Combustível com preços na Internet!

28 Comentários

Os postos de abastecimento de combustíveis têm de disponibilizar os preços praticados, na Internet, na página electrónica da Direcção-Geral de Energia e Geologia, a partir de 03 de Janeiro.


Um decreto-lei hoje publicado em Diário da República estabelece a obrigação de os titulares de licença de exploração dos postos de abastecimento informarem os consumidores sobre os preços praticados, mas também sobre a localização, horário de funcionamento e serviços existentes.

Para entrar em vigor 15 dias após a sua publicação, o decreto-lei refere que passa a ser possível conhecer via Internet os preços dos combustíveis praticados em qualquer posto de abastecimento do continente, para o que foi criado um programa informático, a ser permanentemente actualizado.

Os titulares de licença de exploração deste tipo de estabelecimento devem inscrever-se na página electrónica da Direcção-Geral de Energia e Geologia.

O documento acrescenta que o titular tem 10 dias úteis a contar da data de início da exploração para solicitar a senha de acesso à página electrónica e igual prazo para registar o seu posto, após a recepção da senha, ficando depois obrigado a manter actualizada a informação.

O incumprimento das regras definidas no decreto-lei é punível com coimas entre 250 e três mil euros para pessoa singular e 2.500 e 30 mil euros para pessoa colectiva. Público

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Eheh.. isto vai ser bonito! Pode ser que comece a concorrência pelos preços mais baixos..

  2. Avatar de Bob

    😉 Boa iniciativa! Agora é só colocar o google a pesquisar entre todos os sitios das gasolineiras online.
    Viva a WEB 2.0 😀

  3. Avatar de João Santos
    João Santos

    Ainda acreditas em milagres Gonçalo? Teórica mente para que é que serviria a liberalização dos preços dos combustíveis? Penso que seria para que os preços baixassem… Aqui temos o resultado.

  4. Avatar de Luís
    Luís

    Entretanto em casa acedemos ao site e escolhemos onde vamos abastecer… saímos de casa e ao chegarmos o preço está diferente! O que fazemos? Vamos a correr à internet a ver se já foi actualizado? A não ser que exista alguma regulamentação que impeça as gasolineiras de alterar valores durante o dia e só o possam efectuar de um dia pro outro por ex… (desconheço)

  5. Avatar de César Lopes
    César Lopes

    Eu comparo e abasteço no mais barato, já não me lembro de abastecer na galp, se puder ir net e consultar todos os postos/marcas, porreiro.

    Actualmente já existe o maisgasolina

  6. Avatar de BigLord

    Já tou mesmo a ver hackers a entrarem no tal site para obrigar o pessoal a baixar os preços… xD

  7. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Muito bom! Boa iniciativa!

  8. Avatar de Gota
    Gota

    @ João Santos – Realmente… parece que a liberalização de serviços que antes o estado controlava só funciona em casos raros…

    Ainda bem que assim seja, um site onde podemos planear mais ou menos antecipadamente onde iremos abastecer. Assim, poupamos tempo e gasolina à procura do posto mais barato. Uma coisa ainda não percebi… Porque no Intermarché (por exemplo) o preço da gasolina 95 é 1.14€ e na Galp (por exemplo) é a 1.34€?

    PS: Esta pergunta é do tipo Ferreira Leite… Não sei se é ironia ou deixa de ser… LOL

  9. Avatar de Alexandre Kulcinskaia

    É capaz de vir a ser a página da internet que mais consultarei 😀
    É que realmente se um tipo só abastecer na Galp e na BP bem que pode abrir os cordões à bolsa.
    Para quem interessar digo já aqui 3 posstos de abastecimento onde o combustivel é substancialmente mais barato. Posto da ESSO em Oeiras, ao pé do Centro Comercial Palmeiras. Posto do Jumbo do Almada Fórum e a Posto do Jumbo de Alfragide.
    Pergunto para quando um Posto no Jumbo de Cascais? Isso é que era de valor 😉 .
    ___________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

  10. Avatar de Alexandre Kulcinskaia

    Por falar em Cascais, estive a ver no maisgasolina e a zona onde o combustivel é mais caro é mesmo no Concelho de Cascais. Ladrões.
    Em Valongo paga-se Sem Chumbo 95 a 1.002€ e no Estoril chega a preços de 1.398€.
    ____________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

  11. Avatar de J.C
    J.C

    Eu agora tenho metido a 95 na Galp ao fim de semana com 6 centimos de desconto. Tenho estado a meter entre 1.06 euros e 1.08. Nada mau digo eu.

