Cotonetes, palhinhas ou copos plásticos proibidos a partir de hoje

101 Comentários

Plásticos de uso único proibidos são proibidos a partir de hoje! O Governo português tinha decidido implementar esta medida no ano passado, antecipando largamente as datas da diretiva europeia, mas a pandemia de COVID-19 levou ao adiamento e Portugal.

Cotonetes, palhinhas ou copos plásticos de uso único deixam de estar à venda.

Cotonetes, palhinhas ou copos plásticos proibidos a partir de hoje


A medida tem sido bastante elogiada, mas também criticada pelo facto de ser pouco ambiciosa. O decreto-lei que proíbe a venda de vários produtos de plástico de uso único, como cotonetes, palhinhas e pratos em toda a União Europeia entra em vigor hoje.

A nova legislação relativa ao uso de utensílios de plástico, aprovada pelo Parlamento Europeu, tem como objetivo reduzir o consumo de produtos de plástico de utilização única na União Europeia até 2026, de modo a combater a poluição gerada pelo plástico.

Produtos plásticos que deverão desaparecer a partir de hoje (1 de novembro)

  • cotonetes;
  • talheres (garfos, facas, colheres, pauzinhos) e pratos;
  • palhinhas e agitadores de bebidas;
  • varas para fixar balões;
  • recipientes para alimentos feitos de poliestireno expandido, ou seja, recipientes como caixas, com ou sem tampa, utilizados para conter alimentos destinados ao consumo imediato (no local ou para levar), alimentos tipicamente consumidos a partir do recipiente e alimentos prontos a consumir sem preparação suplementar, ou seja, sem cozinhar, cozer ou aquecer;
  • recipientes para bebidas e copos feitos de poliestireno expandido, incluindo as suas cápsulas, coberturas e tampas.
  • copos para bebidas, incluindo as suas coberturas e tampas;
  • recipientes como caixas, com ou sem tampa, utilizados para conter alimentos, como os referidos acima, que não são feitos de poliestireno expandido.

Cotonetes, palhinhas ou copos plásticos proibidos a partir de hoje

Em 2022

  • Os espaços de restauração e bebidas ficam também proibidos de disponibilizar e utilizar estes produtos (com exceção dos cotonetes e das varas de balões), mas só a partir de 1 de setembro de 2022.
  • Recipientes para bebidas com capacidade inferior a três litros, ou seja, recipientes utilizados para conter líquidos, como garrafas, e embalagens compósitas para bebidas, que possuam cápsulas ou tampas só podem ser colocados no mercado se as cápsulas e tampas permanecerem fixadas aos recipientes durante a fase de utilização prevista do produto.

Em 2023

  • A partir de 1 de junho de 2023, os estabelecimentos comerciais ficam impedidos de disponibilizar sacos de plástico ultraleves para embalamento primário ou transporte de produtos de panificação, frutas e produtos hortícolas. Ficam também impedidos de vender produtos de panificação, frutas e produtos hortícolas acondicionados em cuvetes ou caixas que contenham plástico ou poliestireno expandido e de utilização única. A exceção será para os sacos e as embalagens 100 % biodegradáveis, de material de origem biológica e renovável, que sejam compostáveis por processos de compostagem doméstica, industrial ou em meio natural.

 

Em 2025

  • A partir de 2025, as garrafas para bebidas com capacidade inferior a três litros, incluindo as suas cápsulas e tampas, tendo politereftalato de etileno como a principal componente («garrafas de PET») têm de conter, no mínimo, 25 % de plástico reciclado. A partir de 2030, estas garrafas têm de conter, no mínimo, 30 % de plástico reciclado.
  • Até 2025, cada Estado-membro deverá assegurar que 77% do peso de resíduos de produtos de plástico de utilização única são recolhidos seletivamente. Este valor terá de chegar a 90% em 2029.

De acordo com a diretiva, este decreto-lei estabelece dois objetivos de redução do consumo de copos para bebidas e recipientes para alimentos destinados ao consumo imediato ou prontos a consumir: até 31 de dezembro de 2026, uma redução de 80% relativamente a 2022 e, até 31 de dezembro de 2030, uma redução do consumo de 90%.

Para assegurar estes objetivos estão previstas medidas, a cumprir a partir de 2024, como a disponibilização de recipientes reutilizáveis para consumo de alimentos e bebidas mediante a cobrança de um depósito, entre outras.

Comentários

101

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago
    Tiago

    Estamos no caminho certo.

