Conheça os sistemas operativos mais utilizados em 2014

76 Comentários

A discussão é antiga: “qual o melhor sistema operativo?” Esta questão não tem uma resposta, não existe um melhor que outro mas sim um que se adapta melhor a cada utilizador ou que é mais produtivo em determinada função.

Se até há poucos anos mal ouvíamos falar em sistemas operativos que não fossem os destinados a computadores, hoje temos os sistemas operativos móveis que ganham maior expressão a cada dia que passa.

Em Portugal, quais serão os sistemas operativos mais utilizados? Os resultados poderão surpreendê-lo!

sistema_operativo_2014


Com base nos milhares de acessos gerados em 2013 e 2014 ao site do Pplware, elaborámos uma lista dos sistemas operativos mais utilizados em 2014 e damos ainda a conhecer a evolução da sua utilização face ao período homólogo, num panorama nacional.

Numa análise a 16 sistemas operativos, para computador, dispositivos móveis e consolas de jogos, chegámos a resultados interessantes e que revelam o caminho que a tecnologia está a seguir. Uma tecnologia cada vez mais móvel!

 

No pódio:
    1º Lugar: Windows – 71,36%
    2º Lugar: Android – 9,33%
    3º Lugar: iOS – 7,79%

pplware_so_2014_1

O Windows é sem margem para dúvidas o sistema operativo mais utilizado em Portugal. Ainda assim, os acessos à Internet estão a ser feitos cada vez mais através dos dispositivos móveis e, por isso, temos o Android e o iOS no pódio dos sistemas operativos efectivamente mais utilizados.

A esta conclusão, juntam-se os números homólogos: em 2013, o Windows na mesma posição, mas com 75,5% de utilizadores; o Android ocupava a terceira posição, tendo crescido mais de 5% durante o último ano, alcançado uma posição de destaque no segundo lugar do ranking.

Já o iOS, apesar de ter sido ultrapassado pelo Android, também cresceu neste universo, de 6,2% em 2013 para os 7,8%, durante o ano de 2014.

Nesta análise, vale a pena destacar os quarto, quinto e sexto lugares, já que estamos a falar de sistemas aos quais aqui damos diariamente importância informativa.

    4º Lugar: Macintosh – 6,75%
    5º Lugar: Linux – 4,17%
    6º Lugar: Windows Phone – 0,48%

pplware_so_2014_2

O Linux é aquele que se mantém numa posição mais ou menos estável, o crescimento de um ano para o outro foi quase residual em termos de percentagens.

O Windows Phone teve um crescimento bastante positivo, de 0,1% em 2013 para 0,48% em 2014. É o terceiro grande sistema operativo destinado aos dispositivos móveis, contudo, esta percentagem denota que tem uma expressão ainda muito pequena no segmento e um longo caminho a enfrentar até alcançar a concorrência.

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís Mouta
    Luís Mouta

    Até que enfim que vejo algo com Windows em primeiro lugar!

    1. Avatar de Alguém
      Alguém

      Neste tipo de estatísticas, é frequente o Windows estar em primeiro. O que não significa reflectir equivalente qualidade ou progressão.

      1. Avatar de Cris
        Cris

        Mas o Windows está a progredir. Do vista para o 7, para o 8, para o 8.1 e agora para o 10, está sempre a haver progresso. Só não vê quem não quer.

        1. Avatar de knom
          knom

          … do 8 para o 8.1? eu não senti essa progressão

          1. Avatar de censo
            censo

            Esse comentário é porque não usas nem um nem outro…

        2. Avatar de Bugatti
          Bugatti

          eu acho com o 8 e 8.1 a Microsoft recuou ja que nao deu valor a quem nao usa sistema touch no pc

          1. Avatar de Cris
            Cris

            Quando é que vão perceber que UI/DE =/= OS?

