Conheça os 5 telemóveis com maior radiação

62 Comentários

Uma questão que tem sido recorrente ao longo destes últimos anos é se a utilização de dispositivos móveis, neste caso telemóveis, pode ter, ou não, influência sobre a saúde dos utilizadores devido aos seus níveis de radiação. A verdade é que até agora não se tem chegado a nenhuma conclusão, existindo mesmo opiniões muito distintas entre os especialistas da área.

Sabia que o Supremo Tribunal Italiano concluiu, há já alguns meses, que o tumor no cérebro de um homem de negócios foi causado pelo uso frequente do telemóvel?

Conheça os 5 telemóveis com maior radiação!

imagem_radiacao_00


Embora muitos entendidos afirmem que não existe qualquer relação entre o aparecimento de tumores e outros problemas graves de saúde nos utilizadores pela radiação propagada pelos telemóveis, existindo mesmo alguns estudos publicados a afirmarem que a utilização dos dispositivos não causa cancro, há, contudo, outras entidades que assim não entendem.

Um caso muito expressivo é o do Supremo Tribunal Italiano ter decidido, há já há dois anos, que o tumor no cérebro de um homem de negócios foi causado pelo uso frequente do telemóvel.

imagem_radiacao_06

Mas a verdade é que os telemóveis emitem uma forma não-ionizante de radiação electromagnética que pode ser perigosa para os utilizadores, uma vez que essa radiação pode ser absorvida facilmente pelos tecidos e pelas células, o que pode resultar em alguns problemas de saúde.

Posto isto, deixamos agora uma lista de 5 telemóveis que deve evitar utilizar devido à sua elevada emissão de radiação electromagnética.

Huawei Vitria

imagem_radiacao_01

Teste de Absorção de Energia: índice de exposição = 1.49

 

Alcatel OneTouch Evolve

imagem_radiacao_02

Teste de Absorção de Energia: índice de exposição = 1.49

 

Motorola Moto E

imagem_radiacao_03

Teste de Absorção de Energia: índice de exposição = 1.5

 

Motorola Droid Ultra

imagem_radiacao_04

Teste de Absorção de Energia: índice de exposição = 1.54

 

Motorola Droid Maxx

imagem_radiacao_05

Teste de Absorção de Energia: índice de exposição = 1.54

Recentemente, num estudo realizado por um conjunto de investigadores do Instituto de Ciência Weizmann, em Israel, publicado no Biochemical Journal, afirmam que apenas 10 minutos a falar através de um telemóvel poderá provocar alterações nas células cerebrais ligadas à divisão celular e ao cancro.

O Teste de Absorção de Energia, também conhecido por SAR é o teste responsável por fazer a medição do índice de exposição à radiofrequência de dispositivos electrónicos, principalmente de telemóveis e/ou smartphones. Na União Europeia, a entidade reguladora, o CENELEC especifica limites do SAR, seguindo as normas IEC.Para telemóveis e outros dispositivos móveis, o limite do valor do SAR é de 2W/kg considerando uma massa de tecido de 10g, que absorve a maior parte do sinal. ( IEC 62209-1 ).

Por Hugo Sousa para PPLWARE

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Unknown
    Unknown

    Todos androids, claro o barato sai caro, iphone the best. Fluido, uodates e perfeito

      1. Avatar de ICETuga
        ICETuga

        Lindo… E tão simples. Embora normal… Appletards no seu melhor.

      2. Avatar de m4x
        m4x

        Bem, até deitei uma lágrima de tanto rir.

    1. Avatar de Faz sentido?
      Faz sentido?

      O meu android foi tão barato que dava para comprar um iPhone.
      O barato sai caro é tão verdade como a ostentação sai cara.

    2. Avatar de google
      google

      Mas olha que também há androids caros que não estão na lista e também são perfeitos e fluidos. lol

    3. Avatar de joao gomes
      joao gomes

      o que é que o Android tem a haver com aquilo que a motorola fabrica? já foi referido num artigo anterior que o Iphone não é flor que se cheire…
      https://pplware.sitedev.pt/apple/nivel-de-radiacao-do-iphone-6-e-iphone-6-pluse-elevado/

    4. Avatar de Marc
      Marc

      iPhone tem 1.59 😉

        1. Avatar de Nuno Sousa
          Nuno Sousa

          O valor correcto tem que ser lidos não na coluna 1.6 ou 2 mas sim nas colunas head and body.