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      A menos que você seja um membro da elite, você não está, assim como nós. Deve ser um rapaz novo, que não foi educado pelos valores dos pais, pois eles os 2 estavam a trabalhar duro para a sobrevivência da família, mas sim pelos valores que o estado quis que você tivesse. Estado esse que por sua vez trabalha, não para os interesses da população, mas pelos interesses da elite dominante, que nem nacional é. É supranacional e ela é hoje dona de tudo. Só falta ser dona de nós, mas já está quase a conseguir, e as custas de jovens que pensam como você. Para quem pensa com a razão e não pela emoção, segue a prova : https://youtu.be/FYPoSFQHn58

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Eu vou ser mt sincero, esse vídeo pareceu mt mais que foi feito em computadores do que realmente essa “pessoa” a gravar-se a si mesmo…
        Mas já agr, se acabar com o plástico também é mau, qual outra solução se pode apontar?

  2. Avatar de Mitra
    Mitra

    E aproveitem para comer uns bons bifes, uma picanha argentina, porque não tarda nada é proibido comer carne de vaca.
    Já faltou mais existe um lobby enorme que todos os dias avança para acabar que o “homem coma carne”!

    1. Avatar de cross
      cross

      Não sei se sabes o que é lobby mas o que existe é exactamente o oposto, de continuar a vender carne e lacticínios.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Se achas que não existe lobby nos dois lados estás no teu mundo seletivo.

      2. Avatar de Mitra
        Mitra

        lol é preciso um lobby para comermos carne?
        O homem desde que se conhece come come carne, se agora é preciso um lobby para fazer o que sempre fez desde a idade da pedra alguma coisa está mal.

        Eu não critico quem só quer comer ervas, mas fiquem no vosso cantinho e não venham criticar quem gosta de carne.
        Que raio de geração nutela temos agora sempre cheia de mimi mimi…

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Eu pessoalmente gosto e aprecio comer carne moderadamente, mas também não concordo é estar a comer carne que nela tem antibióticos e uma série de substâncias que valha-me Deus.
          E carne mesmo em “estado puro” está a esgotar-se.

    2. Avatar de jose
      jose

      a ignorância dói tanto como a estupidez, que bela mer.. de comentário

      1. Avatar de Maresia
    3. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      se eventualmente desenvolverem um subestituto a carne, igualmente nutritivo, economicamente viavel e minimamente saboroso, nao vejo motivo para continuarmos a matar animais para consumo.

      1. Avatar de Mitra
        Mitra

        outro,
        Nada vai substituir uma boa picanha no grelhador, o homem sempre comeu carne.

        Epa se gostam de ervas não venham proibir os outros de comer carne.

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          Como é que sabes?

          1. Avatar de R
            R

            Exacto. Irá acontecer, só não se sabe quando. Sim, de laboratório para os mais cépticos.

          2. Avatar de Mitra
            Mitra

            Por mim podem comer essas tret@s de laboratório, desde que me deixem comer a minha picanha mal passada, as minhas bifanas, os meus rojões, um bom robalo assado.

            E nada tenho contra quem só gosta de comer erva, se gostam siga para a frente.

          3. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            Mas que idade tens @mitra?

            Parece uma criança que não se pode dizer o que é a refeição porque vai fazer birra mesmo sem experimentar.

            Eu não sou vegetariano, sou facilmente carnívoro, mas não é por isso que a pés juntos desdenho algo sem experimentar especialmente se isso prevenir o abate de animais…

            Fica lá tu com a tua birra, ninguém está a dizer que vais passar fome ou que vai saber a relva…

          4. Avatar de Mitra
            Mitra

            Tenho idade para ser teu avo ou teu pai.

            Quanto a birra, quem está aqui a fazer birras és tu que queres que outros comam tret@s de laboratorio, vai mas é comer uma bifana do mcdonalds.
            Eu prefiro as bifanas do conga.

          5. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            Mas sabes a minha idade por acaso?

            Mas mesmo que seja, então és velho do Restelo, desdenha o que desconhece…

          6. Avatar de Mitra
            Mitra

            @rjSampaio já reparaste que tu é que estás preocupado com o que eu como?

            Por mim podes comer todas as tretas de laboratório que quiseres não podes impor é a tua vontade de eu não querer essas coisas.

            Hoje a noite vai ser um arroz de arroz de cabidela, matei a galinha ontem e aqui do campo, por isso fica lá com a tua comida que eu fico com a minha 😉

  3. Avatar de João Cartaxo
    João Cartaxo

    Estamos no caminho… Palminhas de papel com plástico à volta… Não há nada melhor.. Já para não falar que são horríveis as palhinhas de papel…

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Sao horriveis e estupidas…
      Nao percebo qual é a dificuldade das pessoas em usar um copo…

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Um comentário sem nexo e nem conhecimento 🙁
        Se tiveres o maxilar partido vais beber de um copo? Se não o consegues mexer não tens outra opção Senão as palhinhas.

