Consumidores contentes com fim da guerra

27 Comentários

O possível anúncio do fim da guerra de formatos, com vitória para o Blu-ray, está a agradar aos consumidores, que finalmente podem apostar num dos dois formatos sem ficarem a perder. As notícias sobre a falta de apoio ao HD DVD pela Toshiba, baseadas em fontes da empresa, foram também bem recebidas pelos analistas.

Blu-ray e HD-DVD

Com este final quase certo para a guerra dos formatos os consumidores vão poder escolher um formato, neste caso o Blur-ray, sem correrem o risco de ficar a perder por terem optado pelo formato errado, tal como acontecera com quem investiu nos anos 80 do século passado nas cassetes Beta em vez do VHS, relembra o Sol.

Além dos consumidores, o próprio mercado de DVD de alta definição poderá aproveitar para finalmente levantar de vez, dado que com dois formatos diferentes ninguém se atrevia a apostar no escuro.

Citado pela Reuters um analista da Daiwa SB Investments, refere que «não faz sentido para a Toshiba continuar a investir nesta área», uma vez que «precisa de diminuir as perdas e concentrar-se em negócios promissores».

Apesar de ambos os formatos terem praticamente as mesmas características em termos de alta definição, um forte apoio mostrado pelos grandes estúdios e das principais cadeias de lojas ao formato da Sony fizeram cair o formato HD DVD.

Tal como defende uma editora da revista especializada em entretenimento doméstico Home Media Magazine, Stephanie Prange, à Reuters, «os dois formatos, apesar de serem ambos bons, confundiram os consumidores e evitou que eles avançassem para o futuro da alta definição».

As principais diferenças entre o HD DVD e o Blu-ray eram o preço e o espaço dos discos dos dois formatos: se o primeiro é mais barato de produzir, já o segundo tem uma maior capacidade de armazenamento.

Em declarações ao Tek, Jorge Borges, director de marketing da Toshiba Portugal garantiu que o negócio da empresa em Portugal não vai ser afectado. “Não temos intenção de retirar produtos do mercado nem de fazer nenhuma mudança na política de comercialização”, embora a empresa tencione acompanhar a evolução da tendência de sell out, explica o responsável.

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Alfaiate

    Para aqueles que já investiram em portáteis com Leitores HD DVD isto é uma péssima noticia.

    cumprimentos

    _____________________
    http://www.pc-tudo.com

  2. Avatar de Carlos Almeida
    Carlos Almeida

    E quase de certeza que a PS3 ajudou, e muito, a sony a ganhar esta “guerra”…

  3. Avatar de Guerreiro
    Guerreiro

    Já achava estranho não darem esta noticia. Isto já tem 2 dias, e alem do mais, mandei um mail a informar. Pois acho que isto é do interesse de muita gente.

    Com algum atraso mas cá está.

  4. Avatar de David
    David

    olha carlos, acho que ajudar ajudou, mas nem tanto, porque o xbox tem leitor de hd dvd… e vendeu muito mais do que o ps3 ja… entao nao sei se essa ajuda foi de tanta importancia

  5. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    Boas!

    Pois agora fico com um Toshiba X200 com HD-DVD que não serve pra nada e foi comprado em Dezembro passado. Também não investi no portátil por causa do HD-DVD mas mesmo assim apetece fazer um :-S

    Hasta!

  6. Avatar de miguel

    @TopPlus

    fixefixe era trokarem to!!
    axo k a ps3 foi decisiva para esta guerra!!

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    Decisivo foram mesmo os estúdios…
    A batalha pode estar ganha…. Mas a Sony tem que se começar a preocupar em convencer rapidamente os consumidores a avançar para isto… é q entretanto a alta definição começa a estar em video-on-demand (em larga escala)… e começa a existir menos necessidade de possuir um leitor…

  8. Avatar de Tiago Monteiro
    Tiago Monteiro

    @David

    A xbox360 nao tem leitor de hd-dvd.. so se comprares ah parte!

