Cidadãos da UE devem preparar kit de emergência! O que deve ter?

82 Comentários

A Comissão Europeia recomendou que os cidadãos da União Europeia (UE) preparassem um kit de emergência para 72 horas como parte de medidas de resiliência diante de possíveis crises. Saiba o que ter nesse kit de emergência.

Cidadãos da UE devem preparar kit de emergência! O que deve ter?


Esta iniciativa faz parte de um plano mais amplo de preparação civil, que visa fortalecer a capacidade de resposta a situações como desastres naturais, falhas no fornecimento de energia, ataques cibernéticos e outras emergências.

O que deve conter o kit de emergência?

O kit pode incluir:

  • Água potável e alimentos não perecíveis
  • Lanterna e pilhas sobressalentes
  • Carregador portátil para telemóveis
  • Kit de primeiros socorros e medicamentos essenciais
  • Rádio a pilhas ou de manivela
  • Velas, fósforos ou isqueiro
  • Documentos importantes (em papel ou digitalizados)
  • Dinheiro em numerário
Cidadãos da UE devem preparar kit de emergência! O que deve ter?
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia

A UE quer aumentar a preparação da população perante ameaças híbridas, como interrupções no fornecimento de eletricidade e ataques cibernéticos. A guerra na Ucrânia, o aumento das tensões geopolíticas e os fenómenos climáticos extremos têm levado vários países a reforçar a sua resiliência.

Países como a Alemanha e a Suécia já incentivam os seus cidadãos a terem kits de emergência em casa.

Comentários

82

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ummu
    ummu

    Cidadãos da UE devem-se livrar da escumalha de Bruxelas com emergência!
    O que deve ser feito?
    Metê-los dentro de contentores de carga a deixar ao abandono no meio do Oceano Pacifico

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Nem mais!
      E de caminho juntem também as quase 3 centenas de inúteis da nossa AR.

      1. Avatar de Mury
        Mury

        Sim, podem juntar os inuteis todos.
        Adeus Jorge, leva bolachas.

      2. Avatar de Um gajo sério
        Um gajo sério

        Leva pensos higiénicos, pode vir a ser preciso…

      3. Avatar de Putina
        Putina

        @Jorge, ainda há duvidas que temos inuteis na AR e não só. Responderam logo dois.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          3, e um deles comentadeiro

    2. Avatar de Factos
      Factos

      A europa é um antro perfeito para a geração Woke, líderes corruptos e circo da eurovisão.

      1. Avatar de Botas
        Botas

        Comentário certo. +1

      2. Avatar de B
        B

        Podes juntar-te aos outros “antros” que há pelo mundo fora, principalmente lá para este… ninguém te prende por cá.

    3. Avatar de nuno
    4. Avatar de Grunho
      Grunho

      Aquilo é um autêntico antro do capitalismo neoliberal, em que os menos de 5% de cima esvaziam os bolsos dos mais de 50% de baixo. E ainda se preparam para facturar a dobrar com os negócios do rearmamento! Vai mas é ser a sentença de morte da internacional capitalista chamada de UE.

    5. Avatar de Um gajo sério
      Um gajo sério

      Uma boa ideia, porque não vais com o Jorge. Vocês fazem um par jeitoso

    6. Avatar de PML
      PML

      Se não fosse a UE nem metade das autoestradas tinhas. Nem as escolas requalificadas. Como pensas que foram pagos a maior parte dos laboratórios e movos edifícios das universidades em Portugal? As pontes sobre o Douro e Tejo vieram do ar? E as barragens mais recentes foram pagas com que dinheiro? Aí santa ignorância… O estado poro apenas mantém as coisas. Grande parte do investimento em Portugal é tudo dinheiro europeu.
      Concordo que poderia ser muito melhor aproveitado, mas se não tivessemos nada seria muito pior.
      Talvez a solução para o seu caso seria termos mais pessoas como o seu colega de partido a roubar malas nos aeroportos e a distribuir depois o dinheiro… Ou do outro que admitiu pagar a criancinhas por serviços.

