Coreia do Norte e as Redes Sociais

39 Comentários

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

A Coreia do Norte é um “mundo” à parte no que toca à influência que as tecnologias provocam na sociedade, há muito mistério que envolve este país quanto ao entendimento que os seus cidadãos têm da Internet.

Aqui poderemos considerar que a penetração das redes sociais e a devassa da privacidade também estarão longe de ser o problema que conhecemos no mundo “livre”. Mas como será a relação Coreia do Norte e as Redes Sociais?

imagem_bloqueio_redes_sociais00


Segundo a agência de notícias russa ITA-TASS, um dos poucos serviços de notícias estrangeiro a manter escritório na Coreia do Norte, as autoridades norte-coreanas bloquearam o acesso ao Facebook e ao Twitter às poucas pessoas no país que têm acesso livre à Internet.

Na Coreia do Norte são poucas as pessoas que conseguem ter acesso a um computador e mesmo aquelas que o conseguem, têm um acesso restrito à Intranet nacional, estando esta rede disponível apenas em universidades, bibliotecas e instituições estatais.

Em que consiste a Intranet norte-coreana?

Basicamente, quem tem acesso a esta rede apenas terá acesso a propaganda do Governo norte-coreano, informações sobre ciência, tecnologia e cultura.

No que diz respeito a informação externa, mais propriamente à Internet, o acesso é fortemente restringido, chegando mesmo a congestionar a transmissão de rádios e chamadas telefónicas internacionais. Com estas regras, o país é considerando um dos piores países para a liberdade de imprensa e para os direitos humanos.

No entanto, ainda existem cidadãos estrangeiros a residir no país, principalmente trabalhadores humanitários e empresários, cidadãos estes que estão autorizados a utilizar a Internet através de ligações fixas e ligações sem fios, mas até mesmo estes cidadãos estão a ser bloqueados de aceder às suas redes sociais.

imagem_bloqueio_redes_sociais01

Em Setembro, o Governo norte-coreano informou todas as embaixadas e organizações internacionais que não poderiam utilizar qualquer tipo de ligação à Internet, quer seja fixa, quer seja através de redes sem fios ou até mesmo por satélite, sem ter a devida autorização por parte do Governo.

Desta forma, todas as organizações que pretenderem ter acesso à Internet, têm de comunicar essa intenção ao Governo norte-coreano, para que os seus serviços possam ser verificados, sendo que quem não cumprir esta regra sofrerá a aplicação de uma coima que ronda os mil dólares.

Numa altura em que a violação da privacidade é tão discutida a nível mundial e que muitos culpam as redes sociais pelo início dessas violações, o bloqueio das redes sociais nestes países, será uma boa opção? Ou será apenas uma condicionante para a liberdade de todos os cidadãos?

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lo
    lo

    A realidade da coreia do norte faz-me lembrar do filme ‘the giver’: http://www.imdb.com/title/tt0435651/

  2. Avatar de JoseM
    JoseM

    Basicamente a Coreia do Norte é uma prisão a céu aberto. Os cidadões são meros numeros sem qualquer direito. Mesmos os militares (classe mais abastada), tem sérias restrições.
    A verdadeira face do que é o comunismo, neste caso uma monarquia comunista baseada no terror.

    1. Avatar de fornost
      fornost

      sim, e ainda existem idiotas que acreditam na causa (só que sob outro manto…outro nome… no Brasil é pior: existem vários partidos comunistas, sem eufemismos… PCdoB, PCB….PSTU…PSOL…) triste… Há tantas ditaduras bolivarianas na América latina e o Brasil fica, cada vez mais, próximo à realidade venezuelana…

      1. Avatar de zombie
        zombie

        epa…fumaste linhas brankas d+….começa a fazer uma detox, que isso ta mm mal !!!

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Sabes o significado de comunismo? Acho que não! É que eu saiba ainda não houve nenhuma sociedade no mundo que fosse comunista (nem as que foram lideradas pelos partidos comunistas). Pode ter havido sociedades socialistas, agora comunistas, por favor….

      1. Avatar de MM
        MM

        Comunismo é uma utopia, tal como anarquia e tantas outras ideologias que envolvem igualdades e ausência de hierarquias (entre outras coisas).

    3. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      E para não falar que monarquia e comunismo são antónimos.

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Falta informar, falta sempre, que a Coreia do Norte é um regime Comunista.

