Cientistas russos querem lançar satélites para iluminar os céus com publicidade

26 Comentários

Não, a ideia não é nova e, se passar à realidade, o planeta estará seguramente em maus lençóis. Isto porque investigadores russos sugerem que poderíamos enviar constelações de satélites para o espaço para exibir anúncios comerciais no céu noturno sobre as cidades.

O projeto, que dizem poder ser viável financeiramente, seria usar os Cubesat em órbita para refletir a luz solar em diversas formações.

Ilustração de ideia dos cientistas russos para colocar satélites para refletir publicidade


Será uma estrela cadente? Não, é publicidade aos medicamentos contra a azia

Esta não foi a primeira vez que se falou de tal aberração. Aliás, conforme devem estar lembrados, esta proposta já foi lançada para cima da mesa em 2019 pela mão da empresa russa StartRockets e tinha já como interessada a Pepsi. No entanto, e o coro de críticas foi tal, que ficou… na prateleira, mas não foi descartada!

É uma visão profundamente detestável do futuro, destinada a irritar os astrónomos – que já lutam com constelações de satélites altamente reflexivos que arruínam as suas observações – assim como qualquer pessoa que aprecie uma visão desobstruída do céu noturno.

Num novo artigo publicado na revista Aerospace, investigadores do Instituto Técnico Skoltech de Moscovo e do Instituto de Física e Tecnologia de Moscovo concluíram que o envio de uma formação de satélites em órbita para exibir publicidade acima dos centros populacionais poderia não só ser viável, como custar apenas 65 milhões de dólares por missão.

Há já algum tempo que estudamos alguns dos aspetos mais técnicos da publicidade espacial. Desta vez olhámos para o lado económico das coisas e, por mais irrealista que pareça, mostramos que a publicidade espacial baseada em 50 ou mais pequenos satélites a voar em formação poderia ser economicamente viável.

Explicou numa declaração o primeiro autor Shamil Biktimirov, um estagiário de investigação no Centro de Engenharia da Skoltech.

Cada “pixel” ou satélite individual do painel espacial teria de ser bastante maciço para refletir luz suficiente e tornar toda a coisa financeiramente viável. Nesse sentido, o investigador sugeriu que cada satélite cubesat pode ser tão grande como uma vela solar de 100 metros quadrados, referenciando a área do LightSail 2, a maior vela solar a ter sido enviada para o espaço até agora.

Ilustração da vela solar LightSail 2

Biktimirov e os seus colegas calcularam que as receitas dependeriam de uma série de fatores, incluindo “nebulosidade, tempo frio mantendo as pessoas dentro de casa, e a composição demográfica da cidade”.

Os satélites não estariam a exibir um único anúncio de uma única marca. O projeto levaria a que os satélites mostrassem vários anúncios diferentes na próxima cidade mais rentável ao seu alcance.

Mas a abordagem tem também um grande inconveniente. Uma vez que os satélites funcionam refletindo a luz solar, só seriam realmente visíveis ao nascer e ao pôr do sol, e não à noite. Além disso, estes satélites e o seu brilho também poderiam prejudicar as observações do céu noturno a partir do solo, uma guerra já aberta com várias empresas, entre elas a Starlink.

Contudo, insistem os russos, em circunstâncias ideais, uma campanha de 91 dias poderia gerar 111 milhões de dólares após as despesas.

 

Russos conseguirão que as marcas fiquem ligadas a este ruído nos céus?

Claro, a ideia foi colocada contra alguns argumentos fortes. Até que ponto as marcas estariam mesmo dispostas a dar este salto, recorrendo aos seus slogans e logótipos poluindo o céu?

Obviamente a parte técnica não seria difícil de ultrapassar, mas esta outra vertente, seguramente não poderá ser dada como segura.

Como referimos, em 2019 a StartRocket auscultou várias marcas para dar corpo ao seu projeto. Três meses depois, a empresa russa anunciou que tinha assinado um contrato com a PepsiCo para enviar um “cartaz orbital” para o espaço. Contudo, a fabricante de bebidas revelou pouco depois que tinha abandonado quaisquer planos de prosseguir tal empreendimento. A ideia era de tal forma controversa que poderia ser um risco, até para a própria marca.