        1. Avatar de Steve Jobs
          Steve Jobs

          Um comentário sem nexo é conhecimento 🙁
          Só existem palhinhas de plástico?

        2. Avatar de Louro
          Louro

          Comentário um pouco…

          As pessoas que tem problemas desse genero, geralmente tem os seus próprios equipamentos, tipo por exemplo uma palhinha para beber.

          😉

        3. Avatar de O meu comentário é melhor que o teu
          O meu comentário é melhor que o teu

          *2x por dia

        4. Avatar de Swappie Guy
          Swappie Guy

          As palhinhas de INOX servem para que Samuel? E dão para reutilizar milhentas vezes.

          1. Avatar de Samuel MGor
            Samuel MGor

            INOX? Não sabia que existiam o.O

          2. Avatar de Swappie Guy
            Swappie Guy

            Pois Samuel, há muitas coisas que tu não sabes, nem sequer sabes que um iPhone 6S é muito melhor que o teu galaxy A12…chamas o iPhone 6S de pisa papéis sem nunca teres usado um na vida.

  4. Avatar de xyr
    xyr

    O mundo a andar para trás….se formos por este caminho , qualquer dia estamos na Idade Média…..Aquela menina com problemas mentais( não estou a inventar , é real …) , deve estar muito satisfeita .Muito sinceramente , se formos a ver , quase tudo o que consumimos prejudica o meio ambiente . O mal está na sociedade consumista , mas como isso não se muda , muda-se o que se consome , para continuar-mos a consumir , só diferente….E vamos alegres…cantando e rindo, guiados pelos tolinhos.

    1. Avatar de cross
      cross

      “Opinião é a mais baixa forma de conhecimento. Não exige qualquer responsabilidade ou compreensão.”

    2. Avatar de Steve Jobs
      Steve Jobs

      Sim? Então e quando foi na época em que um senhor dizia que o chumbo na gasolina fazia mal à saúde pública? Na época também diziam o mesmo que tu dizes sobre esse homem.

      São estes retrocessos que nos fazem dar um salto maior.

      Infelizmente ainda há muitas pessoas como tu, que esses sim são aquilo que tu dizes “tolinhos” e que nos impossibilitam de evoluir.

      1. Avatar de xyr
        xyr

        Eu nem devia responder mas,…..se achas bem andar-mos por exemplo a trocar de tel. de 2 em 2 anos ou 3 anos , e para isso ok , não suscita preocupação a esta sociedade , ao invés estamos preocupados com os plásticos , que se bem usados , não fazem grande mal . Quem faz dos plásticos perigosos , são os consumidores . O mesmo governo que nos “obriga” a andar de carro , porque os transportes públicos são uma miséria …e daí lucra com os impostos sobre os combustíveis e veículos , está preocupado com os saquinhos e as palhinhas , enquanto os ministros andam a mais de 200 km/h….para darem o exemplo do bom poluidor 🙂 . Isto dava para um livro , vivemos numa sociedade hipócritas ….

        1. Avatar de Steve Jobs
          Steve Jobs

          Eu nem devia responder mas…eu continuo com o meu iPhone 8 de 2017 atualizado ainda na semana anterior (iOS 15.1) e ainda não sinto necessidade de trocar…não tenho culpa das pessoas que só compram android e passado meio ano já tenham de trocar por o mesmo estar lento e desactualizado.

          O que se sabe é que se nada for feito vamos arrecadar consequências muito graves a nível global e aí não há dinheiro que nos salve…a mudança tem de começar por algum lado.

          A esperança é a última a morrer, mas creio que vai ser muito difícil de mudar a mentalidade das pessoas (como a tua).

          1. Avatar de Samuel MGor
            Samuel MGor

            Deves estar a pensão que as pessoas são ricas para comprar iPhones e que têm dinheiro para estar a comprar as mesmas apps a cada 3 anos só porque a Apple quer mais dinheiro.

          2. Avatar de Steve Jobs
            Steve Jobs

            Samuel, sabes o que é mais engraçado? As pessoas não têm dinheiro para um iPhone, mas tem sempre 200€ para comprar um android de meio em meio ano…em 5 anos gastam só 4000€ em androids.

