COVID-19: EUA recomendam utilização de duas máscaras em simultâneo

63 Comentários

O vírus que origina a COVID-19 parece não querer dar tréguas ao mundo e para tornar tudo ainda mais complexo têm aparecido várias e poderosas variantes. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Portugal já foram detetadas 7 variantes sendo que a do Reino Unido é a mais contagiosa.

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA passou a recomendar a utilização em simultâneo de duas máscaras para evitar o contágio pelas estirpes do SARS-CoV-2 que dão origem à doença COVID-19.

COVID-19: EUA recomendam utilização de duas máscaras em simultâneo


COVID-19: Utilização de duas máscaras reduz contágio

A utilização de uma única máscara pode ser suficiente para travar o contágio do SARS-CoV-2, especialmente das suas variantes, que levam ao aparecimento da doença COVID-19. De acordo com recomendações do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos da América (EUA), é aconselhável a utilização de uma máscara reutilizável por cima de uma cirúrgica. Outra alternativa é a utilização de uma máscara considerada de alta proteção, como, por exemplo, as máscaras FFP2, com um reforço para que fique bem fixada, de modo a bloquear a entrada do SARS-CoV-2 de qualquer maneira.

Segundo testes realizados pelo CDC, a utilização de uma máscara reutilizável por cima de uma cirúrgica ou então a utilização de uma FFP2, demonstrou ser eficaz ao nível da redução da probabilidade de contágio em cerca de 95%.

COVID-19: EUA recomendam utilização de duas máscaras em simultâneo

De relembrar que as máscaras “caseiras” têm vindo a ser proibidas em vários países europeus. Alemanha, França e Áustria já tornaram o uso obrigatório de máscaras FFP2 em locais públicos.

Tipos de Máscaras para proteção da COVID-19

  • 1. Respiradores (Filtering Face Piece, FFP), um equipamento de proteção individual destinado aos profissionais de saúde, de acordo com a Norma 007/2020 da DGS;
  • 2. Máscaras cirúrgicas, um dispositivo que previne a transmissão de agentes infeciosos das pessoas que utilizam a máscara para as restantes;
  • 3. Máscaras não cirúrgicas, comunitárias ou de uso social, dispositivos de diferentes materiais têxteis, destinados à população geral, não certificados.

A recomendação por parte do CDC chegam na mesma altura em que os EUA registam um aumento no número de infeções originadas pelas variantes detetadas no Reino Unido, Brasil e África do Sul, que são mais contagiosas que a “original”.

Leia também…

COVID-19: Máscaras “caseiras” proibidas em vários países europeus

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo
    Paulo

    O melhor mesmo é não respirar

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Isso é o que o Covid faz, a ideia é evita-lo e não copia-lo.

  2. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Que tal um saco de plástico?

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    De nenhuma máscara já vamos em 2.
    Daqui a mês já deveremos estar em 3.

  4. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    O triste disto e que ha pessoas que engolem tudo o que vem da comuncacao social. Se algum dia comecarem a dizer que o dinheiro e um meio transmissivel de virus, vao ver as pessoas comecar a usar so cartoes. E assim se engana o mundo com a engenharia social. O medo de uns nao permite a liberdade dos outros. Estamos todos interligados. Eles sabem disso.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, não fosse um dos maiores organismos a indicar. Haja paciência!

      1. Avatar de alfredo
        alfredo

        Cara Pedro Pinto tens 3 Randomize Clincal Trials que mostram que mascaras não previnem vírus respiratórios um deles para o SARS-CoV.-2
        Por favor deixa de passar “propganda” de “mentalidade COVID” no teu canal simplesmente diminui o teu canal.
        As únicas mascaras que funcionam são a KN95 e FFP2, cirúrgicas e de pano são uma treta !!!!!!!!!!!!!!

