Colis Colis: a empresa que vende encomendas perdidas e fechadas ao quilo

67 Comentários

Quando achar que já viu de tudo, pense de novo, pois haverá certamente algo capaz de surpreendê-lo. Esta empresa, em Portugal desde o dia 6 de dezembro, vende encomendas perdidas e seladas ao quilo. Isso mesmo, os clientes escolhem embalagens fechadas e pagam sem saber exatamente o quê.



As compras online são o método preferido de muitos consumidores, com a Internet a oferecer espaço a todo o tipo de produtos, incluindo aqueles incompreensivelmente baratos, vindos de várias partes do mundo. Aliás, conforme informações dos próprios comerciantes, as pessoas compram cada vez mais online.

Apesar do facilitismo, as encomendas nem sempre chegam ao destino e ficam perdidas.

Ou ficavam, até os franceses Marc e Alexis, amigos de infância, terem visto uma oportunidade de negócio nas muitas toneladas de pacotes (colis, em francês) de encomendas que não eram reclamadas e ficavam acumuladas nos armazéns das empresas de correios e de entregas na Europa, acabando depois por ser destruídas.

Conforme conta o jornal Expresso, a ideia passou por começar a comprar toneladas de pacotes perdidos e vendê-los a revendedores ou, diretamente, aos consumidores.

Colis Colis a organizar encomendas

Nos últimos dois anos, o negócio prosperou, em França, pela curiosidade de abrir encomendas fechadas e pela esperança de que a compra se traduza num golpe de sorte. Por isso, a Colis Colis, nome da loja francesa, expandiu-se para Portugal, instalando-se no centro comercial Ubbo, na Amadora.

Quisemos alargar para o estrangeiro e andámos a explorar Madrid e Lisboa. Encontrámos aqui uma boa solução, os portugueses foram muito acolhedores e estaremos a funcionar pelo menos seis meses. Depois logo avaliamos.

Partilhou Marc Colpart, de 32 anos, explicando que não tem dados sobre quais os produtos mais comuns neste tipo de encomendas não reclamadas que vêm da Europa, mas esclarecendo que, à partida, só não haverá bens alimentares.

Acompanhadas pelo Expresso, “as filas começam a formar-se de manhã cedo, ainda à porta do centro comercial […] há quem chegue à loja por ter visto publicações nas redes sociais, sobretudo vídeos de outros clientes a abrir encomendas, mas há também quem entre na fila e chegue à loja sem sequer saber bem do que se trata”.

Crédito: Expresso

Cada cliente que visita a loja pode explorar as muitas encomendas, sem limite de tempo, sendo a única regra não abrir as embalagens. À saída, a pessoa pesa o cesto e paga: o preço por quilo é de 21,99 euros, e menos do que isso custa 24,99 euros.

Em cinco dias, foram vendidas 13,5 toneladas de encomendas não reclamadas e estamos novamente com rutura de stock. Há já algum tempo que não víamos algo assim. Em França, vendemos sobretudo em mercados, feiras e lojas pop-up, portanto é um ambiente diferente.

Contou Marc Colpart, que vê a Colis Colis como uma situação win-win: “Diria que 25% das pessoas saem contentes com o que levam, e que outras 15% a 20% tiram gozo da experiência em si. A ideia é que as pessoas desfrutem da experiência e que seja um momento de prazer”.

Para que as embalagens estejam prontas a serem compradas, uma série de jovens tem a tarefa de abrir cada caixote de cartão e verificar cada embalagem, individualmente.

O Expresso escreve que “é preciso esconder o nome, a morada e o contacto do destinatário da encomenda, e os pacotes que vêm danificados têm de ser envolvidos em fita-cola antes de serem colocados nos caixotes para os clientes escolherem”.

As encomendas que chegam à Colis Colis tinham como destino países europeus, como Suécia, Alemanha, Polónia, França, Roménia, Espanha, entre outros. Muitas parecem vir da China.

