COVID-19: É possível erradicar completamente o vírus? Parece que sim

102 Comentários

Será possível acabar de vez com a COVID-19? O momento é de combate à pandemia e para isso é preciso manter as regras sanitárias e esperar mais avanços da ciência.

Num momento em que o número de casos continua a aumentar, mesmo com a vacinação a decorrer em vários países, os especialistas acreditam que é possível erradicar completamente o vírus.


Há quem considere que este vírus veio para ficar. Apesar de todos os esforços da humanidade, o vírus manter-se-á entre nós, apesar de uma forma mais ligeira. No entanto, um novo estudo refere que a erradicação global da COVID-19 é “provavelmente viável”, graças à vacinação, às medidas de saúde pública e ao interesse global em controlar a pandemia.

Para os investigadores e responsáveis pelo estudo, que foi publicado no BMJ Global Health, as políticas de saúde e o interesse global em decorrência das crises financeiras e sociais fazem com que a erradicação do vírus seja possível.

Embora a nossa análise seja preliminar, com vários elementos subjetivos, parece colocar a erradicação da COVID-19 dentro do campo do possível, especialmente em termos de viabilidade técnica

No entanto, de acordo com especialistas da Universidade de Otago Wellington (Nova Zelândia), os principais objetivos são garantir uma maior cobertura de vacinação, capaz de responder com rapidez às variantes.

COVID-19: É possível erradicar completamente o vírus? Parece que sim

Os investigadores usaram um sistema de pontuação de três pontos para cada uma das 17 variáveis, incluindo a disponibilidade de uma vacina segura e eficaz, imunidade vitalícia, o impacto das medidas de saúde pública e gestão governamental eficaz de controlo da infeção, revela a Lusa.

As pontuações médias no estudo totalizaram 2,7 para a varíola, 1,6 para a COVID-19 e 1,5 para poliomielite.

A eliminação da COVID-19 foi alcançada e sustentada em longos períodos, em várias regiões asiáticas, “fornecendo a prova […] de que a erradicação global é tecnicamente possível”, resumem

Ao contrário da varíola e da poliomielite, a COVID-19 beneficia do impacto adicional das medidas de saúde pública, como controlo de fronteiras, distanciamento social e o uso de máscaras, que “podem ser muito eficazes, se [forem] bem implantadas”.

Comentários

102

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Antonio
    Antonio

    Sim.
    Quando forem administradas 15 doses da vacina a cada um ou se morrermos todos. Aí sim, o Sars-Cov-2 já “não pega” 🙂

    1. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      You’re not wrong there

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Que foi o que se fez com outras doenças no passado. Não vejo o problema.

      1. Avatar de Memória
        Memória

        Pois é.
        Basta vir uma outra epidemia qualquer.
        Por exemplo desdes que há Covid deixou completamente de haver gripe (0 casos(?)

    3. Avatar de Mac
      Mac

      Não digas uma verdade dessas pois rapidamente serás considerado acionista da NEGA.

      Agora falando a sério:
      Trocar 0.06% de possibilidades de a infeção se tornar grave ou letal nos indivíduos saudáveis por uma PIQUINHA + de 240% potencialmente mais grave… com milhares de casos de CARD-DIO-PTs e EMBO-TROMBs? WTF

      Vá-la carneirada, não fujam das filas de tosquia…
      Nem façam barulho que estamos fartos do vosso balir…

      E não se esqueçam que nós (GOV) estamos verdadeiramente preocupados com a Vossa Saúde… Cof, cof, kof. Fosga-se que o cabide já raspou aqui deixem por a Maskra para na verem a ironia.

      1. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        tanta estupidez num só comentário. Tantos “dados” inventados só para parecer inteligente, mas infelizmente pareces um parolo. Coloca o teu chapéu de alumínio e vai para o bunker anda lá.

        1. Avatar de Mac
          Mac

          O lápis azul do pplware apagou a minha resposta aqui. Pena.

          1. Avatar de Mac
            Mac

            Mas podes ficar com esta análise de especialistas e perceber parcialmente… investiga e consulta os dados do CDC, EMA, e outros:
            https://www.youtube.com/watch?v=cjMZvpmuaKY&t=512s

          2. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Lol outra vez o mesmo gajo com opiniões mas sem estudos e factos.

            Mais uma alucinação quebrada para os conspiradores:

            https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2021.08.08.21261768v1

            Olha incrível, um estudo que diz que a vacinação para com as mutações.. mas então as opiniões do dr van XPTO não era que eram as vacinas a causar?

