Conectividade WiFi no iOS 6 aparentemente resolvida

52 Comentários

Após a actualização para o iOS 6 começaram a aparecer problemas em alguns equipamentos actualizados. Esses problemas dizem respeito à conectividade WiFi que, ao que parece, já tem solução.

Poucas horas após o lançamento do iOS 6, nesta quarta-feira, muitos utilizadores começaram a notar que seus iPhones e iPads, recém actualizados, estavam com problemas para estabilizar a ligação à rede sem fio. Este comportamento anómalo, tinha como resultado o aparecimento de uma página que apresentava uma  mensagem de erro do tipo “Page not found”.


Nas ultimas horas foram muitas as soluções divulgadas em fóruns, na tentativa de resolver o problema do Wi-Fi no iOS6. Apareceu, por exemplo, no fórum MacRumors e Gizmodo sugestões para ser activado a opção proxy HTTP Auto, nas configurações de rede WiFi iOS, tendo esta solução produzido um sucesso mediano, mas não era solução para todos os que se queixavam.

Mas o mais estranho é que este comportamento desapareceu tão misteriosamente como apareceu. Os utilizadores questionavam:

  • Terá sido depois da actualização que alterou alguma funcionalidade que produziu este erro?
  • O problema terá sido solucionado remotamente pela Apple com acesso directo ao nossos dispositivo, sem o nosso consentimento????

É estranho! ….e a confusão estava lançada.

De facto e segundo o que foi já esclarecido, a resposta é bem mais simples. Como apontado no Twitter pelo @tylerc e que fez eco em vários sites, a raiz do problema era uma combinação do comportamento da ligação  WiFi no iOS, em conjunto com um problema nos servidores da Apple.

Para se perceber o que aconteceu, vamos considerar o mecanismo de autenticação (de uma rede wireless) baseado num portal Web. O utilizador liga-se inicialmente a uma rede,  e é redireccionado para um portal web que solicita a respctiva autenticação.

O DNS é responsável por esse redireccionamento, sendo que , para qualquer página introduzida no browser, este resolve sempre o endereço para a página de autenticação, forçando assim que o utilizador apenas tenha acesso a essa página e proceda à sua autenticação perante a rede (mecanismo usado em muitas redes de hoteis, centros comerciais, etc). Depois do utilizador estar autenticado com sucesso, este passa a ter autorização para acesso à Internet.

No caso do iOS o processo é idêntico…o sistema tenta aceder ao ficheiro success.html, que se encontra alojado nos servidores da Apple e  é apresentada a resposta do servidor Web, em formato de Log, que valida de certa forma a ligação. Em caso de sucesso, então o sistema o utilizador está ligado. Em caso insucesso, o utilizador é redireccionado para um portal que solicita a respectiva autenticação.

Como o ficheiro success.html estava em falta, corrompido ou indisponível, o utilizador ao tentar aceder ao serviço, era-lhe apresentado uma página com a informação error 404 “Page not found”. O iOS estava a interpretar o redirecionamento para a o serviço web 404 como sendo o mesmo comportamento de uma rede WiFi protegida, disparando assim a janela de pedido de “Log in”.

O problema manifestou-se por várias horas, mas a Apple resolveu a aparente falha do ficheiro success.html, voltando assim a sanidade ao mundo do iOS. A provar-se que apenas foi o problema com a  página success.html, então o problema estava associado aos servidores da Apple e não propriamente à actualização do iOS6. [via]

Partilhar:
Tags:

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel Gomes
    Daniel Gomes

    A mim aconteceu-me isso quando activei a opção “Não Incomodar” e depois voltou a dar quando a desactivei, estranho!

    1. Avatar de Frederico
      Frederico

      Boas estou com um problema na conecao com o meu wiffi? Diz q a passe esta incorreta. Podes m ajudar tenho um Apple table A3014

  2. Avatar de Rikas
    Rikas

    true story… :/
    Ainda bem que se resolveu

    1. Avatar de LOL
      LOL

      Priceless… Todo o software tem bugs, mas mudar para pior é demais… E colocarem um “Beta” à frente e só quem quisesse é que estava nessa nova versão?