De entre as razões para as encomendas serem consideradas não-reclamadas estão endereços inexistentes, incompletos ou imprecisos, e não terem sido entregues aos destinatários, após várias tentativas, porque se mudaram, morreram, ou outros motivos.

 

Portugal tem um conceito semelhante

Conforme partilhado pelo mesmo órgão de comunicação, em Portugal, os CTT também vendem encomendas não reclamadas.

Todas as encomendas que não são reclamadas são levadas a leilão, com exceção de alimentos, bebidas, artigos de higiene, medicamentos, publicidade e armas. Os leilões realizam-se nas últimas quartas-feiras dos meses de janeiro, abril e outubro. Se esse dia for feriado, o leilão antecipa um dia.

Explicaram os CTT ao Expresso, acrescentando que os objetos só vão a leilão depois de aqueles “esgotarem todas as tentativas de entrega aos clientes e cujo prazo para reclamar já tenha sido ultrapassado”.

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SergioA
    SergioA

    Algo nao bate certo, se as encomendas teem todas a morada do destinatario, porque raio nao sao entregues?
    Recomendacao: facam enconmendas para o vosso local de trabalho. E garantido que recebem sempre a encomenda.
    (espero que tenham sorte de ter uma empresa amigavel para receber encomendas, claro)

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      «De entre as razões para as encomendas serem consideradas não-reclamadas estão endereços inexistentes, incompletos ou imprecisos, e não terem sido entregues aos destinatários, após várias tentativas, porque se mudaram, morreram, ou outros motivos.»

      1. Avatar de SergioA
        SergioA

        Algo me diz que nao e bem assim na sua maioria.
        Outro detalhe, quando morei na Bulgaria, os correios foram sempre correctos! E se nao levantares em 10 dias uteis, a encomenda volta sempre ao remetente. Mesmo que seja na China. Nunca houve caso de encomendas “perdidas” (isto ate 2017)

        1. Avatar de LOL
          LOL

          teorias da conspiração ? a este hora?

        2. Avatar de Zé

          Há coisas que não são devolvidas. Já me aconteceu numa encomenda da amazon ter defeito em 3 artigos (dois iguais e outro “parecido”). Pedi a devolução e a amazon emitiu o reembolso e disse para devolver 1 dos artigos e que os outros dois não valia a pena. Se a encomenda estivesse à minha espera nos CTT ou numa transportadora, possivelmente não seria devolvida também. Há artigos que não vale a pena devolver pois o custo de devolução/re-stock e afins é mais elevado do que o preço do artigo. Uma coisa são encomendas “pessoais”, outra são encomendas empresariais.

        3. Avatar de Gomes
          Gomes

          Comecei a trabalhar em uma empresa que faz entregas desse tipo e não a venda desses produtos e no meu primeiro dia fazendo entrega sozinho tive a infelicidade de não encontrar clientes em casa eu ligava números inexistentes ou a morada errada e a culpa é sempre das empresas mais nunca dos clientes que em vez de corrigir suas moradas ou deixar um número de telefone que residam no país cola de outro país e por muitas as vezes as empresas e funcionários são taxados como errados por falta de atenção dos clientes e fora os golpes que tem em sites duvidosos com preços mais baratos os clientes ver uma oferta abaixo do valor do item comprar e a empresa que leva a culpa por chegar no destino com a caixa vazia pedra ou sei lá o que eles colocam para bater o peso do produto Espero que tenha explicado um pouquinho da situação ocorrida

        4. Avatar de Ricardo Pacheco
          Ricardo Pacheco

          E quem paga o retorno da encomenda?

        5. Avatar de Eng PP
          Eng PP

          Bulgaria, aquele exemplo supremo de uma sociedade integra!

      2. Avatar de Henriqueta Serrano
        Henriqueta Serrano

        Não é verdade, por coincidência desde este dia as minhas encomendas têm ficado no limbo, a morada está correcta e o número de telefone também . Foram as 3 que encomendei nemhuma me chegou, ora por morada e número telefone errado, mentira, ora pq deixaram nuna morarda por engano , ora porque dizem que foi recusada, agora percebi o motivo. Comora on line nunca mais!

