Concurso Robô Bombeiro 2015 do Instituto Politécnico da Guarda

8 Comentários

O Concurso Robô Bombeiro é um concurso português de Robótica, organizado anualmente desde 2003 por docentes da Unidade Técnico-científica de Informática do Instituto Politécnico da Guarda.

Este ano o concurso realiza-se a 4 de Julho de 2015.

F13


O objetivo do Concurso é promover a Robótica que será sem dúvida uma das tecnologias chave do século XXI, assim como proporcionar um evento educativo, estimulante e divertido, onde estudantes e professores possam usar a Robótica como uma ferramenta educativa, capaz de levar os estudantes a adquirir competências científicas e técnicas, assim como outras competências transversais.

robo_03

O desafio proposto pelo Concurso consiste em pôr à prova pequenos robôs móveis e autónomos, com a missão de encontrar e extinguir um incêndio (simulado pela chama de uma vela), dentro de uma arena que serve de modelo de uma casa, formada por corredores e quartos.

arena

A competição é constituída por três provas. Em cada prova o robô compete individualmente numa das arenas do Concurso e recebe uma pontuação calculada com base no sucesso da missão, do nível de dificuldade e do tempo que demorou.

1011308_10151498342917742_1063373113_n

Os robôs que participam no Concurso devem ser autónomos e movidos a energia elétrica. Tipicamente os robôs que participam no Concurso usam um sistema de locomoção baseado em rodas, lagartas ou pernas, têm sensores para detecção de obstáculos, marcas e chamas, e possuem algum tipo de sistema de extinção da chama que varia da simples ventoinha, até a algo mais realista como pode ser um pequeno canhão de água.

Actualmente as classes do concurso são as seguintes:

  • Classe Standard – para estudantes do ensino básico, secundário e profissional, ou menores de 18 anos.
  • Classe Sénior – para estudantes de politécnicos e universidades, ou maiores de 18 anos.
  • Classe Robôs com Pernas – Para todas as idades.

robo_02

Edição de 2014

Informações mais detalhadas sobre o Concurso, incluindo o regulamento do mesmo, assim como fotografias e vídeos de edições anteriores, podem ser obtidas no site oficial em, ou na comunidade do Concurso no Facebook .

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yordanov
    Yordanov

    A ver se consigo participar este ano… Já participei nos anteriores 🙂

    E ganhamos…. 😀

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Boa 😉

  2. Avatar de Flávio
    Flávio

    Ai que saudades. Também ja participei e fiquei em segundo lugar na altura porque i robô apagou a vela mas depois quando era para voltar bloqueou

  3. Avatar de quim
    quim

    a andarmos assim nem no século XXIII teremos robots… não me interpretem mal, estes eventos são fantásticos e quanto mais melhor, mas parece-me que todos só estão vocacionados para problemas de locomoção na sua vertente mecânica ou electrónica…

    1. Avatar de José Coelho
      José Coelho

      Não é bem assim, o que vemos em desafios como este ou mesmo como o Micro Rato realizado em Aveiro ou ainda como no “DARPA Robotics Challenge” que se realiza nos Estados Unidos é que o objetivo é realmente criar máquinas autónomas que se desloquem com determinados objetivos.
      No entanto para que estes objetivos sejam alcançados estes robots são mais que rodas e motores, e ai é que está o desafio criar sistemas inteligentes dotados de sensores e como é óbvio atuadores capazes de realizar as tarefas pretendidas.
      O importante nestes desafios é a criatividade, mas não ao ponto de criar máquina bonitas e coloridas mas sim capazes de realizar as tarefas de forma eficiente e inteligente.

      http://tecnodomos.blogspot.pt/

  4. Avatar de José Coelho
    José Coelho

    A muito que ando par participar…
    A ver se para o ano lá vou dar uma coça ou levar uma 🙂
    Força aos participantes…

  5. Avatar de Jaime Chiquita
    Jaime Chiquita

    GOSTO DISTO

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Isto é para meninos …

    Vejam: FNR, Festival Nacional de Robótica o desafio de condução autónoma.

    Pena é o País que é não há apoios para nada, gastam-se balurdios para construir o robô, balurdios na inscrição e o prémio nem vê-lo.