      2. Avatar de Carlos Correia
        Carlos Correia

        desde quando é que o windows não tem qualidade? mete lá outro OS a fazer o mesmo que faz o windows, e ainda assim porta-se lindamente em infindáveis hardwares, se isso não é qualidade… fazer um OS para apenas 3 ou 4 tipos de hardware fazem muitas empresa de software, ou se lhe quiseres chamar firmware, nos dias de hoje não são assim tão básicos como eram antes.
        Quanto á progressão uma coisa leva a outra, para ser compatível com tanta coisa leva mais tempo a progredir, e muita da progressão é interna, no código, até porque visualmente é quase tudo igual, seja que OS for, tens o ambiente de trabalho e icons, o resto é customização, e mesmo assim reclamam do metro UI, precisamente por quererem “progredir”.

        1. Avatar de knom
          knom

          mas não se adapta muito… não é versatil..
          da crashs… sim o 8.1 e o 8 dão crashs

          1. Avatar de censo
            censo

            E ja descobriste o que está por detrás desses crashes?

          2. Avatar de JJ

            Em que sentido não se adapta ou não é versátil?

          3. Avatar de Filipe
            Filipe

            Engraçado, o meu Windows 8 nunca crashou uma única vez… Se calhar não devias de mexer naquela pasta que diz Windows…

            O Windows a cada atualização vem mais rápido, mais leve e mais estável do que a anterior e depois tem atualizações constantes que melhoram o desempenho. E finalmente acho que conseguiu entrar no mercado com o Windows 8 porque veio a um preço competitivo (estou a falar quando estava a 30€). Digo entrar no mercado para aquele utilizador que costuma fazer upgrades “não oficiais” acho que finalmente houve uma hipótese de fazerem o upgrade pela Microsoft sem terem de vender o fígado

          4. Avatar de 1235fsd1

            eu uso desde a beta, e ate agora tive 0 crashes.
            uso em 4 PCs ja agora, devo ter tido muita sorte realmente XD

          5. Avatar de Neopunk
            Neopunk

            Crashs? Usei o 8 e 8.1 intensivamente e nunca tive crashs mesmo nas versões Consumer e Technical Preview.

            Hoje uso o W10 TP como máquina principal e não tenho crashs.

            Um sistema Windows tem um Crash apenas em condições de exceção muito anormais, em grande parte por falha do Hardware. Vai lá rever os teus drivers…

        2. Avatar de Carlos
          Carlos

          Ja pensas-te que o hardware e produzido para funcionar no windows e não o contrario.

          1. Avatar de JJ

            Não é bem assim! Porque o hardware funciona em outros sistemas operativos.

            Alem disso o hardware anda mais a par das novas tecnologias que vão surgindo, do que o software.

            Primeiro desenvolve-se uma tecnologia, depois um hardware que a suporte e finalmente um software que aproveite.

            Não se criar primeiro o software, para depois se desenvolver o hardware.

      3. Avatar de Tiago Pinto
        Tiago Pinto

        como no android, muitos usam, pouco ou nada vale

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Estes comentarios X)
          Nem ha palavras para contra argumentar..

    2. Avatar de João Terra
      João Terra

      Mas só o windows para pc… Android quase no top em 2º lugar 😀

  2. Avatar de Fernando Jorge
    Fernando Jorge

    “O Linux é aquele que se mantém numa posição mais ou menos estável, o crescimento de um ano para o outro foi quase residual em termos de percentagens.”

    Essa análise não está incorrecta… mas se o Linux mantém uma posição quase estável com uma variação de 1.71% (pela frase julgo que o se está a fazer salientar seja a pouca variação)… o Windows está SUPER estável com um valor absoluto de 0,05%! 🙂

  3. Avatar de luislelis
    luislelis

    A vantagem das estatisticas e que servem os nossos interesses.
    Eu diria q.

