Cientista chinês diz ter criado primeiros bebés geneticamente manipulados

61 Comentários

Quando se falou pela primeira vez na clonagem humana, surgiram muitas vozes de protesto, a ideia caiu mal e o mundo reagiu com alguma veemência. Mas, o assunto não ficou perdido nas gavetas dos laboratórios.

Os primeiros bebés geneticamente manipulados do mundo terão nascido na China. O professor He Jiankui afirma que, ao remover um gene específico dos embriões, recorrendo à técnica CRISPR-Cas9, as meninas gémeas terão imunidade natural ao vírus da SIDA. As meninas, “Lulu e Nana”, irão crescer numa tempestade ética, entre a eficácia e a moralidade do procedimento.


Poderá esta experiência mudar o ser humano do futuro?

A informação começa a fazer eco na comunidade científica, depois de a revelação ter sido feita, pelo próprio cientista em Hong Kong, a um dos organizadores da conferência internacional sobre manipulação de genes, que terá início na próxima semana.

Num vídeo publicado no YouTube , o He Jankui deu a conhecer o processo, que começou com um procedimento de fertilização in vitro bastante normal. Depois de o espermatozóide do pai ter fertilizado o óvulo da mãe, um embriologista injetou as proteínas CRISPR-Cas9 na célula, que realizou uma “cirurgia genética”, excluindo um gene conhecido como CCR5.

Este gene codifica a proteína que o VIH usa para entrar numa célula. Desta forma, remove o vírus e permite, segundo o cientista, que as meninas possam desenvolver uma imunidade natural ao vírus.

O cientista afirmou que o objetivo não é curar ou prevenir uma doença hereditária, é sim tentar criar uma capacidade de resistência a uma possível infeção futura de VIH-Sida. Além disso, He adiantou que os pais envolvidos não quiseram ser identificados ou entrevistados.

 

Mais que a ética está a segurança

Este tipo de procedimento não é apenas “cortar e colar”. Uma das principais preocupações com a tecnologia é que ela pode causar mutações não intencionais noutras partes do genoma.

O cientista referiu que a sua equipa está atenta a isso e, como tal, conduziram genomas inteiros e direcionaram técnicas de sequenciamento antes que os embriões fossem implantados, durante a gravidez e novamente após o nascimento.

A equipa relata que apenas os genes desejados foram alterados e não houve mutações fora do alvo. As meninas gémeas, apelidadas de Lulu e Nana, para proteger a sua privacidade, são aparentemente “tão saudáveis ​​quanto qualquer outro bebé” e agora estão em casa com os seus pais.

A comunidade científica parece não estar a reagir positivamente. Um especialista em manipulação de genes da Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos), Kiran Musunuru, e editor de uma revista de genética, referiu que é “inconcebível… uma experiência em seres humanos que não é moralmente ou eticamente defensável”.

O diretor do Scripps Research Translational Institute (estado norte-americano da Califórnia), Eric Topol referiu também que “Isso é prematuro demais”.

 

Ética da edição

Se o anúncio dos bebés CRISPR parece ter saído do nada, é porque aconteceu. A experiência foi mais ou menos realizada em segredo, e só agora foi divulgada algumas semanas após o nascimento das crianças geneticamente editadas.

Esse sigilo levantou muitas suspeitas, com os cientistas, em primeiro lugar, a imaginar se os resultados são tão inovadores quanto parecem. E se forem, isso pode ser um desconfortável primeiro passo num caminho escorregadio em direção a “bebés projetados”, evitando os muitos anos de debate sobre como proceder.

É importante notar que, nesta fase, os relatórios não foram verificados de forma independente, por isso é difícil dizer se as alegações são reais. Os cientistas de todos os lugares hoje estarão a pensar ‘mostre-me a evidência’ e algumas das alegações dos cientistas envolvidos sugerem que a edição do gene foi apenas parcialmente bem-sucedida. Se confirmado, isso representa um enorme salto tecnológico e ético. É possível este grande salto para editar o livro humano da vida – alguns podem até sugerir que este é um passo em direção à eugenia.