      2. Avatar de Memória
        Memória

        A Covid é mesmo Horrível.

        Exclusive interview with one of the UK-s leading Corona …
        https://www.youtube.com/channel/UC876yBInncBfsiknqMdHvuA

          1. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Ok, as tuas bases são um comediante. Boa, dá-lhe puto

          2. Avatar de Memória
            Memória

            Quando a “realidade” se torna comédia
            A “comédia” torna-se realidade

          3. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Fogo que mágico <3

            + Infinito para ti

  2. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Para o pessoal de plantao, que mais parecem generais a vigiar o que os soldados dizem, nao se passa nada. E para continuar esta pandemia.

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      não, se formos todos vacinados transforma-se em endemia

      1. Avatar de Maria Baião
        Maria Baião

        Não ! Infelizmente não será possível acabar com este vírus!
        Este vírus faz parte do Terceiro Segredo de Fátima!
        E antes de a Lúcia morrer pediu para lerem ao fiéis o terceiro segundo por inteiro e o que fizeram foi só contaram um terço do segredo! E Lúcia pediu para tanto para lerem a pós a morte dela! O que eu sei é que este vírus só se vai embora quando um terço das pessoas de cada pais ou seja dos quatros cantos do Mundo morreram e não sei só agora sei desde do dia 4 de Março de 2020! Se vêm que este vírus já tinha começado em kinkongue em 2019! E os resultados estão á vista milhares e milhares de pessoas morrem desde que come sou este vírus ou seja desde de Março de 2020 nem as vacinas nos salva! Estás vacinas não são 100% seguras e só nos vai matando aos poucos e poucos

  3. Avatar de Secádegas
    Secádegas

    É possível erradicar completamente os comentários anti vacina e teorias de conspiração sobre o vírus? Parece que não!

    1. Avatar de Vítor M.

      Não é possível, mas há esforços para iluminar algumas cabecinhas. Mas o problema é mais a montante…

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Não sou anti vacinas nem sou a favor de teorias de conspiração sobre o vírus. Mas sou neutro nestas questões, como todos devíamos ser.

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        O que é “ser neutro”?

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Nem ser a favor nem contra. Basicamente, defender que as vacinas não existem eheh

    3. Avatar de Several Definitions
      Several Definitions

      https://www.youtube.com/watch?v=L8l91RiOYCE

      Uns dizem mata outros dizem esfola.

      Aí é só um médico que por acaso a especialidade dele até é em virulogia (pasme-se!) a contrariar o título da notícia (ninguém me pode acusar de off-topic :P)

      Mas pronto, isto são teorias da conspiração porque vão contra a narrativa apregoada pelos Padres António Vieira dos media.

      Há debates para tudo e para mais alguma coisa, mas nunca colocam um tipo destes a debater com com alguns que defendem o contrário e cujas especialidades são no ramo da anestesiologia, como já vi por aí. Wonder why…

      P.S. Se tiverem 6 minutos (hoje em dia é tudo gente muito ocupada) e quiserem ver o video, sugiro que o façam rápido. Este é daqueles que por norma são apagados do youtube ao fim de alguns dias.

      1. Avatar de SP
        SP

        A cortina começa a abrir. A verdade será revelada.

      2. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        “functional family medicine physician”… “a especialidade dele até é em virulogia (pasme-se!)”… Eu estou pasmado!!! Tu viste o video que aconselhas os outros a ver?!
        O senhor falou muito bem e de forma convincente, só faltam as evidências científicas para as suas afirmações. É que fundamentar a sua opinião nos 15 doentes covid que tratou… pois… é isso.

      3. Avatar de Adeus
        Adeus

        Vê o histórico do homem sffv…. É este tipo de comentários que pode matar pessoas… Mais cuidado.

    4. Avatar de Pedro V
      Pedro V

      Os homens do lápis azul de Salazar não diria melhor.
      Estás com pressa para poderes mamar copos três sem restrições. Aguenta cachopo, aguenta.

    5. Avatar de Infinity
      Infinity

      Ainda estamos num país livre que cada um tem direito a dar a sua opinião

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Ciência não é opinião. Os iluminados das redes sociais é que acham que sim

  4. Avatar de NotMe
    NotMe

    Num estudo partilhado aqui no pplware mostrava que uma pessoa vacinada e infetada espalha tanto virus como um não vacinado.
    Sendo assim, como é que com a vacinação atual é possivel erradicar o virus?

