COVID-19: ECDC considera que nova variante pode ser incontrolável

26 Comentários

Fez ontem um ano que foi declarado oficialmente a primeira morte por COVID-19. O mundo continua numa luta desigual contra um vírus que já sofreu várias mutações e que continua a fazer milhares de vítimas à escala mundial.

O Centro Europeu para Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) avisou recentemente que esta nova variante pode ser incontrolável.

COVID-19: ECDC considera que nova variante pode ser incontrolável


Nova variante do vírus SARS-CoV-2 é até 70% mais contagiosa

O ECDC teme que a nova variante do vírus SARS-CoV-2, que apareceu no Reino Unido, e que é até 70% mais contagiosa, seja difícil de controlar, apelando à adoção de “medidas apertadas” na Europa.

Num relatório divulgado em dezembro passado, aquando da descoberta desta nova estirpe, o ECDC pediu aos países da União Europeia (UE) “esforços atempados” para a controlar, nomeadamente durante as festividades de final de ano, por esta variante se poder vir a tornar dominante no espaço europeu. No entanto, vários países não seguiram esse caminho, incluindo Portugal.

Pasi Penttinen, especialista principal da ECDC referiu à Lusa que…

…esse nosso receio só se tornou maior. Penso que será muito difícil conter esta nova variante do vírus. Sabemos que o vírus antigo já é difícil de controlar e que são necessárias medidas apertadas para o controlar e esta nova variante é ainda mais fácil de se propagar

COVID-19: ECDC considera que nova variante pode ser incontrolável

O responsável refere ainda que esta “preocupação” se deve ao facto de a nova estirpe ser mais transmissível em até 70%.

Dois dos países com mais casos da nova variante, até ao momento, são a Irlanda e a Dinamarca, onde a nova estirpe se “espalhou rapidamente”, com elevada transmissão local e não só importada, de acordo com o especialista.

No relatório publicado a 20 de dezembro, antes do Natal, a ECDC tinha avisado que “se o aumento das reuniões familiares e sociais” não for reduzido e que “se as viagens não essenciais não forem reduzidas ou evitadas completamente” isto poderá levar a que “a variante substitua as variantes em circulação em grande parte da UE e Espaço Económico Europeu”.

Segundo o responsável, a nova variante poderá também levar a mudanças nos objetivos para a designada imunidade de grupo através da vacinação.

O nível de imunidade de grupo a um vírus depende do quão transmissível é: se for o vírus antigo, a estimativa é de que entre 60% a 70% de toda a população tenha de ser vacinada para não dar oportunidades de transmissão ao vírus, mas isso poderá mudar com as novas variantes

De relembrar que o Centro Europeu para Controlo e Prevenção de Doenças  tem como missão ajudar os países europeus a dar resposta a surtos de doenças.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Estado de emergência
    Estado de emergência

    Além da alteração de comportamentos de risco, a solução em todos os Países com laboratórios capazes disso, começarem a produzir maciçamente as vacinas, nem que para isso seja necessário quebrar as patentes. Vendo bem, a Pfizer e a Moderna foram generosamente subsidiadas com fundos públicos que totalizaram milhares de milhões, para investigar e elaborar vacinas. dificilmente podem argumentar que a patente é “só” deles.

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Podes esperar sentado à espera que disponibilizam as patentes. E depois o money?

    2. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Adoro o pessoal que tem solução para tudo.
      Então diz-me entregam as patentes para outros laboratorios fazerem a produção e garante que a formulação galénica é cumprida, quem garante que existe QC, EST, que os laboratorios estão capacitados para produção vacinas mRNA e seu armazenamento. Mesmo garantindo tudo isso, esses laboratorios que existem e que já produzem outra vacinas e injecções iriam deixar de as produzir, ou seja iriamos ter o Covid resolvido para depois termos o ressurgimento de 100 outras doenças e virus erradicados até agora? E para finalizar, como se iria inocular as pessoas mais depressa, cada um iria dar a vacina em si proprio?
      Fiquem felizes por já existir vacina e deixem-se de teorias de café.

      1. Avatar de ...

        Já existe vacina para esta variante do COVID?Ou isso é teoria de café?

          1. Avatar de ...

            Caro @antonio,essa resposta não é para mim presumo,é para o @jose fonseca acima.
            -de facto,a analogia da vacina com um sistema operativo não é feliz!

    3. Avatar de O que sera, sera
      O que sera, sera

      Que eu saiba as vac inas actualmente nao previnem o COVID, apenas reduzem o risco de obter o virus.

