Coreia do Norte está a construir o seu maior navio de guerra

11 Comentários

A Coreia do Norte está atualmente a construir o maior navio de guerra da sua história—a primeira fragata equipada com mísseis guiados e sistemas de lançamento vertical (VLS).

Coreia do Norte está a construir o seu maior navio de guerra


Imagens de satélite recentes do Estaleiro de Nampo, na costa oeste do país, revelam que a embarcação tem cerca de 140 metros de comprimento e um deslocamento estimado entre 4.000 e 5.000 toneladas, ultrapassando significativamente qualquer outro navio de superfície da Marinha norte-coreana até à data.

Principais características do novo navio de guerra

  • Tipo: Fragata com mísseis guiados
  • Comprimento estimado: Cerca de 140 metros
  • Deslocamento: Entre 4.000 e 5.000 toneladas
  • Armamento esperado:
    • Sistema de lançamento vertical (VLS)
    • Possivelmente mísseis antinavio, de cruzeiro e superfície-ar
  • Local de construção: Estaleiro de Nampo, na costa oeste
  • Tecnologia: Pode ter influências de projetos russos, como as fragatas da classe Almirante Grigorovich, sugerindo colaboração tecnológica com a Rússia.

Tradicionalmente, a marinha norte-coreana tem como base e inspiração em submarinos e pequenas embarcações costeiras. Esta nova fragata marca uma mudança, com a clara intenção de projetar poder naval para além das águas territoriais.

Imagens de satélite indicam que poderá estar em construção um segundo navio de guerra de grande porte noutro estaleiro, em Chongjin, na costa leste – sugerindo um plano estratégico mais amplo de modernização naval.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tó

    Nada como andar a brincar às guerrinhas, numa nação sem experiência naval ou doutrina de alto mar.

    1. Avatar de Carl
      Carl

      Quanto maior for, mais facil é como alvo.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Os maiores de todos são os porta-avioes dos USA.

  2. Avatar de Max
    Max

    A Europa e os EUA compram petróleo à Rússia. A Rússia compra munições e carne para canhão à Coreia do Sul. A Coreia do Sul, com o dinheiro, constrói navios de guerra. Trump faz de conta que está interessado em acabar com a guerra na Ucrânia. – e está, desde a Ucrânia se renda e possa partilhar os despojos com Putin. E como a Europa sabe bem que se a Ucrânia não conseguir conter a Rússia a invasão russa se estende a outros países, estamos nisto.

    1. Avatar de Tó

      a invasão russa estende-se a outros países? lol

      1. Avatar de Max
        Max

        “A Polónia, a Estónia, a Letónia e a Lituânia vão abandonar a Convenção sobre a Proibição de Minas Antipessoal (Convenção de Otava) que proíbe as minas militares terrestres, alegando a necessidade de reforçar as defesas no quadro da invasão russa da Ucrânia.
        A posição foi tornada pública hoje, após uma reunião entre os ministros da Defesa da Polónia e de três estados bálticos.
        “Com esta decisão, estamos a enviar uma mensagem clara: os nossos países estão prontos e podem utilizar todas as medidas necessárias para defender os nossos territórios e a nossa liberdade”, afirmaram os ministros da defesa numa declaração conjunta” (RTP Notícias, 18/03/2025).
        E não são os únicos países ameaçados.

        1. Avatar de Tó

          Eu gostava de ver, nessa cultura do medo toda, onde é que a Rússia tem capacidade militar para invadir os países da Europa que fazem parte da NATO, mesmo sem os americanos.

          É preciso não perceber um caraças de sistemas de armas, doutrina militar, táctica e estratégia para acreditar nisso. É que a Rússia tem uma capacidade económica sensivelmente equivalente à da de Portugal e Espanha juntos; tem um orçamento militar inferior ao de França e Alemanha juntos; tem menos população que a França e a Alemanha juntas e 3 vezes menos do que a UE, e, a acreditar nas notícias, perdeu tantos e tantos meios militares, que neste momento a sua capacidade de montar uma ofensiva mecanizada rápida, que era o que seria necessário, foi de vela. O exército polaco, sozinho, defender-se-ia de uma ofensiva sem grandes dificuldades, tendo em conta o que se tem visto.

          As notícias que andam a circular servem para uma única coisa, que é assustar o público para justificar uma despesa militar de 800 a 1000 milhões de euros durante os próximos 3 anos, que obrigatoriamente terá de levar a um aumento de impostos, a uma redução dos serviços de interesse geral (saúde, educação, etc.) ou ambas e ter a sua anuência para o fazer.

          1. Avatar de Max
            Max

            Facto é que a Polónia está, há meses, a montar o que chama “escudo oriental” para proteger as fronteiras com a Rússia e a Bielorússia. Em minas andará por 1 milhão.
            A Rússia, para 2025, aumentou os gastos militares em 30%, atingindo 40% do orçamento e 119 mil milhões de euros.
            Necessariamente, a Europa tem que responder com mais ajuda à Ucrânia e investimento nas indústria de defesa

  3. Avatar de Max
    Max

    Acima, Coreia do Norte.

  4. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Bismark 2- ao fundo em menos de um ano 🙂

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      E destroyer Sheffield, e fragata Ardent, etc. etc..