    1º Lugar: Windows – 71,36% Acedem a partir do pc do trabalho ou depois de chegarem a casa.
    2º Lugar: Android – 9,33% nos fins de semana ou no cafe depois do jantar.
    3º Lugar: iOS – 7,79% gostam de mostrar aos amigos q estao dentro do tema das tecnologias.

    4,5 e 6 e o mesmo q olhar para uma gaja feia na rua (estava desesperado).
    Aquele abraco

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Esse comentário da gaja era desnecessário 🙂 Cumps

      1. Avatar de N. Martins
        N. Martins

        Foi desnecessario sem duvida, mas com imensa piada porque não está muito longe da realidade.

    2. Avatar de Tiago Pinto
      Tiago Pinto

      Tenho um iphone, ipad sera que gosto de mostrar que estou nas tecnologias? Sou mestre em antenas e licenciado em informatica talvez use apenas por ser melhor que um SO sem suporte, cheio de virus e que laga em 99% das vezes. experimenta um iphone e veras que n e preciso 10segs para abrir a app do youtube

      1. Avatar de José Patrão
        José Patrão

        Se és licenciado em informática deverias ter um pouco mais de cuidado nas palavras que escolhes para avaliar os Sistemas Operativos. E a parte do vírus ……. acho que não funciona assim…… Mas vá és licenciado

      2. Avatar de djizus
        djizus

        Pela conversa… Muito estudo e pouca experiência 🙂

      3. Avatar de Cris
        Cris

        >por ser melhor que um SO sem suporte
        O suporte é semelhante, estás a falar de MARCAS de telémoveis que se recusam a fazer o port, o sistema operativo não tem culpa. Compra de marcas com boa reputação.

        >cheio de virus
        Se instalares software fora da playstore. Caso contrário a percentagem é muito reduzida.

        >e que laga em 99% das vezes
        Experimenta um telémovel de 300~800 euros então. A comparação tem de ser justa. Senão comparo o 4 ou 4s do meu pai ao Nexus 6 e digo que iOS só tem lag.
        Já agora, o problema dos androids low cost (como o meu N7 2012) é terem um CPU governor de m****. Eu recompilei o meu kernel com touchdemand e adicionei mais alguns tweaks e não tenho lag absolutamente nenhum (lollipop + f2fs) a apenas 1ghz (e até a 860). Estou a mencionar isto pois é um caso extremo de um tablet agora barato e velhinho que tem fama de ter algum lag, por tech illiterates como tu.

        Como já disse no passado, iOS e Android são diferentes, para utilizadores diferentes, com funcionalidades diferentes. Se queres ser leal a uma marca, então continua, mas não te surpreendas quando fores insultado pela tua estupidez por tentares defender o teu investimento.

        1. Avatar de Zero Zero Sete
          Zero Zero Sete

          Sim, porque é justo comparar um Android de 2014 com um iOS de 2011… ambos topos de gama…

          1. Avatar de enese
            enese

            E mais justo do que comparar um moto E com o iphone 6

          2. Avatar de Cris
            Cris

            O iOS é actual, estou a comparar smartphones do mesmo preço. Muitos dos Androids de 200 e 300 euros de agora usam processadores mais antigos. É mais que justo.

      4. Avatar de Zero Zero Sete
        Zero Zero Sete

        “Sou mestre em antenas e licenciado em informatica”

        Deu pa rir…

  4. Avatar de Zefra
    Zefra

    Linux tem vindo a perder terreno para outros SO o que se compreende. A maioria dos utilizadores quer pegar numa maquina e usa-la sem muito esforço. O SO Linux não é para todos. A não ser que seja um Ubuntu em que praticamente se instala e usa com o básico.

    1. Avatar de Marcelo Teixeira
      Marcelo Teixeira

      Utilizo Debian há 10 anos. Já passei por poucas e boas, e hj em dia não vejo a necessidade de migrar para nenhuma outra plataforma. Sou um usuário doméstico, uso o PC para tarefas cotidianas, e me sinto muito bem atendido. Não recomendo ou evangelizo ninguém a utilizar esse ou aquele sistema, que cada um experimente e escolha o seu. Mas se me questionam, passo a minha experiência com Debian, e mostro a minha aprovação.

