Cientistas estão mais perto de descobrir a verdadeira origem dos dinossauros

30 Comentários

Os mais antigos fósseis de dinossauros conhecidos datam de há 230 milhões de anos, ainda que diferenças evolutivas sugiram que eles já existiam antes disso. Agora, um novo estudo acredita ter percebido de onde vieram, afinal, estes animais que tanto fascinam as pessoas.

Dinossauros, répteis

Fósseis de dinossauros descobertos na Argentina, no Brasil e no Zimbabué ajudaram os cientistas a traçar um quadro dos seus primórdios.

Contudo, ainda que os mais antigos fósseis de dinossauros conhecidos datem de há 230 milhões de anos, estes mostram diferenças evolutivas que sugerem que os dinossauros já existiam há milhões de anos antes de os seus restos aparecerem na Argentina e no Zimbabué.

Aliás, um novo artigo indica que os primeiros dinossauros podem ter surgido nas planícies quentes e secas do antigo Gondwana – áreas que hoje incluem a floresta amazónica, a bacia do Congo e o deserto do Saara -, em vez de regiões temperadas, conforme se pensava anteriormente.

cometa

Por não haver muita informação, os cientistas procuraram reconstruir a geografia antiga e as linhas de tempo evolutivas, utilizando técnicas avançadas de modelação.

A sua análise considerou regiões como a Amazónia e a África Central como “dados em falta”, segundo a imprensa, em vez de assumir que os dinossauros estavam ausentes.

 

Ainda há muito por explorar sobre os dinossauros…

As novas descobertas indicam que os primeiros dinossauros vieram provavelmente do Gondwana ocidental de baixa latitude, um ambiente escaldante semelhante aos desertos e savanas atuais.

Isto faz sentido, se considerarmos que os primeiros dinossauros estavam muito longe de gigantes como o T. Rex ou o Diplodocus. Estas criaturas primitivas eram pequenas – mais ou menos do tamanho de uma galinha ou de um cão médio – e andavam sobre duas patas. Além disso, prosperavam em climas difíceis, juntamente com outros répteis.

Deserto do Saara

Pelo que se sabe, continuaram assim durante milhões de anos, sendo os dinossauros apenas um grupo de animais entre muitos.

Isso mudou há cerca de 201 milhões de anos, quando erupções vulcânicas espoletaram uma extinção em massa, do final do Triásico. Com a eliminação de outras espécies, os dinossauros diversificaram-se rapidamente e tornaram-se nos animais terrestres dominantes durante os 135 milhões de anos seguintes.

As densas florestas da Amazónia e as areias do Saara permanecem maioritariamente inexploradas em termos de fósseis. Por isso, futuras expedições poderão descobrir mais provas que ajudem os cientistas a compreender, finalmente, de onde vieram os dinossauros.

 

Leia também:

Como seriam os dinossauros se não tivessem sido extintos?

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de X
    X

    A origem da vida na terra é muito simples, aliens fizeram escala no nosso planeta e um deles aproveitou para vazar o intestino, dessa poita começou a vida na terra.

    1. Avatar de staline
      staline

      Que comentário asqueroso.

      1. Avatar de X
        X

        Podes ver uma cena semelhante no inicio do filme Prometheus (2012)!

        1. Avatar de X^2
          X^2

          O X a inspirar a sua vivência pessoal em documentários… e agora em filmes. Terá o X pensamento próprio ou só os que pede emprestado?

    2. Avatar de X^2
      X^2

      Não julgue o X que somos todos feitos da mesma substância de que o X é feito!
      Se quer justificar a sua existência desse modo… isso é lá consigo mas não arraste toda a gente atrás.

      1. Avatar de X
        X

        Somos feitos todos da mesma amálgama e temos que limpar o nosso karma colectivo, estamos só ainda a sair da lama a nivel de historia da Humanidade há que pensar o futuro e não ficar agarrado ao passado!

        1. Avatar de X^2
          X^2

          Não inclua toda a gente na sua amálgama, a sua amálgama é sua e só sua pelo que não precisa de projectar nos outros a sua necessidade de limpar esse Karma dessa lamacenta amálgama.

    3. Avatar de Anung
      Anung

      Então tu deves ser o ser mais primordial a passear pelo planeta.

      1. Avatar de X
        X

        Já tu és tão evoluido que vês os Humanos como obsoletos e perigosos de tão iluminado que és! https://i.ytimg.com/vi/UIHdPAJW7gY/maxresdefault.jpg

        1. Avatar de X^2
          X^2

          A revolta do X… será o X a apontar-nos o dedo? Não havia necessidade!!!