        1. Avatar de Vítor M.

          Este comentário é um bocado estranho. Então o alfredo por um lado diz que existem “3 Randomize Clincal Trials que mostram que mascaras não previnem vírus respiratórios…”, mas por outro “As únicas mascaras que funcionam são a KN95 e FFP2…”! Isso não é um bocado chanfrado? Ou funciona ou não funciona. Alfredo, está a ver por que razão a informação é muito pertinente? Há ainda sobre este assunto muitas ideias e opiniões chanfradas. E levam depois a desastres como temos visto.

          1. Avatar de ANDY
            ANDY

            +1
            É assim que se cria desinformação.

          2. Avatar de Antonio
            Antonio

            Máscaras todas da treta. Só quem não sabe nada de guerra química ou biológica pensa que protege alguma coisa. Se quiserem proteger-se a usem máscaras militares. Essas sim, o resto é só tanga e publicidade.

          3. Avatar de Vítor M.

            António, não misture as coisas, nem inventes. Deixo aqui uma explicação breve.

            Já não resta dúvidas de que o coronavírus SARS 2 se transmite maioritariamente através das partículas exaladas pelos doentes contaminados, é importante começar por uma explicação básica sobre como é que a matéria particulada, normalmente designada pelo acrónimo PM (de Particulate Matter, em inglês) se classifica. Quando estamos a referir-nos a classes de tamanhos de matéria particulada, a seguir a PM escreve-se um número que corresponde ao diâmetro equivalente expresso em mícron (1 µm = 0.001 mm).
            Assim, por exemplo a designação PM10, deve ser entendida como o conjunto de todas as partículas com dimensão inferior a 10 µm na amostra de ar que estamos a analisar.

            Nesta imagem apresentam-se os principais tipos de partículas presentes no ar interior, classificados em função das suas gamas de tamanho.

        2. Avatar de Infinity
          Infinity

          Entao porque é que os medicos quando fazem cirúrgias usam mascaras cirúrgicas? Estou a ver que és dos artistas que vai as compras sem mascara e organiza festas de aniversarios…

          1. Avatar de bolores
            bolores

            mete a mascara no boraco do ozono

    2. Avatar de ru
      ru

      Eu só uso dinheiro. Não gosto de deixar “rasto” de tudo o que faço. Dinheiro pode ser um meio de propagação de virus, etc. Mas pouco me importa. Não abdico da minha privacidade.

      1. Avatar de Manto D'Agua
        Manto D’Agua

        Em todos os paises ricos precisas de declarar tudo o que compras, se tens algo a esconder é porque andas a fazer algo ilegal. Branqueamento de capitais é crime, senao declaras tudo vais preso na Alemanha, Suiça, Franca, em Portugal vai ser assim em breve tb por isso habitua te. Se todos pagarem impostos e não aldrabarem o sistema a riqueza seria melhor distribuida e todos beneficiam como aqui na Alemanha onde proprinas, creche e saude são gratuitas e de qualidade sem filas.

        1. Avatar de LR
          LR

          Já vais na Alemanha?!? Viajas depressa, moço! Mesmo com fronteiras fechadas, não há quem te pare!…

          1. Avatar de Manto D'Agua
            Manto D’Agua

            Fronteiras fechadas? Há erasmus a chegar todos os dias a Portugal.

          2. Avatar de LR
            LR

            Como sabes? Se estás na Alemanha… perdão, em Londres…, desculpa, também estás no Porto, não é? Confusão minha. E ainda queres ser levado a sério?…

        2. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Em portugal se toda a gente declara-se tudo seria mais ou menos igual..
          até o governo foge a responsabilidades…

        3. Avatar de PORTUGAL
          PORTUGAL

          Saúde gratuita não é saúde de qualidade, aprende primeiro isso e depois falamos.

      2. Avatar de Mike
        Mike

        “Não gosto de deixar rasto… bla bla bla… privacidade.”
        Portanto, esta publicação que fez, é o quê?
        Espere… não me diga… O endereço de email com o qual fez login é “descartável” e até usa uma vpn! Quanto ao €, usa o velho truque do dinheiro debaixo do colchão e não usa instituições bancárias… Okapa entendido!