          Android User Nexus 5 😀

        2. Avatar de Yosemite
          Yosemite

          Podia ter lido o artigo correctamente e assim não dava falsas informações! O que se encontra nessa página, é uma informação legal da Apple sobre 3 modelos (estão em código, não sei quais são… Nem interessa). O que diz, é que os 1,6 é o limite legal, para alguns países, isso varia. E, os iPhones o máximo que emitem, é 1,19, suponho que em piores condições, mas pode só emitir 0,37, isto em relação à cabeça…

        3. Avatar de Francisco Pinto
          Francisco Pinto

          Estás enganado! Esse é o limite imposto por lei! tens de Ler nas colunas corpo/cabeça
          que no iphone é : 1,14/1,08 se for calculado com a norma 1,6w/kg(em 1g) ou 0,97/0,93 se for calculado com a norma 2,0w/kg(em 10g) 🙂

          e já agora o link em Português!
          https://www.apple.com/legal/rfexposure/iphone7,2/pt/

          1. Avatar de Marc
            Marc

            OK percebi. Tnx. O limite na America é 1.6, 2.0 na Europa

      1. Avatar de MAC
        MAC

        ter a haver significa troco / dinheiro. Ter a ver significa estar relacionado

    5. Avatar de Especialista no assunto
      Especialista no assunto

      Este comentário nem merece nenhuma resposta, contudo posso indicar que todos eles emanam radiações, uns mais outros menos, contudo este alerta, já não é a 1º vez que aparece e todas as marcas devem de tomar este assunto em conta, tentando minimizar as radiações. Caro amigo uma coisa lhe digo, antes de falarmos devemos de estar dentro dos assuntos, caso contrário corremos o risco de dizer estupidez, que é precisamente o caso. Inteire-se do assunto e comente depois. Ok. Saude.

    6. Avatar de luis rocha
      luis rocha

      Incluindo os Microsoft’ Lumias!…..
      Sem dúvidas

    7. Avatar de larterpt
      larterpt

      Don’t feed the troll 😛

    8. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Nota: este “rmcrys” não sou eu (o verdadeiro)

      PS: Vítor M., como é com usurpação de Nicknames que usam outro email ???

      1. Avatar de Vítor M.

        Sim demos por ela, um “artista” que já está identificado, armou-se em espertalhão. Continua a comentar, sempre com o rigor de sempre.

        Obrigado.

        1. Avatar de rmcrys
    9. Avatar de Artur Oliveira
      Artur Oliveira

      É tudo muito relativo; seja Android, seja Iphone, tudo está relacionado com a quantidade de minutos seguidos que a pessoa está ao telemóvel. Não interessa para o caso ser da marca A, B ou C; todos emitem radiações electromagnéticas, uns mais outros menos, mas depende se a pessoa faz ou não um uso intensivo do telemóvel para telefonar. O resto é conversa

      1. Avatar de Não Não
        Não Não

        Diria mais…

        Isso não interessa para nada…

        É a mesma coisa que dizer que um Prius gasta 6 e um M3 gasta 12 ou 15…

        Se poserem o prius a acelerar como o BMW, gasta mais…

        http://videos.sapo.pt/r0bBS2HGTBOV9B2a2oQj

        Mesma coisa com as antenas dos telemóveis…

        Têm limites legais (limites definidos pelas entidades reguladoras), agora se usam os limites ao máximo, é com cada um…

        Além disso, cada vez mais as OEM que fabricam chips têm intenção de ter melhor recepção, gastar menos, e consequentemente ter menor radiação.

        1. Avatar de ricardo loureiro
          ricardo loureiro

          o topgear ja fez essa comparação, o m3 gasta menos que o prius. loool

          1. Avatar de Oinq
            Oinq

            E o Top Gear tem cá um rigor cientifíco, ui ui

            M3 vs Prius nas mesmas condições gastar o mesmo? claro, já a seguir…

    10. Avatar de Marco Simões
      Marco Simões

      … Tu calado és um poeta…!!!

      Android é um sistema operativo e o estudo é sobre aparelhos…!!!

      Dah…!!!

    11. Avatar de p.

      Olha que a noticia é tendenciosa… já aqui se tinha dito que o iPHone 6 era o campeão das SAR! Deveria estar no topo desta lista… (fan boy alert para quem redigiu esta peça)

      https://pplware.sitedev.pt/apple/nivel-de-radiacao-do-iphone-6-e-iphone-6-pluse-elevado/

  2. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Alguns sites fazem referência à taxa de propagação em relação ao corpo e à cabeça em separado!!!

    Aqui Nexus 4 0.48 W/Kg (corpo) 0.41 W/Kg (Cabeça)

  3. Avatar de Andre Vieira
    Andre Vieira

    Seria interessante mencionarem duas categorias diferentes de radiação: Iónica e não-iónica. Já agora explicar as diferenças entre elas.

