Confinamento: São estas as novas regras para combate à COVID-19

57 Comentários

Portugal está infelizmente com um grave problema por causa da COVID-19. Os números colocam o nosso país no topo dos piores e o nosso primeiro-ministro nunca precisou da ajuda de todos nós! Depois de um confinamento “de faz de conta”, as medidas foram apertadas e a partir de hoje há novas regras!

Conheça as novas medidas restritivas no âmbito do novo confinamento geral.

Confinamento: São estas as novas regras para combate à COVID-19


Novas regras para combate à COVID-19

O decreto do Governo publicado na passada terça-feira em “Diário da República” (Decreto n.º 3-B/2021, de 19/01) traz mais medidas e regras apertadas para Portugal conseguir combater a COVID-19.

A principal regra é mesmo manter-se confinado, em casa. Os contactos devem ser bastante limitados, devemos usar máscara sempre que for necessário sair e evitar aglomerados. Não se esqueçam também de lavar as mãos e a cumprir etiqueta respiratória.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    A regra é só uma e a mais básica possível : ficar em casa.

    1. Avatar de Thomas
      Thomas

      Ora nem mais!! Sai so para comprar alimentos e se tiver de trabalhar.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Sim senhor. Toca a defender o 1984 com orgulho.

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Comparar o regime soviético com uma pandemia até nem está mal.
          Mas, no 1984, você não poderia vir para aqui lançar uma analogia que, pensando dois minutos nela, é facilmente desmontável.

    2. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      Para alem dessa regra básica convém relembrar…

      https://www.facebook.com/100007119932181/videos/2115807138666597

      A culpa em parte(para alem do governo) do que está acontecer nos hospitais é dos próprios médicos e enfermeiros pois deviam à anos fazer o dever cívico deles e denunciar esta situação com fez e bem esta senhora!
      Ps: o vídeo é de 2018

      1. Avatar de R
        R

        Há muitas denúncias e alguns trabalhos jornalísticos (demasiado poucos). Mas as pessoas continuam a não querer saber.
        Os profissionais de saúde não podem simplesmente recusarem-se a trabalhar porque há vidas em risco.
        Pode ser até de complexa resolução, mas no fundo os sucessivos governos não querem saber.

    3. Avatar de N1ldo
      N1ldo

      Sim, e quem me paga os 460 de renda, os mais ou menos 400 de alimentação, os 73 de net e TV os 40 e tal de energia, os 30 e tal de água, os 40 e tal de gás? Hã? Quem pagará? O supermercado vai doar alimentos? O senhorio vai perdoar a renda nesse período? As outras companhias também? Não me parece, então cala te, ou peça meu NIB.

      1. Avatar de A.F.
        A.F.

        +1
        Muito fácil falar para ficar em casa, pois quem defende este tipo de regras é porque tem rendimentos, tem tele trabalho ou ajuda familiar, caso contrario, não tenha recursos para despesas diárias e mensais, com certeza não concorda com estas medidas.

        Eu estou bem com o confinamento porque tenho posses para aguentar (por enquanto), mas conheço muita boa gente que esta com nó na garganta, e alguns já comentaram se tiverem que ir roubar para por comida na mesa, não vão hesitar.

        Este é o caminho mais provável de acontecer se o Governo não der mais apoio a população.

        Agora os defensores “ferranhos” destas medidas, o melhor deixar os bens bem trancados.

        1. Avatar de R
          R

          Os trabalhadores do estado têm a totalidade do salário garantido… realidades diferentes.

      2. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        no worries,… os socialists sao alquimistas, criam ouro do nada!

      3. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Meus caros, a regra é tão básica, tão básica , mas tão básica que vocês não a compreendem. Onde está dificuldade ? Eu acrescento para ver se entendem: se não há nada imperioso para fazer, se tens tempo livre, esse tempo é para estar em casa. Se tens de trabalhar e tens de sair, claro que vais trabalhar. Mas é só isto: tempo livre é em casa. O caminho do trabalho para casa não tem paragens. O objectivo é casa! Entendido ???? Não há de isto estar como está…irra !

