Coronavírus: Poluição na Europa baixa drasticamente (incluindo Portugal)

24 Comentários

É raro encontrar uma boa notícia no meio de tanta desgraça mundial. No entanto, o novo coronavírus está a ter um impacto tremendo no mundo. Depois da China e da Itália, que diminuiriam drasticamente os níveis de poluição, agora surge a informação relativamente à Europa (num todo).

Segundo dados do Copernicus Sentinel-5P da Agência Espacial Europeia, a poluição baixou drasticamente em toda a Europa!

Coronavírus: Poluição na Europa baixa drasticamente (incluindo Portugal)


A pandemia provocada pela Covid-19 tem levado a alterações drásticas nas sociedades. Países em estado de emergência que leva a fábricas fechadas, escolas encerradas, muitos pessoas em regime de teletrabalho, etc, etc! O vírus conseguiu meter quase todos em casa e o ambiente até agradece.

Coronavírus leva a redução da poluição em toda a Europa

De acordo com o comunicado emitido pela ESA, os novos dados, baseados em observações do satélite Copernicus Sentinel-5P, mostram fortes reduções nas concentrações de dióxido de nitrogénio (NO2) em várias (grandes) cidades da Europa – incluindo Paris, Madrid e Roma.

Como se pode ver pelas imagens seguintes, a diferença dos níveis de poluição de março de 2019 para março de 2020 é significativa. Tal deve-se às restritivas medidas de quarentena aplicadas por vários países.

Coronavírus: Poluição na Europa baixa drasticamente (incluindo Portugal)

E em Portugal, como estão os níveis de poluição?

Portugal não é destacado no comunicado, mas facilmente se percebe que o nosso país segue o cenário que está a acontecer em outros países.

Os dados apresentados são oriundos do satélite Sentinel-5 e necessitam de ser confirmados com outras fontes de dados e com outras observações. No entanto, a diminuição da poluição nos céus da Europa é claríssima.

De acordo com os números de hoje, em Portugal existem 5170 infetados e foram já registadas 100 mortes. O número de infetados à escala mundial já ultrapassou os 600 mil e registam-se mais de 28 mil mortes por causa da COVID. Fique em casa!

Leia também…

Covid-19: Depois da China é a Itália a diminuir drasticamente os níveis de poluição

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    Algo bom no meio de tanta coisa má

    1. Avatar de RM
      RM

      Não é assim tão bom, porque é apenas temporário. É uma “pausa”.

      1. Avatar de Ivan
        Ivan

        Apesar de temporário podera trazer alguma regeneracao de defesas naturais como a camada de ozono que ja esta a comecar a aumentar a sua espessura, por isso apesar de temporario e muito bom ouvir isto…nao estou de todo contente com os dias que vivemos porem este virus veio trazer este lado bom da crise que se vive

  2. Avatar de Confinado
    Confinado

    Boa notícia, sem dúvida. A próxima é a de que o pessoal vai viver do ar puro.
    Como o cavalo do espanhol que aprendeu a viver sem comer. Quando tinha aprendido, infelizmente morreu.

    1. Avatar de Mendez
      Mendez

      Essa é que é essa.
      O pior vai ser o depois do Covid isso sim.

  3. Avatar de Fiu
    Fiu

    Já se sabe isso tudo. Sempre a repetir a mesma “notícia”. Depois de voltar tudo a começar a trabalhar lá vão publicar outra a dizer que já há mais poluição. Será que não há criatividade para mais?

    1. Avatar de RM
      RM

      É para quem ainda não viu e não sabe.

  4. Avatar de rikardo pereira
    rikardo pereira

    eu para mim preferia poluir mais do que ter que estar fechado em casa, para mim nao ha nada bom.. perdi o emprego, ja perdi 3kg nao sei quando voltarei a arranjar emprego a minha mulher está igual sem poder trabalhar.. este tipo de noticias de bom nao tem nada… teria algo de bom se baixa-se mas sem ter que parar o planeta….

    é apenas uma coisa boa para muitas bem piores

    1. Avatar de Ivan
      Ivan

      o problema do ser humano e que nao percebe se o planeta fica inabitavel nada adianta ter dinheiro (nao estou a falar do teu caso) tenho muita pena que tenhas perdido emprego e que esta situacao ainda esteja a ser pior. porem as grandes empresas parece que nao percebem que senao ha mudancas no planeta daqui a uns anos (e nao sao assim tantos) ninguem tera um planeta para puder viver uma vida mais livremente.

