COVID-19: DGS pode ter acesso à localização de telemóveis dos cidadãos

55 Comentários

Num primeira análise poderá ser considerada uma medida intrusiva… mas calma! Informação que pode não ser relevante para os utilizadores pode ser fundamental para o sistema de saúde. A ideia é monitorizar, de forma anonimizada, a circulação dos cidadãos.

A estratégia já está em prática em outros países e, como já referimos, em tempo de “guerra” é preciso colocar no terreno estratégias militares.


O Pplware tem conhecimento que as operadoras, o Governo e o SNS estão a trabalhar numa solução para que se possa ter acesso  à  localização de telemóveis dos cidadãos. Tal informação foi hoje confirmada por António Costa, sendo a informação publicada pelo jornal Publico. De relembrar que tal prática já foi usada em outros países e estava também a ser ponderada na vizinha Espanha.

Em entrevista ao novo podcast Política com Palavra, uma iniciativa do PS integrada nas comemorações do 47.º aniversário do partido, Costa começou por recusar qualquer tipo de rastreio por georreferenciação para combater o novo coronavírus:

Não acho que em caso algum isso se justifique. Não há, aliás, qualquer recomendação da parte de qualquer instituição europeia nesse sentido (…). O que existe são um conjunto de aplicações que estão a ser desenvolvidas, que qualquer um pode descarregar e que estabelece, em comunidade, partilhas [de informação] sempre anonimizadas.

Rastreio não, geolocalização não, identificação de pessoas não!

No entanto, o primeiro-ministro admite que a DGS pode ter…

A possibilidade de, por exemplo, a DGS ter acesso a partir do meu telemóvel à identificação de números de telemóvel de que o meu esteve próximo durante mais de ‘x’ tempo e a menos de ‘x’ distância durante os últimos 14 dias e enviar uma mensagem a essas pessoas, sem saber quem são, informando que o seu telemóvel esteve em proximidade, durante mais de dez minutos, ou 15, com o telemóvel de uma pessoa dada como infectada

O objetivo é lutar contra o “novo” Coronavírus em várias frentes. Para realizar tal operação, o Governo terá de contar com a colaboração das operadoras. Ainda não se sabe mais pormenores desta “estratégia” nem quando poderá entrar em funcionamento (isto se vier a acontecer).

Leia também…

Covidografia: Quantos infetados de COVID-19 há na sua zona?

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vais_expiar-pró_
    Vais_expiar-pró_

    Acabei de o desligar agora mesmo.

  2. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Chegou o Big Brother, desta vez na versão desmascarado e assumido.
    Claro que há maneiras de escapar a esta vigilância, basta comprar um cartão de carregamentos pré pagos, nunca o carregar através de operações bancárias porque fica logo a saber se de quem é o número, e mudar de número e telefone com alguma frequência.
    Pronto, problema resolvido, em grande parte.
    Usar vpn e Tor também faz parte do menu.
    Lógico que 99,9% das pessoas não querem saber disto para nada.
    A gente até sabe que estas medidas são temporárias…

    1. Avatar de LG
      LG

      Não é por nada, mas o “big brother” sempre esteve conosco desde os anos que existe o telemóvel.

      As pessoas apontavam sempre o dedo à Apple e Google mas desde que existe o telemóvel, o fornecedor de rede sempre conseguia fazer uma análise do trajeto/movimento das pessoas entre as torres de communicação, quando havia chamadas etc etc. Agora imagina a quantidade de telemetria que as redes têm de nós (seja anónima ou não) independentemente de teres um Nokia, iPhone, Huawei, etc etc

    2. Avatar de Soneca
      Soneca

      As tuas medidas não têm qualquer efeito. Em menos de 1 hora de uso do teu telemóvel, mesmo que troques de telemóvel e de cartão dia a dia, a operadora sabe, ou melhor, é possível saber com 100% certeza que és tu quem o usa.
      Essa tua ilusão de segurança é a mesma que tramou muitos terroristas que se achavam invisíveis com “técnicas” dessas.

    3. Avatar de ovingadorortográfico
      ovingadorortográfico

      Julgo que também há remédio para a paranóia.

    4. Avatar de PTO
      PTO

      LOL, isso não resolve nada. Só te vendem um cartão pré-pago se te identificares na loja e além disso mudar de número de telefone frequentemente além de caro não altera nada. VPN? Tu sabes que a a operadora localiza o telemóvel sem ter de recorrer a wifi, certo?

