COP28: acordo histórico! É o fim da era dos combustíveis fósseis

46 Comentários

Na 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28) fez-se história! Os países reunidos na cimeira do clima aprovaram hoje “por consenso” uma decisão que apela a uma “transição” com o objetivo de abandonar os combustíveis fósseis até 2050.

COP28: Acordo histórico! É o fim da era dos combustíveis fósseis


Combustíveis fósseis com “morte anunciada” até 2050…

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 ou Conferência das Partes da UNFCCC, mais comummente referida como COP28, é a 28.ª conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que se realizou entre 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023 na Expo City, Dubai.

Sultan Al Jaber, presidente da conferência da ONU, referiu que o abandono dos combustíveis fósseis trata-se de uma “decisão histórica para acelerar a ação climática”.

COP28: Acordo histórico! É o fim da era dos combustíveis fósseis

Na prática, os países reunidos na cimeira do clima acordaram iniciar uma transição para o abandono dos combustíveis fósseis. A transição deve ser feita “de forma ordenada e equitativa, acelerando a ação nesta década crítica, com o objetivo de atingir o objetivo de zero emissões líquidas até 2050, de acordo com a ciência”.

Sultan Al Jaber referiu ainda que “Devemos estar orgulhosos do nosso feito histórico e os Emirados Árabes Unidos, o meu país, está justamente orgulhoso do seu papel na contribuição para este avanço”, acrescentou.

Os países representados na COP28 adotaram na quarta-feira o “Global Stocktake”, o acordo com o qual pretendem reforçar a ação climática para conter o aumento da temperatura a não mais de um grau e meio acima dos níveis pré-industriais.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TT
    TT

    Estupidez monumental! Preparem as carteiras, vamos encher os bolsos a muitos “amigos” do ambiente e as condições do planeta não vão mudar absolutamente nada!

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      E se calhar não estamos a encher os bolsos a muitos inimigos do ambiente, e as condições do planeta também não mudaram absolutamente nada. Mais petróleo, mais fumo, mais gases por favor!

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      E se calhar não estamos a encher os bolsos a muitos inimigos do ambiente, e as condições do planeta também não mudaram absolutamente nada. Mais petróleo, mais fumo, mais gases por favor!

    3. Avatar de há cada gajo
      há cada gajo

      Claro que nada vai mudar em termos climáticos. O problema somos nós enquanto espécie invasora do planeta, que é o que neste momento somos.

    4. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      A energia solar e do vento dão menos despesa que uma central de carvão.
      Sendo assim achas viável usar o carvão?

  2. Avatar de andre
    andre

    Adivinham quem paga tudo isto?

    Os bilionarios ficam ligeiramente menos bilionarios
    Os milionarios ficam ligeiramente menos milionarios
    Os ricos ficam ligeiramente menos ricos
    Os bem de vida ficam remediados
    Os remediados ficam pobres
    Os pobres ficam no limiar da sobrevivência, ou morrem.

    Lei não resolve nada apenas gera desiquilíbrios que se vão notar noutro lado .
    Tecnologia sim irá resolver o problema.

    1. Avatar de Joaquim Afonso
      Joaquim Afonso

      enganas-te. os do topo da pirâmide vão ficar mais ricos!

  3. Avatar de Teodoro Salgado
    Teodoro Salgado

    O protocolo de Quioto também era muito giro. Bem como todas as reivindicações dos ditos ambientalistas, como Gretas e afins, que no topo da sua hipocrisia reclamam o fim mas não propõem qualquer alternativa que consiga dar continuidade às necessidades humanas… Vestem roupas plásticas, andam de carro, avião, barco, entre cada manisfetação… Andem a pé, com ramos e metam umas penas como alternativa… gostava mesmo de saber qual a proposta destes ditos ambientalistas para qual será o nosso mundo sem combustíveis fósseis…
    É tudo muito giro nas conferências e manifestações, mas mais giro é vê-los a “fugir” assim que podem e o interesse próprio se acumule… Mas a esperança é a última a morrer…. Ainda tenho esperança na responsabilidade individual para o bem coletivo, srs ambientalistas…

  4. Avatar de AlexS
    AlexS

    Hehe, até onde chega o charlatanismo “cientifico”.