    7. Avatar de Joachim P.
      Joachim P.

      ora pois. ninguém os elegeu e estão a chupar a Europa enquanto nos afundam e enchem com imigrantes para destabilizar a união e os valores tradicionais europeus.
      comunismo 2.0!
      se fossem gente decente não alimentavam a guerra na Ucrânia! fdp

  2. Avatar de Idiocracia
    Idiocracia

    aviso discreto para uma guerra?

    1. Avatar de Guzland
      Guzland

      Para essa hipótese, sim.
      Acho que as pessoas não tem essa noção, principalmente quando temos países como a Russia, Irão, Coreia do Norte…ou simplesmente um maluco nas presidenciais de um pais qualquer.
      Quem diz uma guerra, diz também uma catastrofe natural…digo eu. 🙂

      1. Avatar de Mário
        Mário

        A Coreia do Norte ou a Rússia quer lá saber de Portugal, tens que deixar de ver TV, arrebenta essa cabecinha todinha.

        1. Avatar de Joao Ptt
          Joao Ptt

          A Rússia quer saber de Portugal sim, as elites políticas Russas se avançarem para a guerra contra o resto da Europa vão querer chegar a Portugal, e isso já foi dito, para já não passam de intenções, mas os Russos definitivamente têm gente e capacidade militar para levar isso a cabo, especialmente agora que produzem equipamento militar em maior escala por causa da guerra na Ucrânia, e porque as elites políticas russas não querem saber de quantos russos vão perder na guerra, desde que no final ganhem é só o que lhes interessa.
          Já invadiram a Ucrânia sem consequências de maior para as elites russas, o zé povinho pode sofrer à vontade, mas as elites continuam na boa.

          O teste vai ser quando a Rússia invadir um país da OTAN ou da UE… assim que perceberem que os mísseis nucleares não voam na direcção da Rússia em larga escala, dificilmente algo os parará… e eles não querem saber de quanto tempo demoram a ganhar a guerra, podem estar em guerra 20 anos se for preciso, as elites políticas russas estão se a borrifar.

          1. Avatar de Sérgio
            Sérgio

            Quer dizer: essa “super potência” chamada Rússia está a combater agricultores na Ucrânia à 3 anos e mesmo assim, ainda não conquistaram sequer metade do país… mas segundo as tuas previsões vai entrar pela Europa fora e conquista la até Lisboa, como se de uma geada de inverno se tratasse – é isso???
            Desliga a TV, moço… propaganda já está a bater forte nessa cabeça!!!

            Preocupa te mais com o que os burocratas europeus vão inventar agora para irem te ao bolso novamente… deixa lá os russos, que estão tão interessados numa guerra com a Europa como eu em apanhar uma gripe…

            É com cada um… :facepalm:

          2. Avatar de Um gajo sério
            Um gajo sério

            Olha o Sérgio tão preocupado com os portugueses que vêm televisão para se informar…
            Há cada um…
            Já agora compra antigrippine, vai-te fazer falta

        2. Avatar de jorgeg
          jorgeg

          looll +1 esses tipos so vem cnn++

  3. Avatar de Factos
    Factos

    Falta aí o cabo usbc para carregar os iphones.

    1. Avatar de GM
      GM

      …e tampinhas.

  4. Avatar de Ivo
    Ivo

    Penso que alguém em Bruxelas quer provocar alguma guerra para ganhar algum tipo de proveito pessoal. Só falta saber qual é o grupo económico ligado a estes políticos da UE.

    1. Avatar de Ovni em bico
      Ovni em bico

      Caro Ivo, já sei que, para si, é no Ocidente que estão todos os malfeitores mas ter um kit de emergência é do mais salutar bom-senso por múltiplos motivos e esses kits podem ou não conter aqueles ou outros artigos considerados essenciais.
      São várias as contrariedades que podem impossibilitar uma ida à compras desde morar longe de comércio e ficar com o carro avariado até episódios de doença crónica ou doença inesperada do próprio ou de um familiar.
      Então para (casais de) idosos ou ainda solteiros que vivam sozinhos é boa ideia ter sempre uma quantidade mínima de mantimentos… pelo menos para uma semana, se não mesmo 15 dias (ir às compras sempre que se atinja esse mínimo). É sempre bom precavermo-nos para situações inesperadas.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Bullshit, o que eles querem é amaciar o pelo do Zé Pafgode para na horinha certa lhes irem (ainda mais) ao bolso a pretexto da treta do rearmamento. Mas não vão ter sorte. Vai ser a sentença de morte do capitalismo neoliberal made in Bruxelas.