      1. Avatar de Neopunk
        Neopunk

        O Debian já teve melhores dias, está a sofrer uma autêntica revolução pelo abandono de algumas figuras chave que fizeram parte do projeto desde os primórdios. 😉

        1. Avatar de lmx
          lmx

          uma grande realidade 🙁

          É o veneno da Red Hat a funcionar…
          tenho esperança no Devuan….

          sim o projecto que nunca ninguém pensou que houvesse alguém com coragem de criar…

          um fork do sistema operativo com mais suporte no mundo(Debian), está na faze de fork pelo projecto Devuan, que é Europeu…

          Open Source ao poder 🙂

  5. Avatar de Ricardo Gaio
    Ricardo Gaio

    Na minha opinião, Linux surpreende com os 4,17%.

    1. Avatar de panhonhas
      panhonhas

      É das máquinas vituais, quase de certeza, linux foi feito para ser usado em VM’s apenas lol.

      1. Avatar de emece
        emece

        Claramente não sabes o que é o Linux…Devias experimentar sem ser em VM’s. Só precisas de uma pen, nem é necessário instalar no PC!

      2. Avatar de Cris
        Cris

        Comentário errado e ignorante.

  6. Avatar de Cris
    Cris

    “Linux”
    Por que é que está um kernel na lista da sistemas operativos?

    1. Avatar de Hugo Cura

      A malta da Google está a precisar de ti, lá para a secção de arquitectura de software 😉

    2. Avatar de JJ

      Porque todos os que lêem o artigo, com “2 dedos de testa” percebem que esta-se a falar do “GNU/Linux”.

      O debate de como se deve tratar os SOs com o kernel Linux, por “Linux” ou “GNU/Linux”… é um debate “parvo”, porque é generalizado que quando se fala em “Linux” a primeira ideia que se tem é o sistema operativo, não o kernel!

      Todos os sistemas de estatísticas, usam o termo “Linux” para se referir a esses tipo de SO’s.

  7. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Convém é não confundir, quer para os sistemas operativos, quer para no post anteriores sobre browsers:

    – a percentagem de acessos ao pplware
    – com a percentagem de utilização em Portugal.

    Nos estudos de marketshare são usados sites diferenciados e contam-se identificadores únicos – se hoje, com o mesmo IP, browser, sistema operativo e equipamento, aceder várias vazes ao site só conta uma vez.

    E como sabem isso tudo? Fácil: http://www.tracemyip.org

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Vá lá, libertem o comentário. Não custa nada.

  8. Avatar de JJ

    Espanta é o Linux ser utilizado apenas 4,17%, pelos visitantes do site!

    Isto tendo em conta os “debates” que por vezes se geram, sobre o tema Linux. E o “odeio” que tanto é demonstrado pela Microsoft.

    Mas enfim… começo achar que muitos que por aqui andam, dizem que usam Linux, mas na realidade é só o tem no VirtualBox…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Mas mesmo tendo no Virtualbox….se acederem ao site, conta como GNU/Linux 🙂 Se compares com os valores do OSX, não é assim tão pouco. Mas a conclusão é só uma…em DEsktop, o Windows continua a liderar fortemente…no mobile o Android (que até é Linux) também é o rei 🙂

      1. Avatar de JJ

        Eu quis dizer é que normalmente não utilizam o Linux para as suas tarefas diárias, apenas para tarefas pontuais.

        O mais interessante é ver que muitos defendem o Linux (aka GNU/Linux), dando a ideia que é seu principal SO no dia a dia, mas na realidade isso não deverá ser assim tão verdade.

