COVID-19: Jovens usam site de certificados falsos para sair à noite

71 Comentários

O mercado negro de certificados COVID-19 tem vindo a crescer, aparecendo serviços ilegais para tudo e mais alguma coisa. Recentemente, em Portugal, foi comunicado à PJ o uso abusivo de nomes de centros de testagem e também o uso ilegal de assinaturas de responsáveis.

Segundo informações, os jovens estão a fazer uso desse site de certificados falsos para sair à noite.

COVID-19: Jovens usam site de certificados falsos para sair à noite


Certificados falsos costumam passar no controlo…

“Não quer tomar a vacina contra COVID-19 ou perder tempo para fazer um teste obrigatório para entrar num evento? Nós temos a solução científica!”  É este o “desafio” lançado por um site que oferece aos utilizadores certificados falsos.

COVID-19: Jovens usam site de certificados falsos para sair à noite

Segundo o i, após introduzir nome e data de nascimento, é possível descarregar os documentos, no caso certificados de teste com assinatura de responsáveis dos laboratórios da Unilabs, da Cruz Vermelha Portuguesa, do CEDOC ou da Universidade de Lisboa.  Há a informação que este site já foi denunciado, mas até ao momento ainda se mantém ativo.

COVID-19: Jovens usam site de certificados falsos para sair à noite

O i procurou perceber junto da Polícia Judiciária e dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, responsável pela plataforma que emite certificados digitais verdadeiros, que diligências têm sido feitas e se já foram detetados usos abusivos destes documentos falsos, não tendo obtido um ponto de situação até à hora de fecho desta edição.

Tal como em setembro, nos nomes pré-preenchidos, que podem ser alterados por quem recorre aos sites, encontram-se nomes anónimos, mas outros conhecidos, como Marcelo Rebelo de Sousa. O jornal refere ainda que este tipo de documento falso, costuma passar no controlo.

O Certificado Digital COVID da UE abrange três tipos de certificados:

  • Vacinação: que comprova que a pessoa foi vacinada contra a COVID-19
  • Testagem: que comprova que a pessoa tem resultado negativo em teste molecular de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN) – RT-PCR, RT-PCR em tempo real, Testes Moleculares Rápidos – para identificação de SARS-CoV-2
  • Recuperação: que comprova que a pessoa teve COVID-19, mas que já recuperou da doença

Leia também…

Alerta: Sites portugueses vendem certificados da COVID-19 falsos

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Não querem ser picados, sabe-se lá porquê. “Isto é o que aprendem na escola”.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Antes de se chegar à escola temos a educação chamada de, educação de berço, a escola é um complemento a educação, a principal vem de casa.
      Parece que deixamos de educar futuros homens e mulheres para educar coitadinhos.
      Dos poucos canais de Tv que assisto, vejo os cais ID, e CI, ambos de casos de policia, e acho graça que na grande maioria dos casos mais recentes as famílias, só ficam preocupadas com a falta de noticias dos seu familiares ou amigos, quando deixaram de postar coisas nas redes sociais.
      Não conseguia falar com ele a 3 dias, mas quando vi que não postava nada ai fiquei preocupado.
      Vai-se lá entender este novo mundo.

    2. Avatar de diogo
      diogo

      Picados de 6 em 6 meses com vacinas experimentais e numa faixa etária que não tem problemas?
      Tanto eram experimentais que o governo já não quer der a AstraZeneca nem a Janssen.

      Ainda hoje o Costa disse que já encomendou uma nova quarta dose mas alterada para a variante omicron.

      Eu sou a favor de que as faixas etárias mais problemáticas tomem a vacina, as pessoas com problemas de saúde a tomem, nos jovens e crianças saudáveis não vejo vantagens.

      Mas não critico quem a tome.

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Não tem problemas ? És especialista na matéria ?

        1. Avatar de diogo
          diogo

          Não sou, mas não é os que os números oficiais dizem?
          Que as crianças e jovens infectados não tem problemas? Acho que foi isso que vi nos últimos relatórios da DGS.

