COVID-19: Falta de internet e equipamentos trama alunos

8 Comentários

A internet é hoje um bem essencial! O mundo continua em estado de pandemia e os números têm aumentado drasticamente todos os dias. A COVID-19 afeta todas as áreas da sociedade onde se inclui a educação. Em Portugal, depois de uma primeira fase de infeções onde todos fomos apanhados quase de surpresa, foi necessário arranjar alternativas às aulas presenciais.

As aulas através da internet têm sido a solução, mas o país continua a não estar preparado para esta segunda vaga (que tem sido mais forte).

COVID-19: Falta de internet e equipamentos trama alunos


Sem equipamentos e internet os alunos ficam privados de assistir às aulas…

A falta de equipamento e de acesso à internet não permite que alunos em isolamento profilático consigam acompanhar as aulas, denunciam a Associação Todos pela Escola Pública (ATEP) e a Federação Nacional dos Professores (FENPROF). Segundo revela a Lusa, existem  vários casos em escolas e agrupamentos dos concelhos do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto e no Alentejo.

Os alunos que estão em casa fazem fichas de trabalho que os professores enviam por email, agravando-se a situação nas famílias que têm dificuldade em aceder ao email e à impressora. Em casos como este, que estão espalhados pelo país, é muito preocupante que haja alunos em casa desde o início do ano letivo, por fazerem parte dos grupos de risco

Mariana Pereira, vice-presidente da ATEP

Também o secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira, lamenta que, apesar de o primeiro-ministro ter afirmado em abril que as escolas abririam em setembro já devidamente equipadas, tal não tenha acontecido, apontando-se “para um número bem abaixo das necessidades imediatas para meados de novembro”.

COVID-19: Falta de internet e equipamentos trama alunos

“Um problema que poderia ter outra solução, caso o ministério constituísse bolsas com os docentes de risco, permitindo que desenvolvessem atividade em regime de teletrabalho com esses alunos”, aponta o secretário-geral da FENPROF.

Mário Nogueira sublinha que há, ainda, “situações de enorme desigualdade” decorrentes das próprias condições das famílias, onde por vezes impera a iliteracia digital.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ilda
    ilda

    É a Escola pública que temos…
    Depois como desculpa o governo diz que as escolas nao tem covid…que é tudo fantástico nas escolas.
    É a desculpa para não fechar. SE fechar la fica 20% sem net ou pc.

    1. Avatar de Ja Foste
      Ja Foste

      Pois é, concordo consigo ai mas as escolas tecnicamente não tem culpa mas sim as operadoras e falta de investimento em infraestruturas capazes de aguentar muito tráfego, para que a Internet nas casas não falhe .

      Ma sim o governo tem se passado a si próprio um atestado de incompetência,e eu Presidente da Republica que tem medo de sair de casa que tem medo de ficar doente e que só sai quando lhe convém… Portugal que temos

      Cultivem-se

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    É pá, para um doença tão grave que justifica medidas extremas, continuo a achar que não passar de histeria generalizada não baseada em factos, mas apenas no medo, nada mais. Sim, pode ser um pouco mais mortal que a gripe, e talvez deixe mais algumas pessoas mal, mas por favor só afecta gravemente e mata uma tão pequena quantidade de pessoas em relação ao total da população, que claramente, mais do que usar máscaras apropriadas de protecção (apenas para manter os hospitais e centros de saúde com capacidade de receber as pessoas) é exagerado e desproporcional normalmente… talvez nas escolas e outros espaços pudesse é tornar-se obrigatório sistemas de filtragem de ar para reduzir a concentração de ar de péssima composição (com excesso de bactérias, vírus, germes, etc.) por falta de ventilação adequada.

    Quanto à falta de equipamento, não bastaria terem um tablet/ computador, também teriam de ter boas ligações à Internet, e a fibra não chega a todo o lado, nem lá perto, e o 4G continua a ser uma miragem em muitas partes do país, e mesmo quando existe a qualidade pode variar muito de lugar para lugar e ao longo do ano e da hora. Mas agora com o 5G é que vai ser, vai mesmo chegar a todo o lado… ahah, estava só a brincar convosco, vai ser como o 2G, 3G e o 4G… estará nas zonas mais habitadas e o resto que se lixe como de costume.

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Sabes quanto consome um stream de video ou uma videochamada?
      Uma videochamada em grupo nunca consome mais que 2/3 mbps, achar que precisam de fibra ou 5G para ter ensino à distancia é só ridiculo. Qualquer ADLS ou DOCSIS dão conta do recado.

    2. Avatar de argh
      argh

      só afecta gravemente e mata uma tão pequena quantidade de pessoas em relação ao total da população

      Se fossem da tua família ou amigos não falavas assim.

    3. Avatar de PML
      PML

      Há pessoas que ainda não perceberam o problema – o problema não é a mortalidade do Covid é o facto de encher os hospitais e isso levar ao colapso do sistema de saúde. Este ano, por exemplo, já morreram mais 10% de pessoas do que o ano passado e apenas 2% dessas foram devidas ao Covid. As outras 8% morreram ou por medo de ir ao hospital, ou por terem adiado cirugias, ou por outra coisa qq. Se fosses médico e tivesses de trabalhar turnos de por vezes mais de 30 horas para salvar as pessoas pensarias de forma diferente.

  3. Avatar de Crucificados pelo sistema
    Crucificados pelo sistema

    Material informático não é problema, ao invés das câmaras/estado gastarem dinheiro mal gasto podem arranjar Raspberry Pi para as crianças que nao tem computador. Várias câmaras durante o confinamento adquiriram portateis a valores de 800€ quando com um Pi que custa 60€ tens acesso a Email, acesso a videoconferencia e a ferramentas de trabalho para a escola (ex. Libreoffice), podendo-se usar a TV como ecran. (Agora ate tens o Raspberri Pi 400) que é teclado com computador e custa menos de 80€ e já se encontra à venda em Portugal (ainda com teclado US).

    O problema mesmo são as ligações à internet, e isso deve-se em grande parte por culpa dos operadores que estão mais preocupados em ter lucros milionários para distribuir pelos acionistas do que garantir qualidade de serviço. Infelizmente e como nunca ninguém se interessou/preocupou (obrigado Anacom por nada) com isso não é fácil ultrapassar os problemas rapidamente, mas com um pouquinho de sorte pode ser que com a chegada da Starlink, pode ser que pelo menos se consiga largura de banda suficiente para fazer videoconferencias com a minima qualidade. Não é necessário velocidades assombrosas, basta apenas existir qualidade nas mesmas.

  4. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    O futuro do ensino público será com aulas à distância, através do Zoom, e o complemento à telescola, indo à escola presencialmente apenas para se fazer as provas.
    Com o evoluir da pandemia, não sei, não… Mas cheira-me que esta poderá ser uma tendência futura.