  9. Avatar de aver
    aver

    Houve erros de estratégia do consórcio HD DVD. Tinham seis meses de avanço sobre o Blue Ray e não souberam aproveitar – avançando com uma política de praços baixos, que massificasse o formato. Diz-se que a tecnologia HD DVD é mais barata mas isso não se reflectia nos preços. Quem o inimigo poupa às mãos lhe morre.

    O HD DVD, aparentemente tinha tudo para triunfar. Como é compatível com o DVD (ao contrário do Blue Ray) pensaram que a transição era mais fácil, quer para os fabricantes dos suportes (“disco”) quer para os utilizadores, considerando os numerosos leitores/gravadores de DVD existentes. Pensaram que os os estúdios iam gravar, no mesmo “disco”, em DVD dum lado e em HD DVD do outro – o que não aconteceu.

    Mas o factor decisivo foi o sistema DRM (de protecção anti-cópia) do Blue Ray ser mais forte – foi esse o factor decisvo que levou os estúdios a optar pelo Blue Ray. Em termos de qualidade técnica o HD DVD nada tinha de inferior (é o que se diz).

    Já agora os números: parece haver 1 milhão de players de HD DVD e 300.000 drives de computador e 1.000 títulos.

  10. Avatar de aver
    aver

    … queria dizer preços baixos.

  11. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    Lá ficámos nós outra vez lixados. DRM mais forte quer dizer que quem comprar só pode fazer o que os “senhores” que vendem os discos quiserem. Mas eles vai na volta vão ter azar, agora que todos estão a acabar com o DRM (nas musicas pelo menos) acho um grande erro comprar filmes blu-ray.

  12. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    E a idustria pornográfica? Não terá ainda uma palavra a dizer? Lembram-se da guerra Betamax vs VHS? A opção do formato VHS (inferior qualidade mas melhor preço) pela industria porno foi decisiva para esse mesmo formato vingar. A ver vamos como acaba a história…

  13. Avatar de Ricardo Ferreira

    @ Lápis Azul

    Uma das razões pelas quais o Blu-Ray saiu vencedor (já se pode afirmar isto, não?) foi decididamente a abertura à indústria pornográfica. De qualquer forma, a maior parte dos grandes estúdos de Hollywood já afirmou que vai passar a apoiar este formato.

  14. Avatar de Silva

    Não entendo, será tão díficil fazer um produto compatível com os dois formatos?

  15. Avatar de Rui Marques
    Rui Marques

    tou na duvida eu vou comprar um portatil, mas axam que devo de esperar mais um pouco e comprar um com leitor ou com gravador de blu.ray???

  16. Avatar de Luis Correia
  17. Avatar de aver
    aver

    A PC World fez a cronologia da luta dos dois formatos (2000-2008), embora os primeiros players comerciais tenham começa do a ser vendidos já em 2004. Ainda durou uns anos.

    Qual será a próxima guerra de formatos ?
    Capacidade dos suportes de 500 GB ? Filmes com aromas ? Ou, simplesmsnte, os chineses desenvolvem um formato próprio, do tipo HD DVD (já têm) tão barato que arruma com o Blue-ray?
    http://www.pcworld.com/article/id,142584-pg,1/article.html

  18. Avatar de Jonblue
    Jonblue

    Os 2 sistemas eram muito similares nos seus objectivos mas desde sempre acreditei que a blu-ray seria a vencedora pelo peso que a sony representa actualmente nos conteúdos multimédia. 🙂

  19. Avatar de Nuno
    Nuno

    Felizmente eu ainda não entrei nos formatos de alta definição, até as coisas assentarem realmente eu vou continuar pelos velhos e bons DVD’s mas sem duvida que a minha preferência ia para a Sony com o seu formato Blu-Ray.
    Depois desta guerra terminar será a desculpa pra comprar um novo dvd lol

