Contratos de telecomunicações vão poder ser cancelados online

20 Comentários

Numa época em que todos os serviços estão presentes no universo da Internet, há ainda processos que nos obrigam a pegar no telefone para serem resolvidos. No entanto, o Governo pretende que os contratos com as empresas de telecomunicações possam ser finalizados de uma forma mais célere, ou seja, online.

As medidas já estão a avançar.

Contratos de telecomunicações vão poder ser cancelados online


Com e sem fidelização

Até ao final do primeiro trimestre do novo ano, o Governo quer ter disponível uma plataforma online que permita aos consumidores cancelar contratos com as empresas de telecomunicações de forma mais intuitiva e célere.

Esta é uma medida que faz então parte do novo Orçamento de Estado para 2020, cujo objetivo é:

reforçar a proteção e confiança dos consumidores

Apesar de estarem abrangidas as empresas de telecomunicações, para já, serviços de utilidade pública como gás e eletricidade não são abrangidos por esta medida.

Plataforma Única de Cessação de Contratos de Telecomunicações

A plataforma em desenvolvimento está a ser nomeada como Plataforma Única de Cessação de Contratos de Telecomunicações, sob a alçada da Direção-Geral do Consumidor. Além disso, será financiada por fundos do Portugal 2020.

De referir ainda que o objetivo é que seja utilizada para cancelamento de contratos de telecomunicações tanto com fidelização, como sem.

Segundo o Público, o presidente da Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas, Pedro Mota Soares, referiu que uma das dificuldades deste projeto é, no entanto, assegurar a portabilidade dos números de telefone. Além disso, ainda não é evidente quem ficará responsável pela segurança dos dados dos consumidores disponibilizados na plataforma.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PGomes
    PGomes

    Facilitar a vida aos consumidores?
    As empresas de telecomunicações devem estar a espumar pela boca…

    1. Avatar de Daniel Costa
      Daniel Costa

      E certamente já estão a preparar medidas para dificultar 🙂 infelizmente cada vez que uma medida é tomada em prol do consumidor, eles dão a volta à lei. Faz-me lembrar a possibilidade de eu aderir a uma operadora sem fidelização, mas depois põe os custos todos e mais alguns que qualquer pessoa desiste logo…

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Os custos de instalação é normal, ninguém trabalha de graça.

        Podes ter um contrato sem fidelização, custa e sai caro? Sai, mas ao menos quando quiseres ver livres deles vais te embora sem A nem B.

        Os custos de instalação sempre existiram, e quem te instala esta a trabalhar, não está a fazer por lazer ou um hobbie qualquer. São pessoas, seres humanos que trabalham como tu.

        Concordo que tentam sempre dar a volta, mas os custos de instalação são necessários.

        São preços exagerados? São. E concordo que deviam averiguar isso melhor.

        Repara eu não estou a defender as operadoras, muito pelo contrário. Há coisas que precisam de ser bem revistas, e controladas pela lei como é o caso da cessação de contrato e sem que a operadora possa inventar um esquema para dificultar.

        Mas se queres te ver livre da operadora é ir para os pacotes sem fidelização.

        O que discordo completamente, são os preços dos pacotes para clientes sem fidelização, os custos de instalação e activação ainda se entende. Mas os preços mensais e de cartões de telemóvel não!

        Cumps

    2. Avatar de iMF
      iMF

      Hahahah nem por telefone eles resolvem nada, do querem dificultar a vida as pessoas.
      A Vodafone já ficou com um calote a meu por esse motivo, 1° queriam mundos e fundos ( embora tenha dado uma nova morada ” a minha morada fiscal”) que não disponibilizam o serviço.
      Como não tenho comprovativo de morada que eles queriam que apresentasse , continuaram a mandar msg ( serviço cancelado por falta de pagamento) no dia a seguir ( o serviço foi renovado) isto todos os meses até ao fim do contrato.
      No meio disto ameaças de empresas de resolução de conflitos, ( nem queriam saber da minha história, só do guito). Ainda recebi ameaças com processos judiciais.
      Agora por fim já não precisava de apresentar nada podia pagar o restante do dinheiro em falta na troca de um outro serviço a escolha.
      Conclusão deixaram passar o prazo legal para apresentar a dita queixa legal.
      Nunca mais vou poder ter serviços da Vodafone em meu nome, mas também ficaram a arder com o dinheiro do fim do contrato para não serem parvos com as pessoas

  2. Avatar de PowerVerde
    PowerVerde

    A portabilidade é feita pela empresa com a qual se faz o novo contrato, onde está a dificuldade?

