Cisco quer mudar a Internet com o CRS-3

38 Comentários

Cisco apresenta solução pioneira para a “Internet de nova geração” CRS-3 (Carrier Routing System) com 12 vezes mais capacidade de tráfego do que o sistema mais parecido

Na sequencia do nosso artigo “Cisco-tecnologia mudará a Internet para sempre”, eis que foi ontem anunciado pela empresa líder na área do Networking (Cisco), a solução pioneira para a “Internet de nova geração”. O slogan de apresentação desta nova tecnologia questionava “O que é possível quando as redes ganham um jacto de adrenalina?”

cisco

Este novo equipamento fornece 12 vezes mais capacidade de tráfego do que o sistema mais parecido. O Cisco CRS-3 foi desenhado para garantir grandes transformações nas comunicações de banda larga e na indústria do entretenimento, ao acelerar o fornecimento de experiências mais emocionantes aos consumidores, novas oportunidades de receitas para os operadores de telecomunicações e novas maneiras de colaboração no local de trabalho.

O Cisco CRS-3 triplica a capacidade do seu antecessor, o Cisco CRS-1 Carrier Routing System, com mais de 322 terabits por segundo, o que permite fazer o download da colecção impressa da biblioteca do Congresso em apenas um segundo; permite que qualquer homem, mulher, e criança na China possa fazer uma chamada de vídeo, simultaneamente; e enviar qualquer filme criado em apenas quatro minutos.

O Cisco CRS-3 permite a disponibilização de serviços de Internet e Cloud unificados, integrados com os serviços de inteligência de rede de um operador. O CRS-3 fornece ainda grandes reduções de custos e garante a protecção de investimento aos aproximadamente 5000 CRS-1 instalados em todo o mundo. O investimento acumulado na família CRS da Cisco é de 1,6 mil milhões de dólares, o que reflecte largamente o compromisso da empresa nestes equipamentos

A AT&T, uma das maiores companhias de telecomunicações no mundo, testou recentemente o CRS-3 da Cisco numa conclusão do primeiro ensaio de tecnologia de rede de ponta a 100 gigabit. O ensaio demonstrou um avanço da AT&T na tecnologia de rede de nova geração que vai ajudar a ir ao encontro dos requisitos do crescimento de serviços avançados oferecidos pela AT&T para os consumidores finais e empresariais, tanto fixos como móveis.

Segundo Keith Cambrom, Presidente e CEO, AT&T Labs “ Estamos a entrar numa nova fase de comunicações globais, de serviços de entretenimento e aplicações, que requer novas funcionalidades nas tecnologias avançadas de Internet networking, A AT&T contou com um crescimento de 40% do tráfego em 2009, tendo em conta o ano homólogo, e continuamos a ver este crescimento em 2010. Para garantir a liderança na gestão da maior rede global de dados, estamos satisfeitos em continuar a nossa estreita relação com a Cisco e a plataforma de ponta, CRS-3”.

“ A Internet de nova geração está em crescimento e estamos confiantes que o CRS-3 vai ter um papel crucial para operadores de telecomunicações, como a AT&T, que fornecem experiencias emocionantes de vídeo, móvel, data center e cloud services. O CRS-3 está bem posicionado para continuar o legado do CRS-1 da Cisco, tornando-se o router estrela do futuro e funcionando como a base das redes mais inteligentes e avançadas do mundo”.Afirmou Pankaj Patel, Senior Vice Presidente and general manager, Service Provider Business da Cisco.

cisco-crs3

Enquadramento no sector da internet

As previsões de crescimento do tráfego na Internet apontam para um crescimento até 2013 de mais de 525%, sendo o consumo expectável por utilizador de cerca de 15TB/mês. Como exemplo de aplicações, temos os seguintes desafios nos próximos anos:

  • Media Streamers – YouTube, Netflix, Hulu (162 GB/month)
  • 3DTV / HDTV (13 TB/month)  –  O 3D TV está na ordem do dia, começando a surgir no mercado de consumo
  • Smart Phones (500 MB/month) –  temos o exemplo do iPhone e da Blackberry, que nos permitem acessos a conteúdos incluindo vídeo.
  • Tablets / eBooks (1 GB/month) –  a ganharem preponderância no mercado, com o recente lançamento do iPad da Apple
  • TelePresence (2 TB/month) –  A Cisco anunciou o lançamento da Consumer Telepresence, que irá permitir ter chamadas de video em alta definição e com uma experiência final próxima da presença física.
  • Gaming/Jogos (45 GB/month)

Estas e outras aplicações levam a que os consumos de banda larga cresçam e atinjam valores “ agregados” (soma de todos os clientes) muito elevados, colocando novos desafios em termos da internet “actual”. Os operadores têm de dimensionar as suas redes para colmatarem as necessidades dos consumidores.

