COVID-19: Como funciona o auto-agendamento da vacina?

22 Comentários

Se tem mais de 65 anos e se ainda não foi vacinado, pode fazer o auto-agendamento da vacina. Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde disponibilizaram recentemente um formulário para esse efeito.

Hoje mostramos como tudo funciona e o que precisa de saber.


Tem 65 ou mais anos e ainda não tomou a vacina?

O formulário disponível pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde destina-se apenas ao pedido de agendamento da 1ª inoculação contra a COVID-19. Se já foi vacinado(a), contraiu a infeção por COVID-19 ou tem agendamento anterior, o seu pedido não será considerado.

Para começar devem aceder à página do formulário e começar pode indicar a data de nascimento para validação.

Em seguida, indiquem o número de utente (pode ver no cartão de Cidadão), o nome completo e a data de nascimento.

Se os dados estiverem corretos, serão solicitados várias informações, em especial, a escolha do local de vacinação. O utilizador deverá indicar o Distrito, Concelho, local de vacinação, NIF, telemóvel, etc.

Por fim é só escolherem um período de agendamento a partir do qual estão disponíveis.

Posteriormente será contactado por SMS pelo número 2424 com mais indicações. No dia agendado, desloque-se até ao local de vacinação escolhido, na hora indicada.

O Plano de Vacinação é dinâmico, evolutivo e adaptável à evolução do conhecimento científico e à calendarização da chegada a Portugal das diferentes vacinas contra a covid-19”, explica a entidade, sublinhando que o objetivo é “salvar vidas, através da redução da mortalidade e dos internamentos” e “preservar a resiliência do sistema de saúde e do sistema de resposta à pandemia e do Estado.

Auto-Agendamento

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    Penso que é necessário responder ao SMS que enviam como tem sido até agora: SNS.numerodosns.SIM/NAO para confirmar o agendamento.

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Afirmativo.
      No caso dos meus pais o SMS levou 2 dias a chegar.
      Vacinação agendada.

  2. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    A experiência que tive não foi boa. Fiz o agendamento ao final do primeiro dia para os meu pai para sere vacinado esta terça-feira pela manhã. Após agendamento foi recebido o SMS com as indicações e ao qual se respondeu. Ontem recebeu um telefonema para a confirmar a presença e hoje recebeu uma SMS a indicar que o agendamento on-line tinha sido cancelado porque já havia uma marcação feita pelo centro de saúde. E agora? Contactar o centro de saúde é impossível.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Atenção que pode estares a receberes informações de ambos os casos. O SMS que recebeu não seria do processo normal de agendamento e não do auto-atendimento ?
      O SMS a cancelar deverá ser a resposta do auto-atendimento.
      Podendo ir ao engano eu amanhã levava-o ao local e hora que recebeu no SMS.

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Problema é que pedido de agendamento e não uma marcação.

    2. Avatar de Test User
      Test User

      Também cancelaram o pedido que tinha feito para um familiar. Cancelaram o pedido por sms que já havia uma marcação. O mais escandaloso foi que a marcação anterior foi cancelado pela
      DGS- SNS quando cancelaram vacina da AstraZeneca.

      Se é para fazerem pedidos de marcações andam a brincar com as pessoas. Se é para marcar, marquem.

  3. Avatar de Nuno
    Nuno

    Auto-atendimento e não auto-atendimento

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    Não está fácil, auto-agendamento

  5. Avatar de JM
    JM

    O auto-agendamento é mais um número dos lobbies.
    Havia inicialmente um determinado processo de vacinação. Apareceram os médicos, enfermeiros, pessoal auxiliar, bombeiros,… como excepção. Depois os professores de não sei quê, a seguir os profs daquilo, depois os profs daqueloutro. Depois os tinham unhas encravadas. Depois os amigos com a desculpa que sobravam vacinas.
    Conheço pessoas com mais de 80 anos que ainda não foram chamadas para a primeira dose e em contrapartida há pessoas saudáveis com 60 e poucos anos que já levaram as duas doses.
    O auto-agendamento é uma forma de responder aos lobbies sacudindo a água do capote.

    1. Avatar de Test User
      Test User

      Nem sequer é uma marcação, é um é que pedido de agendamento na plataforma.
      Andam a brincar com as pessoas. Se é para marcar, marquem.

  6. Avatar de João
    João

    Acho que o que acontece é que já não sabem quem foi vacinado. Então quem quiser ser vacinado que se inscreva.