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    E lá se foi a privacidade do Zê.
    E pronto lá vai ficar o modo avião activo quando saio de casa, e VPN activa com ligação por wireless, já praticamente não uso o número de telefone para nada uso tudo online até chamadas…

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Se não tirar o cartão recebe a mensagem na mesma, a menos que o operador bloqueie o envio de sms para o número por falta de saldo ou assim.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Então o cartão fica em casa, boa ideia!

    2. Avatar de PTO
      PTO

      O modo avião não resolve nada. A localização é feita na mesma através da operadora. A única hipótese de contornar isso é só uma: desligar o telemóvel e não o usar.

      1. Avatar de Me
        Me

        Desligar o telemóvel também não serve

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Claro que serve, basta deixares a bateria ir a zero e desligas. Sem energia não é detetável.

  4. Avatar de Dark Sky
    Dark Sky

    “Para realizar tal operação, o Governo terá de contar com a colaboração das operadoras”
    Obviamente não precisa, não sei para que foram inventar isso.
    Para por o pessoal a falar em tirar o cartão SIM?

  5. Avatar de PowerVerde
    PowerVerde

    Não, não, e não.
    Não venham com a conversa da luta da liberdade e contra o fascismo para depois andarem com falinhas mansas a querer ter firma de georreferenciar os cidadãos.

  6. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Mais fácil é chiparem todas as crianças á nascença

    1. Avatar de Jo
      Jo

      Sabendo que desaparecem 4000 pessoas por ano. (Não confirmei a informação, porque outros dizem 1300, 1900).
      https://www.dn.pt/vida-e-futuro/desaparecem-4000-pessoas-por-ano-em-portugal-muitos-nao-querem-ser-encontrados-10680633.html

  7. Avatar de fc
    fc

    Com muita pena minha não vejo ninguém a reclamar por ter que dar a impressão digital ou ser obrigado a ter um cartão do cidadão. Se têm medo de serem seguidos pelo telemóvel não o usem. Não é obrigatório ter un.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      mas eu agora não posso escolher a quem dar os dados? posso querer fornecer os meus dados a todo o mundo e não à DGS ou não posso?

    2. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Não é obrigatório ter telemóvel, claro, mas com as funcionalidades que estes trazem, não o ter é demasiado privativo de muitas coisas.
      Imagine para ir à net ter que ligar o PC… E quando está na rua vai ligar o PC como, só se o carregar às costas….
      Há maneiras de evitar esta vigilância, com formas como as que escrevi acima noutro comentário.
      Dá trabalho, despesa, é incómodo andar a mudar de número pré pago frequentemente mas é a única solução.
      A outra é não ter nenhum, nem smartphone nem telefone, aí não recebe mensagens mesmo, de todo.
      Se calhar ainda é a melhor ideia….

    3. Avatar de ovingadorortográfico
      ovingadorortográfico

      Tens pena ? Queres viver em que mundo ?

    4. Avatar de PTO
      PTO

      Cartão de cidadão? Qual é o problema disso? Valha-me Deus!

  8. Avatar de R
    R

    Esquecendo a questão da privacidade e dados pessoais; qual seria a verdadeira utilidade na prática?
    “A possibilidade de, por exemplo, a DGS ter acesso a partir do meu telemóvel à identificação de números de telemóvel de que o meu esteve próximo durante mais de ‘x’ tempo e a menos de ‘x’ distância durante os últimos 14 dias e enviar uma mensagem a essas pessoas, sem saber quem são, informando que o seu telemóvel esteve em proximidade, durante mais de dez minutos, ou 15, com o telemóvel de uma pessoa dada como infectada”
    E as consequências práticas (benefício real) quais seriam? É que quer-me parecer que temos demasiados políticos para cientistas a menos.

    1. Avatar de Dark Sky
      Dark Sky

      Escrevi isto noutro post:
      Aceitava integrar um sistema de segurança sanitário, garantidamente anonimizado, através de troca automática de dados entre smartphones e um servidor que me permitisse saber e aos outros : “nos últimos 14 dias não esteve (ou esteve) em contato com ninguém que assinalasse ter contraído Covid-19”.

      Esse sistema tinha que ser gerido pela DGS, devidamente auditado, e também a(s) apps para smartphone, eu aderia voluntariamente e era eu que introduzia na app “tenho o vírus do Covid-19″.