  5. Avatar de art
    art

    Começo a perceber que os disparates e a ignorância andam muito mais espalhadas pelo mundo do que eu pensava …Até Anthony Fauci começou a dizer disparates…..parece-me que estão a ficar desesperados , o desespero dos que se agarraram a um sonho simplista , e agora veem o mundo andar para trás…..Volto a recomendar , vejam este vídeo , é bastante esclarecedor e quem o apresenta não é um ignorante , é um homem com forte formação cientifica e isento …até tem esquemas gráficos para esclarecer melhor…. para perceberem os motivos científicos dos duvidam da vacinação….https://www.youtube.com/watch?v=cjMZvpmuaKY&t=512s

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Hoje em dia questionar a ciência é ser-se negacionista, pois a ciência nunca erra. Temos que seguir em rebanho, pois um bom rebanho deve seguir os seus lideres, nem que isso os leve para o desastre. Quando questionamos algo, somos colocados de parte. Nunca questiones os teus lideres e a ciência!

      1. Avatar de onurb82
        onurb82

        Eu agora começo a ver os carneiros a correr para as vacinas, para mamar jolas nos bares, para viajar, para comer um leitãozinho no restaurante. Isso sim, eu estou a ver… Questionar podes questionar, não tomar, também o podes fazer, mas sinceramente fazer “glu glu glu”, só porque sim, não consigo compreender (nunca se parou economias, nem mesmo a china, por causa de uma gripezinha)
        Ir ao Youtube procurar infomação sobre tudo e mais alguma coisa parece coisa do arco da velha.

      2. Avatar de A.F.
        A.F.

        Entre granadas e morteiros, o que faz o Soldado Milhões?
        Arrasta as suas botas rotas, encolhe os ombros, aceita ordens, faz profissão de fé e não questiona.
        Rebelar-se não é coisa que lhe esteja no sangue.
        É disso que o poder–político, económico ou científico, gosta.

      3. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        “Questionar a ciência”… Questionar ou contrariar?
        E contrapor a ciência com quê? Com crenças e mitos?
        O outro também não queria seguir o rebanho, por isso decidiu entrar na autoestrada em contra-mão; teve o mesmo final do paraquedista que não queria seguir o rebanho portanto não abriu o para-quedas.

        1. Avatar de Pedro V
          Pedro V

          Não seguir o rebanho é optar por nem sequer entrar na autoestrada.

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Argumentum ad verecundiam

    3. Avatar de Daniel Sousa
      Daniel Sousa

      Art, porque não nos fazes um desenho?

  6. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Não é fácil nem necessário, basta que se torne mais um vírus endémico.

    1. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Como o ensaio falhado com a gripe A.

  7. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Erradicar?
    Mas diz que as pessoas “vacinadas” podem ficar infectadas e infectar outros “vacinados”. Dá a ideia que vai estar sempre a circular.

    1. Avatar de Vítor M.

      Se fores contagiado, estando vacinado, e não evoluir para um quadro grave da doença, a possibilidade de contágio cai fortemente à medida que os anticorpos bloqueiam a ação do vírus. A propagação acabará por não acontecer. É a história das doenças e das vacinas que nos mostra. Todas as doenças erradicadas no mundo só o foram ou pela vacinação, ou pelo contágio contido, como foi o MERS, por exemplo.

      1. Avatar de Several Definitions
        Several Definitions

        Quer dizer os assintomáticos podiam transmitir o virus no ano passado e isso foi um dos argumentos para andar toda a gente de máscara na cara, agora muda-se a narrativa, just like that?
        Aproveito para lembrar que os anticorpos do host que espalha o virus (com ou sem sintomas) não entram em equação sequer aqui porque não fazem parte do organismo que será infectado por contágio.

        Que digas que seja necessária uma certa carga viral para que haja contágio OU que a mesma seja feita por sequências do virus com 100% de nucleótidos mortos (o que é improvavel de acontecer ainda que possível), aí concordo contigo. Agora mudar o discurso a esta altura do campeonato quando no ano passado se ouvia em loop exactamente o contrário e quando a própria CDC já veio dizer a público na semana passada que a malta vacinada continua a espalhar o vírus epa… Decidam-se lá de uma vez por todas e acabem com as contradições. Isso até vos tira credibilidade quando chamam teóricos da conspiração.

        E já agora, se a variante de MERS a que te estás a referir foi o surto de 2012 com origem na Jordânia, em 2018 ainda havia gente a morrer disso, 790 para ser mais preciso, portanto acho que o termo “erradicar” não será o mais propicio aqui.
        E provavelmente ainda há. Não se fala é disso. Como não se fala de gripe. Na volta o “bicho” do Covid comeu o virus da gripe.