            Tu com 1000€ compras um iPhone que fica atualizado pelo menos 6 anos…
            Queres um iPhone mais barato? Recondicionado também é muito bom, acredita.

            As pessoas é que não entendem o quão consumistas são, porque comprar um iPhone já usado não tem problema nenhum, tal como os carros, quem não pode não vai comprar em primeira mão mas sim em segunda.

          3. Avatar de Samuel MGor
            Samuel MGor

            O meu Samung Galaxy A12 não chegou aos 160 euros portanto é mais barato e os Iphones recondicionados ainda estão acima de 500 euros mais do triplo do preço!! O maior problema é que a Apple força-te a voltar a comprar as apps já adquiriste a cada 3 anos sendo que isto afasta muitos possíveis clientes. No android só precisas de comprar 1 vez.

          4. Avatar de Swappie Guy
            Swappie Guy

            Oh Samuel, ora verifica lá no site da Swappie essa tua falácia de que os iPhones recondicionados estão acima de 500€, e mais te digo que têm 2 anos de garantia.

            “O maior problema é que a Apple força-te a voltar a comprar as apps já adquiriste a cada 3 anos”
            Nem vale a pena comentar teorias de quem nunca teve iPhone.

          5. Avatar de Swappie Guy
            Swappie Guy

            Oh Samuel, depois de ver um review do teu Galaxy A12…epá, até me doeram os olhos de tão mau que é, até com um Iphone 6S de 2015 ficavas melhor servido.

          6. Avatar de Samuel MGor
            Samuel MGor

            Eu não vou em reviews porque cerca de 80% são pagos para falar mal!!
            A serio iPhone 6?! Não preciso de pisa papeis e nem sequer vou construir uma casa!! Já agora a apple pagou para abafar o caso de da recompra forcada de apps!!
            https://discussions.apple.com/thread/4630504

          7. Avatar de yamahia
            yamahia

            “Steve Jobs

             1 de Novembro de 2021 às 16:33

            Samuel, sabes o que é mais engraçado? As pessoas não têm dinheiro para um iPhone, mas tem sempre 200€ para comprar um android de meio em meio ano…em 5 anos gastam só 4000€ em androids”

            Vai aprender a fazer contas. Ou é a calculadora do iPhone toda caralhada?

          8. Avatar de Swappie Guy
            Swappie Guy

            Toda a gente tem de dar os parabéns aqui ao senhor yamahia que nunca se enganou na vida 🙂

            Mesmo que o Steve não se tenha enganado repara:
            Um android de 200€ a cada meio ano dá 2000€ ao fim de 5 anos.
            Como o Steve disse, um iPhone de 1000€ recebe atualizações durante pelo 6 anos…o iPhone continua a ficar mais em conta.

            Como se costuma dizer, o barato sai caro e ainda digo mais, continuem a comprar androids e a fazer ainda mais lixo eletrónico que o planeta agradece.

          9. Avatar de Swappie Guy
            Swappie Guy

            “Samuel MGor 2 de Novembro de 2021 às 01:55
            Eu não vou em reviews porque cerca de 80% são pagos para falar mal!!
            A serio iPhone 6?! Não preciso de pisa papeis e nem sequer vou construir uma casa!! Já agora a apple pagou para abafar o caso de da recompra forcada de apps!!
            https://discussions.apple.com/thread/4630504

            Samuel, uma coisa é falar, outra coisa é eles usarem em frente da câmara e dá para ver que o teu A12 é que é o verdadeiro pisa papéis de tão lento que é, já para não falar dessa qualidade fotográfica…valia mais ter só uma boa câmara em vez de ter tanta só para dizer que tem.

            A Apple pagou para abafar? Onde leste isso? Mete mais tabaco nisso Samuel!!
            “Dec 26, 2012 5:45 PM in response to IcarusInFlames

            Everything got back to normal just a minute ago, it might have been a glitch in their system. Thanks. ”

            Vê-se mesmo que nunca usaste iPhone e que só falas do que ouviste dizer…ai este Samuel está cada vez pior.

    3. Avatar de Louro
      Louro

      Ainda ha um caminho muito grande para conseguir chegar lá, isto é só mais um passo em frente.

      Já há muito que praticamente nao utilizo plásticos em casa, mesmo embalagens em plástico sao muito raras.

      É completamente inaceitável ir buscar um pack de fruta e vir embalado em plastico com um outro embroculo em plástico e uma treta qualquer em plástico para fechar a embalagem.

      Se achas que está mal, há muitas praias cheias de lixo (maioria plásticos) para onde poderás ir nadar.

