Comparativo 3G vs. 4G – já compensa utilizar 4G?!

77 Comentários

Já há vários meses que o 4G entra na casa de todos os portugueses, pela TV e por outros meios de comunicação publicitária, mas apenas entra literalmente na casa dos portugueses que residem nos grandes centros urbanos.

Deixando de lado as questões de cobertura da rede, afinal, até que ponto uma ligação 4G LTE poderá beneficiar o utilizador em relação a uma ligação 3G?!

O Pplware foi novamente até Coimbra para tirar todas as dúvidas.


Depois de um teste pioneiro em Cascais e Braga, há quase 2 anos, e de uma primeira análise à implementação comercial da rede 4G LTE, eis que chega o momento de verificar se, na prática, compensa ou não ter um equipamento capaz de utilizar a rede 4G LTE.

Uma vez que a transmissão analógica do sinal de televisão já cessou, há vários meses, essa gama de frequências ficou logo ao serviços dos operadores móveis para que a rede LTE fosse implementada com a máxima qualidade e rendimento. Dado isso, é uma boa altura para testar, na prática, as vantagens desta rede de última geração.

 

Os testes

Sem mais rodeios, o comparativo baseou-se na utilização de dois smartphones equivalentes: o Samsung Galaxy S III 3G-HSDPA GT-I9300 (branco) e o Samsung Galaxy S III 4G-LTE GT-I9305 (preto).

O modelo 3G tem a versão Android 4.0.4 e 1GB de memória RAM e a o modelo 4G tem a versão Android 4.1.1 e 2GB de memória RAM. Embora a versão do sistema operativo não seja a mesma, é uma diferença que não inviabiliza a qualidade e autenticidade dos testes.

Os testes efectuados foram:

  • Teste de velocidade de transferência e latência com recurso à aplicação Speedtest.net
  • Carregamento de páginas no Browser standard do Android e no Chrome
  • Reprodução de um vídeo no YouTube
  • Instalação de uma aplicação a partir da Google Play Store
  • Utilização do serviço Google Maps

Veja o comparativo na íntegra e todos os pormenores no vídeo abaixo.

 

Resultados

Após análise cuidada, cronometragem dos tempos e cálculo de médias no mesmo tipo de teste, é possível obter a seguinte tabela de resultados:

É claramente visível a diferença prática entre a ligação 3G e 4G, 3.5x mais rápido que 3G já é um valor bastante interessante, no entanto a diferença não é tão acentuada como seria de esperar.

 

Será que compensa utilizar 4G LTE com a actual implementação?

À primeira vista, se considerarmos que não há nada a perder e fazendo uma comparação directa, é claro que sim, compensa utilizar.

No entanto, podemos listar alguns factos importantes que poderão fazer pensar duas vezes antes de adoptar um equipamento com 4G:

  • A cobertura é ainda, actualmente, pouco abrangente. Apenas está implementada nos grandes centros urbanos. Certifique-se da cobertura existente na zona onde pretende utilizar.
  • A rede 3G sempre teve uma qualidade bastante aceitável no nosso país, nos locais com cobertura, e na actual implementação 4G nota-se um decréscimo do desempenho à medida que mais utilizadores vão utilizando essa rede, o que provoca uma decadência na qualidade e velocidade máxima da ligação. Considerando que a cobertura irá melhorar acentuadamente nos próximos meses, a qualidade do serviço dependerá sempre bastante dos clientes que a utilizem. Como prova disso, um teste numa zona próxima num outro dia deu um resultado bem mais interessante, quer em velocidade quer em latência: teste Speedtest.
  • Considerando os equipamentos utilizados, o preço de ambos difere em cerca de 40~50€, aliado ao facto de a versão 4G LTE ter 2GB de memória RAM (contra 1GB da versão 3G). Portanto, neste caso, não é posto em causa a diferença de preço, mas poderá aplicar-se noutros casos.
  • A autonomia é acentuadamente afectada pela utilização das redes 4G LTE.
  • Sempre que é recebida uma chamada, o equipamento é obrigado a comutar para a rede 3G pois não está ainda implementada a comunicação por voz na rede LTE, denominada VoLTE.

Dados estes factos, e considerando a existência ou não de cobertura na zona, só o utilizador poderá decidir se é o momento certo para começar a utilizar 4G.

