Clímax da IA: funcionário da OpenAI diz que “já alcançámos a AGI”

14 Comentários

Após o lançamento do modelo o1 da OpenAI, um funcionário da empresa afirma que já alcançaram a Inteligência Artificial Geral (em inglês, AGI).

IA

Conforme já vimos, a AGI é sigla para Artificial General Intelligence (em português, Inteligência Artificial Geral) e é, concetualmente, o clímax do desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA).

Quer isto dizer que há quem considere que, em vez de termos à disposição uma tecnologia capaz de executar tarefas específicas, teremos em mãos um sistema capaz de realizar qualquer tarefa que lhe seja atribuída.

Além disso, com tempo e poder computacional suficientes, fá-la-á de forma irrepreensível – e, quem sabe, até melhor do que se fosse concretizada por um ser humano.

Recentemente, a OpenAI anunciou o seu modelo o1, com o qual a empresa alcança este clímax teórico, na perspetiva do funcionário Vahid Kazemi.

Na sua opinião, “não conseguimos ser «melhores do que qualquer humano em qualquer tarefa», mas temos «melhor do que a maioria dos humanos na maioria das tarefas»”.

Refletindo sobre a natureza dos large language model (LLM) e se estes estão ou não simplesmente a “seguir uma receita”, o funcionário disse que “ninguém consegue explicar o que uma rede neural profunda com um trilião de parâmetros consegue aprender; mas mesmo que se acredite nisso, todo o método científico pode ser resumido numa receita: observar, colocar hipóteses e verificar”.

Os bons cientistas podem produzir melhores hipóteses com base na sua intuição, mas essa intuição foi construída através de muitas tentativas e erros. Não há nada que não possa ser aprendido com exemplos.

Na perspetiva dos potenciais críticos citados pelo Futurim, Vahid Kazemi poderá estar a opinar com base numa definição conveniente e não convencional de AGI.

Assim sendo, ele não está a dizer que a IA da empresa é mais eficaz do que uma pessoa com conhecimentos ou competências numa determinada tarefa, mas que pode realizar uma tal variedade de tarefas – mesmo que o resultado seja duvidoso – que nenhum humano pode competir com a sua amplitude.

 

Recorde:

OpenAI descobriu uma “ameaça para a humanidade”. Depois, despediu Sam Altman

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Halnaweb
    Halnaweb

    Embora use fortemente o chat gpt plus, não deixo e me lembrar quando no filme Matrix 1, o Neo embarca na sua primeira experiência virtual com o Morpheus e explica-lhe o conceito do Matrix, e, recordo a frase p, enquanto a humanidade se maravilhava com a evolução da i.a. Até que cheogu ao ponto de….
    Até que ponto iremos ter capacidade de travar a evolução “Natural/Artificial” que a tecnologia impõe ou obriga a seguir um único caminho e, que real capacidade há depois de travar isto quandocfor necessário?
    Tenho uma hipótese fictícia, imaginem que a i.a. toma consciência de si própria,e, sabendo de antemão dos seus limites, não dá a conhecer ao seu criador porque já previu as 30 mil possiveis situações e consequências em menos de 1 segundo, e silenciosamente toma posições que a leva a ser livre e independente?
    Será a ideia demasiada cinematográfica?
    Mas é como digo, é uma ferramenta que para mim tornou-se indispensável, e chateia-me solenemente não poder usufruir do Sora 🙁

    1. Avatar de Andreas Noack
      Andreas Noack

      Larga as teorias da conspiração.

      1. Avatar de Halnaweb
        Halnaweb

        E tu vê se vais ao médico e pedes para tomar escitalopran.
        Andas muito agressivo. Anda mais a pé,perde peso, pratica desporto que te ajude a queimar tensão, tipo remo na associação naval, ou outro grupo desportivo.

    2. Avatar de Tretada
      Tretada

      Se se interessa pelo tema da inteligência artificial e sobre a possibilidade de adquirir auto-consciência e já que refere um filme sobre o assunto… recomendo-lhe então outro filme: «Ex Machina» de 2015
      e em seguida ler algumas discussões aqui sobre o filme:
      https://moviechat.org/tt0470752/Ex-Machina
      claro que algumas discussões são apenas sobre trivialidade mas há outras que são bastante interessantes em que os respectivos comentadores estão igualmente interessados no assunto.

      1. Avatar de Halnaweb
        Halnaweb

        Sim, já tinha visto também, nem me lembrei desse filme, obrigado.

    3. Avatar de Elonao
      Elonao

      Too much TV. Too much droga.

  2. Avatar de semerodk
    semerodk

    Claro que sim. XD

  3. Avatar de Joi
    Joi

    Quem tem medo da IA é o poder ou seja aqueles que querem controlo em tudo, IA/IAG/singularidade, vai estar no lado de que mesnos tem.

    1. Avatar de Andreas Noack
      Andreas Noack

      É isso e couves.

  4. Avatar de X
    X

    A IA não precisa de ser consciente para se tornar um perigo.

    1. Avatar de Elonao
      Elonao

      Eu não dizia “perigo “. Eu dizia “confusão “.

      1. Avatar de EDPRR
        EDPRR

        Tal como a ideia de inteligência artificial é disparatada, é isso ? E ir ao fundo dos oceanos, também era disparate, não era ? E ir ao espaço ? Ridículo provavelmente …

  5. Avatar de Leandro Machado
    Leandro Machado

    Hoje o Grock 2 está disponível gratuitamente para os utilizadores do X, experimentei e gostei, só é pena ter um limite de 25 perguntas a cada 2 horas.

  6. Avatar de Mike
    Mike

    Anda tudo fascinado com a IA… mas… com tanto facilitismo, o nosso cérbero vai cada vez menos esforçar-se para aprender… ou seja, as futuras gerações vão tornar-se cada vez menos inteligentes, porque a IA faz (quase) tudo por eles…
    Conhecem o filme “Idiocracy”, pois, parece que dentro de uns anos, o que é retratado no filme, será uma realidade, infelizmente… 🙁