  5. Avatar de TiGaSPT
    TiGaSPT

    Este desgoverno com as medidas da treta do costume, o que se havia de esperar?

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Tens manifestado o teu direito de voto?
      Se tiveres pertencido aos 65% de abstenção, então tens o que mereces.
      Se tiveres votado no partido do governo e estiveres descontente, muda para um diferente.
      Se tiveres votado num partido diferente, é a democracia a funcionar.
      Mas com a quantidade de abstenção que existe, não pode existir milagres de mudança.

      1. Avatar de TiGaSPT
        TiGaSPT

        ai é? voto em branco meu amigo, assim é que se protesta estas medidas da treta

        1. Avatar de lopes
          lopes

          nada mais errado, votos em branco contam como abstenção, logo fazes parte dos que não contribuem para a mudança. mas depois atrás de um teclado és um herói, só rir desta malta.

        2. Avatar de Carlos Oliveira
          Carlos Oliveira

          Ao votar em branco deixas que outros decidam por ti.
          Logo, és conivente com este governo.

      2. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Não tiveste 65% de abstenção.

        Como o lopes indicou, o voto em branco é que conta como abstenção.
        A chamada “abstenção” nos media e no teu amigo Governo conta como um não voto, que é contemplado e reconhecido como um voto.

        Era inclusive a única forma prevista de demonstração de protesto quando se instituiu democracia.
        Continua a ser, só não o é porque as pessoas acreditam que o governo lhes diz a verdade e que tem o seu interesse em mente.

        Basta leres as leis e constituição do teu país e do sistema político democrático em que vives.

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Pronto ok. Para ser mais exacto foram 51.4
          Não vou discutir se é branco, se preto ou amarelo. Os numeros estão aí.
          Eu não voto nos partidos do sistema já ha mais de 20 anos mas sempre exerci o meu direito de voto util cujo direito me dá de poder reclamar.
          Seria bastante interessante saber nas manifestações, o rácio dos que não votaram.

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Gostas de plástico?

  6. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    A partir de 2023 ir comprar pão ou ir ao supermercado vai ser um terror, a pessoa tem de levar uma miríade de sacos: são os para transportar as compras, e os para transportar cada legume/fruta adquiridos, até porque tem de ser tudo separado para a pesagem. Para o pão lá temos de voltar aos tempos do saco do pão em pano, a não ser que ainda se possa ser sacos em papel (e isso também depois acabam por proibir). Parece uma reclamação que vi, de alguém que foi ao BK, pediu uma salada e não deram talheres, deviam esperar que o cliente coma a salada com as mãos.

    1. Avatar de lopes
      lopes

      vai ser um terror para pessoas como tu que vem muito mal habituadas a ter tudo e mais um par de botas, é tudo a favor das melhorias, quando são aplicadas surgem malta como tu que não passam sem elas, parece que ficam com um bloqueio no cérebro, e bem dizer barbaridades…

      O problema é malta andou a ser toda mal habituada durante anos agora estão a acabar com as coisas e não sabem lidar com a situação de outra forma.

  7. Avatar de A.F.
    A.F.

    Ganha-se numa coisa perde-se noutra. O artigos de plástico passam a ser de papel (ex: palhinhas), logo mais árvores a abater. Mundo perdido, com tanta inteligência.

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Nos dias que correm nem todo o papel é proveniente de arvores.

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        O papel que utilizamos cerca de 70% vem das árvores e 30% da reciclagem. Estes 30% são os rolos de papel higiénico reciclados 🙁

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          E esses alegados 30% reciclados quase gastam mais recursos a reciclar que os restantes 70%.

  8. Avatar de Milton
    Milton

    Diabolizam os plásticos mas esquecem-se que se não fosse os plásticos tinha morrido imensa gente.

    Na medicina , na alimentação, no ensino, no entretenimento, na tecnologia, sem o plástico nada daquilo que vcs daí por garantido era possível .
    Sem o plástico só as classes altas teriam um nível de vida aceitável.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Não sei se já tiraste as palas dos olhos, mas o problema não está no plástico.