NOTA: em todo o artigo foi utilizada a denominação 4G como referência à actual implementação LTE. Tecnicamente 4G não é a designação correcta para a tecnologia LTE actualmente implementada, mas sim 3.9G. A denominação 4G apenas vigora por razões de marketing adoptadas pela generalidade das empresas ligadas ao ramo.

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ivo
    Ivo

    Saiam das grandes cidades e façam um teste intitulado: “será q já compensa usar o 3g?” pois há locais que nem isso tem.

    1. Avatar de Guilherme da Silva
      Guilherme da Silva

      +1
      Onde vivo com banda larga pouco passa de 1 Mb e se for por cabo ainda pior

  2. Avatar de euqrop
    euqrop

    Faltou a opinião da diferença de preço, para mim que já acho caro o 3g, acho que embora o lte prometa é ainda caríssimo e por isso não chega sequer a ser considerado.

    Acho que ainda estamos todos a espera de uma conta combinada que nos permita usar net em todo o lado, sem pagar em todos os equipamentos como se fosse o acesso principal. Se o acesso fosse divididos por todos os equipamentos/redes o investimento em redes não seria também menos por parte dos operadores?

    1. Avatar de Hugo Cura

      No meu caso tenho um plafond associado ao tarifário. Pago o mesmo quer me ligue por Edge, 3G UMTS ou 4G LTE.

      1. Avatar de El Lentinho
        El Lentinho

        Hugo,

        Tenho um plano all net unlimited da TMN com iphone 5.

        Logo que a TMN tenha suporte para a frequência do iphone e o iphone seja actualizado, fico com acesso a 4G sem ter de alterar o tarifário ou pagar mais não é?

        Obrigado… 🙂

        1. Avatar de Hugo Cura

          Creio que sim. É isso que se passa no meu caso. Só preciso de ter um cartão “3G 128”. Suponho que para o iphone 5 seja um equivalente nano.

  3. Avatar de Anónimo António
    Anónimo António

    Não será VoLTE em vez de VoLGA? há diferenças entre um e outro..
    http://3g4g.blogspot.pt/2010/06/volga-and-volte-architecture-difference.html

    1. Avatar de Hugo Cura

      Bem apanhado. É sim, pelo menos de acordo com a informação técnica que recebi de um operador móvel. Não sei porque raio confundi um pelo outro.
      Obrigado pelo reparo.

  4. Avatar de TugaNeles
    TugaNeles

    Viva!!!

    Pelas minhas contas, espero que não me engane, em duas horas consigo consumir 15840Mbytes ou sensivelmente acima dos 15Gbytes.
    Ora nesta situação os três operadores (TMN, Optimus, Vodafone), tem uma “política de utilização responsável” associada aos serviços 3G e 4G, que permitem cortar a velocidade contratualizada e passar para 128 Kbps.

    Sendo assim, todas as vantagens do 4GB desaparecem, o limite de 15Gb é demasiado curto, visto que o objetivo do 4G é acesso a conteúdos de alta definição.

    Ou será que não?

    Um abraço.

    1. Avatar de Luna Wolf
      Luna Wolf

      Isso ai depende no que vais usar a ligação. Se fores fazer download de ficheiros com 15GB de uma só vez, claro que acabas em 2 horas, mas se fores usar para ficheiros e outras coisas mais pequenas, o 4G dura bastante mais tempo.
      Já agora, eu também não concordo com essa limitação de 15GB, acho que é uma coisa muito tola e que não devia existir… pelo menos se existisse o limite devia ser muito mais alto.

      1. Avatar de Miguel Duque
        Miguel Duque

        Deveria ser no minimo dos mínimos 150GB. Em casa tenho adsl 10mbits e em dezembro gastei 205GB e este mês já vou em 110GB

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Então para que serve o 4G se não for para ter um maior consumo de dados? é para veres os mesmos videos no youtube mas mais rápido a carregar?

        Se for esta a vossa visão, então de nada vale o 4G face ao 3G.

        Tenho feito vários testes na rede 3G ao longo dos ultimos 2 anos, e com uma pen com HSPA+, é possivel ter latencia com 38 ms, download de 10Mbps e upload de 4 Mbps. Esta pen custa 70€ sem fidelização e a cobertura é alargada.

        Para o serviço LTE paga-se 179€ pela pen sem fidelização, tem-se latencia de 58 ms, o download e o upload são mais elevados mas a cobertura é reduzida.

