Asus, Philips, Pioneer e Denon & Marantz apanhadas a combinar preços

24 Comentários

No mundo atual é caso para dizer que vale tudo! De acordo com as informações e investigações que foram realizadas, a Comissão Europeia concluiu que 4 empresas tecnológicas combinaram preços entre si para vendas online.

Asus, Philips, Pioneer e Denon & Marantz vão agora ter de pagar multas milionárias.


São 4 as empresas tecnológicas que foram “apanhadas” pela Comissão Europeia na prática ilegal da fixação de preços.

De acordo com a comissária europeia da Concorrência, Margret Vestager “como resultado das ações empreendidas por estas quatro empresas, milhões de consumidores europeus confrontaram-se com preços mais altos em artigos de cozinha, secadores de cabelo, computadores portáteis, auscultadores, entre muitos outros produtos. Isto é ilegal à luz das regras da União Europeia”.

Ainda segundo a comissão europeia,  as quatro empresas acordaram entre si a imposição de preços fixos ou mínimos de revenda, monitorizavam os preços praticados nas vendas online com recurso a instrumentos “sofisticados”, e chegaram mesmo a ameaçar os retalhistas que vendiam os seus produtos a preços mais baixos na Internet de bloquear o fornecimento dos seus produtos.

 

Coimas aplicadas

No âmbito deste processo, a Asus vai ter de pagar a multa mais elevada que rondará os 63,5 milhões de euros, já com uma redução de 40%. Segue-se a  Philips com uma multa de 29,8 milhões de euros, a Pioneer com uma multa de 10,1 milhões de euros e Denon & Marantz vai ter de pagar uma multa de 7,7 milhões de euros. No total, as 4 empresas terão de pagar 111 milhões de euros.

A Comissão Europeia refere ainda que qualquer pessoa ou empresa que se sinta afetada pelo comportamento anticoncorrencial destas empresas poderá apresentar queixa perante os tribunais dos Estados-membros e procurar indemnizações.

O executivo comunitário revelou ainda que as quatro empresas cooperaram nas investigações, pelo que tiveram reduções nas multas aplicadas, de 50% no caso da Pioneer e de 40% para as três restantes, em quatro processos separados.

Via Lusa

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Heldr
    Heldr

    Asus é apanhada a fazer ilegalidades…

    Postam a fotografia de uma mulher com um produto da Apple.

    Bate certo…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Isso foi a comissão europeia 😀

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Não reclama nada, nenhuma das empresas é norte-americana.

      2. Avatar de Heldr
        Heldr

        A comissão europeia devia ser proibida de usar equipamentos Apple sob qualquer circunstância e de os usar em publicidade, porque isso é associarem-se a uma marca.

    2. Avatar de abaptista
      abaptista

      Estava a fazer uma compra online…

    3. Avatar de cantor
      cantor

      Juro que não consigo vislumbrar um produto apple na fotografia da mulher , vê-se uma aliança meio desfocada e um brinco , de resto só se for uma peruca aquele cabelo (tudo com marca apple)…

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        oh cantor, vê a foto que ta no twitter

        começa a LER toda a notícia

  2. Avatar de Rafael Encarnação Cardoso
    Rafael Encarnação Cardoso

    Novidades?

  3. Avatar de mojorisin
    mojorisin

    de certeza que há mais, tenho notado por exemplo, na synology, incrível como os preços não variam absolutamente nada de país para país.
    acho quase um absurdo que o mesmo artigo tenha um preço praticamente constante em toda a união europeia

      1. Avatar de SoIVA
        SoIVA

        E porque havia de variar? A única variação devia ser a das diferentes taxas de IVA.
        Quer dizer que vendem ao mesmo preço em todo o lado, ao contrário de outros que vendem mais barato em mercados mais poderosos, como a Alemanha e mais caro cá.
        Possivelmente fazem bem em vender ao mesmo preço em todo o lado.

    1. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      Isto são, na maioria, produtos importados da China. Com a pauta aduaneira comum, o preço base é igual para todos os países da zona euro. O que é diferente são os impostos e a margem de lucro de cada empresa retalhista. A nível de impostos, sem ser nos países escandinavos (por causa da taxa próxima dos 20 euros das baterias, contra os 22 cêntimos de vários países da zona Euro), são semelhantes. As margens de lucro é que são maiores em países mais pequenos do que nos maiores.

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Bem, pelo menos nos secadores Philips há diferenças consideráveis entre o Jumbo e a Amazon Espanha.

  5. Avatar de Rui Nunes
    Rui Nunes

    É uma palhaçada cobrar estas multas às empresas. O melhor seria obrigá-las a baixar o preço

    1. Avatar de blablabla
      blablabla

      Obriga-se a baixar o preço cobrando coimas avulsas.

      Se você fosse apanhado em excesso de velocidade e lhe cobrassem 300€, acha que da próxima não se portava melhor?

      1. Avatar de Rui Nunes
        Rui Nunes

        Depois quem se lixa é o consumidor. Mais valia obrigá-los a baixar os preços em todos os modelos. Assim eles perdem na mesma e o consumidor não é prejudicado.

        1. Avatar de AqueleGajo
          AqueleGajo

          Depois disto vão ter de corrigir os preços se não querem levar com outra multa não?

          1. Avatar de Wave
            Wave

            Não, aqui a multa é pelo acordo de preços e não pelo preço em si. Se fosse assim então haveriam produtos/marcas que pela diferença entre custo de produção e custo de venda seriam multados á grande também.
            Ninguém pode limitar a margem de lucro que podem ter no produto, o que podem fazer é proibir e multar o “combinar de preços” que foi o que aconteceu.

    2. Avatar de Wave
      Wave

      isso não é possível fazer. o que eles estão a fazer é influencia de mercado e especulação (punível em bolsa). Da mesma maneira que se o Sr. tiver 10 casas na mesma zona pode subir os preços para influenciar a zona, o que eles fazem é combinar preços para todos terem mais lucros. Têm de aplicar multas e avultadas mesmo, mas estes só baixam o preço se quiserem, porque o produto é deles e mais nada. Isto já acontece com ora vejamos… Tudo, desde combustíveis, a lenços de papel, passando pela alimentação e bens essenciais. Porque razão o pão é todo o mesmo preço em quase todo lado? se houver uma padaria cujo volume de clientes seja maior isso não devia baixar o preço?
      Outro exemplo é se eu vender casas não me vão dizer que eu tenho de baixar o preço porque estou a influenciar o mercado!

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        O pão feito nas padarias é vendido com muito pouco lucro. Existem muitos custos na panificação, e mesmo uma padaria que venda mais não tem por isso menos custos. Isso poderia aplicar-se a uma escala maior, como uma fábrica de pão, tipo aqueles que se vendem nos supermercados, que são feitos em quantidades industriais.

  6. Avatar de Martins
    Martins

    Sao 5 empresas ou sao 5???

    1. Avatar de Antonio Martins
      Antonio Martins

      *4

  7. Avatar de Renato Nismo
    Renato Nismo

    ainda vai ser apanhado mais marcas a praticar isso..
    há portáteis com intel i5 ou i7 U dual core, gráfica dedicada ou geforce mx150 e apenas 8gb de ram
    e são mais caros que portáteis gaming com specs do dobro ou triplo..
    e os piores samsungs J que custam entre 200 a 300€ que deviam custar 100.. e são inferiores ao meu RN2 de 2015.

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    E as gasolineiras fazem o quê?