      1. Avatar de jose
        jose

        não tirou nem vai tirar, há pessoas que nunca vão evoluir

  9. Avatar de lucas
    lucas

    E tudo feito a pensar no consumidor !
    Queres copo ? paga ! queres levar produtos ? paga ! ou faz conchinha com as mãos. isto toma cada vez mais um rumo de alucinados e traumatizados, no pssado um gajo ia a escola levava na tromba e dava, não sei como sobrevivi, agora é buliing , aquecia a mãos nas reguadas , agora nem pensar nisso , o puto vai se partir todo, jogava na rua chegava todo cagado a casa e esmorado, agora isso esta fora de questão, aí o meu menino, ou menina,começava-se a trabalhar cedo , agora com 30 anos ainda anda na copofonia e nas borgas , e playstation e se trabalha, aí isto é tão duro ,fico mesmo cansado, como vejo muitos dizerem, o que vê actualmente em vez de HOMENS e MULHERES a serio , são um bando de fracotes cheios de ideias parvas e traumatizados, comstress pra tudo, ainda estou para saber como os mais velhos e eu cheamos até aqui.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Olhe meu amigo, tenho imensa pena que o Senhor tenha começado a trabalhar com 12 ou 13 anos.
      Mas eu pelo menos tenho a oportunidade de estudar até aos meus 18 anos, numa área que adoro e que pelo menos estou a ganhar, acima de tudo, conhecimento para evitar fazer uma aberração de comentários como este aqui…
      Sobre a violência na escola, eu próprio sofri, e nessa altura devia-se pensar que quem tivesse mais músculo era o melhor… Pois eu sofri por ter o cérebro maior, e não foi pouco. A p*ta da violência não justifica a violência, não vamos querer retrodecer na história humana.
      Sobre as reguadas, agora há castigos psicológicos e bem piores: desde o insulto, a uns bons factos que alguns não queiram ouvir, e depois aí é que a casa de cada um cai na hora. Castigo esse que coloca até o mais musculado para baixo.
      Sobre a questão da copofonia, cada um segue o caminho que quer, porque no antigamente também já existia isso, mas sem generalidade (apenas quem tivesse mais dinheiro). E para aquela pessoa estar a divertir-se numa discoteca, existe pessoal que por trás está a trabalhar, a receber um salário, e que não está no fundo de desemprego.
      Sobre a PlayStation, meu amigo nunca tive uma e sempre foi uma miragem ter. Tenho agora um computador para os estudos e fui eu que o montei aquando do meu part-time.
      Sobre o stress, nem falo porque é um tema sensível… Desculpe lá se antigamente não existia stress com a mulher em casa, e o marido sempre a bater.
      Sobre falar de MULHERES e HOMENS eu finalizo: os HOMENS e MULHERES de agora estão bem mais maduros dos que antes: as MULHERES podem fazer o que lhes apetece, como desde ser um alto cargo, a pilotar um avião, e os HOMENS podem sempre ajudar e manter-se por casa a fazer lidas domésticas.
      E já que pergunta, porque ainda falei pouco sobre mim? Por um simples motivo: por eu ver o meu colega de trabalho feliz, a passar no curso, já eu fico feliz com isso, porque significa que estou a colocar o meu conhecimento ao serviço dos outros que precisam dele.

  10. Avatar de Pedro L
    Pedro L

    A maior parte da poluição marinha com plástico é causada pelas redes de pesca . Não é das palhinhas e embalagens de take-away. Mas os Europeus querem-se auto fustigar portanto tudo ok.

    1. Avatar de Steve Jobs
      Steve Jobs

      Se a maior parte é causado pelas redes marinhas então o resto já não conta, é isso que estás a dizer?

      Por exemplo, assaltamos um banco juntos, eu levo 10 milhões e tu levas 11 milhões, no fim se formos apanhados o que importa é quem levou mais dinheiro, ou seja, tu ias para a prisão e eu ficava em liberdade…bem não me importava nada que assim fosse.

      1. Avatar de Pedro L
        Pedro L

        Deste sub-grupo mais pequeno de palhinhas e embalagens que vão parar ao mar – menos de 1% destas são de países desenvolvidos. O propósito destas medidas é apenas castigar e dar aos wokes a sensação de que estão a fazer alguma coisa.

        1. Avatar de Steve Jobs
          Steve Jobs

          Pronto, então vamos assaltar um banco, tu levas 100 milhões e eu levo 1 milhão, tu vais preso e eu não…quando quiseres podemos fazer isso.

        2. Avatar de Pedro L
          Pedro L

          Por exemplo para dar ideias . Grande parte dos microplásticos vem das lavagens de roupa. Proíba-se o uso de polyester na roupa e taxe-se fortemente a industria da moda rápida que polui mais que todo o transporte aereo e maritimo junto . Aliás a TAP e outras andavam a fazer voos de carga da inditex para os EUA. Roupa barata com uma uma pegada ecológica que faria corar as coitadas das palhinhas e cotonetes…

          1. Avatar de Steve Jobs
            Steve Jobs

            Como já te disse em cima “ Pronto, então vamos assaltar um banco, tu levas 100 milhões e eu levo 1 milhão, tu vais preso e eu não…quando quiseres podemos fazer isso.”