        Qualquer das formas, temos de levar em conta que mais de 50% dos visitantes não comentam os artigos. (Digo eu…)

        1. Avatar de Rudi
          Rudi

          não sei se será assim mas também pode ser uma excepção, geralmente quem usa Linux é porque quer tirar partido das suas vantagens e numa maquina virtual não tiras vantagens nenhumas…

          Além disso podem defender mas não têm hipótese de mudar completamente por razões profissionais ou por causa dos jogos.

        2. Avatar de Carlos Silva

          Não será necessáriamente verdade. Dou-te o meu exemplo, em casa só uso Linux, não há um único PC que tenha alguma coisa diferente (tirando o raio da MEOBox que teima em ter Windblows). Já no trabalho, tenho que mamar com o windows que é isso que o patrao manda (por enquanto :P), mas em ambos os sitios consulto o pplware, logo estou a contar para os “2 lados” 🙂

    2. Avatar de Rudi
      Rudi

      Os dados são engraçados para o site da pplware, mas é um site um bocadinho para o “geek” (sem ofensa gosto muito do trabalho que é feito) dai alguns números podem estar acima do que é normalmente esperado.
      Contudo honestamente e na minha opinião acho que este tipo de informação irá ser irrelevante daqui a uns anos porque o que vai importar é o Browser, está tudo de olhos postos na cloud e cloud fala web applications.

      Uma bom dado seria, quantas pessoas usam o pc só para abrir um browser?

    3. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      ora, se fores para a porta do Estádio da Luz também parece que realmente são 6 milhões…

  9. Avatar de Tomás S.
    Tomás S.

    Eu sou um utilizador orgulhoso de Linux (Gnu-Linux), por agora uso Mint Linux, mas já usei Ubuntu e Xubuntu, e qualquer um destes sistemas operativos é mais do que suficiente para o meu uso diário.

    Resta-me acrescentar, que não há nada que eu fizesse no Windows que não possa fazer no Linux.

    Quanto ao preço entre os 2 sistemas operativos, …depois de 6 anos a usar Linux, sem qualquer programa anti-vírus, e sem ter apanhado um único vírus nestes anos todos, nem que o Windows fosse gratuito eu voltaria a usar Windows de uma forma regular.

    Dito isto, cada um gasta o seu dinheiro da forma que achar melhor!

    Bom 2015 para todos!

    1. Avatar de Cris
      Cris

      Ja usei ubunto, fedoras e afins. Nunca consegui ter o mesmo proveito que no windows. Quanto ao argumento dos vírus, não deve pensar dessa forma, pois repare: Se eu fosse um criador de vírus onde concentraria os meus esforços um SO com pouca visibilidade ou num com muita? Certamente em windows. Não compensa criar vírus para linuxs…

      1. Avatar de Não !
        Não !

        Está enganado ! O Linux não apanha vírus porque o próprio sistema é praticamente imune e isso na medida de que qualquer programa que seja escrito para (UNIX) Linux, incluíndo os vírus, precisam de autorização para funcionarem dentro do sistema e mesmo depois de eventualmente obterem alguma espécie de autorização, nunca conseguem interferir no sistema do SO, que está sempre protegido dentro do Kernel Linux, para ser possível seria necessário que o vírus tivesse sempre privilégios de super utilizador o que para ser possível de obter é necessário obter autorização, neste contexto, o vírus imediatamente é identificado, denunciado, e impedido de funcionar, isto tudo juntamente com todos os demais sistemas de segurança incluídos no Kernel, fazem com que a infecção de um sistema Linux seja uma possibilidade muitíssimo remota, como um grão de areia numa praia, por exemplo, eu uso uma senha de 17 dígitos, composta de números, letras maiúsculas e minúsculas e caractéteres ortográficos (os sistemas Linux são todos “case sensitive”). Qual será o número de probabilidades ou combinações possíveis para uma senha com metade destes atributos ? Portanto a “imunidade” dos sistemas Linux não tem nada a ver com a sua popularidade, por outras palavras, os crackers e objectos afins não escrevem vírus para Linux por que na maioria dos casos, ou não conseguem ou isso é-lhes tornado impossível em termos práticos e ou rentáveis em tempo e recursos necessários versus efeito real obtido. Para além de tudo isto informe-se melhor e irá descobrir que o Linux domina completamente o mercado dos servidores o que faz com que o mundo das grandes empresas e corporações que move o nosso mundo, é movido a Linux … O windows lidera indiscutívelmente no mercado de desktops, mas se o SO que controla o seu PC é deveras muito importante, qual será a importância dos sistemas que nos fornecem a Internet, a luz, o telefone, etc. ?