      E aceitava que depois de eu (o n.º 123456, sem outras referência identificadoras) dizer que tenho Covid-19 a DGS verificasse quais os outros que estiveram perto de mim a menos de x metros e mais de y minutos e se também tinham assinalo ter Covid-19.

      E aceitava que o SNS depois de ver que o n.º 123456, e mais uns tantos também infetados, estiveram próximos uns dos outros durante algum tempo (o que significa que estavam na mesma escola/turma ou local de trabalho) me contactasse a perguntar- “Afinal onde é que estuda/trabalha porque pode lá haver uma cadeia de transmissão do vírus, temos que ir lá desinfetar e tomar outras medidas”. E eu respondia de boa vontade.

      1. Avatar de Dark Sky
        Dark Sky

        Já agora, a troca automática de dados entre smartphones é feita por Bluetooth – não são precisos os operadores telefónicos para nada, ao contrário de que quem escreveu o post supõe.

        1. Avatar de cs
          cs

          Exactamente. Só através de bluetooth se consegue perceber a proximidade real dos telefones/pessoas. Os dados de triangulação das operadoras não conseguem uma precisão minimamente aceitável (além dos enormes problemas de privacidade, que no caso do BT se conseguem ultrapassar)

        2. Avatar de miguel
          miguel

          Oh sim, ainda acreditas no pai natal quando temos uma população mais idosa que não sabe o que é um smartphone e usa telemóveis maior parte sem bluetooth!
          A triangualação do sinal GSM feita pelas antenas dos operadores é sufeciente para isso e muito mais, muitos casos da PJ são resolvidos com esses dados!

          1. Avatar de Dark Sky
            Dark Sky

            @miguel, o homem que não quer sair de casa a menos que seja obrigado!

            Leste o que disse o Primeiro Ministro de Portugal
            sobre qualquer tipo de rastreio por georreferenciação para combater o novo coronavírus? “Não acho que em caso algum isso se justifique. Não há, aliás, qualquer recomendação da parte de qualquer instituição europeia nesse sentido (…). “?

            Isso da PJ não é para saber se o criminoso andou lá por aqueles lados, mais quilómetro, menos quilómetro? Dá para dizer que várias pessoas estiveram a poucos metros uma da outra durante vários minutos nos últimos 14 dias?

            Sobre os velhotes usarem a app, como não é obrigatória, nem os filhos são obrigados a usar. Mas pode ser que tenham consideração pelos pais e lhes liguem a app.

            Estou a achar é que tens receio que alguém se chegue ao pé de ti e te diga: “Tens aqui a máscara, as luvas, as botas, o impermeável e o telemóvel que te diz se estiveste em contacto com alguém que reportou ter contraído Covid-19. Vai-te lá embora!”

  9. Avatar de Dani Silva
    Dani Silva

    Até agora não tive receio nenhum do vírus e dos seus resultados.

    Agora, estou com medo…

  10. Avatar de Hélio Musco
    Hélio Musco

    Xiça, está tudo com medo. Até parece que tem alguma coisa a esconder.

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Podes ser voluntário para levar um chip no rabo, acho que existe ai alguns estudos em andamento.

      1. Avatar de Rogério
        Rogério

        > Até parece que tem alguma coisa a esconder.

        A famosa frase do Goebbels.

        https://www.azquotes.com/quote/705002

        Ainda não percebi porque alguém acha boa ideia citar um refrão criado pelo ministro da propaganda nazi, mas há sempre alguém que o faz…

    2. Avatar de qwertyu
      qwertyu

      eu tenho… senao tinha paredes de vidro em casa…

      1. Avatar de Urtencio
        Urtencio

        que andas a fazer maroto??

    3. Avatar de Dani Silva
      Dani Silva

      Não tenho nada a esconder, mas não tenho nada a revelar. Privacidade é um direito constitucional, e os regimes mundiais que não garantem a privacidade dos seus habitantes costumam não ser muito agradáveis para quem não concorda com o regime…

      1. Avatar de PTO
        PTO

        Se os utilizadores não são identificados (segundo a notícia) onde é que está essa quebra de privacidade de que falas?

    4. Avatar de ovingadorortográfico
      ovingadorortográfico

      Parece que a saúde não interessa. Parece que já viveram estes tempos antes. Parece que tem emprego garantido. Parece que não tem mais bocas em casa para alimentar. Eu é que me esqueço que a maior parte são putos os que aqui escrevem.

  11. Avatar de Observador
    Observador

    Pena é as baterias já não serem removíveis

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Tens algo melhor e mais prático.
      Um botão de desligar.