    2. Avatar de Antonio
      Antonio

      Sergii, se ler bem a descrição, eles dizem que apesar de ter morada, a mesma não está por vezes certa, enexistente ou incompleta. Pode dar-se como referem que o destinatário tenha mudado de endereço ou falecido. Há um sem numero de hipoteses para ser devolvida…

  2. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    um dia destes vou lá passar para ver, o que apanho 😉 😉
    Ideia bastante engraçada.

  3. Avatar de Afonso Neves
    Afonso Neves

    Na minha opinião, só colocam produtos que não interessam, já fizeram uma triagem antes de colocar no monte.

    1. Avatar de Patinhas
      Patinhas

      Claro que só lá vai parar o que não compensa voltar a testar,
      limpar, empacotar …

    2. Avatar de Antonio
      Antonio

      Afonso, erradoporque os pacotes estão selados a não ser alguns que vêm danificados e são isolados com fita cola, mas eses são uma minoria. Agora se me dissere que 99% são artigos futeis, sem interesse e que não justificam o dinheiro gasto (22 euros) ai acreito, mas também pode ter a sorte de ficar a ganhar, como ja vi por aqui videos de gente que ganhou o dia….mais de 50% ficaram desiludidos com o que compraram….Mas não é À toa que eles já venderam 13,5 toneladas de artigos desde que abriram e dentro dos clientes deve haver muitos recorrentes….

      1. Avatar de Zé

        Metade é comprada por tiktokers e youtubers para fazer unboxing e a outra metada por totós que não têm que fazer ao dinheiro.

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Claro que é à toa. Aliás, “á toa” é O adjetivo para definir a compra de algo às cegas.
        É o efeito raspadinha. Se soubesses a quantidade de gente que joga no euromilhões recorrentemente e nunca ganhou nada LOLOLOL

      3. Avatar de Rui
        Rui

        Antonio, eles passam todas as encomendas pelo Raio X, antes de rasurarem as informações pessoais para as colocarem na loja, basta consultares a página da Colis Colis nas redes sociais para entenderes isso.

  4. Avatar de Lumia
    Lumia

    A maioria dessas encomendas são provenientes de devoluções…

  5. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Ideia gira para as prendas de natal, a surpresa é garantida.
    Pena não frequentar esses centros comerciais da periferia

    1. Avatar de Andre Ambrosio
      Andre Ambrosio

      À sempre uma primeira vez; além de ser o maior centro comercial (segundo dizem) de Portugal. Se tiveres filhos então eles vão adorar. É melhor do que o Colombo (em termos gerais).

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não faço misturas

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Achas-te superior e no meio de tanto comentário o teu é o único que dá genuinamente vergonha alheia a quem o lê LOLOLOL

  6. Avatar de Manel
    Manel

    Se esperam que vos saia um iPhone na rifa podem tirar o cavalinho da chuva. Smartphones de alto valor são retirados e vendidos à parte.

    1. Avatar de Zé

      Sai outra marca. Pagas, levas para casa e depois de abrir e não ter nada de jeito dizes a marca de telemóveis sediada no Porto. iPho*****

  7. Avatar de Pedro E.
    Pedro E.

    Com uma simples máquina de raio x, tipo as que há no aeroporto, conseguem ficar com o que realmente interessa e só vendem o refugo. Vejam videos de malta que comprou esses pacotes cá em Portugal e só encontram sapatos e afins…

  8. Avatar de Pedro E.
    Pedro E.

    Com uma simples máquina de raio x, tipo as que há no aeroporto, conseguem ficar com o que realmente interessa e só vendem o refugo. Vejam videos de malta que comprou esses pacotes cá em Portugal e só encontram sapatos e afins…

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Devem deixar um telemóvel em cada dez para fumentar o hype.