Sobre a Familia CRS

O primeiro equipamento da família CRS (CRS-1) tem 5 anos de existência e uma presença em mais de 300 Operadores em todo o mundo, tendo uma presença em Portugal em vários dos Operadores Portugueses. O número de máquinas em operação ronda as 5000 unidades, existindo em Portugal entre 15 a 20 destes equipamentos.

A família CRS posiciona-se no Core (ou núcleo) das redes de operador, onde os requisitos de capacidade (throughput) e rapidez de funcionamento são chave. Estes equipamentos têm as interfaces com mais alto débito actualmente na indústria e que permitem agregar os tráfegos dos diferentes clientes, sejam eles xDSL, Cabo ou fibra (GPON).

Homepage: Cisco

Partilhar:
Tags:

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de bigkax
    bigkax

    Estava à espera de algo do género, com o aumento de velocidades de download é preciso que os servidores sejam capazes de lidar com todo esse tráfego.

    1. Avatar de chicosoft

      Servidor? achas que isto é um servidor?

      1. Avatar de bigkax
        bigkax

        Eu não disse que era um servidor, mas sim que os servidores(ISP) precisam de algo do género devido ao aumento de tráfego.

    2. Avatar de dockme
      dockme

      Lol, acho que isso é mesmo falta de atenção… O nome já diz td CRS, no mínimo tem lá a palavra routing.
      http://en.wikipedia.org/wiki/Carrier_Routing_System

      Evolução atrás de evolução. Ninguém pode ficar parado… Claro que são poucos os ISP’s etc… que podem investir 1.6milhões num RS destes. De todas as maneiras estamos a caminhar para isto. Não sou a favor da cloud computing apesar de conhecer muito bem as vantagens. Mas a realidade é mesmo assim. Neste momento, enquanto escrevo este pequeno comment estão no mínimo 8 pessoas ao meu lado com telemóveis e laptops. A maioria está a gastar bastante tráfego, redes sociais, streaming e jogos.

      1. Avatar de bigkax
        bigkax

        Eu sei ler(acho eu), os servidores que eu estava a falar eram os ISP.

        Porque será que lêem sempre os meus comentários de forma errada.

        Já são 2 neste post.

        1. Avatar de @lmx
          @lmx

          concordo contigo, o problema vai estar mesmo nos servidores, pois este vão ter um trabalho colossal pela frente…
          Não me estou a ver os servidores actuais a servirem centenas de milhares de clientes…o caso pior é china e india, mas mesmo assim , por cá ja será muito complicado, pois cada vez se obtém conteudos que precisam de maior largura de banda e maior potência de processamento para entrega por parte dos servidores…em vez de x vamos passar a ter 10x a niveld e servidores para lidar com isto…

          cmps

      2. Avatar de ViajantE
        ViajantE

        “investimento acumulado na família CRS da Cisco é de 1,6 mil milhões de dólares, o que reflecte largamente o compromisso da empresa nestes equipamentos”

        1.6 mil milhões de dolares é o investimento que a cisco já fez na familia CRS e não o custo de um equipamento destes.

        1. Avatar de dockme
          dockme

          LOL, pensei que era o preço a ser investido. xD Não tava com atenção!

          1. Avatar de Corrector Ortográfico
            Corrector Ortográfico

            “Não tava com atenção!” —> “Não estava com atenção!”

  2. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    A reportagem que ouvi na rádio comercial na hora do almoço, seria algo de género “passar todos os filmes produzidos até hoje, passa-los para formato digital e envia-los, demoraria 4 minutos”.

    uau…..

    1. Avatar de Agapytho
      Agapytho

      Claramente, os tipos da Rádio Comercial não sabem ler inglês. Muito triste.

  3. Avatar de crugar
    crugar

    Dado o interesse do autor na cisco já estava a estranhar a ausência deste post! hehehe

    Mais um bom post… Realmente com as TI a crescerem exponencialmente, é bom saber que existe hardware capaz de suportar as necessidades dos utilizadores finais!