  20. Avatar de Deoki
    Deoki

    @Silva: Existem leitores de HD-DVD/Bluray, mas são mais dispensiosos.
    A meu ver, visto vivermos num pais que tem dificuldades na captação do que é tecnologia de ponta e uma fraca abertura e conhecimento de “next-generation e outras expressões, acho que era de esperar que muitos comprassem leitores de HD-DVD em Fnacs, Wortens, Chip7’s e afins, visto estas empresas estarem unica e somente interessadas em vender, e não indicar ao cliente que se disputa (ou estava a disputar até alguns dias atrás), uma batalha semelhante ao VHS VS Betamax, na qual muitos acabaram por sair queimados… a historia repetiu-se.
    Aliás, deram-me intruções para que não se indicasse sequer ao cliente que poderia ficar insatisfeito com o producto ao fim de um ano. Muito sinceramente, nenhum cliente que tenha visto sair com um leitor da Toshiba, por exemplo (tanto stan-alone como XBOX) me parece ter tido a opinião de um dos colegas. Tenho pena, porque teria indicado que deveria esperar mais um tempo. E é a mesma historia com as TVs HD. Lêm HD e pensam logo que é 1080p, quando estão a comprar uma marca muito fraquinha com apenas 720p (**coff coff**Media Market**coff coff**).

  21. Avatar de Deoki
    Deoki

    OFF-TOPIC, kind of!

    Ena! Parece que escrevi tudo de seguida e os paragrafos fugiram a sete pés! 🙂
    Já não basta ter-me esquecido de corrigir os erros… peço desculpa!

  22. Avatar de AR
    AR

    O blu-ray é tecnicamente superior, mas lá vamos ter de gramar mais uma vez com o código de região que não estava a ser usado nos HD-DVD.

    É que os norte-americanos ficam na mesma região do Japão e resto da Ásia (excepto China/Russia). Nós na Europa ficamos com a mesma região da Africa e não hão-de vir muitos filmes e jogos daí.

    Quanto a quem comprou leitores HD-DVD de sala sempre os podem usar para fazer upscaling dos DVDs nas TVs de alta definição e assim pouparem a PS3.

  23. Avatar de dajosova
    dajosova

    – O Blu-Ray é tecnologicamente melhor que o HD-DVD.
    – O Blu-Ray procura ainda uma protecção original (típico da Sony) melhor do que a AACS; caso contrário, render-se-á a ela.
    – O HD-DVD seria melhor pirateável… mas o BR tb o será. Só uma questão de tempo.
    – Entretanto, para mim, nem um nem outro merecem substituir o DVD mas sim o HVD, que suporta até 1 TB com velocidades espectaculares de 1Gbps

    Podem dar uma vista de olhos em http://en.wikipedia.org/wiki/Holographic_Versatile_Disc

  24. Avatar de Deoki
    Deoki

    @ dajosova:
    Já viste o preço de custo de um desses discos?
    Até que chegue ao preço dos BRv2 ainda falta muito tempo, por isso acho que o resultado desta “batalha” foi muito satisfatorio.

  25. Avatar de Cubillas
    Cubillas

    E agora, o que fazem os consumidores que adquiriram um HD, para além de ficarem “lixados”?

    A Toshiba vai ressarcir os seus clientes?

    [[]]

  26. Avatar de dajosova
    dajosova

    @Deoki

    sim! concordo. mas não falava do ponto de vista comercial, apenas tecnológico.
    Corrigindo-me: taxa de transferência até 120 MB/s e capacidade até 3.9TB !!!
    Surpreendente.

    No entanto e como dizes é complicado face aos custos de produção mas creio que a médio prazo vai aparecer concorrência obrigando a margens de lucro menores e, consequentemente, preços mais competitivos.

    Até que esse sonho ainda distante se concretize vamos aproveitar o Blu-Ray que já é bem bom, senão nem tempo temos de usufruir da tecnologia 🙂

  27. Avatar de Pedro
    Pedro

    @Cubillas

    Duvido, mas porque? Devia? Só comprou quem quis.