  9. Avatar de gFan
    gFan

    Este tipo de negocios só tem mesmo sucesso em países pobres… as pessoas não sabem onde gastar o dinheiro, acabam por gastar em coisas que não precisam só porque sim… e depois queixam-se que não têm dinheiro! Enfim.

    1. Avatar de LOL
      LOL

      deixa de ser hater mesquinha, se não te agrada não consumas…

      com cada um

      1. Avatar de gFan
        gFan

        É exatamente isso que eu faço!
        Hater mesquinho… serviu-te a carapuça foi? LOL ficou ofendides? vai fazer uma manisfestação vai!

      2. Avatar de gFan
        gFan

        Serviu-me a carapuça e fiquei ofendides, vou pintar o cabelo de azul!

        1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
          BurroFuiEuQueEstudei

          Concordo com o gFan, as pessoas mais pobres são sempre as que mais gastam em jogos de sorte ou azar.
          Já agora a moda já não é o cabelo pintado de azul, agora a moda é rapar o cabelo. 😀

    2. Avatar de Zé

      Tal como raspadinhas, lotarias, euromilhões e afins. Os melhores mercados são os países pobres.

  10. Avatar de John Doe
    John Doe

    O que acontece se alguém encontrar meio kilo de estupefacientes?

    Eles fazem algum inspeção ao conteúdo para garantir que não tem nada ilegal?

    1. Avatar de Zé

      Todas as encomendas são rastreadas pelas transportadoras e pelas autoridades, como qualquer outra encomenda. Mas se até nas bananas do lidl foram encontrados saquinho de “farinha”, pode acontecer em qualquer lado.

  11. Avatar de Zé+Peixoto
    Zé+Peixoto

    Mas quem garante que todas as encomendas sao perdidas/nao reclamadas/etc, e não são eles que compram porcaria e as vendem assim depois? :/

    1. Avatar de Ricardo Pacheco
  12. Avatar de Anung
    Anung

    Eu também vendo encomendas ao kg a um preço 4 vezes inferior.

  13. Avatar de Wat3rMan
    Wat3rMan

    Que parvoíce.
    Este tipo de negocio quem ganha é sempre o vendedor. Eles não são parvos e sabem perfeitamente o que está lá dentro. De vez em quando lá metem algo de mais valor só para as pessoas não pensarem que é só lixo. Ninguém dá nada a ninguém. A mim é que não me apanham lá!

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      A resposta mais estupida que vi aqui. Alguém se dava ao trabalho de encomendar milhares de encomendas (ate hoje em poucos dias venderam 13,5 toneladas só no Ubbo da Amadora, desde o dia 6 deste mês. Não tinham mais nada que fazer….Ainda há dias vi uns tipos EM DIRETO a abrir uma encomenda que compraram lá. Pesava 5 kilos, estava selada. Pagaram 100 euros. Abriram e lá dentro vinham 5 sacos de comida para cão de 1 kilo cada. Segundo algumas pessoas, se for comida de qualidade ficaram a ganhar. Agora imagine que lá dentro vinha por exemplo uma impressora 3 D, uma impressora Laser ou algo do genero…Ficavam a ganhar. Se se informar os CTT fazem leilão de encomendas não reclamadas, todas as ultimas quartas feiras de Janeiro, Abril e Outubro. Acha que também poêm os funcionarios a fachar encomendas de proposito só para vender. ? Lê-se cada uma….

      1. Avatar de Wat3rMan
        Wat3rMan

        A resposta mais estupida não foi da minha parte… mas sim da sua.
        Ou não percebe nada de negócios ou então acha que as empresas andam aí só para dar coisas boas às pessoas. Não há nenhuma empresa que faça isso. Todas querem ganhar dinheiro e quanto mais melhor. As encomendas são verificadas no seu conteúdo (sem abertura dos pacotes). Ninguém ia arriscar lançar um preço de 20 e tal euros só porque sim. Se a maioria são coisas de baixo valor então podiam mto bem dar o preço do kilo a 10 euros e ainda ganhavam muito dinheiro. As coisas são estudadas ao pormenor, eles sabem muito bem ao que vão.

