COVID-19: Infetados podem criar anticorpos para toda a vida

43 Comentários

A ciência tem estado ao mais alto nível nesta pandemia por COVID-19. Rapidamente se descobriram várias vacinas e há vários estudos a serem realizados. No entanto, o tempo continua a ser o principal inimigo da ciência porque são precisos resultados para se perceber os efeitos da vacina, a criação de anticorpos, etc.

De acordo com  um estudo recente, quem esteve infetado com COVID-19 pode gerar anticorpos que duram para o resto da vida.

COVID-19: Infetados podem criar anticorpos para toda a vida


Segundo um dos estudos mais recentes, os infetados por COVID-19 podem criar anticorpos contra a doença para toda a vida. Mesmo que os anticorpos criados não sejam suficientes para combater a doença, o sistema imunológico terá a capacidade para ativar as células B de memória, que terão a capacidade de produzir ainda mais anticorpos, revelou Ali Ellebedy num comunicado à imprensa.

O estudo da Universidade de Washington, nos Estados Unidos da América, já se encontra publicado na revista Nature. Para a realização deste estudo foram analisadas as amostras de sangue de 77 pessoas.

Como conclusão, os investigadores referiram que os anticorpos sofrem uma diminuição acentuada quatros meses passados após a infeção, mas as células que produzem anticorpos permanecem na corrente sanguínea 11 meses depois de as pessoas terem estado doentes.

COVID-19: Infetados podem criar anticorpos para toda a vida

Após uma pessoa ser infetada, as células imunes produtoras de anticorpos multiplicam-se rapidamente e circulam no sangue, acabando por aumentar os níveis de anticorpos. Depois da recuperação da infeção as células morrem e os níveis de anticorpos no sangue diminuem. No entanto, os investigadores detetaram na medula óssea a presença de anticorpos contra a COVID-19.

Uma questão que permanece sem resposta é se esses tipos de células do sistema imunológico serão capazes de neutralizar as novas variantes.

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Então porque a DGS diz que já podem ag ndar vacina quem apanhou o vírus a 6 meses?

    1. Avatar de JS
      JS

      Tem chances da carga viral que a pessoa apanhou ser baixa, fora que ainda não se sabia o quão forte seria as Defesas do corpo contra o Covid. A vacina acaba por ser um reforço dessa proteção para ter se a certeza que a pessoa está protegida especialmente contra as outras variantes.

    2. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      F”#$%
      Mas não vocês não lêem os artigos!?

      Como conclusão, os investigadores referiram que os anticorpos sofrem uma diminuição acentuada quatros meses passados após a infeção, mas as células que produzem anticorpos permanecem na corrente sanguínea 11 meses depois de as pessoas terem estado doentes.

      Quer isto dizer que não estás protegido o suficiente numa futur infeção, não com uma percentagem suficiente.
      Lê o artigo. A DGS tem toda a razão (nisto)

  2. Avatar de Cláudio Andrade
    Cláudio Andrade

    hoje sai um que dura a vida toda, amanha sai um que so duram 5 meses… e andamos nisto

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      As ciências naturais não são exatas como a matemática. Nunca reparaste que tu próprio és um ser único, não havendo outro igual?

    2. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      Cláudio, e ainda bem que assim é.
      Enquanto houver dados novos todos os dias, é melhor para nós todos. A ciência é assim mesmo.

    3. Avatar de Há Cada Gajo
      Há Cada Gajo

      Evolução do conhecimento …é o nome do fenómeno a que está a assistir. Compreendes ? Repara que há pouco mais de ano e meio não imaginavas sequer que o SARS-COV2 existia…

    4. Avatar de Jorge
      Jorge

      É a ciência a seguir o seu percurso normal. O conhecimento está em constante evolução.

  3. Avatar de Pedro Matias
    Pedro Matias

    Então porque é que uma pessoa que teve sarampo e recuperou nunca precisou de tomar uma vacina? Estranhos tempos estes em que estamos………….

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Porque é que uma pessoa que já esteve com gripe e recuperou, passado umas semanas volta a apanhar gripe?

