Condutor apanhado na IC2 com detetor de radares

30 Comentários

A GNR apreendeu no IC2, em Leiria, um aparelho detetor de radar que se encontrava instalado num veículo e cujo uso é sancionado com uma coima. A utilização deste tipo de equipamentos é proibida e vais dos 500 aos 2500 euros.

Condutor apanhado na IC2 com detector de radares


Detetores de Radares são proibidos em Portugal

No âmbito de uma ação de patrulhamento e fiscalização no IC2, os militares do Destacamento de Trânsito de Leiria intercetaram um veículo que tinha instalado um aparelho detetor de radar, tendo identificado o condutor e elaborado um auto de contraordenação, segundo revela o JN. O aparelho foi imediatamente apreendido.

No seguimento da ação foi efetuada uma abordagem à viatura que ali circulava e que tinha instalado um aparelho detetor de radar, procedendo-se à identificação do seu condutor e à elaboração do respetivo auto de contra-ordenação. O aparelho foi apreendido.

Condutor apanhado na IC2 com detector de radares

Segundo a própria GNR, a instalação e utilização de quaisquer aparelhos, dispositivos ou produtos suscetíveis de  revelar a presença ou perturbar o funcionamento de aparelhos destinados à detecção ou registo das infrações, é sancionado nos termos do código da estrada com uma coima de 500 a 2 500 euros e com a perda dos objetos.

Em Portugal, a rede de radares SINCRO é composta atualmente por 62 locais de controlo de velocidade instantânea instalados em várias estradas da rede rodoviária nacional equipados com 58 radares.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lol
    lol

    Qual a diferença em usar este aparelho e/ou o Waze a nível legal?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      este detecta radares, não é um pin no mapa.

    2. Avatar de PeFerreira
      PeFerreira

      O Waze pode, ou não, ter os radares moveis bem como falsos positivos. Tudo depende da comunidade.
      Que por sua vez não é muito diferente de um amigo qualquer telefonar ou mandar mensagem nos grupos e dizer que viu radar no km X da A1.
      Com isto quero dizer que não é uma ferramenta 100% confiável e diretamente focada neste propósito ao contrário da mencionada na notícia.
      Mas percebo o teu ponto. Em termos logicos o efeito final é o mesmo.

      1. Avatar de Ri
        Ri

        Mais vale a mais do que a menos

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      È que este funciona mesmo contra os bons radares, os que estão os escondidos para caçar o javardo à má fila. Para estes a bordoada certa é aplicar-lhes a multa e a apreensão de carta máxima prevista para o máximo de excesso de velocidade. E, evidentemente, perda do radar a favor do estado. Era assim que eram tratados em França nos anos 80.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    O Waze não utiliza uma tecnologia desenvolvida para os detetar. É uma feature da própria aplicação e a informação vem da comunidade. Ainda vivemos numa democracia com liberdade de expressão.

    Isto é diferente.

    1. Avatar de JL
      JL

      E também da informação que os utilizadores colocam na mesma e é partilhada por todos os outros.

  3. Avatar de poiou
    poiou

    O máquina deteta em tempo real, o waze tem uma base de dados, alimentada pela comunidade, com os radares.
    O waze só mostra os radares se alguém disser que eles lá estão. O aparelho tem tecnologia que permite detetar os radares.

  4. Avatar de pdsermqq
    pdsermqq

    Faz muito bem.
    Apanhem os criminosos em vez de andarem a fazer caça à multa.

    1. Avatar de 123
      123

      e Porque não apanham o alfa Pendular

  5. Avatar de Antonio Filipe
    Antonio Filipe

    Este aparelho trabalha com frequência de rádio, por exemplo se estiver ligado na cidade sempre que se aproximar uma porta de abertura automática ele vai dar sinal(portas dos bancos). Este aparelho inibe o RADAR ou seja não o deixa ler a matricula do carro, logo não há multa. Este aparelho deve estar ligado por debaixo do tablier, assim não é visto por inibição e INIBE.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Não é rádio, é k-band ou laser

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Ah, debaixo do tablier apreendem o carro

    2. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Ele não inibe radar. Para isso tinha de ter uma superfície de absorção ou defração e um emissor na mesma frequência/ comprimento de onda para fazer jamming. Ele avisa é o condutor e o condutor trava senão saí a foto feliz. Ainda assim o condutor deve ficar só com poucos segundos para travar, e aposto que este comportamento deve denunciá-los a quase todos e daí serem apanhados

  6. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Olha que filho da mãe. 😐

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Alguem sabe onde se compra ? é para um amigo

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      USA, recomendo o Whistler Titan pela sua rapidez de deteção, usei muito tempo lá e cá

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      No aliexpress os encontras. Eu tenho o meu dentro do compartimento do motor. Se um policia detecta que tenho radas basta puxar uma corda para que o aparelho se solte do carro e caia no passeio.

  8. Avatar de Realista
    Realista

    Mas como é que detetaram o radar?
    Existem contra-radares??

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      O radar é um emissor de rádio que detecta a velocidade dos objectivos pela lei de Doppler. Os de laser o princípio é igual. Na refracção da onda de rádio pelo objecto é possível medir a velocidade no emissor que ” escuta” este retorno / refração e calcula a velocidade e decide tirar a foto feliz ou não. O detector de radar é nada mais que um” rádio” passivo sintonizado da mesma gama de frequências do radar e avisa o condutor que existe emissão activa. E daí sempre uma travagemzinha denunciadora. E é aí que muitas vezes são apanhados pois se for radar de caça á multa a autoridade está sempre no local e vê .

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Não consigo perceber como pessoa tem radar é descoberta.
        Vamos em estrada e está alguém escondido atrás árvore vai receber aviso x viatura tem detector.
        Vai guardar radar a pressa é vai atrás pessoa?

        1. Avatar de A.conceiçao
          A.conceiçao

          Nao.ha de haver outra viatura mais a frente e eles comunicam entre eles a viatura que vai em.excesso de velocidade .e é intercetada mais a frente

  9. Avatar de jack
    jack

    A maioria dos condutores nem carta deveriam ter, mas gostam de velocidade, talvez por isso a abundância de portuguese e bem classificados em provas automobilísticas é TOP

  10. Avatar de jack
    jack

    Faltou referir que em motas já o caso muda de figura.

  11. Avatar de Gratis
    Gratis

    Waze e Radarbot fazem (quase) o mesmo, e são gratuitos e legais.

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    o meu já está guardado á mais de um ano. Faz o pretendido e no IC2 então é uma loucura.
    uma das ultimas vezes retirei á pressa porque tinha GNRs na rua a mandar parar…

  13. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    O valentine 1 não é melhor?

  14. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Mesmo esperto este, em vez de atirar isso logo pra dentro do porta luvas…

  15. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    É simples mandar a GNR pastar ratos,em Espanha é legal,tem empresas que montam esses aparelhos nos carros,claro que não é para todos mas quem tem residência em Espanha e carro com matrícula espanhola manda todos os dias a GNR apanhar gambozinos