Confirmado! Vírus raro Chapare provoca contágio entre humanos

50 Comentários

Não, não é o novo coronavírus e a informação está a alarmar as entidades de saúde. Chama-se Chapare, pertence à família do vírus do Ébola e causa febre hemorrágica e é mortal.

Hoje foi confirmado, na Bolívia, o primeiro contágio recente entre humanos deste “vírus raro”.

Confirmado! Vírus raro Chapare provoca contágio entre humanos


Investigadores do Centro de Controlo de Doenças dos Estados Unidos (CDC) descobriram a primeira transmissão entre humanos de um vírus raro.  Este “novo” vírus com o nome Chapare é da família (de vírus) que pode causar febres hemorrágicas, como o Ébola, revela a SIC Notícias. Segundo o canal, até agora só era conhecido um caso de um ser humano infetado pelo vírus Chapare. Tratava-se de um agricultor boliviano, da província de Chapare que em 2003 contraiu a doença. Desde essa altura nunca mais se ouviu falar de tal doença.

De acordo com o CDC, a febre hemorrágica Chapare (CHHF) é uma febre hemorrágica viral causada pela infeção pelo vírus Chapare. O vírus Chapare pertence à família dos arenavírus. Os arenavírus geralmente são transmitidos às pessoas por contacto direto com roedores infetados ou indiretamente pela urina ou fezes de um roedor infetado.

Confirmado! Vírus raro Chapare provoca contágio entre humanos

Em 2019, pelo menos cinco pessoas foram infetadas por este vírus. De acordo com a investigação do CDC, dois doentes transmitiram o vírus a três profissionais de saúde na província de Caranavi. Um dos pacientes e dois médicos acabaram por morrer.

Caitlin Cossaboom, epidemiologista do CDC revelou ao The Guardian que…

A nossa investigação confirmou que um jovem médico, um médico de ambulância e um gastroenterologista contraíram o vírus depois de contactos com pacientes infetados. Dois dos profissionais de saúde morreram. Acreditamos que os fluidos corporais podem transportar o vírus

Os cientistas têm agora pela frente mais um desafio para perceber melhor o vírus e qual a sua capacidade de contágio e de causar eventual epidemia/pandemia.

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de tino
    tino

    Pensei que fosse mais um lançamento chines…

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Normalmente esses não têm keynote.

    2. Avatar de Raimundo Nonato
      Raimundo Nonato

      enviado via telefone móvel manufaturado na China.
      Enfim, a hipocrisia

      1. Avatar de Chines
        Chines

        Sim, porque se quisesse comprar feito em portugal, ou na europa é as manadas… enfim a hipocrisia

    3. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      a natureza ainda consegue ser mais invetiva

  2. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    2020 Season Finale

  3. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Beem,se o nome é chaparro, é made in Alentejo

    1. Avatar de PT
      PT

      😀 😀 😀 😀

    2. Avatar de Hoje tem que ser como anonimo
      Hoje tem que ser como anonimo

      Chapare, não é chaparro, Chapare significa embriagado… chaparro é uma arvore (sobreiro), espero que isso não seja mais um daqueles comentários x… enfim.

      1. Avatar de Luis Costa
        Luis Costa

        Devias ser mesmo divertido em festas…

      2. Avatar de Peace
        Peace

        O que seria de nós se não existisses…

  4. Avatar de Hidelberto
    Hidelberto

    parece que vivemos tempos de guerra quimica….os virus sao feitos para lutar a superpopulacao.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      ui e parece que resultam mesmo lol

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Sim, nota-se ! E com resultados que estão à vista de todos. Agora a população só cresce ao ritmo de 200 mil por dia, mas coisa menos coisa…

  5. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Este não mete medo em eventuais proporções que possa atingir. É mortal. Logo nunca se transforma em pandemia.

    1. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      Isso pensas tu. Tudo depende como se transmite entre humanos, e o tempo de incubação.

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Não, não penso. Tens de ler um pouco mais sobre o assunto. Virus mortal ou com alta taxa de letalidade, dada a sua natureza, não passa de surto, pois autoextingue-se.

        1. Avatar de eu2
          eu2

          Isso depende da quantidade de pessoas que conseguir infetar antes de matar. E não precisa matar logo no dia a seguir, pode ser passado um mês.

