Cisco coloca router no espaço

33 Comentários

A empresa Cisco, líder mundial na área do Networking, informou que o Space Router, do projecto IRIS – Internet Routing in Space enviado em Novembro de 2009 junto com o satélite de comunicações da IntelSat General, concluiu com sucesso a fase de testes iniciais. O router está em orbita a cerca de 35 000 Kms da terra e este é o primeiro passo dado pela Cisco num projecto revolucionário na área das comunicações via Satélite.

cisco_1

A ideia da Cisco é criar uma rede IP e colocar um router em cada stélite por forma a permitir que as decisões a nível de encaminhamento e outros processo sejam implementados no próprio satélite.

cisco_2

Actualmente toda a “inteligência” do sistema fica na terra, sendo que os satélites apenas são responsáveis pela troca de informação numa rede do tipo “circuit-switched”, sendo que toda a decisão em termos de encaminhamento passará a ser processada em cada satélite.

cisco_3

Por outro lado, adoptando o IP (o mesmo protocolo usado na Internet) será possível  encaminhar fluxos de dados como a voz, video entre satélites, usando uma única rede.

Homepage: Mais Informações

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Doutor, o precioso corrector
    Doutor, o precioso corrector

    Onde se lê:

    “…cerca de 35 mi Kms da terra…”

    deveria constar : “…cerca de 35 000 KMs da terra” ou
    “…cerca de trinta e cinco mil kilómetros da terra”

    1. Avatar de João Costa
      João Costa

      Isto será muito bom pois irá facilitar as condições da net, mas quanto a avaria, os problemas que ocorrerem no ROUTER, quem vai arranjar deve ser uma robô programado pela CISCO, pois só para detectar a avaria que tem demoraria mais de que um mês certamente!

      Isto está a ser muito revolucionário, cada vez existe novas invenções, ideias e novas tecnologias, cada dia que passa é uma supresa, qualquer dia podemos teletrasnportarmos no tempo! =)

      1. Avatar de rui
        rui

        talvez, mas primeiro viajar no tempo e teletransportamo-nos, só depois as duas em conjunto

    2. Avatar de O outro precioso corrector...
      O outro precioso corrector…

      Já que estamos numa de correcções (novo acordo: correções?), o “k” de kilo é minúsculo (km, kg, kb, kB…)

      O “K” maiúsculo é de Kelvin.

      1. Avatar de wannabeCorrectorDoGoogle
        wannabeCorrectorDoGoogle

        Cada vez mais me chateiam os comentarios deste genero. E que tal ligarem a moderaçao, e pouparem quem de facto gosta do blog, destes comentarios?

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Deixa-os falar, eu ainda não percebi muito bem qual a diferença entre 35 mil ou 35 000 ou K,k…:)

          1. Avatar de Paulo Pereira
            Paulo Pereira

            Oh pedro essa era desnecessária. Existem regras para siglas e para utilização de numerais numa frase. Erra aceita-se. Não saber também se aceita. Gozar quem sabe é ridículo. Certamente não gostarias que ignorassem quando dás um conselho ou quando dizes que em informática o modo de executar é de determinada forma. Na gramática é igual!

        2. Avatar de Paulo Pereira
          Paulo Pereira

          wannabeCorrectorDoGoogle: qual é o problema de veres correcções ortográfica? O conhecimento estorva? É como se em vez de 35000 fossem só 3500. É uma incorrecção e pronto. E se és um visitante habitual sabes que as correcções são para que o texto fique melhor e por hábito até são aceites pelos autores. Nem todos, claro!

          1. Avatar de Filipedgb
            Filipedgb

            Concordo plenamente. Nunca entendi tal embirração com as correcções ortográficas. Simplesmente deixei de comentar neste blog por esse mesmo motivo

          2. Avatar de Lino
            Lino

            @Paulo Pereira

            OMG?

            “É como se em vez de 35000 fossem só 3500.”

            pra um tonto talvez

            milhars de artigos na net q usam o “35 mil”

            e 35 mil está longe de parecer 3500…

            para alem da maneira como respondes Pedro Pinto é simplesmente parva, ele estava a fazer uma pregunta perfeitamente aceitavel

            e de certo modo concordo com o wannabeCorrectorDoGoogle mais importante é comentarem a noticia que andarem a fazer correcçoes a pequenos erros ou deslizes ortograficos no artigo que em nada dificultam a sua compreensao

            cumpiz

  2. Avatar de vala
    vala

    E se houver uma avaria num router so um mes depois a resolvem….lol

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Para isso é que cada satélite tem um router. 🙂 Redundância.