        Este comentário não foi nada pessoal. É engraçado que nos dias que correm eu sinta a necessidade de afirmar isto cada vez que escrevo algo que choca de frente com aquilo que li…

        Isto foi só mesmo para tentar percebeu quando é que as coisas mudaram, quem é que disse que as coisas mudaram e o porquê das mesmas terem mudado sem eu ter dado conta disso quando os números afirmam o contrário, a partir do momento em que tens aqui em Portugal, em pleno Verão que é, curiosamente a altura em que os virus respiratórios estão em quebra.

      2. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        HIV. Ébola. Gripe aviária, porcina e tantas outras tentativas de pandemia, pela alteração de definição criada atempadamente por um organismo financiado maioritariamente por privados, com conflito de interesses.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não acredito quer fosse uma ação programado para uma pandemia. Algumas conseguiram ser sim um problema localizado, mas não tinham características que levasse a uma pandemia. O Ébola nunca conseguiria ter a proporções do SARS-CoV-2 pela sua enorme taxa de mortalidade e forma de contágio. É muito localizado.

          O HIV é uma doença à escala pandémica mas num espaço temporal alargado, de décadas. Nunca poderia, pela forma de contágio, ser uma pandemia de forma como hoje sabemos o que é uma pandemia. Tenho dúvidas sim é se fosse do interesse acabar com a doença e usando a tecnologia mRNA se não a teriam já erradicado. Visto que, pelo que tenho lido, com esta tecnologia que se conhece a eficácia há pelo menos 20 anos, não teriam já uma vacina.

          Outras doenças, como a Gripe A, não tinham os meios necessários para se propagar, se fosse hoje, eventualmente, poderia haver um impacto maior, mas quando apareceu, a sua letalidade e forma de contágio esbarraram também numa era qua ainda não se viajava como em 2020. Além disso, medicamentos conhecidos e uma vacina, pararam logo o contágio. A vacina para a Gripe A apareceu muito rápido.

          Agora, saltando para a outra parte do teu comentário: há interesses nestas doenças? Muitos, é uma mina esta situação para os laboratórios, farmacêuticas e outros organismos e entidades. Mas isso são outras guerras que não conseguimos, nós meros mortais, combater. E mesmo que as queiramos combater, só o podemos tentar se estivermos vivos e a melhor forma de o fazer é com a vacinação em dia. Visto que quem não tem vacina está a ser usado como um grupo de experiência para verificar a resistência humana ao vírus, a forma como este tipo de vírus de transmite, as variantes que se conseguem extrair, como se passar de um continente para o outro, como reage às diferentes latitudes no planeta e como as pessoas ficam depois de serem contagiadas. Esse grupo, os que não querem tomar a vacina, estão a ser testados.

          1. Avatar de A.F.
            A.F.

            “Visto que quem não tem vacina está a ser usado como um grupo de experiência para verificar a resistência humana ao vírus,”

            Ora aqui esta algo que concordo contigo a 100% “Vítor M.”, fico satisfeito em estar a contribuir para a humanidade usando o meu
            corpo para estudo da transmissão de Covid-19. Se morrer vou ajudar a perceber melhor o comportamento deste bicho (SARS-CoV-2).
            Então os não vacinados são úteis a sociedade, somos cobaias, do qual eu aprovo tal denominação.

            CIDADANIA XXI a funcionar.
            https://youtu.be/BDxT8Mr7hmc

          2. Avatar de Vítor M.

            Mas qual é o espanto? Sempre foi assim em todas as doenças. Como se estuda uma doença se não no seu meio de ação? Não percebo onde está a surpresa. Esta como as outras, são utilizados os dados das pessoas infetadas, umas que ficam doentes, outras em casos mais graves e outras sem qualquer sintomas, para aprender. Esse é o grupo de experiência, porque os vacinados já passaram essa fase. Mas não te iludas que não é nada mais que isto, nem a terra é plana.

  8. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Eu nao sei qual e a dificuldade em perceber que muitos de voces estao a ser enganados por este virus, pela vacina, quando descobrirem isso colocam a cabeca na areia. Mas alguns parece que sao pagos para continuar a insistir na letalidade deste virus que de letal nao tem muito. E por acaso a proposito da Gripe A ja tinha feito a pergunta: Porque essa gripe desapareceu tao rapidamente ? Mas alguns caramelos aqui nao lhes interessa responder a isso, so respondem ao que lhes convem.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Nem todos são iluminados como tu… Fazes parte daquele 1% geneticamente sortudo… isto porque presumo que essa iluminação toda não provenha de formação na área. Presumo que nunca tenhas pegado num livro de medicina… portanto, tanta sabedoria será, de alguma forma, inata. Só é pena que alguém com as tuas capacidades esteja desperdiçado nesta tentativa de fazer outras acreditar em teorias conspiracionistas, quando podias estar a desenvolver a cura para uma doença importante (não a covid ou a gripe A, claro).