      1. Avatar de AqueleAmigo
        AqueleAmigo

        +1
        São coisas diferentes

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Porque foi vacinado, e apesar disso apanhou sarampo que acabou por reforçar a imunidade. Ou achas que se não tivesses vacina contra o sarampo estarias cá para contar a história.

  4. Avatar de Joao Cordeiro
    Joao Cordeiro

    É uma não notícia….
    Como dizer que as pessoas com covid estão sujeitas a multas se andarem a 200km/h na autoestrada….

    Este é o funcionamento padrão de qualquer resposta imunitária. Sem tirar nem por.

    Depois do nosso corpo identificar o vírus, as células que o identificaram irão produzir anticorpos para a vida toda.

    No entanto há vírus recorrentes na nossa vida.
    Isto acontece por dois mecanismos.
    1 – Vírus como o da gripe mudam todos os anos fazendo com que o anticorpo, que ainda é produzido seja inútil
    2 – vírus como o herpes entram numa faze em que se escondem do anticorpo. Alguns pelo seu mecanismo de contágio no DNA das células, outros por permanecerem meses em exporem, as proteínas que o anticorpo identifica, ao exterior.

    Mas em nenhum destes exemplos foi deixado de produzir o anticorpo…

    Nota que, ao contrario da possivel interpretação desta notícia, a vacina tem exactamente o mesmo mecanismo e também verá os seus anticorpoa produzidos para a vida toda.
    Ou seja, nao vao para ai apanhar covid porque “é melhor que a vacina”

    A verdadeira questão aqui é se o covid tem mutações frequentes e se tem mecanismo de ocultação.

    Pelo que se conhece do tipo “corona”(coroa, pois faz um circulo), à partida nao terá mecanismo de ocultação a frequência de mutações é bem mais baixa que a da gripe, não se expectando uma vacina todos os anos.

    1. Avatar de Vítor M.

      Repara, tanto é uma notícia que te interessou e, à tua maneira, descreveste o que tu entendes sobre o assunto. Bem ou mal, tu tens uma opinião face à notícia e isso é de louvar.

      1. Avatar de Joao Cordeiro
        Joao Cordeiro

        Ao contrário de muitas, não te culpo por esta, Vitor.
        Até a RTP publicou….

        E este comentário não foi contra o PPlware, foi mais para as pessoas saberem que não há informação nova aqui.

        Porque, como a notícia é dada, aqui e nos outros jornais, parece que quem foi contagiado tem proteção adicional e vitalícia contra o covid que quem foi vacinado não tem..

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    O importante aqui e o dinheiro

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Sabes quem ganhou muito dinheiro nos últimos meses? As agências funerárias!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Esses e umas construtoras que eu conheço… grande bazuca 😀

        1. Avatar de Luís
          Luís

          Mas isso tem um motivo.. vai ver o preço dos materiais de construção ou o raw material, mais concretamente provenientes de ferro como é que subiram.. cheira-me que se os preços das casas já estavam caros então preparem-se

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Houve anos que já ganharam bem mais, mas para saber isso é necessário pesquisar dados e deixar de ouvir palermas na tv.

  6. Avatar de João
    João

    Daqui a pouco estão a dizer que desinfetar as mãos não tem efeito na propagação deste vírus, e que usar máscara no exterior é ineficaz.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      A eficácia é sempre relativa.

    2. Avatar de pretor
      pretor

      e não é que tens razao, a mascara no exterior é igual a ZERO, os aerossóis dispersam-se com a brisa, para ficares infetado seria preciso estar mais de 15 min com alguém em ambiente fechado sem ventilacao (brisa). Ou seja …mascara na rua é ZERO, alias infeccao na rua é perto de zero.

      transmissão via superficies infetadas tb é apenas teorica
      os israelitas infetaram um telemovel em ambiente controlado e nem assim conseguiram efetuar uma trasmissao do virus

      e esta hein?

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Só levo vacinas para doenças com taxa de mortalidade superiores a 25%. Covid está longe de preencher estes requisitos.