  3. Avatar de Paulo Ribeiro

    quando comecei a ler pensei, “tu queres ver que agora vou pa rua e tenho ip atribuido e net de graça” a principio pareceu-me ingénuo da minha parte mas, porque não ? sim a distancia ia fazer pings de 2 segundos e o upload seria outro problema, e tinha de estar na rua, e a net “cá em baixo” é mais rápida mas era uma boa alternativa ao sistema actual.
    e ultimamente vejo software como o “mylookout” que instalei no meu android no outro dia, à coisa de 2 anos isto era brinquedo para custar os olhos da cara e agora a localizaçao do telemóvel por gps é de graça.
    será assim tão ingénuo como isso ?

    1. Avatar de Gooden
      Gooden

      Cara amigo… não acho que seja ingénuo =)

    2. Avatar de pauloallex24

      Não é ingénuo porque admito que também pensei exactamente no mesmo e tenho quase a certeza que muitos pensaram como nós xD
      Falando dessa aplicação que referiste, vou ver se encontro algo do Género para o Symbian s60 5th. Fiquei curioso das suas potencialidades 😀
      Cumprimentos

      1. Avatar de ubert
        ubert

        A aplicação referida é cross-platform 😉 symbian, iphone, android, windows.
        Vou instalá-la no meu HTC Hero para testar.

        1. Avatar de pauloallex24

          ahahah Pois é 😛
          Já tou a instalar xD

          1. Avatar de pauloallex24

            ainda não tava a instalar. enganei-me. ìa para fazer o download e dizem-me que quando tiver disponível me avisam. Já tava todo contente xD

        2. Avatar de pauloallex24

          Correcção. Afinal dizem que quando estiver disponível me mandam um mail –‘

      2. Avatar de Paulo Ribeiro

        tinha graça, atirava-se um pinxavelho para fora da janela (tinha de ser a prova de agua), e em qualquer lado tinha-se net. lenta ou não, estava-se em sintonia com o mundo.

  4. Avatar de Neca
    Neca

    Era realmente fantástico existir algo assim, mas…para já ainda está muito verde…mais…só irá funcionar possivelmente nos EUA, nos primeiros tempos

  5. Avatar de chicosoft

    Não gostava de ser o Técnico que lá vai ligar-se ao terminal.. quando aquilo se passar, ou precisar de um upgrade de Rommon lol

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Eles contratam um extra-terrestre residente 🙂

      1. Avatar de David Soares
        David Soares

        É uma boa oportunidade de emprego para quem quiser ir para o estrangeiro 😀

  6. Avatar de Aptenodytes Tuxus
    Aptenodytes Tuxus

    Isto é para oferecer net grátis aos ETs 😀

    1. Avatar de PedrodaCunha
      PedrodaCunha

      Correcto.

  7. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Não era nada mal pensado inventarem um mega router super potente a “oferecer” net pro mundo inteiro.. com conexão em todo o lado.. isto sim era espectacular =)

  8. Avatar de Frigo
    Frigo

    Vão ser a nova coqueluche dos hackers.

    1. Avatar de Darks
      Darks

      Foi exactamente nisso que pensei, com um rooter gigante no “céu” a transferir informação os hackers vão ter novos brinquedos para se entreter… xp

      1. Avatar de Eduardo Garcia
        Eduardo Garcia

        😀

  9. Avatar de Alexandre Alves
    Alexandre Alves

    Pode ser bom para ter net em “qualquer” lugar, mas ainda assim é limitado. Worldwide net seriam precisos mais uns quantos satellites, afinal de contas se o satellite estiver sob Portugal, quem estiver na austrália não capta o mesmo satélite.

    Já usei ligações satélite e de facto é excelente a taxa de transferência. Mas no que respeita a latẽncia é para esquecer 🙂 Pelo menos era a cerca de 7 anos atrás 😀

    E net grátis em todo o mundo??? Não vivemos numa utopia :)))

  10. Avatar de Eduardo Garcia
    Eduardo Garcia

    IPS em Satelites?
    Vejo hackers dominando satelites… 😛
    Se té redes quanticas quebraram.. imagine um mero satelite….

  11. Avatar de darkxp
    darkxp

    sim… o piratebay ja ta de olho… hehe

    o problema é o ping….

    para ter net a nivel global não precisa ser por satelite… ha soluções melhores.

    bem… vamos ver o que isto dá!