Observa Darren Saunders, da Universidade de New South Wales, na Austrália.

Eugenia é um termo criado em 1883 por Francis Galton (1822-1911), que significa “bem nascido”. Galton definiu eugenia como “o estudo dos agentes sob o controlo social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física, ou mentalmente.

 

Porquê o vírus da SIDA?

Os cientistas também questionaram o alvo da doença escolhida. O VIH não é uma alta prioridade nesta área, e não vale a pena os outros riscos introduzidos pelo procedimento experimental. Além disso, outras equipas já encontraram maneiras mais seguras de usar CRISPR para efetivamente “curar” a doença em células adultas.

No ano passado, um estudo descobriu que a edição dos genes CRISPR pode introduzir centenas de mutações genéticas não intencionais, causando estragos em todo o genoma de várias maneiras. Este estudo foi mais tarde retraído pela revista, após uma revisão que encontrou os dados inconclusivos, mas as preocupações permanecem.

Ao interromper o gene CCR5 num ser humano saudável, ele provavelmente irá tornar-se mais sensíveis a uma variedade de infeções muito mais comuns, e algo relativamente benigno como a gripe pode agora ser letal.

Refere Greg Neely, da Universidade de Sydney.

 

O futuro da edição de embriões

A comunidade científica aponta os riscos como muito maiores que os benefícios. Contudo, a edição genética de embriões tem um enorme potencial para prevenir doenças e doenças crónicas, dando às pessoas uma melhor qualidade de vida e facilitando a carga sobre os sistemas de saúde.

Este tipo de técnicas já se mostrou eficaz antes, com investigações a mostrar que é possível remover completamente uma doença genética de um embrião humano e, como resultado, essencialmente erradicando essa doença da linhagem familiar. Mas este teste pré-clínico foi projetado para garantir que a técnica fosse segura e eficaz, e o embrião não podia ser levado a termo até que a ética do assunto fosse resolvida.

O estudo ainda não foi publicado oficialmente em nenhum lugar, e agora há uma hipótese de que nenhum jornal esteja disposto a abordá-lo. De qualquer forma, é uma história fascinante e aterrorizante… que não ficou por aqui!

 

Cientista chinês anunciou mais uma gravidez

A porta foi aberta dificilmente agora será fechada. Isto porque nestas quarta-feira, na Segunda Cimeira sobre Edição do Genoma Humano, que teve lugar na Universidade de Hong Kong, estavam a assistir cerca de 700 cientistas, entre eles o Nobel da Medicina David Baltimore, vencedor do prémio em 1975.

Depois de vários oradores terem dissertado sobre vários temas, a atenção voltou-se para o cientista chinês que alega ter criado os primeiros bebés geneticamente manipulados no mundo. He Jiankui, a quem apontaram a responsabilidade por uma experiência “monstruosa”, defendeu o seu trabalho e revelou que existe “outra potencial gravidez” de um embrião geneticamente modificado, mas estará ainda numa fase muito preliminar, segundo informações da agência Reuters.

He Jiankui vincou que o objetivo desta sua investigação não é criar um bebé “mais inteligente, não tem como finalidade permitir que se mude a cor dos olhos a pedido, tem sim como propósito ser “talvez a única forma de curar uma doença”.

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RM
    RM

    Isto é território muito perigoso!

    1. Avatar de Olly
      Olly

      Concordo, não consigo formar opinião acerca deste tema precisamente por isso, há demasiadas variáveis envolvidas… e basta uma delas “dar para o torto”.