    1. Avatar de meo_hater
      meo_hater

      A dificuldade está na “não comunicação” entre as duas entidades.
      Como usam plataformas diferentes, não existe uma boa “integração” da informação quando é passada a informação de um lado para o outro.
      Por outro lado, já encontrei funcionários e responsaveis de loja que estão a servir o cliente sem o conhecimento suficiente para resolver o problema relacionado com a portabilidade do número. #MEOhorrivel

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Gosto do teu nome, meo Hater.

        Generalizas muito… Lá por ter acontecido isso na meo não significa que ela seja má para tudo e todos.

        Problemas todas as operadoras têm, e não venhas cá com coisas. Sabes que é verdade.

        Agora se não gostas, tudo bem é um direito teu. Mas generalizar é dizer que a meo é horrível, só se for para ti.

        By the way, já tive problemas de portabilidade tanto na meo como na Nos e Vodafone são todas más?

        Se formos generalizar a meo da 10 a 0 em termos de Internet a Nos.

        1. Avatar de Charles
          Charles

          Último parágrafo: +1
          E na TV, não dá 10 a 0. Dá 100 a 0. A tecnologia usada pela NOS e simplesmente patética.
          NOS, nem de graça.

        2. Avatar de meo_hater
          meo_hater

          Epah ta bem!

  3. Avatar de António
    António

    Acho óptimo, a nos principalmente, será obrigadada a prestar melhores serviços lol

  4. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Pensava que já dava, eu cancelei com a meo através do serviço online.

    1. Avatar de Basco
      Basco

      Todos os operadores já permitem cancelar o contrato online.
      esta medida serve para que o estado e a empresa que vai implementar a plataforma online metam dinheiro do “fundos do Portugal 2020” no bolso.

  5. Avatar de AJ
    AJ

    Já é possivel online à varios anos nas areas de cliente.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Isso é a desactivação do serviço, não é a cessação de contrato. Coisas completamente diferentes, embora os contextos pareçam iguais.

  6. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Bem.. isto seria uma evolução, eu da ultima vez que cancelei um contrato (Nos), demorei entre 3h30 a 4h para concluir o processo todo, primeiro por chamada e depois em loja, e na loja ate so demorei 30 min..

  7. Avatar de Informático Amador
    Informático Amador

    É boa medida, mas pelo sim pelo não, continuem a mandar a carta registada com aviso de receção. Há empresas tipo “PitBull” que mesmo recebendo o nosso cancelamento, não “largam o osso”, e com o pretexto de “falta isto, falta aquilo…” consideram sempre o contrato em vigor e incomodam até ao nível de assédio, com telefonemas / envio de faturas /ameaças de tribunais / multas e pretensos atrasos, etc. Carta Registada com aviso de receção e pôr o numero deles no bloqueador. E forrar o caixote de lixo com os envios em papel.

  8. Avatar de Ewerton Juan de Vasconcelos
    Ewerton Juan de Vasconcelos

    Uma nova forma de extinção, contratual é bem vinda desde que seja boa para ambas as partes da relação contratual(Consumo). Sobre a segurança de dados, acredito que isso seja um grande desafio a ser trabalhado.
    É Evidente que o CDC deverá se adequar a essa nova modalidade e suas consequências.

  9. Avatar de Eleck
    Eleck

    Estava a ver que nunca mais.
    Isto de se poder criar contratos online e depois não poder cancelalos pela mesma via, era uma grande treta.
    Espero que isto vá mesmo para a frente.

  10. Avatar de carlos
    carlos

    “será financiada por fundos do Portugal 2020” – coitadas das empresas temos de ajudar!!!!

  11. Avatar de vdf
    vdf

    Serve, o que serve, mas a expriência que tenho com a vodafone e outros operadores e prefiro a vodafone, resovem os problemas mais facilmente…
    Para mim, é obvio que esta medida é inutil, a não ser que seja muito bem concretizada e passo a explicar:

    1- Os opradores vão arranjar maneira de dar cabo da plataforma online em termos practicos (jogo do gato e do rato!)

    2-Isto tudo só serve na practica como forma de gastar o dinheiro europeu em projectos que não resolvem nada, porque os lobby não vão deixar esta platorma ser eficaz, porque tal poderia significar mais mudanças entre operadores e aumento da concorrência (algo que altice; nos; vodafone; etc- não qurem nem ouvir!)

    3- Pessoalmnte acho que o truque é sempre o mesmo para quem quer mudar (trata tudo com o novo operador, porque esse ganha um cliente; logo tem mais interesse em não arrastar uma mudança!) em seguida envio de carta denucia de contrato para o operador antigo via correio regsitado com aviso de recepção!

    Pois já sei o pessoal não gosta de cartas com aviso de recepção ; acham que é a seculo XVIII – Paciência so é enganado quem quer ! acham que devem ter manias de tudo é online !! azar!!!