Cientista da IBM é 1ª mulher…

8 Comentários

a receber «Nobel da Informática» ! A cientista da IBM, Frances Allen, entrará para a História como a primeira mulher a receber o prémio Turing, uma espécie de «Nobel da Informática» que já possui 40 anos de existência.

Aos 75 anos, Allen irá receber o prémio em Junho e 100 mil dólares pelos seus trabalhos para optimizar os programas que traduzem linguagens informáticas entre si, utilizados em campos tão distintos como previsões meteorológicas e a segurança nacional.


«Tive a boa sorte de trabalhar em grandes projectos com bons instrumentos», afirmou a cientista que, após ter chegado à empresa em 1957, projectou softwares para a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA). Embora se tenha reformado em 2002, Allen continuou a trabalhar em programas para encorajar mulheres e jovens a estudar informática.

Desde a primeira edição do prémio, em 1966, o Turing premiou avanços em campos como a inteligência artificial, mas só tinha homenageado homens até agora.

Fonte: Diário Digital

Partilhar:
Tags:

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Brazovsky

    Não só é uma boa notícia para o mundo feminino, como também para a IBM, porque ultimamente muita gente quer dar como “morta” esta empresa, mas parece que continua a dar cartas.

  2. Avatar de jtiago
    jtiago

    faco minhas as “letras” do Brazovsky !
    PS: espero que nao te importes!!! XD

  3. Avatar de devnull
    devnull

    Quem pensa que a IBM está morta, tem pouco conhecimento sobre o mundo actual das tecnologias de informação.

    Nos últimos anos a empresa passou por uma grande metamorfose. Transformou-se numa empresa de software e hardware, numa empresa de serviços. Ainda possuem negócios relacionados com o hardware (principalmente nas áreas relacionadas com sistemas de alto desempenho) e têm uma divisão de Investigação e Desenvolvimento que é talvez a mais produtiva de toda a indústria. Além disso souberam adaptar-se aos novos tempos e foram uma das primeiras empresas a aderir ao modelo de desenvolvimento Open Source. Aliás, hoje em dia são um dos maiores contribuidores, tendo doado grandes quantidades de código, muitos programadores e até mesmo patentes.

    Por tudo isto, além de não estar morta, é talvez uma das empresas mais bem colocadas para enfrentar as dificuldades de uma indústria que está num processo de grandes mudanças.

  4. Avatar de Bikoka Frita

    Ora aqui está uma excelente noticia. Afinal o mundo é cada vez mais das mulheres.

    A IBM nunca está morta mas apenas adormece de tempos a tempos.

  5. Avatar de SkySkull

    óptimas notícia.. parabéns à senhora 🙂

  6. Avatar de Portuguesaovolante

    Assim de repente, também a Ellen Voorhees e a Donna Harman já deviam ter o reconhecimento da comunidade, pois são duas das maiores entidades em Recuperação de Informação e do TREC, ou seja, as “mães” dos motores de busca como o Google…

    http://portuguesesaovolante.blogspot.com

  7. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Sorte dela que não sofre do mesmo problema que a minha esposa, “incompatibilidade tecnológica” com ela nada funciona.:D

  8. Avatar de Iracy Silvano
    Iracy Silvano

    Parabéns Frances Allen! Isso nada mais é do que a mudança do mundo, não se trata de genero e sim de inteligência, que qq ser humano tem uns mais outros menos, e é por isso que as mulheres vem se destacando, convido a todas a entrarem no site do http://www.confea.org.br, e ver que há um link para um evento que acontecerá no Brasil em Brasilia no mes de dezembro e neste momento queremos apresentar os trabalhos cientificos das mulheres do Brasil e do mundo, não deixem de dar uma olhada.