          1. Avatar de Fusion
            Fusion

            Eu sou jovem e levei porque a sociedade assim me obrigou, caso contrario seria olhado de lado para não falar que não poderia ir a lado nenhum. E acho que muitos jovens se vacinaram também com essa ideia em mente

          2. Avatar de Quim
            Quim

            Oh Diogo Carago. Não vês que não es especialista? A tua opiniao vale zero. Tudo bem que podes basear o teu discurso em estudos independentes. Mas por amor de deus, tu nao tens curso! tu nao sabes nem ler.
            Agora sê uma boa ovel-… pessoa e ouve os especialistas financiados e patrocionados por grandes corporaçoes que sempre tiverem no seu interesse a saude das pessoas.
            Vai tudo correr bem #fiquememcasa

          3. Avatar de Test User
            Test User

            @Quim:  Espero que sejas consistente com a tua opinião.
            Não tomes comprimidos, vacinas e tratamentos para não financiar grandes corporações.

            Como são especialistas façam tratamentos a vossos próprios.
            Nunca frequentem hospitais e visitem médicos

          4. Avatar de roger
            roger

            Há pessoas que não percebem ironia, nem que lhes caia em cima.

            @Quim
            “Agora sê uma boa ovel-… pessoa ”
            😀

        2. Avatar de Luís Costa
          Luís Costa

          Os números estão disponíveis para todos.. basta ir consultar e perceber que não afeta as crianças.. desde o inicio que só houve 5 mortes em crianças e 4 delas sofriam de doenças graves. Que queiram impor à força a vacinação as crianças é uma coisa mas ao menos consultem os dados primeiro e sejam pragmáticos ou então admitem que querem vacinar à força

          1. Avatar de k
            k

            Não estás a ver tudo. Ainda que isso seja verdade e realmente uma criança não seja grandemente afetada, ainda pode infetar muita gente adulta.
            Uma enorme fatia do mundo inteiro já foi vacinado e não houve problemas de maior. Se vacinar crianças também não constitui problema, então qual é o problema? Vacina-se e reduz-se o risco para toda a gente, quantos mais estivermos vacinados, melhor para todos.

            E por último, se essas 4 ou 5 mortes de crianças podiam ter sido evitadas com uma merda duma vacina, já tinha valido a pena. Se sequer UMA morte pode ser evitada, já valeu. Imagina se fosse o teu filho.

          2. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            @K se fosse o meu filho te garanto que não vacinava, as vacinas nestas idades são mais prejudiciais do que benéficas! Mas que raio de conversa a tua, os adultos não estão protegidos com a vacina é isso que queres dizer? Porque pela tua conversa de proteger os adultos até parece que a vacina não funciona e já agora propagação irá sempre existir e mais, desde quando é que se vacina crianças para se proteger os adultos? Não devia ser ao contrário? Esses valores estão todos trocados

          3. Avatar de honorato
            honorato

            eles (DGS) estão a consultar dados de crianças obesas dos EUA e pensam que é tudo farinha do mesmo saco ca. deu na tv o que eu disse a pouco tempo

          4. Avatar de Donato
            Donato

            Temos que vacinar as crianças para proteger os adultos, já que as vacinas não protegem os adultos vacinados. Hahahaha.

      2. Avatar de Sabe-se lá
        Sabe-se lá

        As faixas etárias mais problemáticas são as que não estão vacinadas! Basta ver o resultado com os jovens dos 5 aos 11!
        Foram os que ficaram de fora da “1ª vaga de vacinação”, e agora são os “mais problemáticos”….
        Coincidência?? Talvez….para os negacionistas….

        1. Avatar de Zed
          Zed

          “Problemáticos” porquê?

        2. Avatar de Paulo Matos
          Paulo Matos

          Não é coincidência é propaganda. A faixa etária que está pior é sempre a faixa etária que querem vaicinar… fica antento e questiona sempre…. se quiseres, é claro!