    Talvez assim se consigam evitar alarmismos e deixar de pensar em hipóteses totalmente absurdas relativamente à radiação emitida pelos telemóveis.

    1. Avatar de joana
      joana

      Radiacao ionizante. O termo radiacao ionica esta incorrecto.

      1. Avatar de Andre Vieira
        Andre Vieira

        Obrigado pela correção. Só conhecia em inglês.

  4. Avatar de Olly
    Olly

    Onde posso conseguir uma lista mais detalhada dos telemóveis e da radiação que emanam?

  5. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Aqui está um artigo muito interessante, é bom ficar a par destas coisas.
    Cumprimentos

  6. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    O iPhone 6/6 Plus não estavam em 1.58/1.59?

    1. Avatar de mzzr
      mzzr

      sim é. mas aqui é só caso dos telemóveis android. iphone e outros estão de fora, não conta. curioso até aqui o famoso pplware colocou esta notícia aqui. https://pplware.sitedev.pt/apple/nivel-de-radiacao-do-iphone-6-e-iphone-6-pluse-elevado/

  7. Avatar de Para Totós
    Para Totós

    “The guidelines created a measure of the rate that body tissue absorbs radiation energy during cell phone use called the specific absorption rate (SAR). The SAR for cell phone radiation was set at a maximum of 1.6 watts of energy absorbed per kilogram of body weight. The limit was set due to the thermal effects of cell phone radiation (all RF radiation can heat human body tissue at high enough levels) – it was not set to mitigate other biological effects cell phone radiation might have such as DNA damage or cancer.”

    Níveis SAR Iphones até ao 5

    Apple iPhone 5 1.18 AT&T
    Apple iPhone 4S 1.11 Sprint Nextel
    Apple iPhone 4S 1.11 Verizon Wireless
    Apple iPhone 4S 1.11 AT&T
    Apple iPhone 4 1.18 Virgin Mobile
    Apple iPhone 4 1.18 Verizon Wireless
    Apple iPhone 4 1.17 AT&T
    Apple iPhone 3GS 0.79 AT&T
    Apple iPhone 3G 1.38 AT&T
    Apple iPhone 0.974 AT&T

  8. Avatar de irlm
    irlm

    e os Lumia quanto têem?

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Lumia 920 – 0,7 w/kg

  9. Avatar de FG
    FG

    Essas chinesices, que nem sequer passam pelas entidades reguladoras, devem ter valores interessantes, devem…

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      LOL, pensei exactamente o mesmo 🙂

      Nem sei como funciona a homologacäo na Europa, visto que já deu uma reportagem que os chinocas até já falsificam o símbolo (vem impresso no plástico) como se a CE tivesse autorizado LOLOL

  10. Avatar de android
    android

    Os melhores são os que não emitem radiação nenhuma, pois gastam menos bateria e o cerebro dura mais. Esses custam muito mais pois usam a tecnologia quantum entanglement para comunicarem sem radiação e há uma APP para Android que permite fazer isso mas foi impedida de sair porque o antigo dono da maçã reivindicou uma patente do outro lado e comunicou para cá com este sistema.

    1. Avatar de SSaraiva
      SSaraiva

      qd conseguires usar tecnologia quantum entanglement …

  11. Avatar de Victor Martins
    Victor Martins

    Não há nenhum Samsung nos telefones citados.
    Samsung Note 4, the best phone in the world.

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Subscrevo.

      Mas admito que fiquei admirado com a performance/preco do meu Moto G (2° telemóvel).

      Digamos que o que um topo-de-gama (Note 4, iPhone 6, Nexus 6, etc) oferece por Euro vs. a um Moto G, é claramente mau.

  12. Avatar de ricardo
    ricardo

    Boa tarde,
    Alguém sabe se o uso de auricular por bluetooth minimiza a situação ?
    Em príncipio sim, a não ser que a energia envolvida para efectuar a conectividade seja da mesma ordem de grandeza.
    Cumps,
    Ricardo

    1. Avatar de Francisco Gomes
      Francisco Gomes

      Ricardo pelo que li aqui ( http://www.electricsense.com/1791/bluetooth-radiation-lets-be-clear-on-the-dangers/ ) ainda agrava mais a situação. 😉

    2. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Ricardo, a comunicação Phone-Auricular é curta, constante, de baixa potência e muuuuuito menos prejudicial que qualquer radiação de Router wifi, telefone sem fio de casa, etc. Melhor só mesmo um auricular com fio.

