Colocações no Ensino Superior 2014/15

15 Comentários

Foram hoje, pelas 00.00h, divulgados os resultados das colocações no Ensino Superior, para o presente ano lectivo de 2014/2015. Os resultados, nesta 1ª fase de colocações, demonstram que dos 42.402 candidatos  ao Ensino Superior, 89%, ou 37.778 alunos, foram colocados e 54% conseguiram entraram mesmo na sua 1ª opção.

Este ano havia menos vagas e cerca de mais 2.000 candidatos, mas há ainda muitas vagas ficaram por preencher…

E vocês? Conseguiram entrar no Ensino Superior?

831486

Nesta 1º fase de candidaturas existiam 50.820 vagas de acesso ao Ensino Superior, menos 641 comparativamente ao ano lectivo passado. Contudo, candidataram-se mais alunos e 37.778 foram colocados, o que corresponde a 89%. Dos colocados, 54% conseguiu entrar na primeira opcção, e 88% foram colocados nalguma das suas 3 primeiras escolhas.

Se ainda não conseguiram colocação, não há que ficar desanimado pois ainda existem 13.168 vagas por preencher!

Houve um crescimento de alunos de cursos profissionais colocados, 18% a mais comparativamente ao ano passado, dos quais 617 foram colocados nas Universidades e 1074 entraram no Politécnico.

Áreas com mais colocação nesta 1ª fase

  • Saúde (7513)
  • Ciências Empresariais (6687)
  • Engenharia e Técnicas (5503)
  • Ciências Sociais e do Comportamento (4720)
  • Artes (3444)

A Universidade do Porto parece ser a instituição mais procurada, sendo o Instituto Politécnico de Bragança o que obteve menor número de candidatos.

As candidaturas para a 2ª fase de acesso decorrem entre o dia 8 e 9 de Setembro, sendo os resultados divulgados no dia 25.

O Pplware dá os parabéns a todos os novos estudantes do Ensino Superior, e deseja muita sorte àqueles que vão candidatar na 2ª fase.

Podem aceder aos resultados aqui.

Candidataram-se ao Ensino Superior? Foram colocados?

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pires
    pires

    Entrar consegui agora sair é que é difícil xD

    1. Avatar de user
      user

      +1 entar ja foi á algum tempo agora deixar é que esta mais divicil

  2. Avatar de Pedro Pereira

    Eu entrei e sai dessa mesma universidade que esta na figura..N e’ nada facil n…mas se n tivesse saido nem quero imaginar como andava neste momento..

  3. Avatar de tavares
    tavares

    Consegui e com nota 20. Faculdade de “Burrologia Aplicada” da Universidade de Cacilhas…e não pago propinas!!kkkkkkkkk

  4. Avatar de Reitor
    Reitor

    Aquilo que choca, ao ver as colocações, é a irracionalidade da oferta.
    Há um excesso de instituições, sobreposição de oferta entre Universidade e Politécnico, pólos em todo o lado. Cursos impensáveis. É o caos total.

    Encontrei um curso de “redes sociais”. Felizmente ninguém o escolheu.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Esse curso abriu a 1ª vez este ano, por acaso sigo-os no Facebook e até já lhes disponibilizei a minha tese se mestrado sobre o Facebook.
      Mas pronto, não sei até que ponto terá sucesso…

      1. Avatar de Reitor
        Reitor

        Eu sou adepto dos cursos clássicos e crítico da demasiada especialização. A Universidade deve dar os grandes temas e as ferramentas.
        Um bom curso de Eng. Informática tem de ser suficiente para quem mais tarde apostar nas “Redes Sociais”, ou na “Construção de jogos” como vi num curso em Mirandela.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          “Eu sou adepto dos cursos clássicos e crítico da demasiada especialização.”

          “Um bom curso de Eng. Informática”

          Engenharia Informática?

          Mas que é que modernisse é essa?

          Isso é uma “especialização” de “especialização” de Engenharia Electrotécnica.

          “para quem mais tarde apostar nas “Redes Sociais””

          Redes sociais não tem nada a ver com informática.

          “Social networks and the analysis of them is an inherently interdisciplinary academic field which emerged from social psychology, sociology, statistics, and graph theory.”

        2. Avatar de ptpedropt
          ptpedropt

          Nao tem nada a ver..
          É mais um curso de marketing so que online

  5. Avatar de Emanuel Machado
    Emanuel Machado

    FFUP me espera XD

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Entrei no Mestrado Integrado em Recolha de Resíduos Urbanos.

  7. Avatar de Manuel Campos
    Manuel Campos

    Título do Jornal de Notícias de ontem,Domingo,dia 7 de Setembro de 2014:”Já ninguém quer ser engenheiro civil” !! E no destacável refere:”13 mil vagas por preencher no Ensino Superior/Das 1091 vagas só foram ocupadas 151(14,5%),e dez cursos ficaram desertos/Os dois cursos de Medicina do Porto continuam a ter a nota de acesso mais elevada/Top ten tem cinco cursos de Medicina e cinco da Universidade do Porto.” Disto se depreende:as ciências(ligadas ao ramo da matemática e engenharias) nunca estiveram tão mal como agora,as humanidades já estão enterradas há muito,o direito,embora com todas as vagas preenchidas,é um curso que mais ano menos ano implode,tal é o caos de profissionais que proliferam em cada esquina do nosso país,as relações internacionais(a par com jornalismo),neste momento,é um curso com bastante saída,superando todas as expectativas,e as ciências do desporto estão a um nível degradante,com uma média miserável de entrada em praticamente todas as universidades onde tem representação.Mais poderia dizer mas o estado do ensino superior é muito vasto e não me quero alongar muito.Deixo apenas a minha sincera opinião.

  8. Avatar de Só um gajo
    Só um gajo

    E o descalabro em engenharia civil? Apesar de as engenharias apenas registarem 59% do preenchimento de vagas, mais de metado dos cursos de eng. civil não conseguiu sequer um caloirinho…
    Isto é deveras preocupante.

  9. Avatar de SpecBit
    SpecBit

    Boas
    Alguém sabe onde encontrar os resultados de candidaturas ao IST mas por mudança de curso?