        1. Avatar de Realista
          Realista

          agira pare um bocado e pense como aplica esse raciocínio a quem tem ou está empregado num negócio que é obrigado a fechar como seja um restaurante, barbeiro, cabeleireiro, ginásio, etc…
          depois tente responder seriamente à pergunta do @N1ldo

          1. Avatar de Há cada gajoEncontre
            Há cada gajoEncontre

            Respondo com outra pergunta: preferes que esta situação arraste-se por quanto tempo?

          2. Avatar de Joao Frango
            Joao Frango

            @Há cada gajoEncontre, com medidas de brincar..vai ficar durante muito tempo…..escolas abertas que afecta 2milhoes de pessoas a circular é uma muito boa medida…..se é para fechar é para fechar TUDO. ponto. 1 mes e acabou. durante esse tempo ninguem paga nada..nem rendas…nem recebe nada….fica em standbye o pais…para recolher frutos disso. as medidas de brincar que temos….so atrasam o inevitavel e pior a economia vai atras….

        2. Avatar de Joao Frango
          Joao Frango

          a regra foi tao basica que es muito limitado no raciocionio…pensas em ti e mais nada…tanto emprego que depende dos outros……mas se leres o ke respodi percebes ke podes ir muito mais alem….simples nao é….de facto o teu raciocinio foi basico.

  2. Avatar de Pipoca
    Pipoca

    Parece uma firewall, a primeira regra é negar, e depois vais adicionando exceções.
    Mas neste caso para a firewall do windows, baralhas-te todo com as exceções e vives o confinamento como um dia normal da tua vida.

  3. Avatar de Guilherme Lino
    Guilherme Lino

    Covid-31 novas regras, agora já podes sair do quarto 3 vezes ao dia!

    A OMS já se demonstrou em Outubro contra o confinamento, vai causar mais problemas do que o vírus
    https:// observador.pt/2020/10/12/oms-pede-que-nao-se-use-o-confinamento-para-travar-a-propagacao-do-novo-coronavirus/
    https:// http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2020/07/14/interna_mundo,871882/relatorio-da-onu-preve-que-efeitos-da-covid-19-aumentarao-a-fome-no-mu.shtml

    1. Avatar de Peace
      Peace

      Podias ter lido a informação que colocaste, e tentado perceber o que leste. A noticia do Observador é de Outubro, tem 3 meses no entanto nas ultimas semanas a coisas alteraram-se bastante. Deixo-te este excerto da noticia do Observador, que é precisamente porque estamos novamente em confinamento:
      “A única vez em que acreditamos que um confinamento se justifica é para ganhar tempo para reorganizar, reagrupar, reequilibrar os recursos, proteger os profissionais de saúde que estão exaustos. Mas, em geral, preferimos não fazer isso”, descreveu o médico especialista em saúde pública.”

      Vê mas é se deixas de ser egoísta e começas a agir como um cidadão que se preocupa com os outros.

      Já que gosta tanto de links, convido-te a ouvir os primeiros 25 minutos deste video: https://www.instagram.com/tv/CKPrgzrjPVY/

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Aqui o eegoísta pareces tu, a defender que os outros vivam de acordo com o teu medo.

        1. Avatar de Joao Frango
          Joao Frango

          que medo? chama.se civismo p€%&#o. pensar so em ti é ridiculo. C&/()a de g”#!?a no seu melhor. nenhum pais civilidade é egoista…os portugueses por norma o sao…basta andar na estrada e ver tanto besta a meter.se a frente para ultrapassar pq acham ke tem prioridade…depois carros em segunda linha ke é mais facil ke procurar um estacionamento mais longe……em tudo o resto se mantem a postura como tu. quanto ao medo….o virus ataca qualquer um e com consequencias muitas vezes para toda a vida…nem falo da morte. mas sim acredita ke é como a gripe ke gostava ke apanhasses…e depois vinha a seleccao natural…..

  4. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Isto é tudo “mentira”, ainda há pessoas que acham que isto é tudo uma grande cabala.
    Deviam era de ir a casa das famílias que perderão alguém, para verem o sofrimento.
    Custa assim tanto cumprir regras?

    1. Avatar de Reis
      Reis

      Tudo lei da UE e dos Árabes de lixo. A Coreia do Norte sorri com a India ter mandado bombas logo no fim de 2019.