        3. Avatar de Miguel
          Miguel

          Problemáticos onde?
          Os números da DGS diz que nenhuma criança sem problemas morreu com covid.

          1. Avatar de eu2
            eu2

            Não quer dizer que não tenha ido parar ao hospital

        4. Avatar de nel
          nel

          Problemáticos são os que ficam com problemas sendo infetados.
          As crianças mesmo que infetadas não ficam com problema nenhum, os pais e avós dessas crianças é que devem estar vacinados para evitar problemas com eles.
          Esse é o verdadeiro problema

          1. Avatar de Manuel da Rocha
            Manuel da Rocha

            E se se deixam as crianças andarem a ser infectadas, de 6 em 6 meses, criam milhões de estirpes até aparecer uma que começa a matar crianças muito rapidamente.

          2. Avatar de honorato
            honorato

            as crianças dos 5 aos 11 anos a maior parte é assintomática aqueles que apanham são 1% o que é nada nas estatísticas. anda maze um aldrabice com as vacinas nas crianças ao inicio nao era preciso agora ja é

        5. Avatar de Luís Costa
          Luís Costa

          Desde o inicio da pandemia que houve 5 mortes em crianças nessas faixas etárias, 4 das 5 tinham outras doenças graves (as comorbilidades), agora pergunto-te, o que queres dizer com as mais problemáticas? Enfiaram-te macaquinhos na cabeça foi?

          1. Avatar de diogo
            diogo

            Oh Manuel da Rocha vou te dizer um segredo, mesmo vacinado o pessoal apanha covid e espalha, por isso esse argumento bate no tecto vais ver agora em Janeiro e Fevereiro com 95% da população vacinada e os numeros de infectados vão ser o mesmos do ano passado ou ainda mais, depois já não tens a desculpa que o pessoal nao se vacina.

        6. Avatar de Miguel Veiga
          Miguel Veiga

          Os factos são estes:
          Crianças dos 5 aos 11, houve 4 internadas com Covid Agudo, sendo que 3 deles tinham outros problemas.
          Portanto o problema são as crianças dessa faixa?? A sério? 4 crianças
          Mas vamos vacinar que e preciso é faturar.
          Enfim, não acordem não

  2. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    E o governos numeros falso sobre o covid,… parabens por ajudar-los na desinformacao ao povo portugues!

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Quais são os verdadeiros ?

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      185 milhões de portugueses já morreram depois de vacinados, contra 100 mortos pela covid-19!!!!
      JorgeG um dos 30000 milhões de portugueses que afirmam só votar Chega!

    3. Avatar de honorato
      honorato

      ate as eleições o covid ia a desaparecer depois aumento drasticamente depois das eleições. o covid não gosta das eleições. tudo que seja a ver com o governo o covid desaparece festas para o povo aumenta o covid. Ja dizia o outro penso eu de que….

  3. Avatar de Bicho
    Bicho

    Os negacionistas são os q não pensam com a cabeça deles mas sim pela cabeça dos outros…

    1. Avatar de mariana
      mariana

      vê-se mesmo que estás informado ! pelos média, já deixaste de ter discernimento a muito.

    2. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      Já começa a ser triste, parece que voltamos aos tempos da inquisição! Quem levantar alguma duvida sobre a eficácia das vacinas ou sobre a forma de contagio sobre a vacinação de crianças ou mesmo as medidas do governo é logo apontado com um dedo “É um negacionista” … parece que não aprendemos nada com a Historia!!