    Abraço

  4. Avatar de MOr
    MOr

    322Tbps… Uau… Não é preciso dizer mais nada.

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Fizeste-me lembrar do Fastra II.

  5. Avatar de Dirff
    Dirff

    Isto e muito bom mesmo, infelismente não vai ser para muitos, so quero ver quando meu provedor vai ter uma coisa assim. =/

    1. Avatar de Corrector Ortográfico
      Corrector Ortográfico

      “…infelismente…” —> “…infelizmente…”

  6. Avatar de dockme
    dockme

    Querem ver números?

    Convert 322Tb…

    Bit 354042744143872
    Byte 44255343017984
    Kilobit 345744867328
    Kilobyte 43218108416
    Megabit 337641472
    Megabyte 42205184
    Gigabit 329728
    Gigabyte 41216
    Terabit 322
    Terabyte 40.25

    CD (74 minute) 64980.2561
    CD (80 minute) 60106.7369

  7. Avatar de Filipe Moreira
    Filipe Moreira

    Boas

    Artigo muito bom e informativo.

    Mais 1 salto da Cisco, que justifica, plenamente, o porque de ter o “domínio” do Networking.

    Apenas acho que mudar não é apenas aumentar as capacidades\larguras\débitos das maquinas…
    “Mudar” o sistemas de transportes viários, é apenas construir mais estradas? Ou aumentas as já existentes?

    Acho que começa a ser necessário 1 salto evolucionário de qualquer tipo…

    Não me perguntem qual 😀 porque se soubesse, estaria a trabalhar nele para fazer fortuna 😉 mas se tiverem boas ideias, faço sociedade 😀 hehehe

    Abraço

  8. Avatar de Sun II
    Sun II

    Preço disto?

    1. Avatar de Hélder Pinheiro

      10€ com cartão jovem 🙂

      A Cisco realmente é quem puxa pela tecnologia nesta área.
      Mas, parece-me um pouco inviável que algum ISP possua um CRS-3 multishelf com as tais 1152 slots…

      1. Avatar de chicosoft

        Porque? não me parece nada do outro mundo… Já vi e mexi em equipamentos mais caros ;)(isto se ele custar mesmo 90.000$) .
        Tudo tem um custo por cliente, se este equipamento permite ter um custo por cliente mais baixo porque não??

  9. Avatar de Jo
    Jo

    Só se fala de Cisco.

    Pq não se fala dos equipamentos da antiga 3Com, os equipamentos H3C?

    A caixa dos CRS-3 são iguais aos H3C.

    Para quem n se lembre a 3Com foi comprada pela HP 🙂

    1. Avatar de chicosoft

      1 palavra para só se falar em cisco: Suporte… O Suporte da cisco é sem duvida o melhor(mas também se paga).

      “A caixa dos CRS-3 são iguais aos H3C”: até poderiam ser iguais a um BigMack… Mas a inovação aqui é mesmo os 322Tb

  10. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Vou ver se arranjo um para ter em casa 😀

    1. Avatar de dockme
      dockme

      Ficava fixe debaixo da cama!

  11. Avatar de Davidjeee

    Fogo, um bicho destes não é para qualquer ISP .

  12. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Boa noite,

    Eu não tenho por hábito comentar “posts” em blogs, mas desta vez não consegui manter-me no silêncio.
    Sou um visitante habitual do pplware e tenho vindo a acompanhar a sua excelente evolução ao longo dos tempos.
    Contudo, e depois de ler esta notícia, fiquei bastante preocupado com a boa informação a que o pplware nos foi acostumando.

    Depois de alguma pesquisa deparei-me com uma notícia semelhante neste endereço: http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=55487
    Nota-se claramente que um dos parágrafos foi completamente copiado do link anterior. E, para não bastar, os erros abundam.
    Onde se lê “permite que qualquer homem, mulher, e criança na China possam fazer uma chamada de vídeo, simultaneamente; e enviar qualquer filme criado em apenas quatro minutos.” deveria ler-se “permite que todos os homens, mulheres, e crianças na China possam fazer uma chamada de vídeo em simultâneo; e enviar todos os filmes criados em apenas quatro minutos.”