        Na pergunta se vale a pena neste momento, a minha resposta é focada simplesmente na PUR. Compensaria neste momento aderir ao LTE se não existisse PUR de 15G, tirando isto, em nada existe vantagem.

        1. Avatar de Luna Wolf
          Luna Wolf

          Sim, tens razão… excepto em certas ocasiões. Por exemplo, pode ser úteis para jogadores (online) que se encontrem fora de casa. Embora jogar online não use muita largura de banda, por vezes a latência ou ping é crítica e o LTE pode ajudar ai.
          De resto, é isso mesmo, para carregar as coisas mais rápidas e pronto… para quem faz muitos downloads é uma desgraça. Tenho a certeza que os ISP que gerem as redes 4G tem muito mais que suficiente capacidade para aguentar 15GB, por isso acho que se trata não de uma política de utilização responsável mas sim de política de utilização gananciosa. Porque é isso que os operadores móveis sempre foram feitos, de pura ganância, e não é só em Portugal. Para eles o serviço que nos fornecem custa cêntimos, no entanto vendem o serviço talvez a mais que 100 vezes o custo para eles… enfim.
          Já agora, tenho banda larga vodafone (a mais barata) e posso dizer que quando chega a 128kbps a velocidade é mesmo completamente miserável, um bocado menos e era modem 56k. Não dá para nada, ver vídeos no youtube leva uma eternidade, carregar sites leva meio minuto e fazer upload de uma foto de razoável qualidade leva uns 5-10 minutos. E suspeito ainda que certos tipos de download são mais barrados que outros…

    2. Avatar de L. Mata
      L. Mata

      O que andas a sacar com 15gb? Só se for torrents. Porque numa utilização responsável se eu consumir 2-3GB por mês é muito!

      1. Avatar de Bruno Jacob
        Bruno Jacob

        Seja o que for, publicitam tráfego ilimitado e depois não é bem assim.

        Eu era para aderir à 4G mas vou ficar pela ADSL de 8mg, por causa da PUR de 15G.

      2. Avatar de Traul
        Traul

        E se for?

        O que cada um puxa é da sua responsabilidade, agora dizer que são “torrents” isso não diz absolutamente nada já que a distribuição de muita coisa é feita via Bittorrent.

        Há de facto questões excessivas, como posso dizer que em tempos algo em que estive involvido gerou algo como 2TB de trafego de download (Mais para cima, do que para baixo), o que realmente já é um abuso de uma rede desse género. Agora, quando tinhas ai alguns fornecedores de serviço a tentar promover a ideia de 4G para alternativa a ADSL e afins, é de esperar que o limite de tráfego fosse superior a 15GB.

        1. Avatar de Rui Silva
          Rui Silva

          Eu pessoalmente considero a dita “politica” assim, pois “ou queres assim, ou nao tens nada”

          Para acabar com a politica dos 15 ou fazer com que se aumente a PUTA – “Politica de Utilização Totalmente Aceitável”, seria interessante:

          1º Os consumidores dizerem não à oferta dos Operadores

          2º Criar um boicote de protesto

          3º criar uma petição ou abaixo assinado e submeter à ANACOM e Ministerio das Comunicações

          Fico à v/ consideração.

      3. Avatar de Gonçalves
        Gonçalves

        L. Mata, eu ultrapasso facilmente esses 2-3GB e não preciso de andar pelos torrents. Aliás, com a minha utilização normal facilmente ultrapasso os 15 GB.
        O que mais irrita é que a velocidade fica tão baixa quando se ultrapassa que mais valia cortarem mesmo. São velocidades que eram praticadas há mais de uma década. Não fazem sentido nos dias de hoje.

      4. Avatar de Courela
        Courela

        Basta utilizar uma cloud como se fosse uma pen, facilmente se chega aos 15Gb.
        Como é que é possível existirem clouds e pens com mais capacidade de informação do que a permitida em “Política de Utilização Responsável”?
        E digo isto para utilização pessoal, para utilização profissional é mesmo para esquecer.

      5. Avatar de Sr. Imparcial
        Sr. Imparcial

        Caro L. Mata,

        Gostaria de esclarece-lo que a distribuição via torrents não é ilegal. Pensemos no classico exemplo da distribuição de sistemas operativos “linux”.
        Para além disso, se realmente quer saber o que “Luna Wolf” anda a sacar acho que essa pergunta deve ser feita em privado.