  12. Avatar de Luisão
    Luisão

    Na minha opinião, tudo o que seja para rastrear e controlar a evolução da propagação do vírus é bem-vinda. Não pode haver ajuntamentos de pessoas ou grandes deslocações desnecessárias. Existem pessoas que sabem que estão infetadas com o COVID-19 e continuam a sair de casa e fazer uma vida normal. Este verão deveria ser proibido à maioria da população a ida à praia, para evitar enchentes e grandes ajuntamentos. Vejo pessoas a receberem amigos nas suas próprias casas e só estamos a pouco mais de um mês. Não temos a cultura e a educação dos asiáticos que cumprem à risca o que lhes é pedido para fazer. Somos latinos queremos é conviver, desrespeitar tudo e todos, saír para a rua, futebol e cerveja. Ah pois, se tivermos azar queremos ir para o hospital e ser atendido o melhor e mais breve possível, porque somos… lá está responsáveis!

  13. Avatar de Bob
    Bob

    Tempos extraordinários requerem medidas extraordinárias….
    Infelizmente, em muitos casos, as pessoas não passam de crianças com mais idade, e têm de ser tratadas com isso.
    Quem só está AGORA preocupado em que alguém possa saber com que anda a falar, por onde anda, qual a zona da cidade que frequenta mais, então anda a dormir à muito tempo, e acordou agora para o universo a “telemetria” e recolha de dados. Isto é o grande valor que muitas empresas têm, dado nós usarmos os seus sistemas. i.e, Facebook, Google, e afins.
    A verdade é que para perceber realmente onde cada pessoa tem andado, o dado mais fiável é onde ando o telemóvel dessa pessoa 😀
    Para efeitos de saúde mundial, pandemia, Covid-19, SARS-Cov-2, e afins, não podem ser dados anónimos, se for para identificar casos de “paciente 0”, cadeias de propagação, etc. E isto abre asas para tudo o que seja sistemas “Big Brother”.
    O mais engraçado, é quando alguém vem com estas teorias, e depois mostra-se as configurações da conta Apple, Chrome, Facebook, e deixando activado a partilha de localização, pesquisa, Siri, Cortana, etc 😀

    Já agora, acho que Israel foi o 1º país a dizer que iria fazer precisamente isto, e não pediu autorização a ninguém. Apenas tornaram público aquilo que já podem fazer à anos.

  14. Avatar de Pedro Rodrigues
    Pedro Rodrigues

    Fake GPS

    La vou eu para o meio do Oceano outra vez 😀

    1. Avatar de Diogo Dias
      Diogo Dias

      Vamos arrancar 😛

  15. Avatar de Zé Tuga
    Zé Tuga

    ahahahahh… agora é que os políticos vão saber onde andam as mulheres!!

  16. Avatar de Gajo
    Gajo

    Totalmente de acordo!

  17. Avatar de José
    José

    Em véspera para o 25 de Abril que boa medida ao nível de um qualquer salazarista.

    1. Avatar de ovingadorortográfico
      ovingadorortográfico

      Já era tempo de cresceres.

      1. Avatar de Rogério
        Rogério

        Os crescidos usam argumentos. Não usam ataques pessoais.

  18. Avatar de cs
    cs

    @miguel Claro que há pessoas que usam telefone sem BT, mas se apenas 60% da população usar uma app de proximidade, o contributo para parar a pandemia é bastante bom. Não podemos reduzir tudo apenas ao que todas as pessoas usam.

    A triangulação por GSM é grosseira. De momento, eu estou a viver numa zona rural em que as antenas das operadoras são poucas e afastadas. A minha posição determinada por triangulação GSM põe-me a mais de 2 km da minha posição real. Por outro lado, em zonas urbanas, não se distingue entre telefones que estão, por exemplo, no mesmo prédio, mas onde mesmo assim não existe qualquer risco de contágio.

    Depois há todas as questões de privacidade que não são salvaguardadas com a localização GSM. Podem dizer que os dados são mais tarde anonimizados, mas não são anónimos quando recolhidos. A solução BT (por ex. da Apple/Google) não regista dados pessoais nem localizações, apenas códigos aleatórios.

    1. Avatar de rex
      rex

      > e apenas 60% da população usar uma app de proximidade, o contributo para parar a pandemia é BASTANTE BOM.