      Deu para umas gargalhadas…

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      É assim.
      Tinhas o Mapas do Google, que não tinham problemas no “turn-by-turn” (navegação) … porque não tinha “turn-by-turn”.

      Tinhas o Mapas do Google, que não tinham problemas nas imagens 3D … porque não tinha 3D.

      Que eu saiba o “turn-by-turn” é “powered by” TomTom. Já uso GPS TomTom e outros há séculos. Haja alguém que diga que nunca teve problemas com navegadores.

      Já experimentei, num iPad 3, as imagens 3D onde elas existem e é extraordinário. Onde não há propriamente 3D há uma boa simulação do relevo. Esta fase em que se caçam “fails” nas imagens 3D é idêntica a que houve das imagens “fail” do Google Street View.

      Deixa a poeira assentar. Se a tua ideia era que a Apple fez um mau negócio em correr com o Mapas da Google integrada no iOS desengana-te. Ainda vais ver a Google aparecer no Apple Store com um Google Maps em condições para iOS. Depois, se o do Google for melhor o pessoal escolhe-o.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        ora uma resposta acertada, alias ja li na net que o google maps para iOS 6 esta desenvolvido e a espera da aprovaçao da apple para integrar no appstore…

      2. Avatar de LG
        LG

        No Google Maps aqui em Portimão andam ruas a mudar de nome. A Av. Fernando Pessoa desapareceu para dar lugar a uma Rua qualquer. Já vi tb no google maps um aeroporto no meio do rio Arade. lol

      3. Avatar de Carlos
        Carlos

        “Ainda vais ver a Google aparecer no Apple Store com um Google Maps em condições para iOS”

        Ou não.

        Aliás, todas as outras aplicações idênticas que já lá existem (as da Garmin por exemplo) correm o risco de serem banidas.

        Só depende da vontade da Apple em aplicar a regra que diz que aplicações de terceiros não podem duplicar funções do iOS.

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
          Benchmark do iPhone 5

          Essa regra é um “mito urbano”, já foi à vida há anos 😀
          Quando o a app Youtube (da Google) estava integrada no iOS havia já muitas app do mesmo género no App Store.

          Quanto ao Youtube a própria Google, ainda antes da saída do iOS 6, já criou uma app que está no Apple Store.

          Com o Google Maps vai ser o mesmo. Quando vais lá e pesquisas por exemplo por restaurantes vão-te aparecer os que pagaram à Google para aparecer (ou se for o Mapas/Apple os que pagaram aos associados da Apple).

          O único que diz que não tem anúncios/publicidade associada à sua app de mapas é a Nokia – e faz questão de, com razão, destacar isso.

          Por isso, se eu tivesse tanto a certeza nos números do Euromilhões como tenho em como a Google aparece com uma app Maps no Apple Store ficava rico.

      4. Avatar de Carlos
        Carlos

        Portanto para ti a aplicação antiga, que tinha sim navegação, é pior que a nova.

        Portanto, se bem percebi, passar duma aplicação que tem mapas atualizados, com pontos de interesse aos montes, com suporte a transportes públicos e basicamente funciona para uma que tem mapas ridiculamente incompletos, que em alguns lados parecem ter uns 50 anos, com uma quantidade anedótica de pontos de interesse, sem suporte a transportes públicos e com uma navegação duvidosa é um progresso.

        Deves ser daqueles que acha mesmo que “menos é mais”.

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
          Benchmark do iPhone 5

          Navegação não tinha. Não se está a falar em traçar uma rota (isso tinha). Está-se a falar em ir para a rua e a menina dizer (vira à esquerda, vira à direita, na próxima rotunda saia na 12ª saída). Isto o Maps do Google tem no Android mas nunca teve no iOS.

          Quanto aos “pontos de interesse” por perto é destas coisas. Uso o TMNDrive, de longe superior ao Google maps (o do computador, porque o do iPhone nem lhe ligava nenhuma) .

  3. Avatar de Luis
    Luis

    Hoje, testei a nova aplicação de Mapas e a navegação, e em duas das 4 rotundas que separam a minha casa do escritório a menina da navegação queria que eu saísse por duas vezes na décima segunda saída (só têm 4 saídas)!!! Aconteceu-vos algo do género?