  7. Avatar de Glória gomes
    Glória gomes

    fiz auto agendamento no dia 10/05 para 27/05 passadas 72h não recebi qualquer sms, a meio do processo houve uma chamada da usf para marcar a data, como informei do meu agendamento automático essa chamada ficou sem efeito. Agora nem uma coisa nem outra e ninguém me sabe informar. Não sei que fazer, alguém sabe?

  8. Avatar de Ana Maria Gomes de Macedo Lins
    Ana Maria Gomes de Macedo Lins

    Fiz o auto agendamento no dia 15/05 para 22/05. Não obtive qualquer resposta, seja por SMS ou telefone. JÁ PASSOU a data agendada, agora, além de não ter sido vacinada não sei como cancelar esse agendamento pois o site continua a mandar-me aguardar o contato do SNS. Para quê? Para confirmar uma data que já passou? Por favor ajudem-me!

    1. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      O site não permite fazer um novo agendamento?
      Salvo erro, são os https://www.spms.min-saude.pt/# responsáveis pelo serviço de agendamento, contacte-os. Pode sempre dirigir-se ao seu centro de saude e falar com sua enfermeiro/a de família para fazer o agendamento pelo centro de saude em vez do autoagendamento. Eu fui vacinado através do meu centro de saude, falei com a minha enfermeira de família que me marcou para 2 dias depois

      1. Avatar de Ana Maria Gomes de Macedo Lins
        Ana Maria Gomes de Macedo Lins

        O site não tem a opção de escolher outra data, apenas confirmar a data inicial. Não tenho enfermeira de família, mas amanhã mesmo vou ligar para o centro de saúde e perguntar se posso agendar por lá. Agradeço imensamente pela resposta e pelas orientações. Desejo-lhe tudo de bom!

  9. Avatar de JOSE TRAVASSOS
    JOSE TRAVASSOS

    Estamos a viver à quatro anos fora da da nossa habitual área de residencia. Temos 64 anos. Contatei à 2 meses o Centro de Saude local onde pretendia ser vacinado. Ficaram de nos contatar. Até hoje, nada. Entretanto fiz o auto agendamento na plataforma do SNS e foi agendado para o passado dia 19. Ficamos a aguardar as 72 horas sem nunca termos sido ou recebido qualquer SMS ou outro contato do SNS. Na plataforma, passadas as 72 horas fiz o ocorrencia da situação. Desloquei-me hoje, dia 26 novamente ao Centro de Saúde, expliquei a situação e o que me disseram é que uma vez que tinha pedido o agendamento pela plataforma tinha automaticamente saído da lista Centro de Saúde. Que fazer? Pelos vistos aguardar, não sei bem o quê.

  10. Avatar de Manuel Araujo
    Manuel Araujo

    Depois de várias tentativas, de agendamento, não era possível porque não havia vagas. Fui informado que receberia uma SMS quando tivessem as ditas vagas. Como a SMS não chegava passados alguns dias tentei novamente o Auto agendamento, aí consegui marcar uma data (marquei 25/05/2021) e fui informado novamente que receberia uma SMS com a indicação da hora.
    Não recebi nada e agora no auto agendamento não consigo validar a coisa.
    – Tenho 68 anos, por favor arranjem-me lá uma vacinasita?

    1. Avatar de Ana Maria Gomes de Macedo Lins
      Ana Maria Gomes de Macedo Lins

      Aconteceu o mesmo comigo. Fui ao centro de saúde e vacinaram-me na mesma hora. Vivo em Matosinhos, não sei se é igual em outros centros, mas aconselho-te a ir pessoalmente e ver no que vai dar. Boa sorte!

  11. Avatar de Miguel Gaspar
    Miguel Gaspar

    Posso cancelar o dia marcado para a vacina e reagendar de novo para outro dia ?

  12. Avatar de Michel Dewerbe
    Michel Dewerbe

    Fiz o agendamento e decorridos 5 dias não recebi o sms, o que fazer?

  13. Avatar de Valmir
    Valmir

    Eu fiz o auto-agendamento ja tem duas semanas e não recebi o SMS alguma sugestão no que eu possa fazer? tem algum lugar para relatar o na recebimento do SMS? Ja fui no centro de saude mas eles não conseguem ajudar.

  14. Avatar de Ana
    Ana

    covid19: o agendamento online nao foi confirmado, pois verifica-se uma situacao de inelegibilidade, como por exemplo ter tido covid-19 ou sido vacinado/a. Já tive covid19 á mais de 6 meses ….