        Em relação ao consumo mensal, folgo em saber que não é afectado pelo limite de 15GB.
        No entanto, como já pôde constactar pelas restantes respostas, para muitos utilizadores 15GB mensais não são suficientes.

        Agradeço a sua compreensão, e peço-lhe que tente ver a perspectiva de quem paga por um serviço que é anúnciado como “ilimitado” e que na verdade é extremamente limitado.

        Cumprimentos.

      6. Avatar de euqrop
        euqrop

        Eu gasto em media 26 gb só no youtube …

        O que é responsável ????
        É pagar bem e ver/fazer o que me deixam fazer ?

      7. Avatar de C. Alves
        C. Alves

        2-3 GIGAS? Com isso nem para entrar no face regularmente chega, e depois atualizar o windows e o software? A banda larga movel neste país é uma m***a são como os f da p dos políticos que temos e que se f**a a pur mais as leis de m***a deste país podre de corrupção…somos um país de cobardes isso sim senão iriamos todos para a rua protestar…

        1. Avatar de C. Alves
          C. Alves

          Moderação? E a famosa liberdade de expressão? kkkk

    3. Avatar de Sambas31
      Sambas31

      É uma política rídicula mas enfim…

    4. Avatar de Afonso
      Afonso

      Caro TugaNeles, antes de adquirir a internet dita 4G tentei informar-me melhor sobre essa tal política de utilização responsável. Após 5 meses de utilização posso dizer que me encontro bastante satisfeito pois na minha zona a internet por cabo tem velocidades ridiculamente baixas enquanto que a nova 4G, em média, tem 30mbps de download. Quanto à política de uttilização responsável, tal como referi anteriormente, em meses anteriores tentei “testar” a operadora fazendo mais de 1tera de downloads. Para meu espanto a velocidade manteve-se.

      Cumprimentos e um bom ano

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boa review, penso que poderia ter sido abordado também o envio/recepção de ficheiros, seja por http ou por apps, como o dropbox por exemplo.

    Cumprimentos

  6. Avatar de jr
    jr

    Não consigo visualizar o video no Firefox.. O espaço do vídeo fica com um rectângulo preto. No Chrome não tem problema.

  7. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Para quê 4g se o 3g funciona mal?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Em 4 anos de utilização nunca tive problemas, dentro e fora de Lisboa, nunca falhou.

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        És um privilegiado então 😉

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Sim Ricardo, não sei bem onde vives, mas já andei muito por Portugal e não me posso queixar nada da cobertura 3G da vodafone 😉

          Excepto um ou outro ponto morto durante viagens longas de comboio por exemplo, não tenho nada a apontar

          1. Avatar de Tiago Santos
            Tiago Santos

            Pedro então tem muita sorte. Tenho 3g tmn e vodafone e sempre que tento usar na Aroeira (perto de Almada) a velocidade é ridícula. E mesmo no telemovel até em Lisboa noto que fico muitas vezes sem o 3g ou com fraca qualidade.

          2. Avatar de R!cardo
            R!cardo

            Eu moro em Lisboa, mas vou muitas vezes de férias para as Beiras e o 3g/3.5g da TMN é uma treta. Não vou mudar de operadora por causa das féria.

  8. Avatar de Miguel Duque
    Miguel Duque

    Tirando o facto de apenas algumas zona do país terem sínal 4G acho que actualmente a internet em Móvel em Portugal é um engana meninos isto porque está implementada uma PUR ( Política de Utilização Responsável.
    “De forma a garantir uma elevada qualidade de serviço a todos os utilizadores, prevenindo situações abusivas ou que coloquem em causa a estabilidade da rede, a tmn poderá aplicar uma política de utilização responsável a todos os clientes que excedam 15GB de utilização mensal, reduzindo a sua velocidade até ao final desse mês para 128kbps.”
    Já foi debatido que a internet móvel não é para sacar mas imaginemos o seguinte. Tenho 1 comercio aberto ao público com CCTV ( câmaras de video vigilância ), e quero 24/24 monitorizar e gravar as filmagens, irei gastar certamente mais que 15GB, juntando a isto vou frequentemente ao youtube, e aproveito, vejo vários vídeos em HD e ainda ouço rádio on-line sempre que estou no pc. No fundo não estou a sacar mas posso ser confrontado de um momento para o outro com 128Kb, o que acho uma vergonha.