      1. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        Certo, e a pergunta da gripe A ficou esquecida de novo. Tu parece que nao queres entender meu General, que ninguem esta a falar da parte genetica do virus ou algo que se pareca. Estou a falar de numeros e para isso nao e preciso entender sobre o virus ou e ? Apenas o que ele esta a representar com toda esta farsa.

        1. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Tu nem entendes de números nem de saúde, esse é que é o problema, agravado pelo facto de achares que sim. Nem sempre 1+1=2.

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Oh sardinha, até os terraplanistas têm argumentos melhores que o teu pah (não estou a gozar).
          Podes dizer o que quiseres mas menosprezar conhecimento científico, até ver, é ser burro, é num futuro próximo se verificar que algumas coisas das que dizes se tornam verdade não deixas de ser igualmente burro, pois os teus argumentos basicamente passam por duvidar de tudo sem qualquer explicação.

  9. Avatar de Chupqébom
    Chupqébom

    Bom era ver estes iluminados da ciência e da ficção assinarem um termo de responsabilidade a recusar assistência em caso de covid em estado grave. Ai sim era uma posição honesta e correta. Mas como não acontece para mim é só patati patatá…

    1. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Até pode acontecer o que desejas. Alimentando a ideia oficial de que se tem sintomas tome paracetamol e quando não aguente recorra ao hospital. Para si não há medicamentos. Ainda se tivesse tomado a vacina…
      Sim. Há medidas ignoradas pelo sistema oficial de saúde, odiadas pela indústria farmacêutica que podem salvar vidas.

      1. Avatar de Nuno Teixeira
        Nuno Teixeira

        Esse argumento de medicamentos vs vacinas já chateia.
        Até parece que não se pode ganhar muito dinheiro com medicamentos e estes também não são feitos na indústria farmacêutica. E mais, se for com medicamentos supostamente até faria mais dinheiro porque vacinas só tomas 2 doses enquanto os medicamentos seria sempre que tivesses a doença.

        Já está em fase de teste II um medicamento, em Israel, que parece curar da doença. É esperar pelos resultados finais e contar que seja mais aliado juntamente com as vacinas.

        1. Avatar de Joaquim Sobreiro
          Joaquim Sobreiro

          E se esses tratamentos não tiverem efeitos secundários? Se não criarem dependência e se não gerarem lucro? Uma vez mais: medicamento que cura, não é rentável.
          A indústria farmacêutica não é indispensável para a sobrevivência da espécie. Por isso aqui estamos.
          Do que temos beneficiado é de meios médicos avançado de diagnóstico, cuidados imediatos de sobrevivência e alguns medicamentos para situações em que está em causa imediata a vida. Dispensáveis os que não curam e cronificam.

          1. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Pergunta às pessoas digamos por exemplo com HIV se não preferem tomar comprimidos a vida toda para terem uma vida saudável e sem hipótese de propagação da doença a outras pessoas ou então de morrer em meia dúzia de anos. É só um exemplo entre muitos.

  10. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Para quem tenha interesse em relembrar alguns factos e opiniões sobre a gripe A
    https://kuantica.wordpress.com/2009/10/25/a-estranha-historia-da-gripe-a-h1n1/

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Factos gripe A : 284 000 mortos em ano e meio
      Factos covid-19: 4,3 milhões de mortos em ano e meio.

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Sim, os laboratórios vão aperfeiçoando os seus produtos

        1. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          É pena que o seu cérebro tenha mirrado ao longo do tempo.

      2. Avatar de Mac
        Mac

        Com mais de 90% catalogados como morte por Cabide, quando foi por outras anomalias, afinal só terão morrido mesmo 1/2M.
        Procurem a informação, sem teorias da Cáca.
        Deixem de ver TV… Os maiores disseminadores da Mentira e do Medo… é um dos antídotos.

        1. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          Anomalias? Estamos a falar de robôs ou humanos?

          lol deixa de ser burro e ver vídeos do youtube

          1. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Fogo obrigado. Adorei esta resposta.

