Confirmado! Tesla vai instalar 3 supercarregadores em Portugal

38 Comentários

Em Setembro Douglas Alfaro, o director regional da infra-estrutura de carregamento da Tesla, reuniu com membros do Governo para discutir a possibilidade de instalar em Portugal supercarregadores para carros eléctricos.

Hoje, através do site oficial, a Tesla confirmou que vai instalar 3 supercarregadores em Portugal já em 2017.

Tesla_FP_Ljubljana1


É já em 2017 que Portugal terá 3 supercarregadores que farão parte da rede de supercarregadores de carros eléctricos. A localização exacta ainda não se sabe mas, de acordo com o mapa disponibilizado pela Tesla, um dos supercarregadores ficará entre Lisboa e Porto, outro no Alentejo e outro no Algarve.

tesla_00

No mundo a Tesla tem cerca de 4800 supercarregadores sendo que na europa existem 261 postos. A título de curiosidade, efectuando um carregamento com os supercarregadores da Tesla durante 30 minutos é garantida uma autonomia de 270 km. No caso do carregamento ser feito num posto público, pelo mesmo período de tempo, a autonomia é de apenas 136 km.

Além da instalação dos 3 supercarregadores em Portugal, a empresa registou também recentemente a sua sede social em Portugal.

Os portugueses continuam empolgados com a possível instalação da Giga fábrica da Tesla em território nacional. A Gigafactory, a Super Fábrica (original) da Tesla, tem o tamanho de 262 campos de futebol americanos, o que a torna na maior do planeta. Segundo a própria Tesla, o investimento na infraestrutura ronda os 5 mil milhões de dólares e, até 2020, empregará 10 mil pessoas. Se a Tesla se instalasse em Portugal, certamente que seriam criados vários postos de trabalho.

Portugal tem o trunfo do lítio, cuja produção está concentrada especialmente na região da Guarda.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    Boa notícia para quem tem ou pensa vir adquirir Tesla!

    Acredito que estes supercarregadores sejam colocados estratégicamente numa fase inicial, permitindo aos detentores de viaturas desta marca (e fazer com que as vendas cresçam em Portugal) consigam ir de norte a sul sem grandes problemas de energia/”combustível”. 😀

    1. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      “No mundo a Tesla tem cerca de 4800 supercarregadores ” e o titulo da noticia é “Tesla vai instalar 3 supercarregadores em Portugal”
      eu percebi bem?

      1. Avatar de Vítor M.

        Sim mas qual é a dúvida? Sabes que tem a ver com o mercado, o poder do mercado, quanto representa para a Tesla.

  2. Avatar de Joao
    Joao

    let the cash come in

  3. Avatar de David
    David

    No algarve o governo que financie a instalação de estações de carregamento que recorrem a energia solar de modo a que seja grátis para os cidadãos e teremos negócio vantajoso para que mais interessa, caso contrário vamos ser chulados.

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Nós temos energia solar… e não é grátis!!

      O investimento tem que gerar retorno… e depois tem de dar para a manutenção e pagar os ordenados às pessoas.
      Nunca será grátis…. (a não ser que seja o proprietário a instalar em casa e aí o caso é outro), caso contrário nunca será gratis.

      1. Avatar de Não Interessa
        Não Interessa

        mesmo assim não é grátis, simplesmente é o proprietário a pagar o investimento inicial

      2. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Tem toda a razão .
        E mesmo em casa o investimento ( que dada a potencia em jogo não será pequeno ) é amortizado em quanto tempo ?

      3. Avatar de david
        david

        O investimento seria do governo(todos nós) o retorno seria a simplificação da vida das pessoas que por sua vez produziria uma sociedade mais feliz mais saudavel e mais produtivida como resultado gastariam menos dinheiro na saude, aumentariam sentimento de patriotismo e entre ajuda e ainda recebiam mais impostos, etc. Mas se preferirem ser chulados pelo capitalismo depois não chorem…

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Existem estações de carga em muitas cidades, inclusive no Algarve, e sabes quantas vezes são utilizadas? Perto de zero…

    3. Avatar de Marco
      Marco

      Nada na vida é grátis… sendo o pagos pelo Estado, ou se deixa de investir em algo de interesse geral (como saúde, segurança…) ou o Estado terá de cobrar mais a quem cria valor

    4. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      O pessoal pode é instalar painéis na sua própria casa e assim poder carregar todos os dias e ainda nao gastar tanto em eletricidade em casa. Tendo carro electrico compensa

  4. Avatar de FMIG
    FMIG

    Mais importante ainda seria a possibilidade da tesla colocar cá a mega-fábrica.

  5. Avatar de mv
    mv

    No site da Zeev, intermediário da Tesla em Portugal, já está indicado há algum tempo que os locais em portugal serão: Porto, Lisboa e Faro. Além disso Elon Musk terá acordado estabelecer um centro de serviço em Portugal, visto que o mais próximo fica em Bordéus.

    1. Avatar de João martins
      João martins

      No site http://www.icharge.pt que consulto sempre para calcular as minhas viagens ainda não aparece nada….

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Os locais parecem ter sido alterados.

  6. Avatar de DIEGO LUIS DA SILVA FONSECA
    DIEGO LUIS DA SILVA FONSECA

    inveja level max (Brasil)

  7. Avatar de Martins
    Martins

    Acho que tinha sido melhor terem posto um no Porto, outro em Lisboa e outro no Algarve.
    http://alea-estp.ine.pt/html/actual/img/act027_01.gif

  8. Avatar de Adolfo
    Adolfo

    Carros eléctricos são um engano

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      Posso perguntar porquê?