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Os negacionistas querem 5000 milhões de páginas de estudos sobre as vacinas… ora nem o relatório diário vão ler, ao mesmo tempo escrevem milhares de milhões de posts online a exigir mais informação e anunciar que “jovem morreu depois de vacinado”, ao mesmo tempo tapam a parte que em cada 3 milhões de vacinados há 1 morte. É menos de um centésimo das mortes em acidentes rodoviários…

      2. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        @Urtencio, são os próprios negacionistas de partem logo para a ofensa a quem pensa de maneira diferente, é logo rotulado de Ovelha e coisas do género.
        Foi é e vai ser sempre complicado para quem pensa de maneira diferente

    3. Avatar de Guilherme Lino
      Guilherme Lino

      exacto, dos cientistas e especialistas na matéria. Não políticos claro

  4. Avatar de Fusion
    Fusion

    Alguém sabe o site que possa partilhar? Tentei encontrar mas não achei e os links que vi estavam em baixo 🙁

  5. Avatar de robin
    robin

    certificado digital, como violar todas as leis quer constituição da republica portuguesa (temos um país que se baseia da republica das bananas) assim como todas as leis comunitárias, o covid dá direito a violar todas as leis pelos políticos , fez-se o mesmo na ascensão nazi, a história repete-se. do gueto ao campo de concentração basta um click.

    1. Avatar de Test User
      Test User

      Temos jurista encartado na internet. Refere as leis que foram violadas e leis comunitárias.

      Mesmo no schengen, um estado pode impor restrições na circulação.
      Por essa lógica quando pedirem passaporte ou cartão cidadão estão violar a tua liberdade.

  6. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    As vacinas têm autorização de emergência e NÃO são aprovadas.
    • Autorização de Emergência implica que são produtos de EXPERIMENTAÇÃO.
    • O governo não sabe se os vacinados podem obtê-lo e disseminá-lo.
    • O governo não garante imunidade
    • As crianças têm imunidade inata
    • Peça ao médico para prescrever a vacina e certifique-se de que não haverá efeitos colaterais incapacitantes e / ou fatais.

    1. Avatar de Zed
      Zed

      Existe algum medicamento sem “efeitos colaterais incapacitantes e / ou fatais”?

    2. Avatar de Test User
      Test User

      A ignorância é a doença que mais mata.

      Sabes quanto tempo demora um processo normal?
      Pfizer/BioNTech têm Full FDA Approval, explica nessa teoria tua?

      Se soubesses ao menos que imunidade inata?

      Ficar infectado não têm colaterais incapacitantes e / ou fatais.?

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Parvo MENTIROSO!!!
      NINGUÉM TEM IMUNIDADE!!!
      Nas crianças os efeitos são fracos mas, a infecção dura o mesmo tempo de um adulto. Por isso, é mais fácil uma criança infectar 4000 adultos do que um adulto infectar 10.

      Já agora, espero que vá pagar 500000 euros por cada comprimido, pois até o Paracetamol (mais de 1 bilião de comprimidos vendidos anualmente em Portugal) tem efeitos incapacitantes e fatais…
      Antes de ir para a porcaria das redes sociais, deviam ir a uma escola primária e pedir que lhe expliquem o que é uma bula.

  7. Avatar de Miguel F.
    Miguel F.

    Se a “Pass Covid” estiver atualizada os certificados digitais emitidos por esse site dão “Erro desconhecido” quando se tenta validar.

    1. Avatar de Rui
  8. Avatar de Jonny
    Jonny

    Isto é o futuro da sociedade portuguesa…l

    1. Avatar de Gil Reis
      Gil Reis

      Estás preocupado? entretanto estamos a fazer tijolo

  9. Avatar de sert
    sert

    olha não sabia! obrigado por me informar. Já agora podem indicar quais são essas paginas? preciso de um!

    1. Avatar de João
      João

      Sim, tenho alguma curiosidade intelectual em ver essas páginas. Afinal estão aqui para informar, ou não estão?

  10. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Hipócrates, pai da medicina, já há muito tempo dizia”que o alimento seja o teu medicamento e teu remédio seja o teu alimento”, assim como ” não causas sofrimento desnecessário “.
    O medicamento que cura não é rentável para a indústria farmacêutica. Por isso se cronificam as doenças mais frequentes: diabetes hipertensão e colesterol.
    Deixem as crianças saudáveis, não lhes retirem o seu sorriso, que é o único que é contagiante.