          1. Avatar de X
            X

            Não X^2 aquilo é como eu vejo o Anung, um misantropo todo evoluido e avarento!

          2. Avatar de Anung
            Anung

            Trabalhar honestamente e não andar por aí a destilar inveja não tem nada de avarento 😉

    4. Avatar de Inculto
      Inculto

      E o povo pensa que é mentira… Ok.

      1. Avatar de X
        X

        A brincar se diz coisas que secalhar não estão longe da verdade mas secalhar feri sensibilidades religiosas arcaicas!

        1. Avatar de X^2
          X^2

          A brincar, a brincar é como o X vai dizendo o que lhe vai na alma e só hoje, nestes seus tão curtos comentários, já revelou tanto de si: as suas origens. os seus gostos, os seus dilemas existenciais, a sua necessidade de não se sentir sozinho nos seus peculiares pensamentos e, finalmente, a sua mesquinhez perante os outros. Sendo assim, suponho que tenha razão nessa sua introspecção sobre as suas origens… espero que a utilize para se melhorar enquanto ser humano. Melhor ambição não poderia haver!

          1. Avatar de X
            X

            X^2 criaste um boneco para fazer de saco de box mas tem cuidado não conhecemos realmente as pessoas criamos uma imagem que vem dos nossos preconceitos etc e projectamos muito de nós nos outros, tem cuidado.

          2. Avatar de X^2
            X^2

            Ui… por duas vezes avisa-me o X: “tem cuidado”! Terei acertado na mouche?

          3. Avatar de X^2
            X^2

            Não, caro X, detesto boxe (se era esta a palavra que queria)… apenas tenho apontado as suas contradições. Compreendo que não goste, compreendo que não goste de se sentir como alvo apesar de o X ter os seus alvos de estimação e não ter qualquer pejo em os dar a conhecer.
            Quem vai à guerra dá e leva… naturalmente o X fica todo satisfeito por dar (que altruísmo da sua parte!) mas todo incomodado por levar, compreendo perfeitamente, não gosta de perder.

            Quanto à imagem que tenho de si não é nem mais nem menos do que aquela que o próprio X aqui faz questão de deixar.

  2. Avatar de Sousa
    Sousa

    Água -> Vida

  3. Avatar de Jackson L
    Jackson L

    Incrivel pensar que dinossauros viveram 136 milhoes de anos e os humanos so viveram 10000 e ja estao perto da extincao

    1. Avatar de Joscknal
      Joscknal

      Humanos tal e qual como nós com as mesmas capacidades físicas e mentais existem há mais de 200.000 anos.

      Quanto aos dinossauros, houve inúmeras espécies diferentes ao longo de todos esses 136 milhões de anos (há quem julgue que os dinossauros viveram durante ainda mais algumas dezenas de milhões de anos do que esses)… tal como têm existido várias espécies de hominídeos ao longo dos últimos milhões de anos.
      A espécie mais antiga de hominídeos julga-se ter vivido há 6 ou mesmo perto de há 7 milhões de anos. Mas se formos a considerar a existência de primatas então teremos de recuar até 58 milhões de anos. (Se é para comparar com dinossauros então as contas tem de ser feitas de um modo um pouco diferente do seu.)

      58 milhões de anos ainda estão longe dos seus 136 milhões de anos mas ainda assim são muitos mais do que os seus meros 10.000 anos.

      Quanto à humanidade estar perto da extinção… não julgue toda a gente pelos seus padrões!

    2. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      O género Homo apareceu à 2.8 milhões de anos atrás. Se te estiveres a referir apenas ao Homo Sapiens, estes apareceram à 300 mil anos atrás.

      1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
        BurroFuiEuQueEstudei

        Disseste Homo?

        1. Avatar de X
          X

          Agora é Homo-Plastic, estamos a ficar plastificados nem os bichos nos pegam depois de mortos, vivemos num ambiente já cintético-cibernético!

          1. Avatar de X
            X

            *sintético

        2. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          Sim, disse Homo, porquê?

    3. Avatar de Inculto
      Inculto

      Basta ver a abertura dos jogos olímpicos para constatar isso… O o Festibale do Eurovisão

  4. Avatar de Álvaro+Campos
    Álvaro+Campos

    Estes cientistas……
    Então não é sabido que os dinossauros vieram dos ovos???? Bem! Bem, bem, bem!

  5. Avatar de Inculto
    Inculto

    Foram vistos á pouco tempo a subscrever certificados de desforro, pois a sua literacia financeira é dessa época…

  6. Avatar de Inculto
    Inculto

    O problema do humano é a falta de visão… https://youtu.be/S74h3U7rISM?si=bh9zDZ_RcdeYseqt