COVID-19: Bibliotecas devem deixar o acesso à rede Wi-Fi aberto

11 Comentários

O Wi-Fi é uma necessidade em tempos de pandemia! Apesar de estarmos em momento de confinamento por causa da COVID-19, o primeiro-ministro já revelou novas medidas, onde se inclui o fecho das escolas. Os números não deixam marcas para dúvidas, e é mesmo preciso “parar” o país para se conseguir controlar a doença.

A Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) apelou hoje a que estes equipamentos culturais, mesmo estando encerrados, “deixem o sinal de acesso Wi-Fi aberto”, para “garantir a todos, tanto quanto possível, o acesso à Internet”.

COVID-19: Bibliotecas devem deixar o acesso à rede Wi-Fi aberto


Rede Wi-Fi aberta aberta para todos…

A mensagem foi partilhada nas redes sociais, e a RNBP recorda que a pandemia, o confinamento decretado na semana passada e a decisão de “encerramento das escolas” agravaram a situação das “famílias mais vulneráveis” e criaram “novas vulnerabilidades”.

Apelamos para que todas as bibliotecas deixem o sinal de acesso WiFi aberto, disponibilizando-o para todos!

A pandemia,…

Publicado por RNBP em Quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

A RNBP refere ainda que…

Agora agravada com o eminente encerramento das escolas, é urgente continuar a garantir a todos, tanto quanto possível, o acesso à Internet uma vez que este passou a ser o meio de comunicação privilegiado.

As bibliotecas, como serviços universais e gratuitos, assumem aqui a maior importância no combate às desigualdades, nomeadamente ao continuarem a disponibilizar, mesmo com os espaços encerrados, acesso gratuito (e sem password) ao seu sinal de WiFi. Aqueles municípios que têm Serviço de Biblioteca Itinerante, também poderão ponderar servir populações mais isoladas, levando o acesso WiFi nas suas carrinhas.

Para quem pretender saber quais as bibliotecas que têm rede Wi-Fi, basta que acedam aqui. Na parte lateral esquerda basta que escolham o concelho e procurem alguma das bibliotecas por perto.

A ideia é de louvar, mas há que tem em atenção a segurança. Nesse sentido a rede deverá ser apenas usada para pesquisas e não para acesso a serviços que garantam pouca segurança dos utilizadores.

De acordo com os dados mais recentes, de 2018, a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas conta com 431 bibliotecas centrais e pólos em 238 municípios. A gestão das bibliotecas é uma das responsabilidades das autarquias.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de miguel
    miguel

    Praticamente tudo usa HTTPS é o mínimo para navegar em segurança, só se for páginas antigas que ainda usam http, mas os browsers já avisam sobre isso.

  2. Avatar de R
    R

    E que tal as operadoras actualizarem os pacotes de dados com (muito) mais plafond? É ridiculo o que se passa em Portugal

    1. Avatar de Miguel Mirante
      Miguel Mirante

      Mais ridiculo é voce criticar com um nick R…..Eu tenho net movel ilimitada informe-se.

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        e quanto pagas?

    2. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      A NOS e afins deviam era oferecer mais gigas de net sem gastar mais por isso, nos plafonds.
      Afinal de contas, uma pessoa fica sem dados móveis… E a qualidade do Wi-Fi fica um degredo porquê? Para receberem mais guita por isso?

  3. Avatar de Raios Perdi O Meu Nome Alguém O Encontrou?
    Raios Perdi O Meu Nome Alguém O Encontrou?

    «novas medidas, onde se inclui o fecho das escolas»

    Oh, sim, isso vai ter mesmo bom resultado… a somar a todos os fechos de escolas passados e futuros com a desculpa da pandemia o resultado vai ser mesmo lindo!

    Num país onde o abandono escolar já é um grande problema, com promessas quebradas de um computador por aluno no início do ano lectivo e agora, claro, sem qualquer ensino à distância (pois muitos nem computador têm ou net ou wifi, como estes governantes bem sabem) só vai desmotivar ainda mais a juventude para os estudos.