            Ricardo Felício salva-nos destes governos que segundo toda a gente são uns incompetentes, mas que conseguem organizar uma conspiração a uma escala mundial para nos controlar <3

  11. Avatar de antonio duarte
    antonio duarte

    Tudo o que venha que paises que promovem o “ZERO COVID” é apenas teórico e completamente irrealista.
    Todos os paises que praticaram “ZERO COVID” falharam. Menos a NZ, mas esta tb vai ter o problema da Australia é uma questão de tempo.
    Deixem os virus espalhar pelos mais novos, e vacinem as pessoas acima dos 60. Vivam a vida normal com o virus todos os dias, como foi feito durante milhões de anos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Recomendo que leiam o artigo, é completamente patético e sem validade cientifica.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Quantos são os que têm menos de 60 anos e não seriam vacinados? Dada a elevada transmissibilidade deste vírus, em quantos dias estariam os hospitais cheios de internados covid e sem capacidade de resposta para ninguém, covid ou não?

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Ciência ou adivinhação?

    2. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      A NZ duvido que vá ter esse problema, conseguem fechar tudo quando querem e não dependem do exterior para sobreviver.. se não não conseguiriam fechar fronteiras ou fechar o país com meia dúzia de casos.

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Não leste o artigo pois não? Adoro quando pegam em artigos sem ler o conteúdo. Pode dizer que não vai dar imunidade de grupo, mas continua a dizer que devemos todos ser vacinados. Resumo:

      1)49% menos de probabilidade de serem infetadas em comparação com pessoas que não foram vacinadas.
      2) >50 % menos de probabilidade de ser contagiado com o vírus estando em contacto com ele em comparação com pessoas que não foram.

      Ou seja.. existe um ganho massivo se formos todos vacinados lol só burros.

      “De acordo com um estudo realizado pelo Imperial College London, as vacinas contra a covid-19 têm revelado resultados de prevenção contra o vírus e contra a variante Delta. O estudo mostra que pessoas entre os 18 e os 64 anos, que estão totalmente vacinadas, têm 49% menos de probabilidade de serem infetadas em comparação com pessoas que não foram vacinadas.”

      os resultados do estudo apontam ainda que as pessoas totalmente vacinadas têm menos de metade da probabilidade de apresentar um teste positivo à covid-19, depois de estar em contacto com alguém infetado com o vírus.

      Com estes dados, Andrew Pollard, que também é membro da comissão de vacinação (JCVI), considera que ainda não é necessário administrar uma terceira dose da vacina. Isso seria necessário “se víssemos evidências de que houve um aumento na hospitalização ou na morte das pessoas entre os vacinados e isso não é algo que estamos a ver neste momento”, referiu.

      1. Avatar de meister
        meister

        A tua tendenciosidade e ódio é tão grande que nem percebeste que eu só estava a dar dar informação que contradizia a do estudo referenciado neste post.

        Nem sequer falei na questão da vacinação, embora te diga, com a informação disponível neste momento não me vou vacinar. (ponto final)

        Minha escolha, respeito quem quer ser vacinado.

        Vai ao cimo da pagina ler o titulo s.f.f

      2. Avatar de meister
        meister

        E mais…
        O artigo que refiro não diz nada sobre probabilidade de contagio.
        Só me estou a referir ao artigo em si.

        Quanto as percentagens de contagio coloca aqui o link do estudo para que todos possamos aprender mais um pouco, pois me parece que a tua credibilidade não chega.

        Quanto ao Burro já te respondi aqui:

        https://pplware.sitedev.pt/ciencia/dgs-recomenda-a-vacinacao-de-todos-os-jovens-dos-12-aos-15-anos/comment-page-1/#comment-2832908

        Ver: meister 11 de Agosto de 2021 às 17:27.

        1. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          Toma lá: https://www.jn.pt/mundo/criador-da-vacina-astrazeneca-diz-que-nao-e-possivel-alcancar-imunidade-de-grupo-14024025.html

          É bonito quando se pega em notícias incompletas, depois vai-se a ver e..

          1. Avatar de meister
            meister

            “depois vai-se a ver e…”
            Não diz nada de novo em relação as % de contagio.
            Tudo o que já se sabe.
            Vai ler o titulo do tópico outra vez.

            “depois vai-se a ver e…”
            confirma a tese de não se poder atingir a imunidade de grupo com estas vacina disponíveis.

            Chega a ser comovente a tua preocupação com os não vacinados.
            mas não vou perder mais tempo com sua iminência…

          2. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            O teu principal motivo para colocar isto é ser mais um motivo para não se vacinar. O artigo completo mata essa tese.