        2. Avatar de Pastilhas
          Pastilhas

          Não é bem assim. Se um virus é letal tudo vai depender da sua incubação.
          Se for um vírus letal de rápida incubação, sim a sua tendência é matar o hospedeiro rápido e acabar com o seu meio de transmissão. Mas isto nem sempre é assim.
          O vírus pode ser letal, de fácil transmissão, mesmo depois do hospedeiro morto ( caso do Ébola).
          Imagina que o tempo de incubação de um novo Vírus fosse 2 a 3 meses ou mais (HIV é de 1 a 15 anos) e que fosse de fácil transmissão. Após esses 3 meses é que apareceriam os primeiros sintomas e consequentemente a morte…
          No final tudo vai sempre depender da ciência. Capacidade de detetar a tempo esses agentes e capacidade de encontrar a cura.

          1. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Um vírus pandémico…chamemos-lhe assim, não tem alta letalidade.

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      estas a confundir as coisas, o que tu estas a dizer sao viros com o tempo de quarentena muito baixo e altamente agressivos ou seja se a pessoa dps de um dia de estar infetado começar logo a ter sintomas graves obviamente vai logo ficar em casa o que diminui o contagio do virus é basicamente o que acontece com a ebola, mas nao é isso que se diz deste virus se tiveres uma quarentena de 15 dias nesses 15 dias andares a infectar pessoas atinge pandemia na mesma

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Isto agora são só peritos em virós.

      2. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Pandemia não rima com alta letalidade. É só isso. Temos de colocar as coisas como elas são. Não vale a pena alimentar ideias conspiratórias ou desinformadas. Seja lá qual for o tempo de incubação, se for altamente mortal não se transforma em pandemia.

  6. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    E pronto, quando já se preparam as vacinas para o Corona, aparece este.
    Nade de novo, parece que é a pedido.

    Cada um que tire as conclusões que quiser…

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Isso é um discurso distorcido para alimentar medos ou teorias da conspiração e fomentar a desinformação.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Não são teorias. Com 99% de certeza pode-se afirmar que foi plantado, tal com o Corona. Um começou de um lado, outro começou do outro.

        1. Avatar de SSD
          SSD

          Com 99% de certeza se pode dizer que esta geração está toda “comida da pinha”…
          E a parte que este virus já apareceu há 2 dezenas de anos atrás?

        2. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          Com 99,9% de certeza afirmo que precisas de tratamento. Não sei do que padeces, mas vejo muito disso…

  7. Avatar de AD9
    AD9

    Não é assim tão estranho, o Ébola continua bastante presente na América do sul e especialmente em boa parte de africa. E pelo menos este já é” conhecido”, já deve haver algumas medidas pensadas

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      o problema é que só agora é que o pessoal está a descobrir que África e América do Sul existem e que neles andam vários vírus mortíferos…..

      Vá lá que trouxe algo de útil o corona

      1. Avatar de AD9
        AD9

        Bem verdade, se disseres aqui o número total de vírus mortais que podem vir a ser um problema caso sofra alguma mutação que os permita sobreviver e transmitir se facilmente em organismos vivos acho que alguns daqui sofriam um ataque qualquer. Eles acham que é realmente impossível existir uma pandemia. A idade da inocência é boa em alguns casos por acaso

  8. Avatar de PT
    PT

    Ainda nem nos vimos livres de um e já está outro a pôr-se ao jeito…

    1. Avatar de saladastateofmind
      saladastateofmind

      a gripe ta ca todos os anos e ninguem se queixa

  9. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Esperemos que não se propague.

    Lá anda aqui pessoal com teorias de conspiração, deixem de ver filmes, o Homem não precisa de criar virus, eles já o há na natureza, só está à espera da mutação especifica que sobreviva em Humanos.

  10. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Isto vai acabar como no filme Homem Demolidor, depois de tantos vírus, ninguém se poderá tocar nem aproximar por lei.

  11. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Metam na cabeça que vamos ter mais pandemias e mais frequentes .

  12. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    A natureza so se revolta contra nos quando e provocada, por isso este virus (se e que existe) tem de ser inventado, nao e obra da natureza.