        1. Avatar de ru
          ru

          Por acaso o email é descartável, e estou neste momento a usar o fennec com tor…. Mas não é difícil identificar-me.
          Quanto ao dinheiro, uso vivo. Cartão serve para levantar, e pagar em dinheiro. Não tem a ver com fugir ou deixar de fugir. Mas ninguém tem que saber o que compro, quando compro e onde compro. Isso é comigo.
          É certo que o estado quer saber tudo sobre todos. Também é certo que enquanto puder evitar isso, evitarei.
          O facto de querer fazer coisas em privado não faz das pessoas automaticamente criminosas.

          1. Avatar de Mike
            Mike

            É bom saber que está ciente que a sua pegada digital é enorme.

          2. Avatar de Inyo Urass
            Inyo Urass

            Eu, concordo contigo.
            O estado é ladrão mesmo.
            E os patos estão bem programados.

          3. Avatar de Aj
            Aj

            e as faturas com o seu nif?

        2. Avatar de Carl
          Carl

          Vamos ver que tipo de máscaras o estado vai fornecer aos seus empregados. Na área de trabalho.

          Vamos ver…

    3. Avatar de Ola
      Ola

      O dinheiro é um método de transmissão. Já foi comunicado no passado pela OMS. No entanto esse meio transmissão é rara pelos últimos estudos que têm sido lançados sobre contágio sobre superfícies. Também foi comunicado pela comunicação social e até houve a pelas para usarem o MBway ou outro método similar que evite o toque nos aparelhos.

  5. Avatar de Pro Guy
    Pro Guy

    O melhor é nem sair de casa (só sair para fazer o indispensável) já que aparentemente é o único lugar em que podemos estar sem mascara

  6. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Se isto tivesse acontecido em 1944 o covid tinha sido arrumado em 6 meses…

  7. Avatar de j
    j

    EUA recomenda sufocar toda a gente.

  8. Avatar de Narciso Miranda
    Narciso Miranda

    Estou para ver quando vem algum iluminado dizer que 3 mascaras sao mais seguras que duas…

    1. Avatar de ru
      ru

      Nah. Vai virar moda andar tudo de capacete!! Ou se forem americanos, dois capacetes.

  9. Avatar de Helder
    Helder

    Ridiculo…e o mais triste é que as pessoas vao nestas historias…

  10. Avatar de dqdq
    dqdq

    com menos de 4 não saio de casa

  11. Avatar de Pedro V
    Pedro V

    A 3M tem uns capacetes bons!

  12. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Então mas agora que o Trump saíu a pandemia ainda não está controlada?
    Ah que jeitaço dá ter os media pela mão.
    Basta ver por cá a subserviência, que é escandalosa.
    Mas a culpa é minha, que penso pela minha cabeça e sou exigente.

    1. Avatar de SSD
      SSD

      Ainda bem que pensas pela tua cabeça, mas se estavas a espera que em 2 semanas algum presidente resolvesse a questão, principalmente entrando na altura que a situação está pior, isso é exigência ao alto nível mesmo.
      O problema do Trump era mais o que dizia do que aquilo que fazia propriamente (embora os comícios dele com milhares de pessoas e sem máscara pudessem ser um melhor exemplo)

  13. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Afinal a economia e a liberdade é mais importante que a Saúde !!!!!!!!! Para mim deixava tudo aberto, uso de mascara usava quem queria, mas tinham de assinar um termo de responsabilidade que não podiam aceder ao SNS porque isto é só um simples gripe tb não vai precisar do SNS !!!!! Antes de sair de casa já uso duas mascaras antes desta recomendação porque foi indicado pelo medico amigo, antes do 1 confinamento no ano passado, o ultimo dia de trabalho foi a uma sexta e eu na Terça já não fui a casa dos meus pais almoçar e pedi a eles para ficarem em casa devido a idade.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      impressionante como ainda ha gente que defende que alguns não devem ter acesso ao SNS por isto ou por aquilo

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        impressionante é ter pessoas que estão a ter a mentalidade desta doença ser uma simples gripe e todas as medidas são para retirar direitos e não de prevenção a esta merd@ do covid !!!!!