    Outro á parte acho que seria interessante por parte do pplware investigar o seguinte:

    Já vi equipamentos para TDT com a seguinte designação “compatible whit LTE” vi isto em antenas e amplificadores, utilizados nas instalações TDT, segundo percebi será possível com estes equipamento captar sinal 4G, por exemplo do concelho vizinho tal como acontece com as emissões de TV?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Desconhecia. Vou ver o que encontro acerca disso.

    2. Avatar de NeTtle
      NeTtle

      Penso que é o contrário do que pensas.
      Os equipamentos modernos de recepção de televisão terrestre já não “apanham” a frequência 800 Mhz, que agora é utilizada para telecomunicações móveis.

      Já li na net pessoal que utiliza uma antena UHF (compatível com as frequências mais altas desta banda – 800 Mhz) com amplificador de antena (antigo, que não filtre essas mesmas frequências), ligado a uma pen 4G e conseguir ligar a antenas a vários kilometros de distância, melhorando assim o sinal recebido.

    3. Avatar de Pedro Antunes
      Pedro Antunes

      Significa que o sinal LTE não interfere com o equipamento.

    4. Avatar de Preto
      Preto

      Viva,
      existem algumas questões aí que podes ajustar, ou adaptar(por agora) melhor…Estas a falr num plano com uma pen?? Não no telemovel…
      CCTV está associado a um dvr com hd, ou não? Se sim podes gravar para o hd interno e assim ja não gastas plafond(n passaria para a nuvem, ao aceder para veres live no telemóvel não vais estar 24/24!! Se não tens um dvr podes por a gravar para um disco externo na Lan… ja poupavas muito byte.

      Pelo que sei de tdt, isso esta associado ao facto de no futuro ira haver conflito de frequências(entre a tdt e a 4G) como tal a frequência da tdt será alterada(em Espanha será em 2014). O que essas antenas ou amplificadores fazem é filtrar o canal 61 ao 69 onde estão as frequências da 790 a 862 MHz.

      Nuno Preto

  9. Avatar de JoseM
    JoseM

    O 3g funciona mal (uso com alguma frequência por questões profissionais)!
    Falar em 4G é pura publicidade ENGANOSA (também referido no artigo). Se tivéssemos uma ANACOM que funcionasse não permitia as aldrabices que temos que apanhar com anúncios na TV e outros meios a anunciar o céu ali ao virar da esquina.
    A coisa é mais ou menos assim: Internet nos centros urbanos (alguns), funciona bem (cabo, adsl, fibra, 3g…). O resto é SEMPRE mais caro e em alguns casos de incrível péssima qualidade.

    1. Avatar de Gonçalves
      Gonçalves

      Existem também aqueles locais em que todos os serviços são péssimos, mas por incrível que pareça o 3G é o que funciona melhor.

      1. Avatar de JoseM
        JoseM

        Falo no geral, há muitos locais a onde 3G não sendo uma maravilha, funciona bem, tendo em conta as limitações da tecnologia

  10. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Dos melhores artigos escritos no pplware parabéns.

  11. Avatar de Tonhé
    Tonhé

    Boas. Fiquei curioso num sentido, para que querem tanta velocidade num telemóvel ? Apesar de supostamente serem “computadores” de bolso, mas com processamento e bateria sériamente limitados, justifica-se ??? Preferia tornar o 3G com limites de tráfego mais decentes do que essas velocidades e não novos recordes a esgotar o limite de tráfego que se tem… Ou seja, de que serve 4G afinal se tudo o resto (conteúdos youtube, aplicações, documentos, etc) mantém-se na mesma pesados (MB’s) para transferências por redes móveis…

  12. Avatar de Ryan
    Ryan

    A rede 4G ainda vai ter de melhorar e muito. A cobertura, como está em inicio de exploração vai levar ainda tempo a massificar-se. Por outro lado ainda não existem muitos aparelhos a ser usados em 4G. Quando houver por ai muita gente a usar obviamente que os resultados serão diferentes.

  13. Avatar de Pedro PInho
    Pedro PInho

    No meu ver e entender ainda é dinheiro mal gasto em portugal estes equipamentos de 4G, pois não temos nem cobertura em todo o país ou parte do mesmo para tal, nem um tarifário decente para aproveitar na perfeição.