        1. Avatar de Antonio
          Antonio

          Evidente que estão lá para ganhar dinheiro. Eles e qualquer comerciante/empresário, caso contrario não valia a pena…..Mas dai a eles saberem o que está lá dentro é pura especulação. Podem palpitar que pelo peso/volume, não estará lá nada de valor. Acrdito também que caixas que dÊm a entender o seu conteudo eles as retrem isso é legitimo e normal, mas não estão a apontar uma arma a ninguém para comprar e se desde 6 de Dezembro já venderam 13,5 toneladas só no UBBO é porque não é assim tão mau…..Mas lá está depende do que se entende por bom ou mau. Lixo para uns é Luxo para outros Um ditado já muito antigo !

      2. Avatar de JP
        JP

        Comida de cão mas com a qualidade e preço equivalentes à do Lidl

        1. Avatar de Antonio
          Antonio

          Pois ai já não sei. Eu vi ele tirar lá de dentro 5 sacos branco e azul de comida para cão. Se era boa ou não….

    2. Avatar de Zé

      Não acho parvoíce nenhuma fazerem negócio disto. Há sempre parvos que gastam o dinheiro com estas parvoíces.

  14. Avatar de Guelindão
    Guelindão

    E.coli nome mais acertado para esquemas de engana tolinhos era difícil

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Colis se não sabe é o nome de PACOTE em Francês….

  15. Avatar de Joca
    Joca

    Isso é um bocado estúpido, pela simples razão, porque os correios ou seja lá o transportador que for, sabem bem o que têm as encomendas principalmente quando são vendidas por sites como a Amazon. Tudo tem de ser declarado mesmo que não seja necessário desalfandegar. Pode é estar escrito como fazem na china toys e serem artigos eroticos.

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      errado. As empresas não são obrigadas a declarar o que vem lá. As que declaram é com o objetivo de reclamar o seguro caso haja extravio. Os CTT não sabem nem qualquer empresa de transporte o que tÊm dentro. Podem agir por palpite isso sim, mas é crime um funcionario dos CTT ou empresa de transporte apropriar-se de bens que transportam (sim, sei que muitos o fazem) mas este caso é diferente. São artigos extraviados, não reclamados, moradas erradas ou incompletas, gente que muda de morada, gente que morre etc etc. São encomendas de toda sa Europa e não de Portugal. É um Mundo 365 dias por ano….

    2. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Eles sabem mais ou menos o que está lá dentro porque tem maquinas de raios x. Muito dificilmente irás encontrar algo que valha mais de 5 ou 10€ nos 20 e tal que pagas. Ninguém fica rico a vender coisas que valem mais do que o dinheiro que recebem.

  16. Avatar de Tobias
    Tobias

    Cliente alvo é a malta das raspadinhas 😀

  17. Avatar de Antonio
    Antonio

    Delicio-me com os comentários que leio aqui. É do tipo da raposa que quando não consegue chegar ao queijo (LUA) no fundo do poço. Como não lhe consegue chegar, coloca montes de defeitos….Este negocio é real e nada tem de trapaça. Eles não sabem o que está lá dentro. Acredito que encomendas que se assemelhem com algo obvio, certamente eles ficam com elas (parvos seriam se notassem por exemplo que é um Smartphone ) e não ficassem com ele, mas não podem fazr isso com 13,5 toneladas que venderam no UBBO desde 6 de Dezembro….Eu nunca lá fui, nem espero ir, pois lixo tenho para aqui muito para dar e vender. Até agardecia que levassem algumas coisas que desisti de vender nas feiras de velharias e tenho pena de deitar no lixo, mas acredito (pelos videos que tenho visto) que alguns valem bem o dinheiro. Deixem-se de ser pessimistas e mesquinhos. Se não querem compra ou não podem, não coloquem defeitos.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não sejas ingénuo.