    Em Portugal existem partidos legalizados que defendem abertamente este regime, como o PCP.

    1. Avatar de JoseM
      JoseM

      100% Verdade ! …e no 25 de Abril é vê-los de cravo ao peito a falar em liberdade.

      1. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Por acaso sabes que o partido comunista foi a força mais activa na defesa do povo durante o fascismo? Provavelmente não porque quase de certeza que quando se deu o 25 de Abril ainda não tinhas nascido. Onde é que estavam as restantes forças politicas? Com o regime imposto, basta olhar para o nosso presidente da república. Neste momento esta data pouco mais é que um feriado para nos descansarmos com a nossa família porque grande parte das pessoas já esqueceu o seu significado.

        1. Avatar de Carlops Carvalho
          Carlops Carvalho

          Foi pelo facto de o PCP ter sido a força mais activa na defesa do povo – segundo a sua opinião – (qual povo???) durante o fascismo, que durante o período gonçalvista, no Verrão quente de 75, Álvaro Cunhal queria entregar Portugal à União Soviética para fazer disto uma Cuba europeia…! E não, não sou anti-comunista, nem xuxa, nem fascista. Apenas um homem que preza a Liberdade e os Direitos Humanos. Qualquer país que oprima o seu Povo, seja ele de que forma for, não passa de um país de regime facho-nazista!

          1. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Álvaro Cunhal queria entregar Portugal à Rússia? Onde é que tu ouviste esta barbaridade? Arranja-me apenas uma referência que Portugal ia ser entregue à Rússia. É o que dá quando não sabe do que se fala. Repete-se tantas vezes a mesma barbaridade que passado um tempo deixa de ser barbaridade e passa a ser verdade.

            Mas acho muita piada toda a gente apontar o dedo para os crimes cometidos pela Rússia quando esta era socialista. No entanto ninguém aponta o dedo aos crimes cometidos por governos de direita, crimes este que são do mais hediondo na história da raça humana. Nestes estão incluído a 1ª e 2ª guerra mundial. Mas isto não interessa, o que interessa é engolires a propaganda que te enfiam todos os dias pela garganta naquela caixa chamada televisão.

          2. Avatar de João
            João

            Nuno Vieira, tudo o que precisei foram 2 minutos no Google.

            http://expresso.sapo.pt/o-cunhal-de-que-o-pcp-nunca-fala=f780855

          3. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Foi isto que conseguiste arranjar? Continua a procurar se faz o favor. Ou a única coisa que tu consegues arranjar é um artigo que menciona apenas duas curtas frases de Álvaro Cunhal, tendo a mais fulcral visto o seu significado completamente distorcido, e sendo o resto nada mais que a opinião do jornalista?

        2. Avatar de JoseM
          JoseM

          Essa certeza que ainda não tinha nascido é boa!!! Já tinha 10 anos… e já agora, conheço bem o PCP …só não vou dizer “melhor do que tu” simplesmente porque não te conheço para afirmar tal coisa.

    2. Avatar de João
      João

      Curioso como a swastika é um símbolo proibido, mas a foice e o martelo é legal e até celebrado.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Mas isso tem uma explicacao muito logica e facil…
        Nao foi a foice/martelo que perdeu a guerra 😉
        Numa guerra nao existem verdades senao as que sao contadas pelos que as ganham!

      2. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Diz-me um crime cometido por um partido comunista que chegue aos pés do crime cometido pelo partido Nazi. Para mim basta um, procura bem.

        1. Avatar de Anonman
          Anonman

          Um crime? Dou-te uma mão cheia: Joseph Stalin.

          Não é um partido, é certo, mas é uma interpretação do comunismo (que em teoria é um sistema muito bom) de Marx, que é o que acabam por ser quaisquer partidos, uma interpretação de um ideal politico-social (só me apetece rir ao escrever isto, mas enfim, serve para ilustrar a ideia).

          Off-topic: Aquilo na imagem é o Orochimaru?

    3. Avatar de naoliveira

      Mas se o país se chama:

      República Democrática Popular da Coreia

      porque é que dizes que é comunista?

  4. Avatar de neokpt
    neokpt

    O comunismo é uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum e no controle dos meios de produção

    Totalitarismo é um sistema político no qual o Estado, normalmente sob o controle de uma única pessoa, político, facção ou classe social, não reconhece limites à sua autoridade e se esforça para regulamentar todos os aspectos da vida pública e privada, sempre que possível.
    ————————————————

    Qual destes é a Coreia do Norte?
    Agora, deixem-se de politiquices e comentem tecnologia.