  14. Avatar de Ernesto Ferreira
    Ernesto Ferreira

    Comecem primeiro por investigar sobre o que é 4G, depois vejam se o que temos em Portugal é realmente o 4G ou LTE (só), e depois façam as devidas correcções nos artigos.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Ernesto, no final do artigo está uma nota para salvaguardar esse facto.

    2. Avatar de Hugo Cura

      … e não haja dúvida que essa seria uma óptima contestação para a ANACOM, operadores e fabricantes em geral.

      1. Avatar de other
        other

        Porreiro, porreiro era um artigo a esclarecer as pessoas que a Anacom é que obriga as operadoras a manter o limite de 15Gb nos plafond.

        De outra forma começaríamos a ver muita gente abandonar as redes físicas e passar para as móveis como já acontece pela Europa fora.
        Mas claro isso não beneficia a PT, já que esta mantém o monopólio da rede fixa.

  15. Avatar de Carlos
    Carlos

    Se se estiver numa zona com cobertura, o 4G não tem nem comparação com o 3G+, quanto mais com o 3G. Como substituto dum acesso fixo por fibra, nem pensar.

    O problema, com de costume, é a cobertura porque a TMN dizer que 80% da população tem cobertura 4G ignora o pormenor que a vantagem do acesso móvel é… ser móvel e uma pessoa poder, e muita gente faz precisamente isso, deslocar-se duma área onde tem cobertura 4G para outra onde não tem frequentemente, o que torna o acesso 4G inútil.

    É o problema dos 80%…

    1. Avatar de Ricardp
      Ricardp

      Meu caro amigo, claramente que não tem muitas noções numéricas. Senão vejamos, suponha o amigo que a área de Portugal perfaz 100 áreas unitárias, todas iguais, muito juntinhas, umas ao lado das outras e com a forma de decágonos. 80% de cobertura significa que, se estiver num desses decágonos, em 8 dos 10 em seu redor terá cobertura 4G.

      Mais ainda: Para exercitar o intelecto, vamos supor que tem uma profissão que exige um movimento constante por esse Portugal fora, e que a cada movimentação terá de se mover aleatoriamente para um decágono adjacente do actual. 80% de cobertura significa que por cada 10 movimentações que fez, em 8, conseguiu uma cobertura 4G.

      Antes de criticar, instrua-se.

      1. Avatar de Nuno José Almeida
        Nuno José Almeida

        80% da população não é 80% da área.

      2. Avatar de Valente
        Valente

        Bolas… levou 2 meses para vir chamar burro a outro…
        Isto é que é ser instruído…

  16. Avatar de Valente
    Valente

    …Já compensa utilizar 4G?!
    .
    Para mim não. Tanto que já tendo cartão e pen 4G quando decidi comprar o NOTE 2, em vez do LTE N7105, preferi comprar o 3G N7100. Não se vende cá mas a minfo.pt manda-os vir de Espanha e custam 200 € menos. Uso agora o cartão 4G neste 3G e tenho velocidades de 12 a 14 Mb/s.
    Além disso o N7100 já tem um grande suporte da Comunidade XDA o que a mim me interessava bastante.

  17. Avatar de Preto
    Preto

    Tenho um desses brinquedos do teste o o S3 4G, sou do porto e como tal aqui noto uma diferença muito grande entre o 3,5G e o 4G(LTE na realidade:-)). Foi o que mais me encantou no telemovel, ja tive testes no speedtest que andavam nos 10 mega!! Parece-me bem…

    Nas grandes cidades como esta no post compensa mas fora dos maiores centros urbanos não…

    Nuno Preto

  18. Avatar de Luis Filipe
    Luis Filipe

    Coitados dos alemães! e dos franceses! e até dos espanhóis! Como são 10, 20 ou 30 vezes mais do que nós devem ter as redes constantemente saturadas e são obrigados a navegar com velocidades da ordem dos 100kbs ou menos! O quê?! Não é isso que acontece? Será porque os operadores têm antenas em quantidade suficiente para garantir uma boa cobertura? Será que não têem uma ANACOM a proteger as operadoras, impondo o limite ridiculo de 15Gb em vez de as obrigar à implantação de mais antenas, para cumprirem o que contratualmente prometeram? Ou será que há “outras razões que a razão desconhece”?