      1. Avatar de Reis
        Reis

        E não digo mais nada, porque eles sabem o que fizeram, correu mal agora que façam FIX ao sistema operativo do mundo. Retardados mentais estes políticos da maçonaria.

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    Basicamente não houve alterações….

  6. Avatar de Pedro S
    Pedro S

    As imagens nos transportes públicos hoje em Sintra e no grande Porto eram maravilhosas. O ministro Nuno Santos em vez de obrigar todos os portugueses a serem acionistas da Tap, usasse o dinheiro para investir nos transportes públicos com Qualidade!!

  7. Avatar de Robin
    Robin

    Têm aquilo que querem e desejam a meses.
    “A Morte e a vida está na língua”, esta gente não se cala a meses é covid 24 horas por dia em tudo quanto é sitio, anseiam por tudo o que é más noticias, ainda agora já estão a enterrar 10 mil pessoas com as suas previsões , tudo não passa de hipóteses mas para esta gente é o alvo , portanto têm aquilo que desejam.

  8. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    Estabelecimentos de ensino e locais de cerimónias religiosas abertos. Ok. Enfim…

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Estabelecimentos de ensino tem de ser, os miudos já perderam 1 ano em que transitaram e não aprenderam nada, acontecer isso 2 anos seguidos seria prejudicial para o nosso futuro, além disso as escolas não representam locais de contágio.
      Já as cerimonias religiosas ainda por cima num estado laico, sem comentários..

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Eu vi no programa da Sic, Polígrafo, que mostra que a pandemia piorou sempre quando há pausas nas escolas, pelo menos dentro dos recintos escolares são acompanhados e seguem as regras, o problema é segurar as hormonas, essas doidas, já não se lembram quando tinham 15 anos?

        1. Avatar de daniel1202
          daniel1202

          isso e mntira familiares meus sao professores e ha casos covid nas escolas todos os dias, que so sao detectados porque tem sintomas e agora os sem sintomas são quantos ?

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Sem sintomas não são nenhuns.
            Se não têm sintomas não estão doentes. Podem ter Sars cov, mas não covid.

            E é por as pessoas não meterem isso na cabeça que isto está o embrulhanço que está.

          2. Avatar de SSD
            SSD

            Claro, os cuidados intensivos, devem estar cheios de pessoal que tem o vírus mas não está doente, aliás é mesmo para isso que eles servem…
            Se calhar é por o pessoal ter tanta certeza que os assintomáticos “nao estao deontes” que chegamos a este embrulhanco porque acho mesmo muito dificil que só tenhamos chegado a estes números com sintomáticos, o povo é irresponsável mas também quero acreditar que não tanto.

          3. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Casos há, claro, contágios feitos fora da escola em ambiente familiar, a questão é quantas cadeias de contágios tiveste nas escolas? Nenhuma.

      2. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Cerimónias religiosas é por causa daquela coisinha sem importância alguma chamada “Constituição da República Portuguesa”, artigo 19.º (Suspensão do exercício de direitos), alínea 6:
        “A declaração do estado de Sítio ou do estado de emergência em nenhum caso pode afectar os direitos à vida, à integridade pessoal, à identidade pessoal, à capacidade civil e à cidadania, a não retroactividade da lei criminal, o direito de defesa dos arguidos e a liberdade de consciência e de religião.”
        Fonte: https://dre.pt/crp-parte-i

        Não é por bondade ou alguma tendência religiosa do governo.

        E se as religiões forem para tribunal, por causa da parte de terem de se sujeitar às “normas da Direção-Geral da Saúde” provavelmente ganham, porque estão explicitamente protegidas de interferências por parte do estado, mesmo em estado de Sítio e de Emergência… além de que as normas da Direção-Geral da Saúde só se aplicam aos seus funcionários.

        1. Avatar de Pensador
          Pensador

          Pelos vistos tu és daqueles que vives borrado e consomes noticias covid todos os dias.
          Vives fechado dentro do casulo e estás logo na 1º fila pra vacina.

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Exceto que ele está a defender exatamente o contrário.
            Não leste com atenção.

        2. Avatar de Fernando
          Fernando

          Pode não ser assim tão explicito, pois cada fiel poderá ter os seus atos religiosos individuais. Só não pode ajuntar-se com outras pessoas para um culto coletivo, fosse casamento, baptizados, ceias, lava pés e outras cerimónias etc.