    2. Avatar de robin
      robin

      deixa de ver tanta tv, que isso passa.

  14. Avatar de LA
    LA

    Eu recomendo 5 máscaras. Um para o nariz e boca, uma para cada olho e uma para cada ouvido.
    Assim não ouvimos, nem vemos tanta estupidez.

    1. Avatar de Fernando Lamas
      Fernando Lamas

      Recomendo 6 máscaras, a sexta para o outro olho não vá o vírus encontrá-lo.

  15. Avatar de xnelox
    xnelox

    a tentar acompanhar o numero de camaras nos telemóveis!!

  16. Avatar de Joao
    Joao

    Tantos comentários de pessoas iluminadas pela inteligência… Até admira sermos dos países com mais casos e mortes por milhão de habitantes. /s

  17. Avatar de Carlos
    Carlos

    O melhor é usar sete, como as nazarenas, é mais seguro.

  18. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    O únicos organismos em que eu não confio são o governo português e a CDC. Porquê? Porque só dizem asneiras e quando fazem algo acaba sem em asneira.

  19. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    looolll,… iluminado caduco no poder da nisto,.. espero que ele ponha 3 e va de vez!

  20. Avatar de Pirata das cabernas
    Pirata das cabernas

    ainda não ha evidencia disso, e uma noticias dessas sem um estudo nem um relatório nem nada

    1. Avatar de Carl
      Carl

      Vamos ver que tipo de máscaras o estado vai fornecer aos seus empregados. Na área de trabalho.

      Vamos ver…

  21. Avatar de estragador
    estragador

    a minha TV está estragada… só passa covid. agora o pipiware também.

  22. Avatar de AlexX
    AlexX

    Sugiro uma terceira, amarela, em bico de pato.

  23. Avatar de Grandes cérebros
    Grandes cérebros

    É uma grande ideia, para não morrer do vírus, ficar asfixiado…

  24. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    E quem é consegue respirar decentemente com 2 máscaras na cara? Já uma é o que é, quanto mais duas.

  25. Avatar de robin
    robin

    Se um tipo enfiar 4 rolhas é capaz de resultar.

    1. Avatar de robin
      robin

      Se tipo for atras do que estes tipos dizem morre antes do tempo.
      Ou então vira idiota.
      Como a outra em stress sobre o CO2.

  26. Avatar de robin
    robin

    Já está a fazer um ano que deixei de ver televisão portuguesa ou noticias não tem nada de útil nem construtivo, está no mesmo patamar do lixo.
    recuso encher a cabeça com lixo .programação e propaganda.

  27. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Admira-me não haver já máscara para tapar a cara toda com uns filtros HEPA ou mesmo ULPA de grandes dimensões e com ventoinhas internas para permitir respirar bem e sem dificuldades.

    1. Avatar de AlexX
      AlexX

      As Bio VYZR? Creio que lançadas em Agosto passado. Se calhar não foram é homologadas, nem venderam muitas, por 300 dólares + filtros não seria para muitos..

  28. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Eu acho que quem devia andar a fazer confinamento eram os canais nacionais. Actualmente nao fazem falta nenhuma a populacao. So colocam as pessoas ainda mais doentes.

  29. Avatar de Sílvio Pinto
    Sílvio Pinto

    desde quando é que uma coisa que se passa a 12.000km daqui é importante? por cá já se fala nisto das 2 mascaras há bastante tempo… parece que tudo o que se passa do lado de lá do atlântico, é cor-de-rosa

  30. Avatar de Inyo Urass
    Inyo Urass

    Isto vai servir para uma coisa. Controlo do dinheiro (leia-se pessoas).
    Passo a passo lá chegaremos.