  2. Avatar de Pedro S.
    Pedro S.

    Apenas um reparo, a sida não é um virus. A infeção por VIH (HIV em inglês) pode conduzir a uma doença ou síndrome, condição conhecida como SIDA.
    SIDA (Síndrome de Imunodeficiênca Adquirida)
    VIH (Virus da Imunodefiência Humana)

    1. Avatar de Vítor M.

      SIDA significa Síndrome de ImunoDeficiência Adquirida, ou seja, … É um vírus da família dos retrovírus…

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Existem inclusivamente pessoas, portadoras do vírus de imunodeficiência adquirida – HIV -, que são assintomáticas, ou seja, não desenvolvem SIDA.

        1. Avatar de Vítor M.

          Certo, embora isso dê pano para mangas.

      2. Avatar de Pedro S.
        Pedro S.

        SIDA não é um vírus, é um síndrome, causado por um vírus (HIV). Ninguém é infectado com SIDA. Uma pessoa com HIV não tem obrigatoriamente SIDA.

        1. Avatar de Vítor M.

          Certo. No texto fala no vírus da Sida e não refere que a Sida é um vírus. A gripe não é um vírus, o vírus da gripe provoca a gripe.

      3. Avatar de mlopes
        mlopes

        não @Vítor M., a sida não é um vírus! nem é de família nenhuma.
        a sida é uma doença (síndrome) do sistema imunológico provocada por um vírus chamado vih. por seu lado o vih é que é um lentivírus da familia retroviridae

        1. Avatar de Vítor M.

          Em lado nenhum está escrito que a Sida é um vírus, está escrito o vírus da Sida. Basta ler.

          1. Avatar de dajosova
            dajosova

            “SIDA significa Síndrome de ImunoDeficiência Adquirida, ou seja, … É um vírus da família dos retrovírus…”

            OU SEJA: és teimoso e não admites o que escreveste! Boa tentativa…!

    2. Avatar de Abílio
      Abílio

      Um sindrome é um conjunto de sinais e sintomas que define as manifestações clínicas de uma ou várias doenças ou condições clínicas, era SIDA (Sindrome Imuno Deficiencia Adquirida) quando se desconhecia a origem da doença. Soube-se, posteriormente, que esse sindrome era provovado por retrovirus a que chamaram HIV (do inglês Human Immunodeficiency Virus). Hoje usa-se indiferenciadamente SIDA ou HIV, sendo a mais correcta infecção por HIV, visto ja não ser um sindrome.

      1. Avatar de Pedro S.
        Pedro S.

        A comunicação social e as pessoas em geral usam indiferenciadamente SIDA ou HIV, mas não está correto. No meio cientifico, é diferente. SIDA é causada pelo HIV, mas podendo nunca acontecer. Conheço pessoas que tem HIV e não estão em estado SIDA e provavelmente nunca vão estar. Os antirretrovirais de hoje em dia, permitem que isso.

  3. Avatar de Gonçalo Oliveira
    Gonçalo Oliveira

    Mankind trying to play God!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Desde quando é que Deus tem haver com a fabricação de bebés? Outro iluminado que ainda deve acreditar que a Terra é plana e Deus está presente em todos os cantos

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Lê bem o comentário… e agora relê… e agora pensa sobre o que escreveste!
        Se ainda achares o mesmo não há nada a fazer.

        1. Avatar de William
          William

          Mas há deuses meu caro, então logo “trying to play god” não faz sentido algum na realidade atual.

      2. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Pode ser que não exista Deus como representado pelas igrejas mas se pensares na complexidade da natureza e evolução humana não podes simplesmente acreditar que foi o acaso que juntou átomos e por processos “aleatórios” de evolução se chegou ao homem…
        A própria geração de universo “big bang” e as leis da física têm que ter uma origem, um significado e algo por trás que não conhecemos. Essa entidade poderá ser para nós Deus.

    2. Avatar de censo
      censo

      O que é isso a que chamas de Deus ?

    1. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      Bom dia sr. Faria 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois, parece que não havia conhecimento de tantos factos!