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Talvez porque na fabricação das baterias se gastam muitos recursos, eu vou procurar um trabalho que falava acerca disso e depois coloco aqui 🙂

        1. Avatar de Hélder
          Hélder

          Por cada 6000—7000km de uso o carro a gasolina ou gasóleo manda 1 tonelada de CO2 para a atmosfera. Não há nada que bata isso.

        2. Avatar de Adolfo
          Adolfo

          Não só o fabrico das baterias e posterior deposição em aterros é extremamente prejudicial, pois as mesmas tem uma vida util de cerca de 5 anos e sem possibilidade de reutilização, a extração de minerio para o seu fabrico é do mas destruidor e poluidor que pode existir para o meio ambiente

          1. Avatar de Pepe
            Pepe

            Claramente não entende nada do que fala… mas certamente uma correcta pesquisa irá dissipar qualquer dúvida ou ideia mal formada. Cumprimentos

      2. Avatar de Adolfo
        Adolfo

        Porque para alem da sua produção implicar muito mais poluição do que um carro “normal”, tambem porque apesar de serem publicitados como zero emissoes, a circulação dos mesmos não está isenta de emissoes como dizem, implica simplesmente mudar a poluição de local, dos carros para as centrais termoelectricas, que sao o principal meio de produção de electricidade, que funcionam maioritariamente a carvão o que polui bastante mais que a gasolina e o gasóleo, pois estes ultimos fruto de uma grande evolução ja possuem tecnologia bastante avançada como filtros de particulas, catalizadores, ad blues, etc

        1. Avatar de RF
          RF

          Sabes que me Portugal a maioria da electricidade produzida, já é renovável certo?! 59% renovável e 41% combustíveis fosseis! Isto com tendência a cada vez mais a renovável a subir… Podes ir ver ao site da APREN.

          1. Avatar de Adolfo
            Adolfo

            Na maioria dos paises a produção de electricidade utilizando combustíveis fosseis ultrapassa largamente os 70 % como nos EUA, na china, india e russia a percentagem ainda é maior. No nosso pais as renováveis estão esgotadas com o aumento da necessidade de electricidade so nos restam 3 hipoteses, ou centrais termoeletricas alimentadas a carvão ou outros combustíveis fosseis ou entao o nuclear

        2. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          “centrais termoelectricas, que sao o principal meio de produção de electricidade, que funcionam maioritariamente a carvão” – Desculpa mas perdeste a credibilidade toda da tua tese nesta frase

          1. Avatar de Diogo
            Diogo

            Ele tem razão, qualquer fonte de calor resulta, no entanto as mais utlizadas são o carvão natural, gás natural e até mesmo urânio! Basta olhar para a de Sines e verás que utilizam carvão (aliás, esta é a mais poluidora de Portugal).
            No entanto esta central equivale a 70 e tal por cento das energias renováveis totais de Portugal..

        3. Avatar de PF
          PF

          Adolfo, mesmo que 100% da energia fosse produzida de combustíveis fósseis era muito mais eficiente um carro electrico do que a gasolina. Primeiro, porque a gasolina/gasoleo têm que ser refinados (cerca de 0.5 kwh por cada litro) em refinarias que gastam imensa energia vinda das suas centrais termoeléctricas. Segundo, também é gasta gasolina a transportar a gasolina em camiões. Terceiro, um motor a gasolina só tem cerca de 30% de eficiência e um electrico ronda os 90%. Concluíndo, contando com tudo, a diferença de eficiência é incomparável e não é compensado pelo que se gasta a fazer as baterias (como você diz). Para além de que estas, hoje em dia, já são altamente recicláveis e duram mais do que 5 anos.

      3. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        Não há nada melhor que abrir a janela de manha e sentir aquele cheiro a gásoil e gasolina e ouvir aquele barulho.
        Eu é que nao tenho essa sorte, mas um dia saio do sitio calmo junto á floresta e mudo-me para a cidade grande. Aliás sempre que posso vou lá ao fds e com sorte ainda apanho aquela nuvem que nos protege dos raios solares.

        1. Avatar de APereira
          APereira

          Isto! Toma lá o meu like sff.

    2. Avatar de André Barbosa
      André Barbosa

      São uma coisa fantástica e decididamente o futuro. Rápidos, confortaveis, amigos do ambiente, mais económicos a longo prazo… a unica coisa que a meu ver é preciso resolver é: ou a autonomia triplica ou o tempo de carregamento reduz para 5-10 min para carga completa.

  9. Avatar de Joao
    Joao

    3 ? Fábricas???há, postos de carregamentos….
    E é preciso tanto alarido…

  10. Avatar de Rui
    Rui

    espero é que não aconteça como nos postos de carregamento aqui em Lisboa, a maior parte das vezes servem de estacionamento para os outros automóveis, há muita coisa que tem de mudar e rápido…

  11. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Eles que não se lembrem de meter isso em locais isolados e vão ver quanto duram essas estações… São os ladrões de cobre ou os vândalos e em 3 tempos está aquilo tudo destruído.

  12. Avatar de APereira
    APereira

    Vai ser desta que vou poder passar a viajar para Portugal teóricamente deborla?

  13. Avatar de André
    André

    Rapaziada, desta entendo eu. Retirem o “já em 2017” porque já estava no site da Tesla que em 2016 iriam existir esses 3postos. Por isso estão a a atrasar-se face ao que já prometeram no passado, e os donos tugas pioneiros a ressacar para os ver a funcionar.
    Já agora e face a alguns comentários de malta desinformada, um model S que percorra 250.000km perde apenas 5% da capacidade máxima das baterias. Vieram para ficar. E não acreditem nos lobbys do pitroil vá. Bem hajam.