    1. Avatar de AD9
      AD9

      Já faltava realmente um comentário do sr conspiração e mais um para provar que percebes bola do assunto. Pandemias e doenças facilmente transmitiveis já existiam antes de Portugal existir, e não precisaram de ser inventadas (quer dizer ou isso ou alguém roubou o carro ao McFly e anda por aí a fazer estragos…)
      Mas tens razão, é inacreditável, andam os bolivianos há 17 anos (sim pq a primeira que esta estirpe apareceu já foi há quase 2 dezenas de anos…) a tentar mandar um bicho mortal cá para fora e até isso os chineses tinham de roubar…
      Já toda a gente percebeu que com o covid és um caso perdido mas ao menos tenta informar te um bocado antes de comentares sobre o resto. Qq virus sofre mutações, até a vossa afamada gripe não sei qual é surpresa disto sinceramente

      1. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        Falaste tanto e disseste tao pouco. Guarda esse discurso para os ignorantes como tu. Se nao consegues entender o que os outros escrevem nao inventes historias de embalar. Se soubesses observar a natureza com olhos de ver talvez nao dissesses tanto disparate junto. So sabes usar o argumento teorias da conspiracao. Ja esta um bocado gasto isso.

        1. Avatar de SSD
          SSD

          Claro pq o excelentíssimo só vê conspiração há frente, vírus novo tem de criado!
          Sinceramente ainda te dava o benefício da duvida mas pelos teus ultimos comentários ou tu é que és muito ignorante, ou estás aqui só para trollar ou não tens idade para ter discussões com adultos que sabem um bocadinho mais do que “observar a natureza”.
          Um organismo vivo adapta se, muda, daí tu teres vacinas até para a gripe com formulas novas anualmente.
          Mas para vocês só existe a gripe, os resto das doença deve ser provocado por nanochips que devem vir na vacina da gripe, as DST (se calhar não tens idade para saber o que são ou como se apanha mas o Mr Google dá te uma ajuda), deve ser a gripe que entrou pelo orifício de baixo em vez do de cima…
          Eu não vou estar a dizer que é impossível isso acontecer mas temos de saber fazer uma interpretação dos factos. E não ir para teorias infundadas que só vão criar mais pânico.
          Esta estirpe apareceu há 17 anos não muito distante do sitio onde apareceu agora por isso é uma situação estranha mas sim normal e que vocês mais uma vez estão a tentar aproveitar para criar “teorias”! Sim, existem milhões de virus escondidos por aí, sim é possivel que o mundo venha a ver ainda mais pandemias e se queres que te diga estranho é não ter acontecido mais cedo, com todas as experiências que se fazem com produtos quimicos, animais, medicamentos, etc. Mas pronto já sei que isso não entra nas vossas cabecinhas limitadas por isso sim enquanto vocês continuarem com teorias da conspiração eu vou usar esse argumento

          1. Avatar de Sardinha Enlatada
            Sardinha Enlatada

            Tu ate deves ser medico ou virologo. Les umas paginas na internet e ja te julgas sabichao. De a uns tempos para tras as mutacoes dos virus levavam muito tempo ate acontecer. Agora com a comunicacao social tudo e possivel. E virus que ficam agarrados na superficie, virus em incubacao (nao estou a falar do virus da sida). E uma alegria. E sim tens de ver mais para alem do que a vida te mostra. Se nao sabes do que estou a falar, temos pena.

          2. Avatar de SSD
            SSD

            Não, não sou mas posso dizer que quando não sei sobre algo vou ler sobre o assunto não vou cheirar as flores do jardim.
            As mutações continuam a levar muito tempo a acontecer, sabes quando apareceu o primeiro coronavirus ou neste caso quando apareceu o Ébola?
            Temos de saber por as coisas em contexto, é possivel alguém criar novas estirpes hoje em dia pah sim com tudo o que já se sabe podemos dizer que sim. Agora não vamos dizer isso sem provas e com tudo o que nos aparecer há frente, sabendo também que a natureza muda e adapta se.

  13. Avatar de Luis Rosalino
    Luis Rosalino

    Cada vez me convenço mais que o “asteroide” que ajudou a acabar com os dinossauros foi afinal um virus, uma bacteria e o proprio asteroide

    1. Avatar de Hidelberto
      Hidelberto

      sim e a cratera feita no mexico que existe tb foi feita por um virus….é com cada um aqui

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Claro, porque todos nós estávamos lá para ver que foi ali que caiu.

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Sim, obviamente que as crateras foram os dinossauros com retroescavadoras a edificar uns arranha-céus.

  14. Avatar de eu2
    eu2

    Não me parece que este seja diferente dos outros do costume. Fluidos corporais… hmm ou as pessoas suam muito ou não vai longe.

  15. Avatar de Jacinto Leite Aquino Rêgo
    Jacinto Leite Aquino Rêgo

    Mais um vírus? Taca uma bomba lá

    1. Avatar de saladastateofmind
      saladastateofmind

      tens imensos virus, uns mais perigosos que outros
      o h1n1 continua por ai(agora é uma gripe como as outras)