          Citando o professor de Direito Tiago Serrao: “Pode ser interpretado assim: eu posso continuar a exercer a minha liberdade de religião em casa, confinado, orando”

          1. Avatar de Santos
            Santos

            Só não se fecharam os templos, porque só o podem fazer depois de encerrar equipamentos culturais e escolas. Mas assim que fecharem as escolas, as igrejas tb podem ser fechadas. É uma boa altura para se melhorar a constituição, pois há pessoas que acham que vale tudo para a religião.

          2. Avatar de Santos
            Santos

            Só não se fecharam os templos, porque só o podem fazer depois de encerrar equipamentos culturais e escolas. Mas assim que fecharem as escolas, as igrejas tb podem ser fechadas. É uma boa altura para se melhorar a constituição, pois há pessoas que acham que vale tudo para a religião.

        3. Avatar de Fernando
          Fernando

          Então podemos beijar a cruz?

        4. Avatar de Paulo
          Paulo

          Não poder ir à igreja não retira a liberdade de consciência e de religião! As pessoas podem continuar a ter a sua fé, os seus princípios e consciência, e a manifestar tudo isso é outras coisas.
          É que (parece que isto é difícil de entender) o vírus não distingue uma missa de um concerto ou de um jogo de futebol.

  9. Avatar de El dizzy
    El dizzy

    São estes os iluminados dos nosso políticos. Porra! Quando é que começam a agir? Quando passarem as eleições? É por causa da m3rda da política que nada se faz. E se houver segunda volta? Esperamos mais umas semanas até tomar decisões corretas? Estou a ficar farto disto. Ladroes, corruptos, maus gestores e agora assassinos. Umbiguistas… desculpem o desabafo…

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      O problema infelizmente não se resume só a Portugal, e isto acontece em países com governos de esquerda e de direita, até em países com ditadura, a culpa nunca é apenas de uma pessoa/Governo, ainda há pessoas que não estão a fazer o que deviam de fazer e a culpa é dos governos

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Exceto que todos esses governos é que têm agido de igual forma, independentemente de sua alegada veia política.

  10. Avatar de Berto
    Berto

    Exceção: “participação no âmbito da campanha eleitoral ou da eleição do Presidente da República”, toda a gente sabe que o vírus não gosta da política então é safe

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      “Constituição da República Portuguesa”, artigo 19.º (Suspensão do exercício de direitos), alínea 6:
      “A declaração do estado de Sítio ou do estado de emergência em nenhum caso pode afectar os direitos à vida, à integridade pessoal, à identidade pessoal, à capacidade civil e à cidadania, a não retroactividade da lei criminal, o direito de defesa dos arguidos e a liberdade de consciência e de religião.”
      Fonte: https://dre.pt/crp-parte-i

      Por tanto o exercício da cidadania, que inclui poder escolher os políticos, não fica suspenso com a declaração do estado de Sítio/ Emergência, logo se proibissem a participação nas eleições, estavam a ir contra a constituição, e em teoria teriam de ser presos.

  11. Avatar de parabéns aos baldas
    parabéns aos baldas

    O negacionismo, o chiquinho espertismo, e outros ísmos aqui nos troce. Muitos sem culpa alguma a pagar a indecência de outros. Se um pai ou mãe alerta os seus filhos e estes se estão nas tintas ou sempre ver como fugir ao que lhes foi dito, a culpa cai nos pais mas culpa não teram. Talvez o confinamento absulo logo de início fosse melhor mas originária descontentamento na mesma. Talvez dessa maneira os “menos e meninas” dessem mais valor ao que está em causa … Que brincadeira essa de atirar pedras. Como dizia o outro “em casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão”. Já se sabe que todos fariam muito melhor e talvez também deixariam as regras só para os outros, sim porque são sempre os outros que têm culpa,a culpa toda .

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Então, dizes que o problema é colocar as culpas nos outros e concluis dizendo que a culpa é dos outros?

  12. Avatar de Que rica brincadeira
    Que rica brincadeira

    Fazendo as contas parece que o povo ou a grande parte, fez de conta. Parabéns pelo resultado.