    2. Avatar de RM
      RM

      Duvido muito que ninguém soubesse de nada. Há sempre gente (com interesses) por detrás destas experiências!

      1. Avatar de Abílio
        Abílio

        A Universidade A qual o cientista pertence está a dizer que não tem nada a ver com o assunto. Diz que o dito estava de licensa há dois anos.
        Falta saber muita coisa.

  4. Avatar de Josué
    Josué

    Vejo esta notícia como um grande passo para a humanidade. Vai ser possível erradicar doenças e deficiências genéticas para que possam nascer humanos 100% saudáveis. É de louvar!

    1. Avatar de rui
      rui

      e pode haver um erro/alteração não detectável ou intencional que se vai propagar pela espécie e que poderá ser irreversível
      ainda é uma grey area muito grande

      1. Avatar de Josué
        Josué

        Chega de falsos moralismos. Erros podem e vão acontecer mas a longo prazo vai trazer muito mais benefícios. Alguem tinha que dar o primeiro passo. Os apologistas do fim do mundo só querem atrasar a evolução mas ela é imparável. Os futuros pais que vão ver os seus filhos nascer sem deficência, que por “natureza” talvez teriam doenças severas e assim uma qualidade de vida muito reduzida, vão agradecer.

      2. Avatar de William
        William

        A gente já é um erro, não deveríamos existir. Só estamos aqui por causa de um acidente.

    2. Avatar de RM
      RM

      Agora imagina manipularem os genes para criar um super soldado, sem medo!
      Isto é só o princípio, e vai dar para o torto. Disso podem ter a certeza.

    3. Avatar de censo
      censo

      Já ouviste falar em superpopulação ? Agora junta-lhe essa tua ideia…

  5. Avatar de Str
    Str

    Isto é inevitável e apesar de apresentar problemas éticos e morais é uma questão de tempo ate isto ser o habitual, vai levar o seu tempo mas vai ser o normal. Um dos muitos problemas que isto apresenta é que se vai morrer cada vez mais tarde e menos de causas naturais, pelo menos no curto prazo, ate surgirem outros problemas, porque de certa forma estamos a apurar a raça, outro problema é que o planeta não tem capacidade para tanta gente.

    1. Avatar de rui
      rui

      o apuramento da raça leva a “doenças” e declínio da mesma, a diversidade genética é o que mantém a espécie.
      estão a começar a mexer com uma gota de água, há muitas e há doces e salgadas… a ver vamos

      1. Avatar de Filipe Ezequiel
        Filipe Ezequiel

        O apuramento genético a que te referes é o cruzamento de raças, aqui está a falar-se de alterações em laboratório nos cromossomas, o que é precisamente o contrário ao que mencionas, esta alteração visa a erradicação das doenças!

        1. Avatar de Celso
          Celso

          Não, ele não está a falar no cruzamento de espécies. A própria natureza já faz isso há muito tempo. Basta veres a evolução da espécie humana. Se não tivesse existido algumas mudanças genéticas, provavelmente não estávamos aqui. É quem fala no homem, pode falar também dos animais.

  6. Avatar de Pastilhas
    Pastilhas

    Isto mais-que-tudo é uma grande dor de cabeça para os lobys dos medicamentos..
    Talvez daí venha tanta polémica ?

    1. Avatar de Josué
      Josué

      Ora aí está. A mafia das “drogas legais” e os curandeiros estão a tremer pois irão ficar com a clientela muito reduzida.

    2. Avatar de Filipe Ezequiel
      Filipe Ezequiel

      Ora ai está a grande resistência a este não problema!

    3. Avatar de censo
      censo

      Mas tem dúvidas de que isto é mais uma acha para a fogueira do fim da espécie ? Onde é que pensam que isto vai dar ? O vosso mundo é demasiado cor de rosa. Não sejam ingénuos.

