Coreia do Norte testa novo míssil hipersónico alimentado com combustível sólido

20 Comentários

O que pela Coreia do Norte se passa é uma incógnita para o mundo. Porém, há marcos que vão sendo conhecidos. Caso disso foi o novo míssil hipersónico alimentado com combustível sólido que o país testou.

Míssil hipersónico testado pela Coreia do Norte

A Coreia do Norte afirmou ter testado com êxito um míssil hipersónico de alcance intermédio alimentado com combustível sólido, na quarta-feira. De acordo com a Agência Central Coreana de Notícias (em inglês, KCNA), o novo tipo de míssil hipersónico, chamado Hwasongpho-16-Na, marca um desenvolvimento significativo na capacidade de defesa do país.

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, esteve presente no local do teste, com outros líderes do seu partido, bem como oficiais do exército e da unidade de desenvolvimento de mísseis.

Perante o sucesso do teste, Kim Jong Un saudou-o e chamou-lhe “poderosa arma estratégica ofensiva”. Conforme disse, mostra a capacidade da “ciência e tecnologia de defesa” do país e será útil para “reforçar a capacidade de dissuasão da guerra nuclear das forças armadas” da Coreia do Norte.

Kim Jong Un, líder da Coreia do Norte
Kim Jong Un, líder da Coreia do Norte

 

Novo míssil hipersónico da Coreia do Norte testado com sucesso

O teste realizado pela Coreia do Norte destinava-se a confirmar as especificações técnicas concebidas para o novo tipo de míssil hipersónico de alcance intermédio no seu conjunto e a verificar a fiabilidade deste sistema de armas.

De acordo com a informação partilhada pela KCNA, o teste foi realizado limitando o alcance do míssil a mil quilómetros. A velocidade e a altitude do míssil foram controladas, “atrasando o arranque do motor da segunda fase e alterando rapidamente a órbita de voo na região ativa”.

O veículo hipersónico, separado do míssil após o seu lançamento para nordeste no campo de treino de uma unidade do exército num subúrbio de Pyongyang, atingiu o seu primeiro pico a uma altura de 101,1 quilómetros e o segundo pico a uma altura de 72,3 quilómetros enquanto fazia um voo de 1000 quilómetros como previsto e aterrou com precisão nas águas do Mar Oriental da Coreia.

Lê-se na KCNA.

Míssil hipersónico testado pela Coreia do Norte

Conforme avançado pela Associated Press, a informação dos meios de comunicação social da Coreia do Norte surgiu um dia depois de as forças armadas sul-coreanas e japonesas terem detetado o lançamento de um míssil a partir das proximidades da capital da Coreia do Norte em direção ao seu mar oriental.

Este teste do míssil hipersónico deverá ser parte da modernização das forças armadas da Coreia do Norte, anunciada em 2021 por Kim Jong Un. Os peritos preveem que o país irá aumentar a frequência destes testes de mísseis no período que antecede as eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, previstas para novembro.

A KCNA não forneceu mais pormenores sobre o míssil hipersónico ou sobre a natureza técnica do ensaio.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de O Barbaro
    O Barbaro

    Um país miserável com tecnologia e know how capaz de fazer inveja e competir com os poderosos USA. Enquanto isso a Europa investe na defesa dos LGBT+, dos animaizinhos… Investimentos muito válidos e capazes de dissuadir qualquer ataque.

    1. Avatar de O Animalzinho Barbaro
      O Animalzinho Barbaro

      Compreendo e concordo em parte o teu ponto de vista (especialmente no que respeita a essas nova especie do abcedario), mas os animaizinhos? Fizeram-te mal os animaizinhos quando eras pequenino? Trauma ou tens alguma historia pra contar?

      1. Avatar de O Barbaro
        O Barbaro

        Entende o raciocínio, não te fiques pelos pormenores.

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          O PZZP passou a partido táxi e o camarada está nervoso, compreendo, sugiro que passe a passar a militar pelo partido do mini rui ditador tavares, consta que está em ascensão e que os 4 deputedos que elegeu valem por dezenas.

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Do que estás à espera para te mudares para a Coreia do Norte?

    3. Avatar de Anung
      Anung

      Aquilo é tudo da China.

    4. Avatar de karlota
      karlota

      Vives na europa e mesmo assim tens uma mentalidade de um país miserável. Ja vistes? As vezes com tantos países desenvolvidos à investirem em educação ainda assim sim saem sujeitos como tu. Com cérebro do tamanho de uma ervilha.

      1. Avatar de O Barbaro
        O Barbaro

        Meu caro, a força é e será sempre o acto dominador. Podes ter muitos argumentos e arrasar qualquer numa disputa verbal mas palavras não matam ninguém, é a força que mata, é bom que além das palavras também tenhas punhos fortes para poderes dizer o que pensas e punhos para defender o que dizes. A UE só tem palavras e essas, leva-as o vento…

        1. Avatar de Croft Lara
          Croft Lara

          Não te preocupes que se entrarmos em guerra já te chamarão para usares os teus punhos (carne para canhão) em defesa da UE e aí poderá demonstrar a tua força e perspectiva.

    5. Avatar de Grunho
      Grunho

      Tecnologia e know how tem, miserável não é. A propaganda dos américas tenta fazer passar essa e outras tretas, mas não é verdade.

    6. Avatar de Paulo Rodrigues
      Paulo Rodrigues

      A Europa, infelizmente, não investe na educação de forma a que pessoas como você não possam ter este tipo de “raciocínio”…

      Bom não é um problema exclusivo da Europa…

    7. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Oh Bárbaro, eu tenho cães, gatos e até um peixe.
      Trato-os tão bem como trato os meus filhos.
      Os animais merecem todo o nosso apoio.
      Aliás, com os animais dou-me lindamente, com humanos é que é complicado…

  2. Avatar de Maria Ines
    Maria Ines

    Quando a Rússia e seus aliados descobrirem que o nuclear já não mete medo é os americanos já tem a next gen weapon e que ficam todos de queixo caído e a tentar copiar. Anti matéria feitos a partir do bosao de Higgs, basta 2 segs e a Rússia desaparece do mapa

    1. Avatar de João
      João

      Obrigado Maria Inês.
      Não sabia.
      Da minha parte, não partilharei essa informação nem com os russos, nem com os seus aliados.
      Deixa-os andar entretidos com o nuclear…tolos.

  3. Avatar de andre
    andre

    o povo a passar fome para os recursos serem gastos em material bélico.

  4. Avatar de Stanley
    Stanley

    Impresiona pelo tamanho. Só isso.

  5. Avatar de Anung
    Anung

    Todo o equipamento e desenvolvimento de armas da Coreia do Norte pertence á China.

    A Coreia do Norte nem comida tem, quanto mais ter dinheiro para tecnologia balistica.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Se não tivesse comida não tinha exército. E tem. Bem grande, por sinal. E sim, a Coreia do Norte está para a China como Israel está para os USA. Com tendência para se reforçar.

  6. Avatar de Manu
    Manu

    Os EUA já gastaram mais de 17 biliões a tentar ter um misero teste com sucesso e tanto a Coreia do Norte como o Yemen já têm… Russia está 10 passos à frente de todos em armamento e a China cresce e desenvolve novas tecnologias militares a uma velocidade impressionante…

    1. Avatar de Paulo Rodrigues
      Paulo Rodrigues

      Quanto gastaram a Coreia do Norte, o Yemen e a Rússia em testes (não identifica que testes foram)?

      Sabe (se sabe) quanto gastaram os EUA… sabe porque os EUA são uma nação minimamente democrática, algo que não é uma realidade em relação aos outros “exemplos”.