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Já utilizei Linux e digo que entre ele e o Windows, prefiro o Linux, mas sem qualquer dúvida. Mas infelizmente o linux continua ainda muito aquém daquilo que eu retiro de um computador e por isso preciso sempre de, pelo menos, fazer dual boot com Windows, o que acaba sempre por fazer com que use cada vez mais o Windows até chegar ao ponto de voltar a apagar o Linux :c

    3. Avatar de Filipe
      Filipe

      Isso dos vírus é muito relativo. Eu uso o Windows desde o 98. Passei para o XP, Vista, 7, 8 e agora 8.1 e posso garantir-te que nunca na vida também apanhei um vírus. Dizem que há muitos mais para Windows do que para qualquer outro SO, mas a verdade é que é preciso procurá-los. Só apanha vírus quem anda atrás de coisas manhosas…

    4. Avatar de Neopunk
      Neopunk

      Desde o Windows XP SP1 que não apanho um vírus num PC, e apanhei nessa altura porque bastava instalar o Windows base ainda antes das atualizações com o PC ligado à Web ficava praticamente infetado, já não me recordo bem do nome mas havia um worm muito vulgar que propagava facilmente por qualquer rede ou Internet.
      Hoje em dia o Windows traz um AV ativado de raiz, o que contribui imenso para ajudar os infoexcluídos em informática e reduzir as redes de botnet e distribuição de malware.

      O AV hoje em dia tem um impacto relativo para o bem e para o mal, parte do malware não é detetado pelos AV porque estes dependem de assinaturas para a sua deteção, já lá vai o tempo em que o código utilizado não era ofuscado corretamente ou reutilizado, o que facilitava a deteção de novo malware, hoje convivesse com 0-days’s, alguns deles em exploração há muito tempo, só damos por eles quando se ouve falar de uma determinada operação de crime organizado a decorrer, por vezes a sua deteção é até ocasional (Kaspersky e Symantec têm vários reports…).

    5. Avatar de Neopunk
      Neopunk

      Outro aspeto relevante, quando se fala de “preços” GNU/Linux VS Windows, a discussão deve passar para qual o valor que retiro do Sistema operativo.

      Já usei Debian, Suse, Redhat/Fedora/CemtOS, Ubuntu, Backtrack e atualmente Kali, estou longe de ser um Guru Linux mas ainda entendo o suficiente para em ponto algum poder considerar que qualquer Linux é um sistema operativo adaptado ao comum dos mortais.

      O comum dos mortais quer instalar aplicações e jogos na base do Next–> Next–>Finish, procura algo que lhe é comum com o sistemas que usa no trabalho, por norma Windows com ferramenta de produtividade Office, pretende a máxima compatibilidade possível com Hardware e periféricos sem ter que ler uma bíblia para instalar determinado driver, procura algo simples e intuitivo na configuração do sistema.

      Se olharmos para o ciclo de vida de um PC, por norma dura 5 anos, uma licença OEM custa perto de 100€, ou seja, representa um investimento de 20€/ano num PC, com todo o valor que o comum dos mortais retira de máquina na facilidade de utilização e maior compatibilidade não vale 20€/ano? A maioria dirá que sim, alguns dirão que não, mas estes sempre com a premissa de que “chega para aquilo que faço”, um utilizador Windows não usa essa expressão porque não está limitado a algo.