    1. Avatar de Vítor M.

      Do nosso lado é puramente tecnológico, qualquer ponto de vista.

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Oh Vitor, parce-me que o neokpt está a responder aos outros comentários e não ao pplware. Não te parece?

        1. Avatar de Vítor M.

          Tens razão. Fica só uma nota para memória futura.

          Obrigado pelo reparo.

    2. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      A Coreia do Norte é uma pseudo-república, um pseudo estado completamente totalitário!

      As pessoas tendem a confundir comunismo com totalitarismo!

    3. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Em ordem ao seu primeiro parágrafo, é por isso que em todos esses países denominados de comunistas – China, Coreia do Norte, Cuba, Rússia, etc. – os dirigentes dos partidos únicos dominantes, são uns barões e o Povo roça o miserável. Onde está então a tal sociedade igualitária e democrática, isenta de classes sociais, baseada na propriedade comum e no controlo dos meios de produção? Tenham dó…

      1. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Estuda mais um bocadinho porque NUNCA estes países foram denominado de comunistas. Foram países que experimentaram com o socialismo. Neste momento, tanto a China como a Rússia não são socialistas, mas sim uma sociedade capitalista tal como a nossa. Sim, a China não é socialista, lá por se apregoar algo não significa que seja verdade. Dou como por exemplo o nosso partido socialista, que de socialismo não tem nada. A Coreia do Norte não me vou pronunciar porque eu nunca tive lá, e a informação que recebemos de lá é muito pouca, e a pouca informação que recebemos quase de certeza que foi completamente distorcida pelas nossas forças politicas no poder.

        Cuba é o único que mencionaste que continua a ser socialista. Eu já estive lá mais que uma vez, e sim o povo não têm uma vida fácil. Mas também não passam as dificuldades que toda a gente pensa, isso é mais uma vez a máquina de propaganda americana em funcionamento. Existe mais pobreza nos EUA que em Cuba. Em Cuba tens acesso a saúde, educação, habitação, transportação, alimentação e energia barata. Mesmo quem vive abaixo da índice de pobreza consegue sobreviver sozinho, no nosso e nos EUA quem tiver o ordenado médio passa dificuldades. Sem-abrigos lá são quase não existente, o mesmo não se diz de cá e dos EUA. O nível de mal-nutrição também é inferior a grande parte dos países, nosso e EUA incluído. Sim nós temos mais luxos que eles, mas isso é também por causa de um embargo imposto pelos EUA. À pouco mais de uma semana atrás foi votado nas Nações Unidas a o pedido de término deste embargo aos EUA, e pela vigésima terceira vez a maioria dos países constituintes pedem o fim a este embargo (apenas os EUA e Israel votaram a contra o fim).

  5. Avatar de camt
    camt

    Práticamente tudo na vida é politica mas eu apoio o neokpt, comentem a politica técnologica e deixem as outras.
    Já a gora um reparo, para quem considera a sociadade ocidental como um veneno à sua ideologia e modo de vida, acho graça em que as multas tenham de ser pagas em “dolares” e não no dinheiro nacional.
    😉

    1. Avatar de MM
      MM

      Qual ideologia?! Aquilo não tem ideologia, aquilo tem um gajo baixinho armado em ditador, rei, manda em tudo e que vai a Nova Iorque às compras – multas em dólares evitam os câmbios e é mais fácil de depositar em contas no estrangeiro, e não desvaloriza.
      Além do mais, a moeda deles vale zero fora da Coreia do Norte. É o mesmo que andares com dinheiro do monopólio, não vale nada.

  6. Avatar de MM
    MM

    Acho que a questão final deixada no artigo está um pouco descontextualizada com o motivo que a Coreia do Norte bloqueia o acesso à informação internacional. Na Coreia do Norte não está em causa a privacidade, aliás, os cidadãos da Coreia do Norte tem zero de privacidade, portanto, o que nós no Ocidente achamos um exagero de intromissão de privacidade, lá é “peanuts”. Se o problemas deles lá se limitasse o Estado acumulasse a informação numa base de dados gigante era positivo. Lá vai muito mais longe que isso. É o mesmo que nós aqui queixarmos-nos dos nossos mails serem lidos pela Google e depois recebermos publicidade direccionada no mail. Lá leem os mails e se passas a linha és morto, tão simples como isto. E o Estado avisa-te que te vai ler os mails.
    O artigo é interessante com um pequeno abre olhos, mas a pergunta final está completamente fora.