  19. Avatar de FXX
    FXX

    A média dá 4.85 e não 3.5.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Poderia ser, mas neste caso não é. Aquela tabela é “condensada”. A média apresentada é ponderada nos 6 testes de navegação Web, que considero de grande importância.

  20. Avatar de Carlos Ferreira
    Carlos Ferreira

    A única parte boa da 4G, é que parece-me que as operadoras acabam por melhorar a sua rede para implementar esta cobertura, beneficiando assim, quem ainda mal tem a 3G. Nos últimos meses passei a ter 3G onde resido, embora ainda com sinal fraco. Mas antes, nem vê-la.

  21. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Muda duvida, um cartão 4G funciona numa placa 3G?

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Muda = Uma 😛

    2. Avatar de Hugo Cura

      Sim, funciona. Os cartões 4G são micro ou nano SIM. Portanto convém guardar a parte de fora para poder utilizar em slots SIM.

  22. Avatar de Manuel1966
    Manuel1966

    Boas,

    Pretendia que me ajudassem nesta situação:
    Já fui cliente Vodafone 3G (7.2 Mb). Que nojo de serviço!
    Para além de ter uma largura de banda miserável quando ultrapassava os 15 GB então nem se fala!!!
    No primeiro mês cheguei a descarregar mais de 60 GB sem redução da largura de banda. No mês seguinte a conversa já foi outra; até para abrir o meu e-mail…. que seca!!!

    Aquilo que descarrego é da minha responsabilidade. Uma coisa é certa contratei um serviço sem limite de trafego!

    Optei por aderir ao serviço Kanguru 3G com 14.4 Mb mas a pen só suporta 7.2, e fará brevemente um ano que tenho este serviço. Consigo diariamente sacar entre 4 a 5GB. A partir das 21h00 até ás 23h59 noto uma grande redução na largura da banda, de resto das 00h00 até as 20h59 posso dizer que a velocidade é aceitável.

    Sou da zona de Espinho e como me encontro no final do período de fidelização (acaba em Maio 2013) estou a pensar mudar para 4G (LTE), concretamente para o Kanguru 4G 50Mb.
    Ao fazer contas os valores das mensalidades são sensivelmente os mesmos só terei de adquirir o “hotspot”.

    A minha pergunta/dúvida é se realmente compensa tal mudança?

    Cumprimentos

  23. Avatar de David
    David

    Bom dia eu tenho um iPhone 5 original da TMN e tenho cobertura 4G no entanto não tenho 4G será que e por causa de estar a utilizar um cartao sim normal recortado e não estar a utilizar um cartao nano sim ou micro sim ?

  24. Avatar de Claro que o 4G compensa!!!
    Claro que o 4G compensa!!!

    Com velocidades destas como é que não compensa???

    “Data: Jun 8, 2013 12:08:23 PM
    Tipo: Lte
    Servidor: Lisbon
    Download: 92,02 Mbps
    Upload 40,53 Mbps
    Ping: 37 ms

    Latitude: 38.71670
    Longitude: -9.14244

    Uma imagem detalhada deste resultado está disponível aqui:

    http://www.speedtest.net/android/478301149.png

    1. Avatar de R. Carlos
      R. Carlos

      Curto em especial a parte do “Faster than 99% of PT”

      és um surtudo 😀

  25. Avatar de André Mendes
    André Mendes

    Excelente artigo, Hugo, , parabens!

    Alguém de Braga que possa opinar sobre a disponibilidade e velocidade do 4G da Vodafone em Braga, pf?

  26. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Bem isto da PUR 15g é uma grande treta, para isso metiam na descrição do tarifário LIMITADO a 15G, no mínimo devia ter 150gb, só a ver videos no youtube consome muito, enfim é pena pois já perderam um futuro cliente…

  27. Avatar de Filipe Pereira
    Filipe Pereira

    Tenho Kanguru 4G, como fui pioneiro tive desconto 50% na pen e 50% na mensalidade até ao fim do contrato e por iso só pago 24,90 euros por mês por 50 Mbs. Onde uso mais é algures na serra e nos arredores do Porto, de um sitio onde ainda se consegue ver o estádio do Dragão, mas só com binóculos.
    Aqui a rede 3G é para esquecer mesmo, mas a 4G no início fiquei triste porque ligava a pen ao Windows Vista e isto não passava dos 13 Megas e a latencia era de 60 a 70 e o normal era os 4 ou 5 megas. Depois abri os olhos, comprei um router portatil TP-LINK 3040 com entrada USB para todo tipo de PEN 3G/4G e função WI-FI e ETHERNET por cabo RJ.
    Agora simplesmente tenho médias de 35 Megas com picos de 50 MG e latencia de 27 a 30 em média.
    E ainda fico com 2 em 1 , router 4G portatil multifunções .
    Façam como eu, acordem . Ah e dizem que as pens 3G também ficam com melhor internet com estes routers.