            A opinião do vírus poder ou não desaparecer é só uma opinião dele não é um facto.

            Pode como não pode.

            Mas é engraçado que se ele vier dizer que é preciso uma 3ª dose já vais dizer que só quer ganhar dinheiro. Como aqui já diz uma coisa que te dá jeito já é o supra-sumo.

        2. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          Relativamente à vacina, aposto que os motivos que te levam a não querer tomar vão ser falsos ou incompletos.

          Mas faz o que quiseres, espero que depois não te aconteça como o gajo deste vídeo e sejas o 0,1% lol
          https://news.sky.com/story/covid-19-devastated-familys-plea-after-death-of-lawyer-who-refused-to-get-coronavirus-vaccine-12377315

          Ao contrário de ti, a minha opinião é fundada em factos e não opiniões (como o artigo que tu mandaste é apenas uma opinião).

          Também não acho que possa desaparecer, simplesmente vai ser endémico e vai passar a ser uma gripe, logo que exista vacinação em massa.

          1. Avatar de CRP
            CRP

            Nessa noticia onde está prova (autopsia) se os indivíduos morreram de covid ou com covid. Espero que percebas a diferença morrer de covid ou com covid.

            “The family of an unvaccinated man who died with COVID-19 said his death had “ripped the family apart” as they urged people to take up the jab.”

            Disseste o seguinte, 12 de Agosto de 2021 às 10:02:
            “lol deixa de ser burro e ver vídeos do youtube”

            Eu digo-te o seguinte:
            lol deixa de ser burro e ver noticiais nacionais ou estrangeiras.

          2. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Estás a brincar não estás?

            Notícias? Se quiseres vê o vídeo do próprio homem a comentar a evolução do covid já que o resto é tudo conspirações:

            https://twitter.com/UrbaneDoc4Kids/status/1423840220991172614?s=07

            Já agora ninguém morreu de sida, morreram com sida certo? Já que a sida o que faz é descer a imunidade do corpo o que origina outros problemas que acabam por levar à morte como pneumonias ou outras infeções.

            Muito bom, risquem já as mortes por sida e coloquem no sítio correto PF.

  12. Avatar de Blockd
    Blockd

    Não existe nenhum medicamento que não tenha aviso sobre possíveis efeitos secundarios na bula. De o risco da doença é amigo que o da cura, venha a cura!

  13. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    Sim, talvez seja possível erradicar o vírus da covid-19.
    Mais difícil é erradicar o egoísmo do mundo.
    Que adianta vacinar os países riquinhos se nos países pobres não podem tomar as vacinas. Esse ato de profundo egoísmo dos riquinhos fará com que se criem cada vez mais variantes e quem sabe piores do que as que temos hoje.
    O egoísmo dos ricos e poderosos não faz sentido nenhum.
    Não existem seres humanos de 1º e de 2º.

    1. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      A OMS aponta para isso mesmo. Está a recomendar que os países mais ricos ajudem com a vacinação a nível mundial em vez da 3ª dose. Ainda não há evidências claras que seja mesmo necessária.

      1. Avatar de César Oliveira
        César Oliveira

        Sim Nuno, eu sei. O problema é que os países ricos fazem orelhas moucas para os apelos da OMS fruto do seu egoísmo, do seu individualismo. Do seu absurdo nacionalismo ou ultra nacionalismo. Eles preferem gastar dinheiro em mais armas para se protegerem e/ou dominar os outros países. Coitados, quanto mais se armam menos seguros se sentem.

  14. Avatar de DataSmurf
    DataSmurf

    Tanga. Este vírus é já endémico na população mundial. Veio para ficar.
    E não serão vacinas não seguras, nem eficazes, e que não proporcionam imunidade vitalícia, como as actuais, que irão erradicar este vírus.
    Estes tipos não são especialistas, são astrólogos.
    Mais uma notícia que vai ser desmentida pela realidade. E não vai demorar muito tempo.

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Na minha opinião o vírus será endémico, no entanto é apenas uma opinião e só o futuro o dirá.

      Relativamente ao que disseste da vacinação é só estupidez e já existem muito estudos a comprovar o oposto.
      https://www.jn.pt/mundo/criador-da-vacina-astrazeneca-diz-que-nao-e-possivel-alcancar-imunidade-de-grupo-14024025.html

      Não queiras ser esta pessoa que toda a gente tem pena por ter morrido por ser burro e acreditado em falácias como te está a acontecer a ti.

      https://news.sky.com/story/covid-19-devastated-familys-plea-after-death-of-lawyer-who-refused-to-get-coronavirus-vaccine-12377315

  15. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Boas, chalupa deixa-me fazer-te uma pergunta se souberes responder. Sabes quais sao os componentes quimicos desta vacina ? Obrigado

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      LOOOOOL Entrámos no nível abaixo.