    Assim… o abandono escolar só vai piorar e não vai ser pouco!

    E mesmo para os que não abandonem a escola… quantos anos se arriscam a perder? Ou vão fazê-los passar a todos de ano administrativamente com poucos ou nenhuns novos conhecimentos adquiridos e muito menos consolidados?
    Ou talvez fazê-los passar com testes ou exames ainda mais fáceis para fingirem todos que as notas são merecidas?!

    Com todas estas disrupções se os testes ou exames realmente avaliassem justamente todos os alunos quantos conseguiriam acabar o secundário antes dos 19, 20 ou até 21 anos?

    E aqueles que assim entrem nas universidades? Quantos não irão esbarrar logo no 1.º ano? Logo no 1.º semestre! Talvez passem à tangente à cadeira de informática, se a tiverem. Ou irão as universidades passar a ser meras extensões das escolas secundárias com o único objectivo de distribuir canudos?

    Tudo isto, num país onde, ainda por cima, o ensino técnico em escolas profissionais parece ser odiado!

    Os únicos que se safarão disto tudo serão aqueles poucos que gostam mesmo de estudar e têm naturalmente sempre boas notas ou então os que possam pagar explicações a todas as disciplinas. Estes talvez possam ir estudar para escolas ou liceus estrangeiros ou mesmo para o estrangeiro… os restantes estão tramados pois terão como futuro, se tiverem sorte, o ordenado mínimo para o resto da vida, isto se não passarem por longos períodos a receberem o RSI.

    Esta esquerda sempre gostou muito de facilitismos na educação mas a esticarem assim ma corda… ela vai rebentar! Será esse o objectivo? Passarmos todos a ser dependentes do estado? Nivelar tudo por baixo? Todos pobres e sem educação?

    1. Avatar de adbu
      adbu

      O abandono escolar em 2018 era de 43.7% e passamos para cerca de 10,6% em 2019, o que é aproximadamente a média europeia. Já estamos bem melhores, mas por cá continuamos a ter o estigma do passado.
      Se quiser um ensino mais rigoroso o melhor é olhar para a china, aí têm exames bastante difíceis que apenas uma minoria consegue prosseguir os estudos. Mas também tantos que se podem dar a esse luxo.

      1. Avatar de Encontrou O Meu Nome Onde Está O Meu Nome?
        Encontrou O Meu Nome Onde Está O Meu Nome?

        Reparou bem em todas as datas e percentagens que aí escreveu? Só foram duas de cada…
        Espero que o “adbu” tenha dormido bem para não voltar a cometer esse tipo de lapsos com certeza motivados pelo sono.

        E quanto à china e às suas políticas de educação, ou, já agora, quaisquer outras, não a tomaria como bom exemplo para nada deste mundo!

  4. Avatar de rui
    rui

    em vez de se ficar em casa, bora furar o confinamento e fazer um ajuntamento à volta da biblioteca para ir à net. e também porque é costume os AP’s desligarem-se quando se tranca a porta

  5. Avatar de A quem interessar
    A quem interessar

    É uma ajuda à educação, desde que usada sem risco, o que não me parece muito viável nesta fase muito grave de pandemia que atravessamos. Julgo quem nem os moradores contíguos a algumas das Bibliotecas conseguirão aceder ao sinal aberto sem quebrarem as regras de confinamento.
    Lendo o “tipo” que parece que perdeu o nome,…lembro-lhe apenas que o pior dos alunos vivo…é mesmo assim mais “útil” ou melhor aluno…do que o melhor dos alunos…morto. Este é um momento em que ninguém quereria estar no lugar do governo, que infelizmente errou ao fechar as escolas…tardiamente. Não é ignorando e assobiando para o lado que a pandemia melhorará.

  6. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Não podem fazer isso que vai contra a constituição.