  12. Avatar de Hélio Moreira
    Hélio Moreira

    Na Cepsa de Valongo o preço do gasóleo é de 0.88€… 🙂 Mesmo assim, o preço deveria ser pouco mais de 0.70€… Mas quando passo na BP da Maia e vejo o gasóleo a custar 1.06€ até fico revoltado.

    1 ano atrás:

    Barril: 150 dólares – Gasóleo – 1.20€

    Agora

    Barril: 43.50 Dólares – Gasóleo – 0.88€

    O preço do barril está a mais de metade do preço!!! O preço do gasóleo e gasolina não deveria estar a menos de metade?

    Não digam que a culpa é do governo, pois como se explica duas bombas, separadas por poucos Km terem uma diferença de cerca de 30 cêntimos?

    Cumps.

  13. Avatar de Rafael Correia
    Rafael Correia

    @César Lopes & Alexandre Kulcinskaia

    O mais gasolina é sem dúvida um dos projectos nacionais mais úteis e interessantes, e não querendo tirar qualquer valor a quem teve a iniciativa, nem sempre os preços que estão disponíveis para consulta são os reais, isto porque são actualizados pelos utilizadores e nao pelas gasolineiras. Esta decreto-lei vai obrigar a que sempre que os postos alterem os preços, os alterem também na internet.

  14. Avatar de Rafael Correia
    Rafael Correia

    @Hélio Moreira

    Os preços que mostras não são de todo verdade. Se fores ver as cotações do petróleo vs preços dos combustíveis concluis que subiu 28% no segundo trimestre de 2008, e a gasolina subiu 8%, face a igual período de 2007, e no mesmo período, o preço do petróleo subiu 54,8%, em euros.
    Podes ver que o aumento dos preços não tão exagerado e desproporcional como a comunicação social o fez crer.

  15. Avatar de Diogo Martins
    Diogo Martins

    Gasmappers, é o que uso para saber preços de combustível, é muito bom:

    http://www.gasmappers.com/

    Boa medida do estado.

  16. Avatar de Bruno Silva
    Bruno Silva

    Pois eu Atestei no FDS passado a 0.938 na Galp… No posto jumbo do Parque nascente já está a 92.3. 🙂 Assim já deu para poder abrir a bomba do gasóleo novamente… Diesel a bombar…

  17. Avatar de Lokier
    Lokier

    A meu ver a culpa não é só do governo obviamente mas também é. E nossa também por deixa-los fazer o que querem.

  18. Avatar de Rafael Correia
    Rafael Correia

    @Lokier
    A meu ver, a culpa é inteiramente nossa, porque mesmo já existindo vários veículos movidos a outro tipo de energias, bem mais baratas e ecológicas, continuamos a comprar carros movidos a combustíveis fósseis.
    Contra mim falo!

  19. Avatar de Alexandre Kulcinskaia

    @Rafael Correia
    Eu citei o maisgasolina não para tirar mérito a esta medida que acho, é bastante positiva. Eu só citei o maisgasolina (que conheci hoje lendo este post) para comentar a discrepância que há no valor dos combustíveis de Valongo para Cascais, que é a minha área de residência.
    Fora isso louvo tanto o maisgasolina como a obrigatoriedade de os postos de combustível terem que colocar os valores de venda na internet 🙂
    ___________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

  20. Avatar de Rafael Correia
    Rafael Correia

    @Alexandre Kulcinskaia
    Eu compreendi que não foi para tirar mérito, e tentei mostrar isso, o que também tentei mostrar foi que como os preços são actualizados pelos utilizadores nem sempre estão actualizados, como podes verificar em alguns postos de Cascais, os preços não são actualizados desde Outubro!
    Abraço

  21. Avatar de Ricardo Macedo
    Ricardo Macedo

    @ Gota
    Isso acontece porque os lucros dos hipermercados permitem que eles pratiquem esses preços, não existindo prejuizo. Algo parecido acontece em outras bombas que não pertencem a hipermercados, por exemplo a Esso, nesse caso as bombas preferem vender mais barato perdendo alguns cêntimos por litro mas compensam com um maior número de clientes.