  7. Avatar de João M.
    João M.

    Bem, uma coisa é verdade – grandes avanços científicos polarizantes – sempre foram alcançados foram das regras e procedimentos institucionais; daí não admira que ninguém soubesse.
    Tirando algumas coisas mais especificas, a ciência está a tentar criar imunidades mas a natureza já faz isso naturalmente (redundante..eu sei). Antigamente a malta crescia a comer areia, a não lavar as mãos sempre que toca numa porta, e as mães não andavam com medicamentos e vitaminas e outras coisas durante a gravidez.. e a malta nascia e crescia bem mais robusta. Hoje em dia há cada vez mais crianças a nascer com alergias e asmas, sempre a serem protegidas até de esfolar joelhos e basta uma brisa e ficam doentes. Antigamente uma criança apanhava varicela e juntavam-se as crianças todas numa sala para todas terem… agora até temos pais que são contra as vacinas..
    Manipulação genética é um tema interessante mas já vi filmes suficientes para perceber que se isto não for usado para criar dinossauros, não vale a pena investir ^_^ . Vai ser algo apenas acessível para os mais abastados personalizarem os seus filhos.

  8. Avatar de just saying
    just saying

    No documentário da Netflix “Explained” (Resumindo) há um episódio que vários cientistas, politicos e pessoas comuns falam desta questão. Colocam os pros e contras e claro a questão ética. É um episódio de apenas 17 minutos, vale a pena ver, assim como todos os outros. O titulo em português deste episódio é “ADN manipulado.

  9. Avatar de Redin
    Redin

    Parece que se preparam para criar a próxima geração de seres humanos capazes de estarem mais preparados para viver em Marte, imagino. Pelo menos já foi noticiada a tentativa de muito proximamente fazerem essa viagem com um foguetão movido a energia atómica. Estou a começar a somar 1+1.
    Mas para mim, arrepiante no mínimo.

  10. Avatar de Vasco
    Vasco

    Tenho uma perspectiva optimista. Não vejo mal algum em alterar o genoma humano de forma a melhorar as nossas capacidades, físicas e intelectuais. Como sempre, e não é de espantar, quem tiver mais dinheiro terá acesso preferencial a essas técnicas de edição genética. Num certo sentido, quem tem dinheiro, nesta nossa época tecnológica, está mais apto para sobreviver. Darwin continua a ter razão. A própria natureza erra bastante, quando as leis do acaso produzem combinações genéticas que originam as mais variadas deficiências e compete-nos a nós, humanos, lutar para vencer esses constrangimentos. Por fim, a ciência não para por decreto.

  11. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Começa com uma “prevenção da SIDA” e daqui a uns anos é só isto para melhorar um aspecto físico, depois mais aquilo para melhorar um aspecto cognitivo e depois para eliminar a violência…
    E depois de umas décadas já serão quase todos geneticamente manipulados!
    Só espero que não se arrependam mais tarde por algo imprevisto…

  12. Avatar de JFC123
    JFC123

    Stop trying to be god
    Thats not what you are

    1. Avatar de Hidilberto
      Hidilberto

      Claro que somos. Deus somos nós mais avancados cientificamente.

  13. Avatar de Daniela
    Daniela

    Lá vem os dementes a falar de religião… Mitos, lendas da idade do bronze não tem vez em 2018

  14. Avatar de Jorge Ribeiro
    Jorge Ribeiro

    Estão a mexer em algo com variaveis e campos bastante instaveis.
    Natureza desenhou se desta forma e mesmo assim não é perfeita
    Tentar mexer nessas imperfeições antes de acontecer pode trazer muitos beneficios como males.
    Isto será uma grande dor de cabeça para todo o mundo da ciencia, principalmente a parte farmaceutica que, por muito que tentem esconder, continuam apenas a vender tratamentos e nao soluções, essas mesmas que EXISTEM.
    E se com estas alterações a pessoa desenvolver algo que nunca se viu?
    Fantasia pode tornar se realidade com isto…
    Acho que fazem bem em avançar com este tipo de estudos.

