COVID-19: Casa aberta já disponível para todas as fases de vacinação

20 Comentários

A vacinação em regime de Casa aberta já está disponível para todas as fases de vacinação. A informação foi divulgada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

COVID-19: Casa aberta já disponível para todas as fases de vacinação


COVID-19: mais de três milhões de doses da vacina desde setembro de 2022

Num comunicado enviado ao Pplware, a DGS e os SPMS referem que “poderão deslocar-se aos pontos de vacinação todos os cidadãos elegíveis para a toma da vacina, encontrando-se disponível a vacinação primária ou de reforço para pessoas com 18 ou mais anos de idade e o reforço sazonal para os grupos prioritários”.

É também referido que podem deslocar-se aos locais de vacinação, sem marcação, utentes com idade igual ou superior a 5 anos para vacinação primária contra a COVID -19, sendo que “o recurso à senha digital é opcional”.

A DGS refere que a dose de reforço está disponível para os cidadãos com idade igual ou superior aos 18 anos, que tenham completado o esquema vacinal primário contra a COVID-19 e que não tenham sido infetados há menos de 90 dias, tendo oportunidade de fazer uma primeira ou segunda dose de reforço.

COVID-19: Casa aberta já disponível para todas as fases de vacinação

A campanha de vacinação sazonal da COVID-19 arrancou em setembro de 2022 e já foram administradas mais de três milhões de doses da vacina, a maioria doses de reforço da população elegível, inicialmente maiores de 60 anos e, posteriormente, a faixa etária acima dos 50 anos.

Mais de 1,7 milhões de pessoas foram vacinadas, em simultâneo, contra a COVID-19 e contra a gripe.

Pode consultar os horários de funcionamento dos vários pontos de vacinação do país aqui

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Sabem que a “vacina” já foi retirado do acesso para o publico geral em países mais desenvolvidos que o nosso, por exemplo no Reino Unido e na Dinamarca, exceto em casos de especial necessidade imunitária?

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Tens a certeza ? No Reino Unido continua a ser feito por Auto agendamento

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Às vezes o serem desenvolvidos não significa muito… vejamos o caso dos EUA, onde a percentagem de ignorantes é deveras alta…

  2. Avatar de artur
    artur

    Passo, obrigado

  3. Avatar de Indignado
    Indignado

    Enquanto o estado pagar as doses elas vão andar por ai … provavelmente até nós andarmos todos de andarilhos …

  4. Avatar de Profeta
    Profeta

    Belo fiasco que a populacao mundial aceitou sem questionar. Nao e preciso fazer uma ginastica mental. Apenas fazer uma pergunta. Como e que uma vacina dada como experimental foi aceite pela UE para ser administrada em pessoas ? Nao e preciso saber a resposta. Obviamente que todos nos ja sabemos disso.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Ainda estás ai encalhado ? Tá difícil. Qual é a resposta, diz lá ? Eu não sei de nada. Conta lá?

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        Bom para alem do saco azul que todos nos conhecemos nos paises envolvidos. Serviu tambem para recolha de dados e saber como as pessoas iam reagir ao medo, serem obedientes. Nao sabias nao ? E obviamente que neste tipo de coisas ha sempre os oportunistas a quererem ganhar dinheiro com isto. Conclusao final, o covid meteu medo a muitas pessoas mas nao assustou a alguns. Imagina tu que ainda aqui estas, tal como eu e outros afinal uma vez mais o virus apocaliptico nao se verificou. Fica para a proxima.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A vacina passou por todas as etapas que uma vacina passa, só que foi tudo feito em simultâneo. Foi emitida um uso de emergência, e depois foi finalmente aprovada totalmente como qualquer outra vacina. Fiasco? Bem se vê como nós estamos em Portugal com esse “fiasco”… Antes da vacina caiam que nem tordos, eram os hospitais a rebentar. A vacinação permitiu-nos enfrentar a doença com outra força, e embora não evitasse o contágio, foi excelente a prevenir doença grave. Hoje já andamos praticamente sem máscaras em todo o lado, e sem problemas, ainda há vários países no mundo com surtos graves da doença, devido a falta de vacinação e/ou vacinas sem eficácia (como é o caso das chinesas).

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        Antes da vacina caiam que nem tordos. Tu acreditas realmente nisso ? E impressionante como as pessoas vao na cantiga, Enfim.

      2. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        hospitais a rebentar, só se for de videos pro tiktok… ou então aquele protesto que passou na tv como sendo de ambulancias cheias de doentes covid
        e passou por tantos testes que nem testaram se impedia o contágio

        1. Avatar de Vítor M.

          Não inventes coisas que só fazem sentido na tua cabeça.

          1. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            invento? não foi dito que nunca chegou a ser testada para impedir o contágio? sonhei se calhar

          2. Avatar de Vítor M.

            As frases com desconhecimento não servem para justificar. Nunca foi dito que a vacina seria para impedir contágios. O que foi dito foi que a vacina impediria o quadro graves da doença. Como tal, a pessoa poderia ser infetada, mas não tinha sintomas graves. Foi isso que aconteceu. Claro, não tendo a doença a manifestar-se com sintomas graves, que são fruto de infeções alargadas, o nível de propagação será menor, porque há menos área (ou nenhuma) afetada. De tal forma que as pessoas conseguiram fazer uma vida normal após o seu sistema imunitário estar devidamente fortalecido. Além disso, as vacinas foram sendo melhoradas e graças à tecnologia mRNA, o vírus pode ser controlado assim como a doença. Claro, a China, por exemplo, continua a debater-se porque usou sempre vacinas feitas nos seus laboratórios com as tecnologias que sempre usou. Por isso a aposta no mRNA foi acertada. Agora deixa de dizer disparates. Já estás informado com os factos.

          3. Avatar de Tiago Costa
            Tiago Costa

            Mentes. “Nunca foi dito que a vacina seria para impedir contágios. “. Foi dito varias vezes. Procura no net.

          4. Avatar de Vítor M.

            Nada disso, quando as vacinas começaram a ser ministradas, os próprios laboratórios afirmaram que as vacinas não tinham como objetivo travar as infeções, tinham sim o de não deixar que a doença passasse para o seu grau mais grave e até letal. E foi isso que aconteceu. De tal forma que hoje estamos “livres” da doença graças à vacina. Claro, conforme muitos médicos e cientistas referiram, se tu foste contagiado, mas não ficasse com o estado grave da doença, logo irias ter menos infeções e menos infeções corresponde a menor capacidade de contágio 😉 agora pensa.

  5. Avatar de Mirtha
    Mirtha

    Por ainda estar às escuras no assunto, tomei a primeira dose… depois disso… NUNCA mais, pelo menos enquanto não sair uma vacina de dose única efiaz como deve ser uma verdadeira vacina

    1. Avatar de jotabê
      jotabê

      Pois penso que agora ainda está mais às escuras, a vacina da gripe, que existe desde os anos 30 e anualmente temos uma nova.