    1. Avatar de Algo
      Algo

      Eu adorei este comentário. Bravo! Dou graças por tê-lo lido.

      Nem 50 anos se fazem desde a suposta “liberdade”, assistimos a uma geração cada vez mais condenada e as pessoas condicionadas com o fenómeno da Covid estão cada vez mais dissociadas das bases da vida.

      Eu perguntou-me a que ponto temos de ser deshumanizados para se perceber que isto vai para além do que as pessoas julgam.

      A gente merece naquilo que estas gerações se tornarem e elas terão todo o direito (ênfase) de nos culpar por isso.

    2. Avatar de Test User
      Test User

      Espero que sejam consistentes com a vossa opinião.
      Não tomem comprimidos, vacinas e tratamentos para não financiar grandes corporações.

      Como são especialistas façam tratamentos a vossos próprios.
      Nunca frequentem hospitais e visitem médicos

      1. Avatar de Algo
        Algo

        As mesmas corporações que são imunes de qualquer dano causado nos indivíduos vítimas dos seus”remédios”?

        Sim, eu serei consistente no que diz respeito à transparência das corporações/meios de comunicação, dignidade e liberdade de escolha dos seres humanos.

        Visto que julga ser mais experiente que os demais está ciente das várias pessoas cujas vacinas resultaram em hérnias, amputações e falecimentos, certo?

        Está ciente do número de ataques cardíacos desde que as vacinas contra a Covid foram implementadas, certo?

        Está ciente que houve mais mortes por falta de cuidados não relacionados com a c19 e listas de espera do que pela Covid, certo?

        Sendo assim, está disposto a tomar vacinas contra a Covid de marcas mistas (moderna com Pfizer, Johnson com AstraZeneca, etc.) semestralmente por período indeterminado porque os “especialistas” assim o dizem?

        Eu não estou a dizer que ninguém tem de tomar comprimidos e fazer tratamentos, não ponha palavras, pelo menos minha boca. O que eu estou a dizer é que a nossa “liberdade” está a ser cada vez mais comprometida, mas que infelizmente indivíduos como vossemecê falham em perceber o quadro maior.

        Ah, já agora, mais de 6000 médicos assinaram uma petição contra as vacinas e os passaportes digitais, mas os canais que tanto vê não relataram sobre isso, pois não?

        Esta e as gerações vindouras merecem ser o resultado da forma como agimos presentemente e culpar nos por isso no futuro.

        1. Avatar de Test User
          Test User

          Vocês falam com superioridade como percebam de alguma coisa. Nem um estudo cientifico sustentam opinião.

          Se a  “liberdade” fosse um valor absoluto não havia prisões. Por acaso alguém obrigou-te a tomar vacina. Podes renunciar tratamento se

          Ficar infectado  não têm riscos ?  Pesquisa doenças cardíacas  para quem foi infectado e sequelas.

          Falas da historia, na gripe espanhola já havia negacionistas e anti-mascaras.
          Na Liga Anti-Máscara não havia médicos.
          O que aprendeste com isso?

          Falas humanidade e responsabilidade, palavras vãs. 

          1. Avatar de Algo
            Algo

            Eu não estou a falar da gripe espanhola e também não estou a falar de balas, eu estou a falar da situação da Covid 19 em Portugal atualmente e dos jovens/crianças.

            Eu falo de “liberdade”, sim. (Coloquei entre aspas, pois sabe e bem que estava e estou a ser específico.) Talvez não seja português, mas parte da história de Portugal nas últimas décadas se baseia essencialmente nisso.

            Eu não sou superior a ninguém e nem sei de onde tirou essa ideia, mas não vai ser vossemecê ou outros que vão negar ou refutar as vidas que foram prejudicadas momentos após administrarem a vacina contra a Covid, das quais eu tenho conhecimento – e de outras que foram incessantemente relatadas.