    1. Avatar de El Lentinho
      El Lentinho

      A mim aconteceu o mesmo numa daquelas rotundas de meia tigela! Lá tive de sair na 2a saída que correspondeu à 12a do GPS!

    2. Avatar de LG
      LG

      Esse bug da 12ª saída já vem desde o inicio das betas do iOS 6,e não sei como chegou à versão final nesse estado. Isso faz-me confusão que eu só sei contar até 10 e depois não consigo sair das rotundas 🙂

    3. Avatar de Paulo Correia
      Paulo Correia

      Rotunda com 4 saídas… indicou 12ª… divide 12 por 4… era para saíres na 3ª :p

      1. Avatar de Luis
        Luis

        nop, era na 2ª mesmo, o mais estranho é que na 3ª rotunda já me disse para sair na 2ª! enfim… há-de ser resolvido.

  4. Avatar de Fernanda
    Fernanda

    No meu caso, depois de actualizar para IOS 6, não tive qualquer problema com o WiFi. Correu tudo muito bem.

    1. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      me too

  5. Avatar de darth
    darth

    é continuar a utilizar o google em: maps.google.com

  6. Avatar de Razy
    Razy

    Como sempre os fanboys desculpam os falhanços da apple.
    Qual é o problema e assumir que a apple fez mer** com os mapas?
    Quem é o inocente que pensa que o Siri terá português europeu? Ou que o passbook terá alguma utilidade em Portugal?
    A prioridade apple é o mercado americano.

    Quando tive conhecimento das “inovações” do ios 6 pensei logo em ter cuidado para não fazer a actualização, pois o meu ipad3 com jailbreak tem coisas mais interessantes de que o novo traz.

  7. Avatar de Razy
    Razy

    ….tem coisas mais interessantes de que o novo IOS traz.

  8. Avatar de joao
    joao

    no meu caso, está a dar erro a descarregar o ios6 para o ipad!

  9. Avatar de Carlos Reis
    Carlos Reis

    O vosso PassBook funciona ?

  10. Avatar de zeca
    zeca

    Eu estou com um problema, se alguem me poder ajudar agradeço, assim que carrego no icone do passbook, e de seguida carrego em app store dá-me o erro ” nao foi possivel ligar à iyunes store” pq será ?

    1. Avatar de FERNANDO
      FERNANDO

      Também gosta de saber o porquê?

    2. Avatar de Daniel Belini
      Daniel Belini

      Zeca, Fernando, pra resolver este problema basta mudar a data do seu aparelho para alguns meses no futuro.
      Ajustes>Geral>Data e Hora
      Desliguem o “automaticamente” , adiantem alguns meses ,entrem no Passbook e de lá abra a AppStore.
      Depois disso podem voltar pros ajustes automáticos de data e hora.

      1. Avatar de zeca
        zeca

        Obrigado Daniel 🙂 Porreiro

      2. Avatar de zeca
        zeca

        Deu certo, mt obrigado

    3. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Nem me aparece passbook. Onde está no vosso?

  11. Avatar de Link
    Link

    Acho que acontece a toda gente. Por acaso era porreiro o Pplware falar um bocadinho do que é isto do Passbook, como funciona (se é que funciona), etc.

    1. Avatar de zeca
      zeca

      é uma boa ideia, ja andei a vasculhar mas nao encontrei nada em concreto…

  12. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    E que tal fazerem um artigo sobre o app de mapas do IOS 6 que veio substituir o google maps! Incrivel heim

  13. Avatar de BB
    BB

    Gostava de um dia entender por que raio tem a Apple de receber um HTTP Request da minha ligação Wifi com o meu IP publico.

  14. Avatar de Tito
    Tito

    Também tive este problema ao ligar o wifi após o update para o ios6.
    Já trabalhei com soluções hotspot, e percebi-me que era a página success.html que estava em falta.

    O que achei estranho foi este pedido estar a ser efectuado quando a minha ligação wifi tem autenticação WPA.