  10. Avatar de Sérgio Lackmann
    Sérgio Lackmann

    Tirando que 90% dos computadores e notbooks já venham com o sistema operacional Window$, fica fácil prever o Sistema Operacional mais usado.

  11. Avatar de Carlos
    Carlos

    Tanta gente a visitar o pplware de iphone, não acredito.

    1. Avatar de censo
      censo

      Eu faco a visita em windows Phone. Uma das melhores apps para este sistema.

  12. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    4% não está mau, mas seremos muito mais um dia 😀

  13. Avatar de Johnny
    Johnny

    O Linux vai continuar baixo e o iOS igual por duas razões, não fazem parcerias com empresas como HP,MSI etc eles têm que entrar no mercado internacional.. e por mais portateis a venda com linux em Portugal é muito raro se encontrar um portátil linux, embora já vi 1 ou 3.. mas de resto nunca vejo grande coisa! É nisso que têm de apostar fazer portáteis vir com Linux.. algumas empresas..

    O iOS conhecido como o sistema operativo da Apple poderia crescer mais.. mas só ira crescer quando descerem os preços ridiculos dos portáteis, se fizessem pc’s de 400/500€ iriam ver como cresceria logo não peço um i5 nos 400/500 mas sim um i3.. mas a Apple nisso nem pensa, ficava a ganhar muito mais e ainda aumentava + o numero de pessoas a usar o sistema operativo, o problema esta NO PREÇO e isso é indiscutível, uns podem comprar outros não! é por isso que não cresce senão já estava nos 20% ou mais..

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      o iOS não corre nos portáteis da Apple. É o OS X que é usado.
      Quanto a crescimento, os Macs têm crescido basicamente sempre acima da média do mercado nos últimos 7 anos, mesmo com os preços que são praticados. A Apple não ganharia mais se baixasse os preços para os valores que falas, pelo contrário. A única coisa que poderia aumentar era no número de máquinas vendidas, mas isso não significa nem bom negócio para a Apple, nem melhores produtos para os consumidores.

  14. Avatar de Gabriel Bolea
    Gabriel Bolea

    Boas, posso saber qual e o programa que fazem estes gráficos tao bonitos ?

    1. Avatar de JJ

      Com o Excel, fazes isso!

  15. Avatar de Rui Moritz
    Rui Moritz

    O Windows não presta para nada!
    Desde o 3.tal até o 8.qq coisa…
    Mas que raios… pq o usam???
    Tantos anos a bater e que vejo eu…???
    Windows 10!
    PS: posso sempre voltar ao DOS… num Spectrum… ou ainda melhor… num C64.
    Tenham dó!!!

  16. Avatar de Jose Simoes
    Jose Simoes

    “O Windows Phone teve um crescimento bastante positivo, de 0,1% em 2013 para 0,48% em 2014”

    Vocês vêm nisso um aumento de 380%, eu vejo um aumento de 0.38%.

    Portanto percentagens de percentagens não faz sentido. Evitem.

    1. Avatar de Emílio
      Emílio

      ui… Probabilidades e estatística 101… Possivelmente melhor ir ler antes que comentar… pode começar pela Wikipedia…

      1. Avatar de Jose Simoes
        Jose Simoes

        Aritmética 001

    2. Avatar de JFMoreira
      JFMoreira

      Perdeste uma excelente oportunidade de ficares calado…

      inserir triple facepalm aqui

  17. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Quando acabar o Suporte do Windows 7 (2020) mudo-me para Ubuntu sempre em versões LTS.

    Razão: A partir do momento que apareceu o Windows 8 deixou de ser viável o conhecido Crack/KMS.

  18. Avatar de YiitOo
    YiitOo

    A Microsoft tem vindo a evoluir paulatinamente os seus serviços, por isso, é justo a posição ocupada pelo windows:::::::::

  19. Avatar de Rui Sousa
    Rui Sousa

    Existem dados mais recentes?