      1. Avatar de Zé dos Azeites
        Zé dos Azeites

        Dinheiro sempre acima de tudo.

        1. Avatar de Seca Adegas
          Seca Adegas

          O dinheiro é que é o problema ?

          O problema do Mundo é o ser humano !

          O dinheiro apenas existe, para não nos andarmos a matar uns aos outros.

          PS – Zé dos Azeites, deves gostar da tecnologia que as sociedades capitalistas te proporcionam. Podes fazer a diferença, deixa de a usar e contribui para um Mundo melhor.

    2. Avatar de Quem ?
      Quem ?

      Realmente não há nada de bom no que está a acontecer contigo mas …
      Tu perdes o emprego , isto passa talvez voltes a arranjar outro, tempos difíceis.
      Eu estou a trabalhar pois estou numa área em que está prevista ser a última a parar (ordens do governo) . Não perdi o emprego mas a minha percentagem de ser contaminado e contaminar o outro é maior que a tua de certeza.
      Quando isto acabar tu talvez arranjes emprego , eu talvez esteja num caixão . Um resto de boa tarde.

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Pelo menos tu emagreces, porque a maioria engorda sem nada para os fazer mexer.

      1. Avatar de alb
        alb

        Eu continuo a trabalhar e estou mais gordo, raios me partam xD

  5. Avatar de Stregganz
    Stregganz

    Atenção, anda aí um vídeo a rolar de chinesas infectadas a tossir e a cuspir para alimentos, multibancos, botões de elevador, bancos de jardim…isto é guerra virológica

  6. Avatar de Fulano
    Fulano

    Acho que não é preciso nenhum estudo sobre isto.
    O simples facto de a grande maioria dos cidadãos em todo o mundo estarem em casa de quarenta e as fábricas fechadas e haver uma diminuição do tráfego aéreo e rodoviário na ordem dos 90% só ppr si é um sinal da forte diminuição da poluição.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Forte não será a palavra correcta. Aviões e a poluição destas cidades são insignificantes perante as verdadeiras fontes de poluição.

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Um reparo, nessa imagem o que está a sair dessas chaminés é vapor de agua e que eu saiba isso ainda não polui. E muito provavelmente essa é central nuclear, ou seja não emite gases poluente.

  8. Avatar de Alpha
    Alpha

    Fantástico! Voltemos à idade média, aí a poluição é 0!

    Hipocrisia e ridículo ao mais alto nível

    1. Avatar de José
      José

      Não ė verdade. Na Idade Média poluia-se muito, não com a actual intensidade industrial e com tanta gente, mas os dejectos eram atirados para a rua, e as imundices eram espalhadas, o que originava focos de doenças. Pior usavam químicos sem consciência total dos seus males. Há investigadores que entendem que o Homem polui desde que começou com a agricultura e a devastar florestas para essa actividade. Outros há que chegam ao exagero de dizerem que acontece desde o momento em que dominou o fogo. Para muitos, só parando com toda a actividade humana = a extinção o planeta e a “vida” teriam hipotese de sobreviver. Para mim o problema está nos números, há gente demais, temos de reequacionar a população de um animal tão como o ser humano fazendo isso ao longo das próximas gerações, mantendo um número ideal que permita abundância e bem estar global e dê tempo ao planeta para reciclar o resultado das suas actividades. Isso sim, não impedia o progresso humano nem equacionaria o futuro do planeta.

  9. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    quero ver o que vão fazer a tanta luva que se gastou estes dias..

  10. Avatar de Tiago
    Tiago

    Só concorda com esta medida quem é estudante ou apoiante dos partidos de esquerda. Por essa lógica, a segunda guerra mundial e a morte de milhões de pessoas trouxe aspectos positivos como o avanço da tecnologia. Por essa lógica vamos todos para a idade da pedra. Falam muito, mas gostam de viajar e andar de avião.

  11. Avatar de O pirata
    O pirata

    Coitada da Greta… Vai ser despedida e ter de começar a ir para a escola em vez de passear pelo mundo…

    1. Avatar de Seca Adegas
      Seca Adegas

      Agora é que vai começar o sacrifício da Greta.
      Como é que a rapariga vai sobreviver sem viajar pelo mundo ?