    Pela análise que tinha feito anteriormente este pedido da página success.html era apenas feito quando a rede wifi não requeria autenticação (como é o caso das redes hotspot de hotéis, cyberlans), em que a rede está aberta mas não disponibiliza internet. Por isso a solução da Apple é verificar se existe internet através da tal página de success.html. Caso não exista internet, é aberto um browser que supostamente irá redireccionar para a página default do hotspot onde depois o utilizador coloca as credenciais.

    Para redes autenticadas (como é o caso das redes domésticas comuns, com WEP, WPA) este teste da pagina success.html não era feito e realmente não faz sentido.
    Talvez a próxima geração de redes hotspot venha a exigir também uma rede wifi autenticada…

    1. Avatar de Abílio
      Abílio

      Sim. Porquê o request à Apple num ponto de acesso WAP?

      1. Avatar de Tito
        Tito

        Talvez por que a Apple quer ter conhecimento acerca dos dispositivos que se ligam a pontos de acesso wireless, mais concretamente, quando e onde… Talvez seja para efeitos estatísticos ou mesmo de marketing, vá-se lá saber…

    2. Avatar de isabel vale
      isabel vale

      Já actualizei o meu iphone4 com o ios6 há umas 3 semanas e hoje deixou de dar o wifi. Fica a cinzento e nao me deixa alterar para ON. Tens solução?

  15. Avatar de João Dias
    João Dias

    Eu uso o OpenDNS tanto no iPad como no iPhone e não tive problema algum.

  16. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boa noite,
    Depois da actualização não consigo aceder ao gmail nem ao Millennium pelas apps. Agradeço se alguém me puder ajudar.

    1. Avatar de SimKell
      SimKell

      Tambem nao consegui acessar meus emails do gmail via Iphone , depois de atualizar IOS 6. Já desliguei aparelho (antes isso funcionava), ja troquei a senha e nada.Só aparece a mensagem com “problema no servidor de correio IMAP”e pergunta se eu inseri os dados corretos.
      Alguem sabe como resolver isso?

      1. Avatar de Lucio Wengrover
        Lucio Wengrover

        Pessoal,
        depois que atualizei o IOS 6 meu servidor de email IMAP parou de responder. Já conferi todos os dados e simplesmente parou de funcionar.
        Alguem conseguiu resolver?

        1. Avatar de Lucio Wengrover
          Lucio Wengrover

          Caros,
          apaguei a conta e criei uma nova. Como é IMAP não existe prejuizo nos dados e tudo voltou ao normal.

  17. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Já as desinstalei e voltei a instalar mas o erro continua.

    1. Avatar de Simkell
      Simkell

      Ricardo, eu tb resolvi como o Lucio falou. Nos ajustes / mail/ eu “apaguei a conta” . Depois inseri a conta de novo. Deu certo.

  18. Avatar de Rosivaldo
    Rosivaldo

    Uso um aplicativo Stagemix no meu Ipad 2, quando fiz a atualização do software IOS 6, fica caindo o sinal WiFi, sera que esse problema foi solucionado?

  19. Avatar de isabel vale
    isabel vale

    Já actualizei o meu iphone4 com o ios6 há umas 2 semanas e hoje deixou de dar o wifi.
    Fica a cinzento e nao me deixa alterar para ON.
    Têm solução?

  20. Avatar de tiago
    tiago

    Pois eu com o meu iPhone 3GS desde que instalei o IOS6, mesmo com o router ao lado custo a ter a rede wi-fi toda disponível. Se vou para a divisão do lado fico sem wi-fi. Jailbreak à vista.

  21. Avatar de Sergio
    Sergio

    O problema wifi no ipda 2 não foi resolvido.

  22. Avatar de Isabel vale
    Isabel vale

    Lembram-se q fiquei sem wifi depois do ios6?? Enviei para a assistencia tecnica e deram-me um iphone novinho!!! 😉

  23. Avatar de Eduardo Mattos
    Eduardo Mattos

    Para mim não resolveu nada do wifi do meu iphone. Depois que instalei o iOS6 o Wifi começou a falhar e agora não permite nem mais acesso nenhum, travou mesmo e continua assim até hoje 29/10/2012. Continuo pesquisando na internet e aguardando para ver como é que vão solucionar esse bug………