Coreia do Sul quer proibir uso do smartphone enquanto caminha

18 Comentários

Em poucos anos o smarpthone passou a ser um objecto tecnológico fundamental na vida dos cidadãos. Hoje em dia são já raras as pessoas que não têm um dispositivo móvel e as que o usam vivem “agarradas” a tal tecnologia.

Mas caminhar e usar o smartphone começa a ser cada vez mais uma acção perigosa tendo até alguns países criado vias específicas. Mas a Coreia do Sul quer ir mais longe e pretende mesmo proibir o uso do smartphone enquanto se anda.

smartphone-lane-730x411


De acordo com um relatório recente, só nos Estados Unidos o número de acidentes relacionados com peões distraídos por culpa dos smartphones aumentou 35% desde 2010.

Tendo em conta que usar o smartphone enquanto se caminha é uma acção cada vez mais perigosa, a Coreia do Sul já começou a produzir e a aplicar sinalética para proibir tal “moda”.

sinais

Por enquanto esta é uma medida que faz parte de um projecto piloto e que visa essencialmente alertar os cidadãos garantindo assim a segurança rodoviária.

Seoul Metropolitan Government
 

Portugal deveria seguir o exemplo da Coreia do Sul?

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hélder P
    Hélder P

    Constantemente usa-se o telemóvel ao volante e vamos já pensar nisto?

  2. Avatar de Tiago Procópio
    Tiago Procópio

    Aqui no BRASIL as pessoas se desligam do mundo a volta, ficam concentrados em seus dispositivos. Deixam de viver, infelizmente.

    1. Avatar de David
      David

      Surpreende-me que haja gente com smartphones no brasil com tanta miséria e fome, dinheiro mal empregado, secalhar esses não tinha grande pena se fossem atropelados por um onibus.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        É normal essa surpresa tendo em conta a dimensão da tua inteligência.

        1. Avatar de David
          David

          Sim ter smartphones é mais inteligente que ajudar os que estão na miséria.

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Cada um tem que fazer por si, os recursos são limitados e é assim que se garante a distribuição justa destes. De qualquer modo, nem todo o Brasileiro dorme pelos cantos.

  3. Avatar de Andre Ribeiro
    Andre Ribeiro

    Concordo, eles são bem especificos apenas enquanto se caminha na rua, ou seja, pode-se sempre parar na rua ver o telemovel e continuar andar depois. Penso que seja uma boa medida visto que na cidade cada vez mais os peoes vão contra as pessoas na rua porque vao colados ao ecra do telemovel.

  4. Avatar de pt_cardozo
    pt_cardozo

    LOL, “aqui no brasil”.
    Em todo o mundo mê irmão

  5. Avatar de luis santosluis santos
    luis santosluis santos

    Um dia desses ia atropelando um que se meteu á passadeira sem olhar … estava mais atento ao tlm .

  6. Avatar de Silva
    Silva

    Até que enfim alguém os tem no sitio para fazer o certo. Bravo. Que isso vá para a frente. Aqui em Portugal deveriam fazer o mesmo. E caso contrário penas pesadas.

  7. Avatar de David
    David

    Concordo, deve-se banir todo o tipo de comportamento zombi nas ruas! se querem ser zombies façam-no em casa, teem todo um mundo de possibilidades com a realidade virtual nem precisam de sair de casa, ponham um tubo na garganta e outro no cu! onward to the future!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Aposto que nunca passeaste na rua distraído com nada.

      1. Avatar de David
        David

        Só com a paisagem e não pago para tal, perfeito.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Cheira-me a hipocrisia….mas nem quero saber sinceramente!

          1. Avatar de David
            David

            Não zé, é mesmo gosto em ter os olhos na realidade em vez do smartphone que filtra a realidade como uma palhinha.

  8. Avatar de Redin
    Redin

    Não é preciso proibir nada. Lá voltam outra vez as soluções mais fáceis.
    Em tempos sugeri uma abordagem muito mais amiga e preventiva mas parece que ninguém a utilizou. Ofereci a ideia.
    Agora, só a sugiro se houverem parcerias para quem quiser construir essa utilidade.

    1. Avatar de Diogo Costa
      Diogo Costa

      Parece quem ninguém quer saber da tua ideia

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Provavelmente por ser demasiado estúpida.