  5. Avatar de Xico
    Xico

    Bom humor é sempre preciso agora nesta altura do Natal

  6. Avatar de Jota Santos
    Jota Santos

    existem 195 países participaram 60. está tudo dito.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Aprovaram a declaração da COP28 ministros de quase 200 países.

  7. Avatar de Sungas
    Sungas

    Então já cancelámos o novo aeroporto ?

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Não, construímos, e no dia em que estiver pronto para inaugurar podemos anunciar logo a demolição porque o velho já é largamente excedentário.

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      A única decisão política que realmente faria sentido quer à luz da proteção ambiental e ainda mais sentido faria do ponto de vista económico. É fazerem uma ligação ferroviária decente a Beja e aí está o segundo aeroporto para a capital!

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Não pode ser. O de Beja já está pago e não dá para meter dinheiro nos bolsos dos empreiteiros. É preciso gastar, no gastar é que está o ganho.

      2. Avatar de AlexS
        AlexS

        Não tens mesmo a noção de custo e tempo.

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Tenho a noção que um novo aeroporto será muito mais caro que uma ligação de ferrovia decente até Beja a qual ajudaria a dinamizar o Alentejo, em vez de ser sempre tudo concentrado na capital.

          1. Avatar de AlexS
            AlexS

            !? uma cidade maior em Beja – que tem de ser construída- não a torna mais atractiva. As pessoas querem ir para o pé do mar. A não ser que tenhas comboio de 30 em 30 minutos e 300kph ninguém vai querer esperar horas para chegar a Lisboa.
            E tudo estrá dependente dos tipos dos comboios não fazerem greve…

  8. Avatar de A
    A

    Hahahaha…que grande comedia

  9. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    hehehe,… somos governados por imbecis, incompetentes e com severos problemas mentais.
    O ocidente esta lixado!

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Tens razão. A China está a anos luz de todos. Tem um Xi Ping Musk.

  10. Avatar de W
    W

    Estranho, coincide com as previsoes do esgotamento da matéria prima. Serà coincidencia?

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      As previsões foram mudando sempre. Ainda me lembro de dizerem que acabava por volta do ano 2000

      1. Avatar de W
        W

        Não sou desse tempo, desde que me lembro que é 2050, agora podem extender ligeiramente por causa das novas technologias solares, etc… Mas a previsao nunca vai variar mt +5/-5 a não ser que se reduza drasticamente ou deixe de usar completamente a combustao termica petrolifera…

        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          “Se o consumo seguir no nível atual, o petróleo do mundo deve desaparecer na primeira década do século 21”, escreveu, em 1977, o New York Times.”

          O consumo aumentou bem mais.

  11. Avatar de JS
    JS

    Aqui ao pé de mim há um ambientalista ao menos é o que apregoa e tem no veículo um autocolante Salvem o ambiente e anda com um carro a gasóleo
    E como separar o lixo e cada vez a fatura é maior assim como a mudança dos contadores inteligentes pagamos cada vez mais
    Para mim são todos uns enganadores

  12. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Deixa cá ver, acabam com os combustíveis fósseis e vamos passar a usar o quê?
    Já sei, electricidade.
    Mas como vamos produzir tanta electricidade?
    Simples, centrais a carvão e carrega.
    Os alemães aprenderam da pior maneira o que dá estas tretas de mexer com as fontes energéticas.
    Energia aumentou de preço exponencialmente e agora correm o risco das suas próprias indústrias irem para países com energia mais barata.
    É bem feita para não serem burros.

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Errado. Vê o caso da Austrália. Da dependência da sua própria produção de carvão, as centrais a carvão estão a ir à falência porque são muito caras de se manter e estão a ser substituídas pela energia solar bem mais barata. Para guardar a energia excedente estão a usar baterias.

  13. Avatar de rui
    rui

    Ativista=terrorista=parasita

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Parasita é aquele que nada faz e só atrapalha.