            Usas uma coisa para desvalorizar a outra o que não faz sentido nenhum, a mudança tem de começar por algum lado e é urgente que se mude…hoje as palhinhas e amanhã a roupa.

          2. Avatar de Pedro L
            Pedro L

            Quando se proibe coisas inócuas e não importantes cujo efeito é basicamente nulo só porque sim (só para ficar bem na fotografia) – começas a criar resistencias e ressentimento nas pessoas. Depois é muito mais dificil tomar qualquer medida mais a sério,

          3. Avatar de Steve Jobs
            Steve Jobs

            Que comentário mais triste e errado.

            Muitas das mudanças que se deram na humanidade foi através de pequenos passos iniciais…não poderias estar mais errado.

          4. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Óh Steve, estás mesmo a amarrar o burro.

          5. Avatar de Swappie Guy
            Swappie Guy

            Oh Sujeito, o Steve amarrou-te a ti, já viste que engraçado? Hahaha

  11. Avatar de Mike
    Mike

    Ai e tal, o plástico, mas depois vamos deitar árvores abaixo para fazer palhinhas de cartão e de bambu… Aí e tal o cartão recicla-se e é biodegradável. Lá vamos nós plantar eucaliptos para as indústrias…

  12. Avatar de João Duarte
    João Duarte

    Os sacos de papel até gastam mais recursos que os sacos de plástico na sua criação. O problema está na utilização, na reutilização e na reciclagem. Porque o plástico na terra não se destrói, ao contrário do papel. O ideal seria continuar a utilizar o plástico, mas reciclando-o e reutilizando-o na totalidade.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Concordo em absoluto com o que disse.

  13. Avatar de Pedro L
    Pedro L

    O carbono que é transformado em plástico é carbono que não se transforma em dióxido de carbono . Diz não ao aquecimento global . Diz sim ao plástico !

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Se cortarmos todas as Árvores os fogos florestais acabam .

  14. Avatar de KeyboardWarrior
    KeyboardWarrior

    Obrigado pela proibição doa plásticos. Quanto ao chorões que para aqui vêm reclamar, temos pena…. Espera… Não tenho pena nenhuma…. Quero que vocês se f….. Todos. Cresçam.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Ya exatamente. Abaixo o mercado livre, o capitalismo e a liberdade.

  15. Avatar de jose
    jose

    depois de ler 80% dos comentários aqui apresentados, é muito fácil perceber porque estamos como estamos, o egoismo e estupidez do ser humano é supreendente

  16. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    A seguir será proibir baterias.

  17. Avatar de Petrus
    Petrus

    Tudo bem proibir as varas de plástico dos balões mas… e os balões, quando se acaba com essa praga feita em material não reciclável e que vão parar onde o vento os leva, às florestas, aos rios, ao mar?

  18. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Querem acabar com o plástico de vez?! Eu tenho uma solução:

    Pega-se em 300 quilos de C4 depois mete-se em yellowstone por cima da caldeira do vulcão que lá existe e detona-se!! Acaba-se com o plástico e reduz-se a poluição mundial em 80%!! O único senão é que se reduz a população terrestre em 80 a 90%.

  19. Avatar de lopes
    lopes

    Realmente no final de ler muitos dos comentários, vejo agora o porquê de isto andar tudo perdido, a malta tornou-se preguiçosa e egoísta já nem usa a massa cinzenta para pensar o porquê destas mudanças, é tudo pela lei do menor esforço.

    1. Avatar de TiGaSPT
      TiGaSPT

      e é por causa de ambientalistas como tu que o mundo ta como ta, nao se pode ter nada que voces ficam logo ofendidos

      1. Avatar de Steve Jobs
        Steve Jobs

        “ Este desgoverno com as medidas da treta do costume, o que se havia de esperar?”

        Notasse quem é que ficou ofendido.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        +1
        Nas praias e na rua já nao se pode estar á vontade, basta deixar lixo em qualquer lado e começam logo a chatear. E todos sabem que se fica mole e com energias em baixo depois de se estar umas horas ao sol.

        Os governos gastam milhões com tretas como Etar, recolha de lixo, limpezas das ruas. Acabavam com essas tretas e poupavam milhões.