A luta seria com os astrónomos e não só. O mundo não deverá querer um céu cheio de lixo com publicidade.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Carvalho
    João Carvalho

    Completamente patético, além de associar qualquer marca a uma forma de poluição visual extremamente agressiva.

    1. Avatar de ze
      ze

      Como se os cientistas russos sem preocupassem com poluição de qualquer espécie.

      1. Avatar de Soundneer
        Soundneer

        Zé, O kremlin quer saber a tua localização… 😀

  2. Avatar de ERUS
    ERUS

    Eu era o primeiro a abate-los do céu, satélites com publicidade era só o que faltava.

    1. Avatar de Ziggy
      Ziggy

      A tua pressão de ar tá pronta 😀

  3. Avatar de Luis Maria
    Luis Maria

    Qualquer dia quem quiser ver o ceu sem publicidade precisa de uma subscricao premium. Acho bem, os ricos merecem uma visao mais limpa

  4. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Nunca pensei que os cientistas russos fossem mais estúpidos que uma porta 🙁 Como é que eles inventam armas com cientistas tão patetas? 😛

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Não inventam, e as provas estão mais do que dadas. E estes são claramente mais mercenários do que cientistas.

  5. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Mais poluição visual nocturna ?? Só nos faltava mais esta. ಠ⁠_⁠ಠ

  6. Avatar de Luis Garcia
    Luis Garcia

    Deve ser por isso que o suposto “segundo maior exército do mundo” está a levar um porrada na Ucrânia. Aos cientistas russos faltam-lhe 3 dedos de testa. São muito estúpidos.

    1. Avatar de sa.pong
      sa.pong

      Nota-se… Os fascistas de kiev já perderam mais de 45% de todo o exercito e das forças especiais que andaram a treinar ás escondidas com a CIA restam meia duzia. Já agora, podes dar ai o link para o video que meteram ontem online a mostrar os teus adorados AZOV a cometer genocidio? É para um amigo…

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        E a ponte camarada!? Tchii! Aquilo é que foi!

        Não se esqueça que deve de bater as botas ao esticar o braço em saudação ao retrato do seu querido Führer Putin que tem na dispensa.

        1. Avatar de sa.pong
          sa.pong

          E como foi hoje o primeiro dia de trabalho do novo General? Kiev ficou tão contente que decidiram celebrar com mais de 60 fogos de artificio…

      2. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Só 45%? Eu acho que perdeu 120%

      3. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Jerónimo és tu?!

    2. Avatar de InsultaParvos
      InsultaParvos

      Que homem cheio de sabedoria! orgulho 🙂

  7. Avatar de Afirmo, eu
    Afirmo, eu

    A melhor maneira de parar esta aberração é as pessoas declararem boicote aos produtos publicitados no Céu.

  8. Avatar de sa.pong
    sa.pong

    “o primeiro autor Shamil Biktimirov, um estagiário de investigação”….
    Não tenho mais nada a crescentar.

    1. Avatar de JP
      JP

      sim, por favor, não acrescentes mais nada.

      1. Avatar de Secadegas
        Secadegas

        Sim… Calado és um verdadeiro poeta.

        1. Avatar de JP
          JP

          Já te foste alistar para a frente Russa?

  9. Avatar de TSSRK
    TSSRK

    É só mais uma, quem usa o youtube por ott até se espuma com tanta publicidade

  10. Avatar de Carlos
    Carlos

    A estupidez humana não tem mesmo limites… Ridículo isto, esperemos que nunca avance!

  11. Avatar de alfa7
    alfa7

    se fosse o americanos ou chineses; devia haver de haver outras opiniões!!!

    1. Avatar de Secadegas
      Secadegas

      Se fossem os Americanos era a ideia fantástica… Tal como os satélites da Starlink que estorvam toda a comunidade científica.

  12. Avatar de jota
    jota

    Mas vocês acham que é mesmo para passar publicidade? pois eu acho que é a maquina de propaganda russa para evitar os boicotes da “Meta” e do “Youtube”.