    2. Avatar de gFan
      gFan

      “Eu nunca lá fui, nem espero ir, pois lixo tenho para aqui muito para dar e vender.”

      Acho uma piada este tipo de comentários: primeiro começa com um ataque aos criticos acusando-os de raposas, mas a meio do comentário já classifica o produto como lixo.
      E termina com “Epá não coloquem defeitos”

      Lapis azul, és tu?

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        EPÁ onde foste buscar esse EPÁ ??? Deves estar a precisar de óculos oh Mané 🙂 ou então tens de voltar à primária. Deves ter faltad a uma aula.

  18. Avatar de Meleca
    Meleca

    Passam as encomendas no raio-x vendem o que não interessa a preços absurdamente altos e o que é bom guardam para eles!

    1. Avatar de Andre
  19. Avatar de Paulo Gomes
    Paulo Gomes

    1° Isto é típico de país pobre.
    2° Igual ao fenómeno das raspadinhas nas em versão “package”.
    3° Acham mesmo que o “mel” fica para o povinho? É tudo ou quase tudo filtrado através de detectores de metais e/ou raio x, deixam “uns brindes” para manter a onda e o resto é “lixo”. O material valioso entra em outros mercados. Existe sempre alguém que pensa mais à frente que a plebe…

  20. Avatar de Sergio
    Sergio

    É tudo um embustre. Encomendas oriundas de países asiáticos sem valor algum , voltam a embalar e a induzir que as encomendas são oriundas da Alemanha, Holanda, etc. Vais á loja , gastas 40€ ou mais e sais de lá com a sensação que foste assaltado. A mim não me voltam a enganar.

  21. Avatar de JP
    JP

    Não se deixem enganar por este scam de raspadinhas. Em França é bem sabido que eles usam aparelhos raioX para triarem o trigo do joio. Portáteis, telemoveis e outros artigos de valor que todoa pensam que vai calhar, só passa uma pequeníssima minoria para depois dar a entender que alguém ganhou alguma coisa. De resto por 22€/kg ou 29€/kg para pacotes da Amazon vão apenas abrir caixotes com coleiras de gato da China ou uma caixa de chinelos para a vossa avó.

  22. Avatar de Andre
    Andre

    Já fui à loja e posso por experiência dar a minha opinião. Não vale a pena. Paguei cerca de 50€ e apenas tenho objectos que jamais compraria e que realmente justifica o valor…. A maioria dos objetos acabei mesmo por atira-los para o lixo. Fica o aviso!

  23. Avatar de iluminado
    iluminado

    tenho a certeza que isto é tudo treta, golpe ou uma ideia de genio!

    parece-me uma especie de lotaria, raspadinha…onde a “casa” sai quase sempre a ganhar!
    é quase a mesma treta das apostas online!

    imagino a quantidade de dinheiro que alguns gastam, só pela “emoção” de tentar a sua sorte!

    Como já alguém referiu em cima, não me surpreende que este tipo de jogadas dê sempre certo em países onde a população sofre de algum tipo de “problema social”! Não digo que seja restrito a alguns países, mas a um determinado e certo tipo de pessoas…acreditem que mais tarde ou mais cedo a maioria vai acabar por perceber que não ganha nada com este tipo de consumo desmedido…AINDA por cima, de olhos fechados, como se comprar coisas que não precisam já não fosse mau suficiente, agora compram sem ver!

    Quem tiver 2 dedos de testa, pega uma cadeirinha e fica a apreciar o espetáculo!

  24. Avatar de Adelaide de Oliveira
    Adelaide de Oliveira

    Nunca sei quando os CTT vão fazer o leilão, porquê?

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Correio não reclamado
      Os leilões realizam-se nas últimas quartas-feiras dos meses de janeiro, abril e outubro.

  25. Avatar de Maria de Fátima
    Maria de Fátima

    Estou esperando até hoje está caixa que nem o código de rastreio chegou no meu e-mail, comprei a caixa de 5kl e nunca chegou