realmente um caso de sucesso: Só tem até agora pouco acima de 14500 mortos por Covid.
          Tal como Portugal tem pouco mais de 10 milhoes de habitantes….

          É um bom exemplo sim senhor! ….. ou não!

          1. Avatar de C.S.
            C.S.

            Sempre são 4000 a menos que nós e sem as obrigações estupidas das máscaras e distâncias sociais.

          2. Avatar de Rui
            Rui

            ???
            Sem argumentos passas a dizer que sao menos 4000?

            Eu nao sei porque tem menos m pode ser por muita coisa:
            – podem ter um sistema se saude melhor com mais camas de UCI
            – a população pode ser menos idosa

            Sinceramente nao sei, mas nos tivemos ate agora cerca de 850000 casos, e eles ja estao quase nos 1100000.

          3. Avatar de UnExpert
            UnExpert

            Rui já não sabes só os mortos é que contam. Eles terem quase mais 300 mil casos do que nós, e terem estado numa situação pior do que a nossa, que até os vizinhos nórdicos ofereceram ajuda (estes sim, um exemplo e com os melhores numeros a nivel europeu mas não convém falar porque até mostrava que algumas das medidas de facto funcionava se o Zé se deixasse de desculpas e percebesse a gravidade do problema…) É um fait diver, como dizem os nossos amigos anglosaxonicos… Com tal aumento de casos e a diferença na idade média do pais (Portugal é o quinto pais mais envelhecido do mundo, a Suécia tanto quanto sei nem no top 50 está) é fácil de verificar onde está a “melhoria” mas factos para quê de facto…
            Eu ainda estava a pensar se comentava ou não, mas o pessoal continuar a indiciar a Suécia quando os próprios já admitiram que o plano dele falhou e impuseram eles próprios medidas no país, é querer ser ceguinho e ter razão á força toda

        3. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Porque comparas a Suécia com Portugal? O que têm em comum? Porque não comparas a Suécia com os seus vizinhos?

          1. Avatar de C.S.
            C.S.

            O número de habitantes.

  10. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Por isso é que os negacionistas não temem o covid… Não tem nada para perder.

    1. Avatar de rui
      rui

      Muito bom!
      🙂

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        Para o “amigo”Rui:
        https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1201971221003647
        Não compreendo que pessoas ligadas à saúde não estejam mais infirmadas e pareçam uma “k7”.
        Bom fim de semana

        1. Avatar de UnExpert
          UnExpert

          Deixa-me adivinhar, és daqueles que só le o título e manda não é?

          Deixo-te um resumo: “Acute bronchopneumonia and tubular failure were assigned as the cause of death at autopsy; however, we did not observe any characteristic morphological features of COVID-19. Postmortem molecular mapping by real-time polymerase chain reaction revealed relevant SARS-CoV-2 cycle threshold values in all organs examined (oropharynx, olfactory mucosa, trachea, lungs, heart, kidney and cerebrum) except for the liver and olfactory bulb. These results might suggest that the first vaccination induces immunogenicity but not sterile immunity.”

          Ou seja o estudo defende a necessidade das 2 doses, se era isso que queria dizer, então sim está perfeito.

  11. Avatar de SuperSilva
    SuperSilva

    Essa doença é incrível, será que vai ter outra similar que atinja e faça tudo isso que já relataram?

  12. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    Este país não precisa de nenhuma bazuca europeia!Precisa é de um imposto,para a estupidez,pois nisso devemos ser dos melhores.

  13. Avatar de Estudos
    Estudos

    O estudo acaba asssim

    “ *Important Notice
    medRxiv publishes preliminary scientific reports that are not peer-reviewed and, therefore, should not be regarded as conclusive, guide clinical practice/health-related behavior, or treated as established information.”

    Nem vale a pena dizer mais nada

  14. Avatar de LA
    LA

    Está visto que o Covid, já anda a atacar há bastante tempo.

  15. Avatar de JS
    JS

    Eu quando vou treinar no parque tem sempre os ‘Troll’ que está sem máscara que passam próximo e que não se sabem afastar. Não é dificil de seguir regras e uma máscara não mata ninguém…

    1. Avatar de Sardinha Enlatada
      Sardinha Enlatada

      E vais treinar de mascara ? Sabes que isso faz mal nao sabes ? Senao os futebolistas tambem andavam todos com mascara a correr 90 minutos, depois talvez alguns deles caissem no chao.

      1. Avatar de AqueleAmigo
        AqueleAmigo

        Eu só venho aqui para dizer que adoro os teus nicks todos que usas-te neste post. Fiquei fã. Não fiquei tanto com a tua falta de senso e falta de preocupação com o próximo :shrugs:

      2. Avatar de JS
        JS

        Óbvio que não… Ninguém em pleno esforço físico deve usar máscara. Contudo tem pessoas que vão passear, fora os turistas que parecem estar na lua, sem máscara, ai agradecia que ficassem Longe ou usassem a máscara..

  16. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Nao ha duvida que este virus foi bem esgalhado. Depois da bomba atomica este virus foi a invencao do seculo, nao que seja tao letal assim mas faz com que se possa explorar a mentira e alimenta-la de uma forma absurda e com os media a ajudar e um prato cheio. Ele e super virus, depois vem as vacinas, agora as variantes, criatividade nao falta para manter o virus vivo na mente das pessoas. O ceu e o limite.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Tens provas do que dizes? Links de sites conceituados? Ou é tudo opinião tua?

  17. Avatar de nmma
    nmma

    Naniiiiii?!
    Onde já tinha visto isto antes?!
    O centro de controlo e prevenção de doeças dos USA (CDCP sigla en Inglês), tinha puvlicado na sua página oficial um artigo disto , mas para “crianças”, em Março de 2020, onde mais tarde foi “melhorado”. Será coincidência?! Não….. Nada disso….
    Para quem quiser ler….

    https://www.cdc.gov/cpr/zombie/novel.htm