  28. Avatar de shit_hole_inhabitante
    shit_hole_inhabitante

    Boas a todos,
    vivo no conselho de Oliveira de Frades e já testei todos os acessos à net menos o LTE.
    Posso vos dizer que aqui na aldeia o cabo não chega, a fibra muito menos, via linha telefónica -dada a distância ao distribuidor de sinal (ou lá como se chama) a queda do fraquíssimo sinal é constante, a vodafone é 2G, a TMN idem, e o que tenho agora é optimus 3,5G (quando dá) que vai satisfazendo (dadas todas as limitações de que vos falo e a minha falta de habilidade para a columbofilia). A TDT é por satélite e com falhas constantes, a anacom mandou-me à fava quando me queixei, e os caros concidadãos falam-me de um país e de velocidades de megas… ahhhhhhhhhhh que bom voltar à pré-história e pagar para ser Português. Só tenho net para aprender alemão e pôr-me a andar daqui para fora…
    cumprimentos a todos e vamos mas é amontoar-nos nas cidades, comer-mo-nos uns aos outros e ver muita mero e xon e coisas assim.
    sinais de fumo para todos vós com abraços e bjs

  29. Avatar de shit_hole_inhabitante
    shit_hole_inhabitante

    já’gora deixo-vos a velocidade de download daqui: 200kbs

    1. Avatar de tibursio
      tibursio

      Para mim e para muitos utilizadores o 3G e 4G nao serve para nada. Porque quem gosta de usufruir da internet como ver uns videos, ouvir musica e fazer downloads, gasta em 1 dia 15GB ou menos. Para ja nao falar do preço que é um absurdo para 25€/30€ por um serviço de 15GB. Outra coisa que me faz confusão é a publicidade dizer “ilimitado” que na verdade não é, porque 128kbs só para abrir paginas muito leves.
      Vejam este video:
      http://sicnoticias.sapo.pt/programas/contaspoupanca/2013/11/06/comunicacoes-ilimitadas-tem-sempre-limites-e-por-vezes-ha-surpresas

      1. Avatar de Andre
        Andre

        Tenho uma dica, descobri isto há dias por um amigo meu que o utiliza: Desde que tenham um telemóvel dual-sim podem usar o vosso cartão SIM normal e um cartão SIM de uma pen wireless ilimitada ao mesmo tempo. Assim podem ter até 15Gb por um preço mais aceitável (os pacotes de dados móveis normais são um balúrdio por cada gigabyte).

  30. Avatar de Fred

    Boas pessoal,
    Na torreira nem 3G nem 4G… Século passado 2G á rasca!

    Se pretendes ter rede 4G, verifica se tens 3G… é que tenho um telemovel 4G que não compensa ter na torreira xD

    1. Avatar de João
      João

      Fred: Tem, tem…. a vodafone diz que tem e a TMN também.
      Pois eu nas Quintas do Sul vejo-me grego para ter 2G e já não é mau. Curiosamente, recebi uma sms da vodafone há uns 2 meses a dizer que tinham melhorado a cobertura de rede… ficou “pior ainda”! Agora nem consigo mandar SMS dentro de casa.
      Quanto a outras redes, nem cabo, nem fibra, ADSL a 4Gb e com sorte se não cair. Já me lembrei de por net por satélite…

  31. Avatar de silvio miguel
    silvio miguel

    Um pormenor importante a dizermos é o seguinte:
    AS OPERADORES MENTEM, quando dizem que o tráfego de internet móvel 4g é ilimitado.

    Já utilizei internet móvel TMN (antes de chamar-se MEO) e agora uso 4g da Vodafone.
    No contrato diz que é internet ilimitada, mas após gastar 15GB em dowloads eles reduzem a velocidade para 100kbps..
    Que na maioria dos casos nem chega a isso, ronda os 34kbps, tão lento que fico vários minutos à espera para entrar no hotmail.