    Sr. Pedro Pinto, se vai copiar notícias de outro local deixo aqui dois conselhos: refira as suas fontes no seu “post” e verifique a veracidade do que vai copiar.

    Cumprimentos

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Ora caro Pedro Ferreira,

      Agradecemos as palavras expressas nos primeiros parágrafos!!! Quanto ao restante, e já que temos tanta credibilidade para si, porque não pensar que são os outros que podem copiar daqui???
      Mas passo a explicar até porque não queremos mal entendidos e que nos acusem sem fundamento. Tal artigo teve como base o press release enviado pela própria Cisco para o pplware. Nesse sentido, é normal que existam artigos idênticos uma vez que a informação enviada via press release para alguns media é iguais.

      Assim sendo, acho que merecemos pelo menos um pedido de desculpas por tal acusação. Que me diz, friends?

      1. Avatar de Pedro Ferreira
        Pedro Ferreira

        Caro Pedro Pinto,

        A notícia publicada no site em questão “nasceu” 5 horas mais cedo que a notícia publicada por si… Estranha coincidência saírem parágrafos iguais, e ao que parece a cisco só enviou o press release para o pplware e para o site em causa.

        Quanto às copias por outros sites das notícias publicadas pelo pplware, ninguém meteu em causa que isso não acontece. Com certeza que é pratica recorrente por outros blogs / sites noticiosos.

        Um pouco de honestidade e reconhecimento para com os outros não faz mal a ninguém… Espero que tenha isso em consideração no seu próximo artigo! E como “blogger” deverá saber melhor que eu que copiar o que os outros escrevem não é problema, desde que os créditos sejam respeitados…

        Não veja estas críticas como algo pessoal, mas sim com o objectivo de melhor os conteúdos noticiosos aqui difundidos e discutidos. 😉

        Cumprimentos

        PS: Apagar os “posts” não desejados, como fez ao meu primeiros, também não é muito boa prática…

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Caro Pedro Ferreira,

          Em resposta ao seu novo comentário devo referir que o pplware tem um timeline para saída de artigos que é definido normalmente no dia anterior. Assim, a não publicação numa determinada hora não é sinal que o artigo já não tenha sido escrito. Vou-lhe fazer chegar via e-mail o press release enviado pela Cisco para confirmar a veracidade das minhas informações e assim possa reflectir sobre o que escreveu.

          Cumps,
          Pedro Pinto

        2. Avatar de Vítor M.

          Desculpe lá Pedro, mas não sei do que fala:

          PS: Apagar os “posts” não desejados, como fez ao meu primeiros, também não é muito boa prática…

          Veio com uma conversa de cópia, justificamos e apresentamos provas, agora apareceu isso?

          Mas o que virá a seguir?

          Se apagássemos não estaríamos aqui a perder tempo a responder.

          Acho que o Pedro não nos conhece e com isso deve estar confundido com alguém.

          Acho que já merecemos um pedido de desculpas… sem é como diz que vem por bem.

          “Quem não se sente, não é filho de boa gente”, como ensina o adágio popular.

    2. Avatar de Vítor M.

      Hehe um press release é original só na fonte de quem o produz… vamos dissecar “press release”

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunicado_de_imprensa

      Fica aqui uma explicação e tive o cuidado de deixar o link do artigo em português… tudo para “facilitar”. 🙂

      1. Avatar de Filipe Moreira
        Filipe Moreira

        Boas

        Depois de tanto letra gasta, não sei qual é a opinião, de alguns intervenientes, acerca da nova proposta da CISCO….

        Será que sou eu que não sei ler … :S ???

        Cumps

  13. Avatar de Yuy
    Yuy

    Operadores que em Portugal precisam disto:
    – Telepac / Sapo
    – Optimus / Clix
    – Zon
    – Vodafone

    devido ao elevado número de clientes, o resto é raia miúda.

  14. Avatar de MS-PT
    MS-PT

    a Alcatel Lucent está a preparar algo do genero, mais economico…

    😉 para nao variar!

  15. Avatar de Tiago
    Tiago

    A Zon bem precisa de uma resma destes… a pseudo fibra deles está a rebentar pelas costuras. Agora começaram a aplicar Traffic Shapping agressivo nas zonas mais populadas para conseguirem manter as velocidades prometidas.
    Enfim… é o que temos…

  16. Avatar de Markov

    Great post!I like your job.thnx.