  13. Avatar de raul
    raul

    Por exemplo o ideal é reduzir os horários dos supermercados assim os tipos que se podem espalhar por um horário de 12 horas podem ficar juntinhos num horário de 8 horas.

  14. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    O que as pessoas não compreenderam é que o vírus (este e outros), têm uma missão, e vão cumpri-la a qualquer custo, todos os que têm de o apanhar irão, eventualmente, apanhá-lo.

    O que têm andado a fazer é tentar atrasar a propagação para conseguirem ter capacidade de resposta para os casos onde é possível ajudar… mas infelizmente os governantes não têm aproveitado a oportunidade para aumentar a capacidade para níveis realmente bons… mesmo quando falam em grandes aumentos, é por exemplo de 24 camas para 46 camas de capacidade como no hospital de Beja, isto só em enfermaria, que no serviço de cuidados intensivos passaram de 4 para 8 camas… num concelho com mais de 35 mil pessoas!
    Uma vergonha, estas capacidades ridículas… por isso é que andam a fechar tudo e a querer prender as pessoas em casa, porque não tinham e não têm capacidade, e continuarão a não ter, porque não querer meter médicos (de família desviados para esses serviço) e enfermeiros (por exemplo irem contratar portugueses que trabalham no estrangeiro só porque lá pagam bem) a mais nos hospitais dando-lhes a formação necessária para os doentes a mais por COVID e supervisionados pelos especializados nessa área médica.
    Fontes: http://www.ulsba.min-saude.pt/2021/01/14/hospital-de-beja-aumenta-a-capacidade-de-internamento-covid-19/ e https://www.jn.pt/local/noticias/beja/beja/hospital-aumenta-e-esgota-as-54-camas-para-a-covid-19-13235069.html

    1. Avatar de Pensador
      Pensador

      O verdadeiro ponto é que tudo isto , fechar tudo é para tapar aquilo que os políticos em Portugal não fizeram na saude, equipamentos informaticos não há , telefones não há, ordenados baixos, software ultrapassado, instalações a precisar de obras e vai por aí fora , assim mandam todos para casa e fecha-se tudo, quando as pessoas telefonam e se queixam que não atendem, não sabem que as linhas já estavam no limite antes do covid, agora já fostes, pois é o dinheiro que devia ser para a saude, têm andado nas negociatas das ppt, das estradas das pontes, etc,etc.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Está explicado porque razão os alemães estão preocupadissimos com os vírus, esbanjaram o dinheiro todo, os idiotas!

        1. Avatar de Joao Frango
          Joao Frango

          os politicos sao todos maus seja o pais do ke vieram. se a alemanha nao investiu no que o pensador disse, esta errado na mesma. ou tudo que a alemanha faz esta bem feito?
          mesmo que tenham investido mais, o problema mantem.se que o racio de infectados é superior as medidas tomadas…ou seja as medidas que deviam ter sido tomadas em qualquer pais eram de medidas de “guerra”. campos, estadios, arenas, tudo montado para receber o maior numero de pessoas. tratou.se isso sem estrategia a longo prazo nenhum…e mandar as pessoas para casa é o mais facil…mas sem tomar medidas basicas de tratamento dos milhares casos que vao aparecer…é mediocre…num pais com muitos mais milhoes de pessoas que nos pior que ninguem tava a espera duma crise destas…e ninguem se preparou para ela..tentaram evitar sem precaver o “pior cenario”

  15. Avatar de informado
    informado

    Tudo muito lindo pro Governo mas , hoje, ligou-me a administradora do Condomínio para eu pagar o condomínio. Se eu não pagar até sexta-feira ela disse-me. “Já sabe que quem não pagar até sexta corre o risco de ter acção em tribunal e depois não se queixe de pagar com juros e mais as despesas de tribunal. O Costa pode emprestar-me o dinheiro ?

  16. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Entao mas por ai se ve informado o que o governo se preocupa com as pessoas. E ainda ha pessoal que acredita que o governo esta a agir bem com este confinamento. As prestacoes nao vao parar com ou sem covid, quem tiver dinheiro tem quem nao tiver, ja foste. E entao para isto tambem nao criam uma excepcao ? Para as pessoas nao acumularem dividas ? Pelos vistos nao.

  17. Avatar de Madmax
    Madmax

    “Embaralha e dá de novo”