    2. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Uma certeza tenho: aqueles que tu vieres dizer que contém que fazem mal e vão destruir a humanidade são aqueles que eu vou pesquisar e dizer que é tudo falso o que tu me disseres. Acertei?

      1. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        Sabes ou nao sabes ?

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Eu cá não sei. Não sei os componentes desta vacina, nem da do tétano, nem dos medicamentos que raramente tomo. Felizmente não tenho qualquer tipo de alergias a excipientes, no entanto se o quiseres saber é só pesquisar um pouco. Duvido muito que conheças a composição de TUDO o que consomes, logo não vejo onde queres chegar com essa questão.

        2. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          O Hugo disse tudo: já tomei vacina contra hepatite, HPV, entre outras e não faço a mínima ideia da sua composição bem como não sei composição de aspirinas, cegripes entre outros medicamentos.

          Sei que se foi aceite pela entidade reguladora europeia é porque é minimamente segura tomar qualquer um dos medicamentos ou vacinas.

          E também sei que cada vez que tomo uma aspira corro mais riscos de morrer do que quando tomei cada dose da moderna.

          1. Avatar de Sardinha Enlatada
            Sardinha Enlatada

            A questao e simples. A historia repete-se com as recentes supostas pandemias (que de pandemia nao tem nada) da gripe A e agora do Covid, em ambos os casos foram criadas vacinas em tempo recorde. Curiosamente no caso da gripe A segundo um site que partilharam aqui, um medico fez testes em furoes com a vacina e todos eles morreram. Nao vejo diferenca nenhuma entre a vacina da gripe A e o Covid, ambos com mesmo moldes de funcionamento e soclucoes em cima do joelho identicas. Agora o que me faz impressao e pessoal vir aqui defender uma vacina (esta vacina em especifico) de corpo e alma e coracao e achar que ESTA vacina so serve para curar as pessoas. Quanto a mim acho que Vitor deveria fazer jornalismo de investigacao e nao jornalismo de passa a palavra. Sem ofensa ao vosso trabalho ok ? Mas ve-se muito mais isso nas noticias actuais do que propriamente jornalismo de investigacao.. Minha opiniao. Se estiver errado vai morrer comigo.

          2. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Como desvirtuar o que um negacionista diz:

            Pandemia: “é uma epidemia de doença infeciosa que se espalha entre a população localizada numa grande região geográfica como, por exemplo, todo o planeta Terra.” -> covid-19 e gripe A alastraram-se por todo o planeta? Check

            “Segundo um site que partilharam aqui, um medico fez testes em furoes com a vacina e todos eles morreram.” Eish, ai foi? que cena. segundo um vizinho meu já encontraram a cura para o cancro mas não querem libertar para o público, ele até criou um site, é o curacancropelaverdade.br. Argumento estapafúrdio e não factual? Check

            Vacina -> ” é uma preparação biológica que fornece imunidade adquirida ativa para uma doença particular.” Resultados da Vacina para covid 19? Reduziu a propagação entre 40 a 60% dos vacinados infetados, diminui a possibilidade de apanhar o vírus estando com uma pessoa infetada em 50 % e reduziu os casos de sintomas graves em 93% (tudo comparado com pessoas não vacinadas). Imunidade adquirida para covid 19? Check

            “Quanto a mim acho que Vitor deveria fazer jornalismo de investigacao e nao jornalismo de passa a palavra. ” -> jornalismo de investigação para negacionistas? “Ei o Dr. van xpto disse que as vacinas para a covid faziam dói dói!” jornalismo de investigação para pessoas normais? Resultados e estudos científicos.

            É isto que se tem infelizmente.

  16. Avatar de Pedro f.
    Pedro f.

    Brevemente, quem não está vacinado vai começar a pagar os testes PCR e de Antigénio, 85€(PCR) antigénio +-20€, Queres ir para a tasca ao fim de semana?, conta já com a despesa extra, Bifana+imperial 4.50+20€ teste antigénio. 🙂 , senão habitua te a comer na rua ao fresquinho durante o inverno. A Alemanha já se antecipou.

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Acho que final de setembro já acaba aqui em Portugal os testes gratuitos

    2. Avatar de Memória
      Memória

      A bifana + imperial são muito pouco saudáveis, além disso causam alterações climáticas horríveis