      Da maneira que tudo anda, as vacinas so nos vao fazer ir dos numero que estamos agora para as do inicio do ano…(isto porque os numeros drasticamente aumentaram ao contrario de quando o mundo era ‘aberto’ em que os numeros eram mais baixos)

      Se a vacina for para lutar mesmo contra o virus ai as coisas sao diferentes, mas no hospital em que trabalho dizem que reduz apenas contrair o virus

      1. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        Mas o objectivo é precisamente esse. Tal como com a vacina da gripe, também não se fica imune, sendo possível contrair a doença na mesma. A diferença é a forma como o corpo lida com o vírus, os sintomas que são muito mais atenuados e a propagação reduzida.

      2. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        Mas o objectivo é precisamente esse. Tal como com a vacina da gripe, também não se fica imune, sendo possível contrair a doença na mesma. A diferença é a forma como o corpo lida com o vírus, os sintomas que são muito mais atenuados e a propagação reduzida.

      3. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Cintos de seguranca e aibags também só servem para prevenir, ou seja reduz o risco…

      4. Avatar de PTO
        PTO

        Nenhuma vacina impede que se apanhe a doença para a qual foi feita, o que as vacinas fazem é que, quando se é infetado pela doença, os sintomas sejam ligeiros ou moderados em vez de graves.

        Os orgãos de comunicação usam o termo “imunidade” indevidamente porque quem for vacinado contra o Covid-19 pode ser na mesma infetado por outra pessoa doente e espalhar a doença durante alguns dias.

        1. Avatar de ...

          Nenhuma vacina?A vacina do sarampo dá imunidade permanente,por exemplo.

          Imunidade é de facto um termo incorreto para as vacinas COVID,talvez o sucesso das vacinas passadas (que obtiveram imunidade)esteja a afetar o discernimento para o que passamos actualmente.

          1. Avatar de PTO
            PTO

            Lamento mas isso não é verdade.

            Até a vacina do sarampo vai perdendo eficácia com o tempo e existem inúmeros casos de pessoas vacinadas que foram novamente infetadas com sarampo, embora os sintomas fossem mínimos devido à vacinaçao. Aliás esta mesma informação está publicamente disponível no site da DGS,

            O que as vacinas dão é proteção, (e nunca a 100%), no sentido de se ter sintomas ligeiros ou até nenhuns se tivermos novamente contacto com o agente infeccioso para o qual fomos vacinados.

            Imunidade nenhuma vacina dá, pelo menos até criarem uma que o consiga fazer.

    4. Avatar de Marco
      Marco

      Nenhuma farmacêutica/Laboratório ganhará nada com patente de vacina pois esse facto já foi acautelado pela OMS ao declarar a vacina um bem essencial da humanidade. Resumindo os ganhos dizem respeito apenas à comercialização de doses, não a patentes!

    5. Avatar de Marco
      Marco

      Nenhuma farmacêutica/Laboratório ganhará nada com patente de vacina pois esse facto já foi acautelado pela OMS ao declarar a vacina um bem essencial da humanidade. Resumindo os ganhos dizem respeito apenas à comercialização de doses, não a patentes!

    6. Avatar de Marco
      Marco

      Nenhuma farmacêutica/Laboratório ganhará nada com patente de vacina pois esse facto já foi acautelado pela OMS ao declarar a vacina um bem essencial da humanidade. Resumindo os ganhos dizem respeito apenas à comercialização de doses, não a patentes!

    7. Avatar de Marco
      Marco

      Nenhuma farmacêutica/Laboratório ganhará nada com patente de vacina pois esse facto já foi acautelado pela OMS ao declarar a vacina um bem essencial da humanidade. Resumindo os ganhos dizem respeito apenas à comercialização de doses, não a patentes!

  2. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Por ser mais contagiosa, não quer dizer que seja mais perigosa.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Pelo contrário, é mais perigosa precisamente por ser mais contagiosa. É mais perigosa no sentido em que vai causar mais mortes, as quais estão muito relacionadas com o número de infetados.

      É também mais perigosa porque com um aumento desproporcional de casos os hospitais vão entrar em completa rutura e vão morrer milhares de pessoas por impossibilidade de tratamento.

  3. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Cada vez mais existem séries e filmes que fazem sentido… e não estou a falar do estilo WWZ ou Walking Dead…

  4. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Cada vez mais existem séries e filmes que fazem sentido… e não estou a falar do estilo WWZ ou Walking Dead…

    1. Avatar de O que sera, sera
      O que sera, sera

      Ou Resident Evil xD

      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        Não é as pessoas morderem-se umas ás outras… mas o mundo entrar em declínio… principalmente a economia mundial…

  5. Avatar de ZeDasCabras
    ZeDasCabras

    ”O mundo continua numa luta desigual ”
    basta ver a taxa de mortalidade para chegar á conclusão que não é verdade.

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Porque só importam as mortes, pois claro. Como FELIZMENTE não morrem todos, mais vale nem ligar a essa constipaçãozinha.

  6. Avatar de ernez
    ernez

    30% mais contagiosa, foi comunicado hoje pelo infarmed, na reunião esta manhã com o governo.