    Mas desenganem-se se pensam que o gásoleo ou gasolina são iguais aos da Galp, BP, etc. Os combustiveis são mais fracos, eu proprio ja comprovei isso, com 10€ de gasolina da Esso (com a gasolina cerca de 3 cêntimos mais barata) fiz menos quilometros do que com 10€ de gasolina da Galp, e são mais “sujos” o que pode provocar danos no motor, sei de casos em que carros avariaram depois dos donos terem abastecido no posto da Esso perto de onde vivo.

  22. Avatar de Gota
    Gota

    @Ricardo Macedo

    Isso não duvido que sejam menos eficientes os combustíveis da generalidade dos hipermercados. Falando da gasolina, acredito quando se diz que, nas mesmas condições de condução, técnicas, etc., a gasonlina a 100 octanas que existe na BP, Galp, etc. ao final das contas poupa-se dinheiro, combustível e o próprio motor. Eu devia abastecer com esse combustível mas… ainda me lembro quando a 95 era a 1.50€ nesses postos de abastecimento, a gasolina de 100 octanas chegava aos 2€… Tenho um carrito pequeno e parecendo que não agora consigo abastecer com 40€… cheguei a gastar 60€ para o mesmo efeito… :'(

    @ Hélio Moreira

    São os Fachiiiiiiiiiiiiistas!!! Que monopólio incrível… É ser enganado, roubado, violado até… e ainda pagamos CARO para isso… Por isso é que quando chegarem os carros 100% eléctricos gostava de comprar um… Só pelo prazer de poluir ZERO Kg de CO2 por Km e, obviamente, não pôr mais os pês (as rodas, neste caso) numa gasolineira! Vou cobrir o telhado de painéis fotovoltaicos e carregar o carro em casa!! 🙂

    PS: Deixem-me sonhar com esta utopia por favor… LOL 😀

  23. Avatar de EditioN-

    existe outro site, acho que o mais conhecido :

    http://www.maisgasolina.com/

    🙂

  24. Avatar de KOISO
    KOISO

    @EditioN-
    ya esse parece ser o mais facil de consultar e costuma ter sempre os preços actualizados

  25. Avatar de Sydney Fernandes

    O site já existe e está funcional…

    http://www.maisgasolina.com/

    tem imensas funcionalidades, só ainda não tive tempo para descobrir os feeds para poder assinar um e ver os preços mais facilmente e rapidamente…

  26. Avatar de LuXyUz
    LuXyUz

    A diferença de preço em algumas gasolineiras deve-se à qualidade do combustível.

    Ou vocês pensão que estão a fazer bem ao vosso motor ao abastecer com combustíveis do Jumbo, Feira Nova e afins?

    O dito cujo tem menos octanas, o que provoca um desgaste prematuro do motor, ao fim de 100000km o que pouparam em combustível provavelmente vão gastar ao meter um motor novo, agora depende do motor e do carro em questão para que a poupança compense.

    É mais simples usar BioDisel, barato e seguro. Quer dizer, não dá para acelerar por ai fora como alguns filhos da puta andam ai a fazer na estrada, mas leva-vos onde querem, que acho que é o que 90% das pessoas querem.

  27. Avatar de jorgesiier57
    jorgesiier57

    Não querem lá ver que vem aí mais uma lei para inglês ver.
    Na se esta a ver compadres, o que estes senhores querem é mostrar que são uns bons “fazedores” de leis compadres, e não é que são mesmo depois ‘fazelas’ cumprirem é que o diacho.
    Há já agora comprei um portátil que levo no carro ligado a este site, bonito, e ao chegar as ditas cujas bombas o que lá estiver “dizido” não condizer com o “escrivido” do computador mando um “imeile” ao senhor “menistro” a relatar o acontecido, na se está mesmo a ver compadres, isto é que vai cá uma “moenga”