      Francisco Gomes: muito credível o site, um indivíduo “normal” e (coff coff) psicologicamente saudável até diz que nem tem telemóvel por causa da radiação, vai ver que você no meio do monte sozinho pata não ficar “contaminado”…

  13. Avatar de Mr.Antunes
    Mr.Antunes

    Podiam também explicar que isso são valores máximos e que a maior parte do tempo esses valores nunca são atingidos.

    No artigo falam em SAR EU mas os exemplos que dão também estão em SAR EU?
    É que o Moto E tem medição de 0.76 W/kg (cabeça) EU. 1.5 W/kg é o valor para a versão Americana do Moto E para o valor medido no corpo. (na versão US, na cabeça, foi medido 0.97 W/kg (head))
    Tendo em conta que o valor Americano é de 0.97 W/kg numa grama, se pensarem que o valor de 0.76 W/kg está “diluído” em 10g, pensem lá quanto dará o valor EU para o corpo? Presumo que não tenha nada a ver com os 1.5 W/kg que publicam.

    Comparar alhos com bogalhos não é lá muito bom, ainda por cima com tecnologias de comunicação bastante diferentes (USA vs EU)…

    Seria agradável que corrigissem as informações ou então dizer que este artigo só se aplica aos EUA, só para não induzir os vossos leitores em erro 😉

    http://rfhealth-sar.motorola.com/SAR/sar.html

  14. Avatar de sakura
    sakura

    o top é IFONE apple devido as capas em aluminio.

  15. Avatar de tiago
    tiago

    Cada vez gosto mais do meu 5320 Xpressmusic… lolol

  16. Avatar de dajosova
    dajosova

    Curiosamento, no tempo em que se vendiam muitos telemóveis Motorola em Portugal, também era connhecida como sendo a marca com maior radiação!!! Há coisas que custam a mudar…

  17. Avatar de Ppalma
    Ppalma

    Eu farto me de rir com os viciados dos iphone´s… aple´s e companhia LDA… iphone é uma trampa . pagam 600€ por um calhau igual aos outros que está na moda. e que para qualquer coisinha que querem fazer têm de pagar. vêm com desculpas que é melhor, mais segurança etc… é tudo trampa!

  18. Avatar de kaska
    kaska

    curioso como o problema do cancro ou da saúde humana deixou de ter interesse para passar logo à guerra entre apple e androids e outras coisas… isso é que é importante, este artigo não interessa nada, lol

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      Bem observado… já chateiam essas “guerrinhas” inúteis.
      Ainda se adeptos de ambos os sistemas conseguissem ter bom senso e discernimento para apontar vantagens e desvantagens de cada uma delas a cada atualização/probelma novos que surgem mas não.

      Felizmente na maior parte dos casos os artigos aqui no Peopleware por si só são informativos, pese embora a imparcialidade seja questionável vamos lendo abordagens e perspectivas de ambos os lados. Até no jornalismo profissional a imparcialidade nem sempre se consegue; por isso em geral estou satisfeito com os conteúdos que aqui leio.

      Pena é só mesmo muitos leitores não contribuirem de forma construtiva para este tema quente.

      Quanto à radiação não sei realmente a que ponto (médio-longo prazo) não haverá de facto consequências nefastas para a n/ saúde. Andar sempre com equipamentos próximos de nós (bolso, mesinha de cabeceira, etc.). Não é à toa que os cancros aparecem… e não é só pelas radiações mas também pela alimentação adulterada e ar contaminado, a outros níveis.

      Como hoje em dia há muita dependência destes dispositivos eletrónicos, o meu conselho de leigo é desligarem sempre que possível e quando não usam rádio-frequências (wi-fi, etc.) de forma a minimizar o impacto, por prevenção e um bocado de sorte!

      Cumprimentos.

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Aqui está o comentário que faltava, ainda à dias saiu a notícia que dizia mesmo isso, sorte, é por vezes o mais importante no que toca a cancros

  19. Avatar de p.

    Andam a reciclar noticias?

    É só tirar a questão do iPhone 6 ser mais SAR? 🙂

    https://pplware.sitedev.pt/apple/nivel-de-radiacao-do-iphone-6-e-iphone-6-pluse-elevado/

  20. Avatar de K0izo
    K0izo

    Tanto o SAR como as redes Wifi entre outras frequencias emitidas pelas antenas das redes móveis mais tarde ou mais cedo vão ser expostas por cientistas não subornados à crua verdade do mal que fazem à nossa saúde, tal como aconteceu com a história do Chumbo.

    A História repete-se uma vez mais.