    Para os que não sabem, na Coreia do Sul existe um centro de acolhimento que acolhe os fugitivos e os vai inserindo ao poucos no mundo real, muitos não sabem sequer o que é um telemóvel.
    Ao mesmo tempo, na Coreia do Norte uma pessoa não pode sequer mudar de cidade para procurar melhor vida. Não podes sequer mudar de profissão, profissão esta que foi designada pelo Estado e que a pessoa terá de executar a vida toda. Se o Estado diz que tu serás padeiro, serás padeiro a vida toda.
    A alimentação, que é pouca, é distribuída primeiro pelos saudáveis e só depois pelos idosos e doentes. Não podem ter mais filhos do que aqueles que o Estado determina.

    Portanto, a questão da privacidade tecnológica no meio disto tudo é tão banal, tão banal, que tomar isso como um problema torna-se ridículo.

  7. Avatar de Dante
    Dante

    A agência é ITAR-TASS

  8. Avatar de Manuel
    Manuel

    Fugindo um bocadinho de tecnologia, o assunto que se debate aqui, e assumindo a minha ignorância em relação a política internacional, prende-se com o fato de… ninguém faz nada? Todo o mundo sabe que é assim, se a Rússia tenta roubar uma cidade à Polónia é declaração de guerra imediata, e vemos um pais que faz uma espécie de aquário com seres humanos e brinca às guerrinhas e o mundo fecha os olhos, acabaram as munições??? Não percebo isto…

    1. Avatar de MM
      MM

      Resposta à tua pergunta: China!
      A China é um aliado da Coreia do Norte – aliás, a China tem algumas políticas sociais bem parecidas com a Coreia do Norte.
      Portanto, a comunidade internacional só poderia envolver-se no assunto com autorização da China. Coisa que não deve acontecer tão cedo. Assim sendo… nada feito.
      Há um outro factor que poderia ser atenuado, mas que não deixa de ser um risco – armas e poder nuclear que a Coreia do Norte tem. Em caso de guerra, provavelmente, a Coreia do Sul desaparecia no dia seguinte.
      A Rússia envolve outras questões que são mais políticas e diplomáticas de “resolver”. A Rússia precisa da Europa, portanto, o que estamos a assistir agora é um “show-off” da Rússia e um parcial “deixa andar” da NATO porque no fundo, no fundo, não há nada demasiado perigoso em jogo. São tudo “mind games” – claro que quem sofre no meio disto tudo são os povos das cidades que os russos querem, mas no geral o nível é inferior à Coreia do Norte.

      1. Avatar de MM
        MM

        Aquela linha que escrevi “políticas sociais” não soa lá muito bem… mas pronto… tou a ser diplomático!! 😀

  9. Avatar de Bahh
    Bahh

    Em outras (falsas) notícias a Coreia do Norte está a planear a implementação de linhas de fibra ótica de 100 Gbps simétricos para todos quantos vivem no país. Apenas vão bloquear sites pornográficos, e sites sociais, para que as pessoas não andem a ver a degradação humana e convivam umas com as outras.
    Isto será imediatamente após destruirem todas as armas, acabarem com o exército e implementarem uma nova política de trabalho para todos, entre outras pequenas alterações. Os estrangeiros serão mantidos à distância, para não trazerem a sua nojice atrás (drogas, roupa decadente, música decadente, comida artificial processada industrial, e outras coisas do género que no ocidente tanto gostam…).

  10. Avatar de João M.
    João M.

    Falam de privacidade, backdors, nsa, china, xperia, etc…, mas continuam a aderir a serviços cloud e a promover só com beneficios. expliquem-me lá havendo serviços cloud se existe mesmo privacidade “verdadeira”.

  11. Avatar de Filipe Viola
    Filipe Viola

    Portugal começar a ter semelhanças com a Coreia do Norte, não em termos de acesso a conteudos na internet, mas em assuntos que dizem respeito a liberdade de expressão e opinião.

  12. Avatar de Yuji Mei
    Yuji Mei

    A coreia é mesmo de extremos a coreia do norte internet super restrita, coreia do sul internet mais rapida do mundo.