    1. Avatar de Hidilberto
      Hidilberto

      A Natureza desenhou? As pessoas ja pararam para pensar no que isto significa? Quem desenhou a natureza? Isto é so o principio de uma nova era, só assim podemos evoluir e voltar a redesenhar a natureza à nossa imagem.

      1. Avatar de ficolixado
        ficolixado

        Andas a ver muitos filmes…
        C’um crlh vês-se com cada um na Internet …..

  15. Avatar de ficolixado
    ficolixado

    Ultrapassa o ridículo. Querer enfrentar a Natureza nunca deu bons resultados!

  16. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Fomos pioneiros em 84 qd incluimos o gene CR7…

    Infelizmente estas situacoes começam cada vez mais a serem normais.. haverá dois sentidos o bom e o mal.. o bom criar imunidade, o mal qd for possivel criar seres mais capazes (fisicamente e psicologicamente) do q nós, mas de forma disruptiva.. no entanto será inevitável.

    1. Avatar de Pedro Pinto
      Pedro Pinto

      A china nao é o primeiro paìs, e estes não são os primeiros bebés.. simplesmente a china chegou-se A frente. O ser humano tem um problema q faz com que isto aconteça e todos nós sentimos isso.. na verdade se o mundo não evoluí morremos de tédio.. procuramos evolucao nas nossas vidas pq o q era bom torna se simples.. e ser simples e disfrutar da nossa familia n chega. Nesse aspeto, os ambientalistas, vegans etc. sao mais evoluidos. A vida tem várias leis e uma delas é a ironia do destino e será qd o nosso estado de evoluçao acabar c a nossa própria raça.

      1. Avatar de Pedro Pinto
        Pedro Pinto

        Vamos lá trabalhar, melhorar processos e ganhar dinheiro.

  17. Avatar de Daniel
    Daniel

    A maioria dos argumentos contra modificações genéticas, não são de origem “ética”, mas sim de origem religiosa e mística.
    É igual o argumento anti-gay, sempre tem um pé na religião, especialmente na cristã no ocidente.
    Não adianta fugirem deste fato.

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Não é verdade! Essa comparação nem faz sentido!
      Há muita gente do meio científico contra a manipulação genética.
      O problema e dito por vários cientistas é que ainda não dominamos todas as variáveis e os riscos de imprevistos é grande.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Sim, mas por motivos meramente religiosos.
        Ou você acha que todos os cientistas são ateus?
        Há a necessidade de haver riscos, e não fossem pelos riscos não estaríamos sequer aqui!

        1. Avatar de Hugo Nabais
          Hugo Nabais

          Tendo uma justificação científica válida não me parece nada “motivo s meramente religiosos”
          Por exemplo quando inventaram o DDT também acharam que não fazia mal a nada veio a descobrir- se mais tarde o mal que faz. Portanto é lógico que não estamos já com conhecimento suficiente para começarmos a alterar os nossos genes. Não deveria de ser algo levado com o mínimo de ligeireza e precipitação

  18. Avatar de José Dias
    José Dias

    Walking Dead brevemente com esses cientistas há solta!!! Acho muito bem a causa “Curar Doenças etc” mas vamos frisar, fizerem em segredo sem ninguém saber. Quem garante que não fazem algo do genero mas para o mal???

  19. Avatar de MarioM
    MarioM

    Isto é apenas o que se conhece e o que não se conhece ?
    Fala-se em muitas coisas e sobre militares que se ofereceram para experiências genéticas, alterações de ADN.
    etc.
    E Como a ética e a moral estão postas de lado caminha-se para o abismo existe quem admita que algumas coisas que estamos a assistir em alguns locais do globo já são fruto da manipulação genética caminha-se para um fronteira que será a de se deixar de ser um homem ou mulher e o de ser um ser adulterado para determinados fins ou usos.