        O pessoal anda todo a meter painéis solares nas casas, deviam era incentivar o pessoal a instalar geradores em casa, sai muito mais barato e ficávamos livre da EDP.
        Transito é outra, deviam era fazer mais estradas e não ciclovias nas cidades, dar condicoes para aumentar o numero de carros. Lisboa com o dobro dos carros e sem bikes era favorável a todos, menos transito, mais mobilidade mais qualidade de vida.
        Aquelas esplanadas em vez de pessoal a pé era mais agradável se tivesse aberto ao transito.

  20. Avatar de Mig21
    Mig21

    Graças ao plástico a população mundial pode evoluir como nunca antes. Certos lobbies encontraram um alvo e iniciou-se a guerra.
    Quem quer olhar mais além tem que procurar informação independente, se passarem o dia no FB infelizmente vai ver muita coisa mas não informação independente.

    PS1: e que se lembra de quando a energia nuclear era má?
    PS2: o bom agora são os eléctricos, mas as baterias são más!
    PS3:..e claro, viva os produtos biológicos!

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      A população mundial também evoluiu bastante com as guerras e escravatura. E certos lobbies querem acabar com essas coisas.

  21. Avatar de .
    .

    Talvez se aquele andar mais a pé em vez de trotinet tera mais saude…

    Talvez o turismo deva ser so virtual…

    Talvez os computadores e suas graficas andem a consumir muita energia…

    Talvez existam demasiados aviões, camiões, barcos e carros…

    Talvez se deva investir em criar outros materiais…

    Talvez os ” senhores donos disto tudo ” só queiram mesmo lucro e só…

    Talvez e muitos outros talvez…

    Saudinha!

  22. Avatar de .
    .

    Talvez os telemoveis e computadores devam durar muito mais tempo …

    Talvez a humanidade deva no seu conjunto reavaliar os seus valores actuais para evitar privações de liberdade e evitar assim a sua propria extinção …

    Esta tudo ligado , dependemos todos uns dos outros…

  23. Avatar de traumatologiaeortopedia.com.br
    traumatologiaeortopedia.com.br

    O mais importante a natalidade para reduzir as pessoas no mundo, assim diminui o consumo e preservamos o planeta, diminuindo a fome e a desigualdade…

  24. Avatar de .
    .

    Parece que alguem quer ser escravo …

    estara no seu direito mas também contra o bom censo…no minimo…

    Que medo !

  25. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    Têm coisas das quais eu evito fazer, uma delas é ir para a praia em dias de ventania, vêm muita areia para os olhos. Deveria-mos alterar comportamentos, mas infelizmente já vamos muito tarde….. é uma passagem com um período muito curto, para a grande maioria conseguir alterar alguma coisa. Infelizmente, é assim ….. Os carros vão deixar de ter pipos nos pneus ?

  26. Avatar de .
    .

    Como será possivel que alguém possa ser contra o tratamento de residos sejam eles sólidos ou liquidos ?!

    Sim, pelos vistos querem e gostam de marinar na mellda e beber em vez água mijo…daí terem esse tipo de pensamentos…

    Outros querem comer plastico…deve ser para poupar…

    Só dá pessoal demente…

  27. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    Nunca percebi bem a razão de existência deste tipo de plásticos a não ser por conveniência…mas penso que poluição causada não a justifica. Iremo-nos adaptar sem grande trauma…prevejo voltar a andar com um canivete que tenho com talheres embutidos.

  28. Avatar de Renan Barboza
    Renan Barboza

    A indústria petrolífera chora… se isso ocorrer no Brasil vai ter um reajuste econômico vertical…

  29. Avatar de Jon
    Jon

    Agora estou a ver porque hoje em dia as coisas pouco duram ou estavam se rapidamente
    É tudo feito de tratas recicláveis enfim
    Vão lá num instante salvar o planeta

  30. Avatar de Japao Vilela
    Japao Vilela

    Ridículo!!! Hipocrisia total . Dizem tanto que se preocupam com ecologia mais fabricam carros á diesel , as montadoras de motos ainda produzem motor 2 tempos, e a mais nova agora são carros elétricos. Estes poluem muito mais que carro a gasolina ou etanol. . . E a população segue no ritmo ” me engana que eu gosto “.

  31. Avatar de Gervas69
    Gervas69

    Se pagassem o lixo ao kilo como na Suiça o pessoal reciclável mais e tretas destas era escusado, vamos passar a ir ao MC e ter que trazer a loiça de casa

  32. Avatar de Fernando
    Fernando

    Cuidar do meio ambiente é um acto nobre e necessário, mas essa revolução louca e essas crises atrás de crises, não são por acaso. Entenda como e porque a nossa civilização está a ser destruída e o que será construído sobre as cinzas dela: https://youtu.be/FYPoSFQHn58