Condutor dá positivo num teste do álcool! A culpa foi do álcool gel

12 Comentários

Com a pandemia provocada pela COVID-19, o álcool gel passou a ser amplamente usado para desinfetar as mãos. No entanto, têm acontecido coisas curiosas com este “desinfetante”. Uma das histórias mais recentes tem a ver com um controlo de alcoolemia, com recurso ao teste de balão, tendo o condutor dado positivo.

De acordo com as informações, a culpa foi do álcool gel que “influenciou” o resultado.


Homem espanhol teve um resultado de 0,36 g/l! A culpa era do álcool gel?

Uma patrulha do Grupo de Trânsito da Guarda Civil realizou um conjunto de testes de rotina de alcoolemia na estrada A-8, perto da cidade asturiana de Tapia de Casariego. Aquando a realização de um teste a um condutor, o resultado foi de 0,36 g/l. O máximo permitido é de 0,25 g/l. Por insistência do condutor, que referiu ser abstémio, ou seja, não consome álcool, pediu para repetir o teste. Os agentes concordaram, mas o teste realizou-se em outro equipamento. Curiosamente o resultado foi de 0,04 g / l.

De acordo com a informação publicada no diário La Voz de Galicia, o condutor comentou que o facto das autoridades desinfetarem o equipamento com álcool gel poderia influenciar o resultado. Os agentes consideraram que o homem não tinha álcool no sangue, tenho-o deixado seguir viagem.

 

Apesar de todos os alertas e campanhas, os condutores continuam a conduzir sob o efeito de álcool. Além da segurança dos próprios, ameaçam também a segurança de todos os outros que circulam na estrada.

Em Portugal, a condução sob o efeito de álcool reflete-se também ao nível dos pontos. O número de pontos retirados varia de acordo com a taxa de álcool e tipo de contraordenação. Toda a informação está referida no artigo 148.º do Código da Estrada. Se a:

  • Taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l e inferior a 0,8 g/l (contraordenação grave) – perda de 3 pontos;
  • Taxa de álcool no sangue superior a 0,8 g/l (contraordenação muito grave) – perda de 5 pontos;
  • Taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,2 g/l e inferior a 0,5 g/l em condutores em regime probatório, condutores de veículos de urgência, de transporte de crianças, táxi, de automóvel pesado ou de transporte de mercadorias perigosas (contraordenação grave) – perda de 3 pontos;
  • Taxa de álcool no sangue superior a 0,5 g/l em condutores em regime probatório (contraordenação muito grave) – perda de 5 pontos;
  • Taxa de álcool superior a 1,20 g/l (crime rodoviário) – perda de 6 pontos.

Leia também…

Código da Estrada: Qual a taxa máxima permitida de álcool no sangue?

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de joshua
    joshua

    Vou imprimir esta notícia para ter no carro.

    1. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      Acho que vou fazer o mesmo…

  2. Avatar de Paulo Pedroso
    Paulo Pedroso

    Não sei como é em Espanha, mas tenho a ideia que em Portugal se o condutor insistir pode fazer o teste ao sangue no hospital, mas não tenho a certeza

    1. Avatar de PI
      PI

      Da ideia que eu tenho, se não concordares com o resultado do 1o teste, podes requerer a realização de contraprova. Consoante a tua vontade, podes fazer novo teste através do aparelho ou podes fazer análise ao sangue. O resultado da contraprova prevalece sobre o resultado do 1o teste.

      1. Avatar de Pirata das cabernas
        Pirata das cabernas

        Em Espanha não é como aqui. A polícia é bem pior e as multas mais pesadas…..

  3. Avatar de Almaister
    Almaister

    Então é por isso que 90% dos pseudo-profissionais do volante que eu encontro na estrada não sabem para que serve os piscas…

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Ahn? beber e escrever na internet devia dar multa também

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Ele só disse uma verdade, quantos e quantos andam em rotundas e nem piscas sabem fazer? Nem entrar numa rotunda sabem? Imensos, vês aos pontapés e não são poucos.

        O problema? Um acidente na rotunda é a pior coisa que pode acontecer, para já é dificil provar quem é o culpado. E depois podem alegar coisas completamente falsas.

        O que ele disse faz todo o sentido, quantas pessoas que vão virar direita ou esquerda e nem piscas fazem?

      2. Avatar de Almaister
        Almaister

        Lá que não saibas o código da estrada @Pedro não é culpa minha mas como deves ser daqueles que compram cartas de condução pela farinha Amparo já nada mais me admira…

  4. Avatar de Joao
    Joao

    A culpa foi do alcool gel segundo o próprio condutor., Não está nada provado. E há por aí tanto alcoolímetro avariado…

  5. Avatar de Marco
    Marco

    Era bom que além de colocarem os pontos, colocassem também o valor monetário das multas…ou é só pontos?

  6. Avatar de Maria
    Maria

    Não acho nada de estranho, desde que há cerca de dez anos aconteceu o mesmo mas com elixir que o dentista havia receitado. Até hoje os agentes devem duvidar, mas eu sei que é verdade e isso basta-me.