      Quanto é BASTANTE BOM?
      60% produzem uma diferença percentual na propagação da doença em que gama de valores?
      Mais especificamente percentagem de redução do R.
      E se for só 50%, qual a diferença percentual no resultado proposto em relação aos 60%?
      E se for só 20%?
      Existe algum estudo que demostre essa asserção?

  19. Avatar de Digo eu
    Digo eu

    Há sempre a hipótese de envolver o telemóvel numa bolsa tipo “Gaiola de Faraday”

    1. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      😀
      Para isso, tira-lhe o cartão SIM, a bateria e não o ligues a qualquer rede sem fios (se o ligares à corrente elétrica)

  20. Avatar de Alvaro Campos
    Alvaro Campos

    Entendo a intensão, a ser real e somente para o fim proposto, mas não estou de acordo!
    Se me for dado a escolher, escolherei que não partilho a minha posição geográfica nem a dos meus contactos.
    Mais, não autorizo a que quem tenha o meu contacto partilhe a minha localização.
    O que faço, por onde ando e com quem ando só a mim me diz respeito e a com quem estou no momento.
    Não é ter telhados de vidro ou querer esconder alguma coisa. É, sim, querer manter privado o que é privado, já que até ao momento a minha vida pessoal e social só a mim me diz respeito.
    MAS: entendo a intensão desde que seja somente para esse fim!

    1. Avatar de ovingadorortográfico
      ovingadorortográfico

      Portanto, tu podes estar infectado e, a coberto da tua liberdade ser um agente de propagação da infeção e eu na minha liberdade de deslocação que tu defendes como tua, tenho de ser prejudicado com a tua contaminação. Eu e outros. E sem saber qual a origem. O 25 de abril que tu e outros defendem é diferente do meu. Muito diferente. Portugal será um pais verdadeiramente livre quando todos os que nele vivem perceberem que a sua liberdade acaba onde começa a do próximo. E aí, seremos uma nação madura. Boa sorte com o Covid.

      1. Avatar de rex
        rex

        > Portugal será um pais verdadeiramente livre quando todos os que nele vivem perceberem que a sua liberdade acaba onde começa a do próximo.

        A “pegada” individual é incontornável, e vamos sempre limitar os restantes de algum modo pelo simples facto de existir.

        Todos consomem o oxigénio do próximo, poluem o ar dos restantes com os hábitos de consumo por que são responsáveis, ocupam espaço que afeta a paisagem, produzem barulho que às vezes nos incomoda, e às vezes, têm doenças que nos podem afetar.

        Até quem se isola em locais isolados é julgado por destruir locais virgens que seriam melhores de conhecer sem influência humana.

        > E aí, seremos uma nação madura. Boa sorte com o Covid.

        A maturidade implica o respeito pelo próximo. Esse respeito começa por não tentar impôr vontades.

  21. Avatar de Me
    Me

    Não sabemos qual a melhor forma de lidar com este vírus. Mas a única certa que nos pode salvar é o nosso sistema imunitário, o qual fica esquecido na gaveta. E estar sempre em casa não é bom para tal.

    Dentro da comunidade científica os resultados e entendimentos divergem. Contudo as vozes e estudos contrários ao instituído como verdadeiro pela OMS e subalternos (ex. DGS) são abafadas, descredibilizadas, ameaçadas e claramente censuradas na internet e media.
    Há medo da pluralidade e de colocar em causa as decisões das autoridades, as quais se têm revelado contraditórias ao longo do tempo. Exemplo? Ainda há 2 semanas era mau o uso de máscara. Agora é obrigatório.

    Sejamos coerentes e com bom senso. Nenhuma das vozes aqui nos comentários é mais dona da verdade do que a do outro. Portanto respeitem o espaço de cada um, não coloquem no outro a obrigatoriedade de ficar em casa, assim como ninguém impõe o outro de sair de casa.
    É simples, se estás e queres ficar em casa, fica. Aí estás “protegido”.
    Quem sai tem imensos motivos para tal, não coloques a tua vontade no outro. Então não estavas em casa protegido?

    Parece q está boa parte do mundo à espera que o vírus vá embora…. mas ele não deve ir. Portanto temos de o enfrentar e adaptar-nos, caso contrário, o #FiqueEmCasa poderá transformar-se em #ApodreçaEmCasa.

    Enquanto isto, estamos dentro dum caldeirão em aquecimento para instauração de um nome regime de controlo social através da tecnologia… e muitas pessoas acham bem. Sugiro talvez este tempo para saberem mais de história.