  14. Avatar de Aves
    Aves

    O texto do acordo da COP28:
    https://unfccc.int/documents/636608#msdynttrid=S3AZcMgHW7CqOCwkdhVuM_G1lIgMIA2KcPTeMv14ZwM
    Para se perceber o que é mais relevante, o melhor é recorrer à “bíblia da informação”, o The Guardian: https://www.theguardian.com/environment/cop28

    1. Avatar de rui
      rui

      Quando alguém acredita que o Guardian é “bíblia da informação” (o mais woke, mentiroso, manipulador jornal de Inglaterra), deve ser imediatamente enviado para o hospital psiquiátrico.

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        Ora bem. Um desastre de jornal.

  15. Avatar de Luís Ferreira
    Luís Ferreira

    Alguém me sabe dizer a dimensão da pega ecológica da COP28?
    Obrigado

  16. Avatar de Profeta
    Profeta

    Por acaso na altura do natal costumam montar os circos para o pessoal assistir. Este ano quizeram fazer diferente, reuniram alguns paises e contaram umas anedotas, mas so para o pessoal que passa a vida a dormir e nao quer saber. Eu nao acredito em nenhuma instituicao ou organizacao a face da terra. Enquanto nao me provarem o contrario, nao e com espectaculos mediaticos que me convencem. Ve-se a vontade que esta malta tem em terminar com a corrupcao existente por todo o mundo. Mas nahh o prioritario e o combate (das tretas)as alteracoes climaticas. Muita maldade pura e crua que este pessoal manifesta em todas as direcocoes, e nos somos sempre atingidos com estas bostas!! Nao nao e o Benfica que paga, somos nos.

  17. Avatar de João
    João

    É só acreditar que até 2050 vão haver carros elétricos usados,a 1000€ , que vão haver postos de abastecimento em zonas mais desérticas e inóspitas , que o preço da eletricidade se vai manter em níveis “aceitáveis “, ao ponto de não haver um aumento exagerado provocado por aumento da procura, que todos os países menos desenvolvidos comecem a produzir mais eletricidade e eletricidade mais limpa , que não haja a tentação de construir centrais nucleares para fazer face ao aumento de necessidades, que se encontre uma forma eficiente para lidar com os milhões e milhões de viaturas que vão ter de parar de circular , para muita coisa … mas neste momento como é só papel qualquer assina de cruz , depois logo se vê

    1. Avatar de rui
      rui

      +1 . E não se esquece de novas taxas de eletricidade altíssimas para compensar perda de taxas de gasolina.

  18. Avatar de Profeta
    Profeta

    Ha outra questao que provavelmente alguns nao pensaram. Com a atitude de querer terminar com os combustiveis fosseis, atras irao vir milhares para o desemprego. Nao que nao tenha de ser feita a mudanca (mas assim tao radical tambem nao) mas isso e certinho que ira acontecer. Depois mais problemas para cada pais. Onde irao encaixar toda esse gente. E a extincao desses postos de trabalho nao vao originar novos postos de trabalho para electricos. Talves nalgumas areas mas uma coisa minima no meu entender.

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Radical é desaparecermos todos.
      O problema é que se está a assobiar para o lado há 50 anos.
      Os chineses, apesar de serem os maiores poluidores, são também os que têm a tecnologia que está a mudar o planeta.

  19. Avatar de joao matos
    joao matos

    Actualmente as emissões para a atmosfera por parte da da China representam 35% no Mundo. Quero ver a China a cumprir essa proeza até 2050. Dúvido! Do lado dos Estados Unidos, vamos ver no próximo ano qual o próximo presidente. Se for Biden do lado dos democratas o acordo será para manter, caso contrário se o escolhido for Trump do lado dos republicanos, tudo o que for acordos sobre redução de emissões para a atmosfera serão para rasgar.

    1. Avatar de rui
      rui

      Aquecimento global é uma Religião.

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        Basta observar que o verdadeiro frio só chegou agora em Dezembro…
        Ou que certas árvores deixaram de ser caducas…
        Não se observa num dia, tem de ser ao longo do tempo.

        1. Avatar de John Smith
          John Smith

          Também íamos morrer do buraco do ozono. E da chuva ácida. Etc, etc..

        2. Avatar de joao matos
          joao matos

          Certo, mas eu ainda tenho esperança de um dia ir à praia em Dezembro, como no Verão, sem fato de Neoprene de 3 mm 🙂 A esperança é a última a morrer 🙂