COVID-19: Conheça as novas regras do desconfinamento (11 de junho)

8 Comentários

A nova fase de desconfinamento iria entrar em vigor apenas a 14 de junho. No entanto, o Governo decidiu antecipar para esta sexta-feira. O Governo determinou também que a generalidade do país (à exceção dos concelhos de Braga, Lisboa, Odemira e Vale de Cambra) pode avançar para a próxima fase de desconfinamento.

Conheça as novas regras do desconfinamento que estão em vigor desde a passada sexta-feira (11 de junho).


São várias as mudanças nesta nova fase de desconfinamento. Como referido, as regras aplicam-se à generalidade do país, garantindo mais liberdade aos cidadãos e serviços. No entanto, apesar das mudanças, é importante que as pessoas estejam conscientes que a pandemia ainda não acabou.

Novas regras do desconfinamento

  • Teletrabalho recomendado nas atividades que o permitam;
  • Restaurantes, cafés e pastelarias (máximo de 6 pessoas no interior ou 10 pessoas em esplanadas) até à meia-noite para admissão e 1h00 para encerramento;
  • Comércio com horário do respetivo licenciamento;
  • Transportes públicos com lotação de dois terços ou com a totalidade da lotação nos transportes que funcionem exclusivamente com lugares sentados;
  • Espetáculos culturais até à meia-noite;
  • Salas de espetáculos com lotação a 50%;
  • Foras das salas de espetáculo, com lugares marcados e com regras a definir pela DGS.
  • Escalões de formação e modalidades amadoras com lugares marcados e regras de acesso definidas pela DGS;
  • Recintos desportivos com 33% da lotação;
  • Fora de recintos aplicam-se regras a definir pela DGS.

No entanto, há quatro concelhos (Braga, Lisboa, Odemira e Vale de Cambra) que registam, pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência superior a 120 casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 240 se forem concelhos de baixa densidade). Para estes municípios, as regras que estarão em vigor serão mais restritas:

  • Teletrabalho obrigatório quando as atividades o permitam;
  • Restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até às 22h30 (no interior, com um máximo de 6 pessoas por grupo; em esplanada, 10 pessoas por grupo);
  • Espetáculos culturais até às 22h30;
  • Casamentos e batizados com 50 % da lotação;
  • Comércio a retalho alimentar e não alimentar até às 21h00;
  • Permissão de prática de todas as modalidades desportivas, sem público;
  • Permissão de prática de atividade física ao ar livre e em ginásios;
  • Eventos em exterior com diminuição de lotação, a definir pela Direção -Geral da Saúde (DGS);
  • Lojas de Cidadão com atendimento presencial por marcação.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Mais 90 dias.Já ninguém aguenta. 🙁

  2. Avatar de outra vez !!
    outra vez !!

    Aproveitem com muito cuidado e precaução, pois neste andar vai tudo andar para trás novamente. Parece um dejavu… Mas é o que é . Apartir do momento em que mesmo os já vacinados morrem com o vírus á mesma não é preciso muito mais para se entender o que temos pela frente. Bem, em muito pouco tempo teremos a confirmação.

    1. Avatar de DataSmurf
      DataSmurf

      Na mouche! Mas infelizmente ainda existe muita gente com a cabeça enfiada na areia como as avestruzes.

  3. Avatar de Raven
    Raven

    Infelizmente as pessoas têm sempre a memória curta… Há mais de 18 meses que não vejo pais, irmãos ou sogros,por viver numa ilha e tbm por opção… Felizmente já estão vacinados e eu tbm. Não passará deste verão, mas nem penso em andar em confusões nem em aglomerados,por MT que goste… Há quem não tenha mesmo nada na cabeça. Depois queixamo-nos que temos de fechar TD outra vez?! Pudera,mal se apanham na rua é só exageros e abusos! Ganhem juízo de uma vez!!!

    1. Avatar de scp
      scp

      Os jovens que vão para o bairro alto, para a baixa do porto, para albufeira, para todos os sítios com cafés e bares não estão aqui a ler o teu comentário.

      1. Avatar de Raven
        Raven

        Nem sequer quero saber… E se fossem apenas jovens, vê-se tanta gente adulta que nem uma máscara usa direito. Somos propensos a quebrar regras, sempre!

      2. Avatar de Pe@ce
        Pe@ce

        Os adeptos do SCP tb não

      3. Avatar de jose
        jose

        Deve haver uma maior ppercentagem de hospitalizações entre quem tem pouca consciencia e vai a ajuntamentos.
        Ei, espera lá…

        https://www.wsj.com/articles/recent-protests-may-not-be-covid-19-transmission-hotspots-11592498020

        Afinal não. Será que essas pessoas têm razão??? Naaa…