            E sim, já me persuadiram a vacinar-me contra a Covid várias vezes, mas decidi não fazer.

            Falar em vão o quê? A realidade é que os adultos e crianças estão impedidas de praticar atividades (extracurriculares) e entreterem-se a menos que estejam vacinadas e está a falar me de ciência? Tenha dó, por amor de Deus.

            P.S.: Para quem me sugeriu mandar para o buraco, vá vossemecê para esse mesmo lugar porque essas conversas eu não entretenho.

          2. Avatar de Test User
            Test User

            Estou a ver que não sabe o que é pandemia. Uma das condições para ser considerado pandemia: O agente espalha-se fácil e sustentavelmente entre humanos.Se existe contágio não querem restrições, bela logica.

            Depois não querem vacina. Vamos partir desse pressuposto, tinha-se de obter contagio generalizado. Não se protegia população apesar de ter vacinas. Qual era custo e mortalidade desta opção ?

            Imunidade de grupo pode-se obter pela vacinação. Não se vai vacinar-se. Quando se vai obter Imunidade de grupo?

            Explique-me lógica?

        2. Avatar de Swappie Guy
          Swappie Guy

          É isso e as teorias da conspiração.

          Liberdade é o que? Eu sair com uma arma à rua e matar quem me apetecer? Segundo as tuas teorias ninguém me pode julgar.

          Se não sabes viver em sociedade mete-te num buraco, é o melhor para pessoas como tu.

  11. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Basta ler os comentários para perceber rapidamente que existe um grupo a quem a internet faz mal… Os desinformados que se acham especialistas em saúde e outras matérias que não seja um balde de cimento ou receber o rendimento mínimo.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Os negacionistas em 5000000 identidades diferentes, para cada um.
      Quantos mais comentários fazem, mais possibilidades tem de apanhar outro acólito para o bando.
      Curiosamente, foi giro ver que uma das líderes, que apareceu, várias vezes, ao pé de André Ventura, em comícios e no congresso do Chega, abandonou a liderança dos “salvem as nossas crianças”, quando alguém revelou que ela foi vacinada contra a rubéola durante a campanha negacionista, antes de engravidar.
      Como fazia posts a criticar as vacinas “com menos de 10 anos de testes”, saltou fora por ter sido vacinada com uma dessas.
      Foi como a miúda de 15 anos, que a mãe não queria vacinar, foi para a escola, os colegas todos vacinados e sem os sintomas que a mãe lhe dizia que iria ter, pediu ao pai e foi vacinada.

  12. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Ninguém reparou que a foto é do Hide The Pain Harold? lol

    1. Avatar de Renato Fernandes
      Renato Fernandes

      loool o maior

  13. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    Acho que temos um caso bem bicudo por resolver, e não se encontra soluções atirando pedrada para cima uns dos outros. É só ganhar um pouco de consciência, não é preciso fugir mais ninguém para África do Sul…… Não têm outro jeito, o tempo é tudo……

  14. Avatar de Renato Fernandes
    Renato Fernandes

    looooool, o maior

  15. Avatar de Renato Barbosa
    Renato Barbosa

    mas afinal qual é o site?
    não é que esteja interessado! Apenas curioso!

    1. Avatar de adbu
      adbu

      procura no canto inferior esquerdo da imagem, junto ao logotipo

  16. Avatar de Bruno Borges
    Bruno Borges

    A vacina não ser obrigatória já é um grande alivio!!!

  17. Avatar de Test User
    Test User

    Darem nomes completos e Data nascimento .
    Só tenho dizer bravo pela inteligência

  18. Avatar de Guilherme Lino
    Guilherme Lino

    Acho bem. Mas não recomendaria pessoas a meterem dados pessoais nestes sites

    É uma vergonha que uma pessoa não possa fazer um teste de anticorpos para verificar que já recuperou

    Fiz alguns testes e realmente qualquer pessoa consegue fazer igual no Word