    1. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      Não fossem as sequelas graves que uma infeção por Covid-19 pode deixar e até concordaria contigo. Eu tive e foi ao de leve, mas conheço quem passado mais de meio ano ainda não recuperado o olfato.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Que sorte a dele. Eu gostei do covid, 28 dias de férias, adiantei muito da remodelação

        1. Avatar de LR
          LR

          Pena não teres aproveitado e remodelado o cérbero. Tinha sido útil.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Olha o covideiro! Olha o covideiro!

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Ha coisas que me parece que as pessoas não entenderam e tu és uma delas pelos vistos. Não acho assim tao complicado mas vou tentar explicar pra ver se tu entendes…ao tomar a vacina estás a proteger não só a ti mas aos outros, os outros que podem não ser tao saudáveis, podem não ter tantas defesas! Etc etc etc! Sintomas vacinas com taxa de mortalidade superior a 25% não é ? Absolutamente ridiculo.Mas gostas de vir passear a imbecilidade pelos fóruns de internet não é ? É importante pensar nos outros e se não tens empatia, pensa que daqui a uns anos, vais ser tu o mais debilitado, com
      Menos defesas e de certeza que ias gostar que os outros pensassem em ti! Ou não ?

    3. Avatar de Há Cada Gajo
      Há Cada Gajo

      Conheço alguns negacionistas. Aliás…conhecia.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Todos morrem, de covid é que são apenas 1% ou menos dos infectafos.

        1. Avatar de Há Cada Gajo
          Há Cada Gajo

          Eu se tivesse a certeza absoluta de que a COVID a mim não me afetava, não me importava de me infectar. O pior é que não sei e não arrisco experimentar.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Tens menos de 1% de morrer de covid, já de cancro e avc …

          2. Avatar de MR
            MR

            A questão não é só saber se vamos ou não resistir à doença, é também a questão que se ficarmos infetados, há grande probabilidade e infetadarmos outros, e nós ou os outros irem ocupar camas do hospital que são também necessárias para as outras doenças que não deixaram de existir!

  8. Avatar de Brutosaurus
    Brutosaurus

    Estudos científicos para quê? Pela qualidade dos comentários por aqui vê-se bem quem percebe afinal… de tudo!
    Até a DGS devia era perguntar a esta malta o que fazer, pois estes já sabiam indicar o que até saiu num estudo publicado há uma semana… Enfim, o que vale é que em Portugal estamos safos pois temos peritos em tudo!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Peritos e covideiros para os alimentar.

  9. Avatar de Joao Luiz
    Joao Luiz

    Pelos comentários parece que é difícil as pessoas entenderem o “podem”.

  10. Avatar de contacto
    contacto

    LOl que é que isto quer dizer? Que quem estiver infectado está melhor protegido? Quer dizer é melhor ser infectado? EU prefiro NÂO SER INFECTADO!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Eu não, com os 28 dias de quarentena adiantei muita da remodelação da casa e poupei bom dinheiro.

  11. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Mas este virus ainda nao dizimou metade da populacao mundial ? E que pela letalidade dele ja devia ter feito isso ou nao e assim tao perigoso como falam ? Que contraditorio que existe neste virus, tudo a volta dele e mentiras ou meias verdades. Ja parece quando os politicos falam, so falam mentiras. Me engana que eu gosto.

    1. Avatar de Há Cada Gajo
      Há Cada Gajo

      Já te esqueceste do que aconteceu em janeiro ? Se deixas este virus à solta, deixas de ter sistema de saúde para te tratar de um pé partido ou uma amigadlite, por exemplo. Consegues perceber isso ou não queres ?

      1. Avatar de LR
        LR

        Não vale a pena, o Sardinha é um daqueles para quem isto é tudo uma grande mentira, com interesses ocultos, e tudo o que se sabe sobe este virus é completamente falso, servindo apenas para meter medo aos idiotas simplórios (ou seja, todos os que conseguem ver o que se passa à volta deles, sem olhar apenas para o próprio umbigo).

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        E nos outros anos antes de haver covid? Aprende a analisar numeros e deixa-te de sics!