        1. Avatar de PML
          PML

          Então a solução será uma política como os EUA que defendem as classes mais desfavorecidas, ou a Rússia que olha pelo seu povo como ninguém e outros exemplos que tais.

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Bullshit, o que eles querem é amaciar o pelo do Zé Pafgode para na horinha certa lhes irem (ainda mais) ao bolso a pretexto da treta do rearmamento. Mas não vão ter sorte. Vai ser a sentença de morte do capitalismo neoliberal made in Bruxelas.

  5. Avatar de Luis
    Luis

    Onde há fuma há fogo.
    Lembro-me de uns dias antes de estourar a Pandemia COVID, de abrirem, sem ninguém estar a contar, inúmeras calls de projetos de investigação na área, com deadlines de apresentação de propostas muito apertadas.
    Disse aos meus alunos que essa situação me fazia prever que vinha aí algo em grande. Umas semanas depois, Pum!
    Agora kits de emergência… espero que seja apenas uma mera medida preventiva e que não se baseie em nenhuma intel!
    Mas onde há fumo, há fogo!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      E a cena da gripe dos porcos, dois meses antes também foi suspeita.

  6. Avatar de Mário
    Mário

    Políticos de treta só estão contentes quando virem um cogumelo brilhante, o mais engraçado é que a NATO, não foi atacada e andamos aqui com estes discursos devido a territórios que não fazem parte da UE nem da NATO e que a América já se está a marimbar pois já atingiu os seus objectivos.

    1. Avatar de Max
      Max

      É verdade, a Gronelândia tem uma situação de exceção. quer em relação à UE, quer em relação à NATO (de acordo com um tratado entre os EUA e a Dinamarca, a defesa da Gronelândia cabe aos EUA).
      Se te estás a referir à Ucrânia, como é de esperar vendo os putinistas e anti-UE que por aqui pululam, se não fosse a resistência da Ucrânia, os russos já estavam, pelo menos, nas fronteiras da Polónia. Ajudar a Ucrânia a combater a invasão da Rússia é o mínimo que se pode fazer.

      1. Avatar de Um gajo sério
        Um gajo sério

        Max, não vale a pena tentares explicar que eles sabem muito bem o que se passa, só que alguém lhes paga para criarem confusão e alarmismos.
        É como dar pérolas a porcos.
        Vê a ironia, a Rússia diz à boca cheia que a Europa se estar a rearmar porque quer matar toda a gente na Rússia, e são uma fonte permanente de guerra. Por outro lado acham bem que os USA anexem a Gronelândia. Mas como os EUA vão anexar a Gronelândia então têm de se rearmar no ártico e mandar para lá submarinos nucleares e quebra gelo.
        Enfim, senão fosse tão óbvio e triste até dava para rir um pouco.
        Depois vem estes (Ummu, Jorge, Factos, Grunho, e demais) para aqui manipular informação e fazer propaganda contra a europa e a favor da china e da Rússia.
        A quem estiver interessado saber mais sobre Noticias Falsas (Fake News) “modus operandi” desta gente por favor ler https://pt.euronews.com/my-europe/2025/02/03/portubots-contas-falsas-em-portugues-estao-a-promover-desinformacao-pro-russa-e-chinesa e https://www.disinfo.eu/doppelganger/
        A situação atual é demasiado complicada e todos os europeus têm de estar juntos e solidários

  7. Avatar de sapistérico
    sapistérico

    falta aí papel higiénico LOL

  8. Avatar de X
    X

    Capitalismo tem sido a causa das guerras, luta por poder e dinheiro, as grandes nações comportam-se como gangsters e as pequenas como prostitutas, á que manter a maquina da guerra a funcionar para evoluir as armas e a IA de guerra, homo sapiens que de sapiens tens pouco, vamos todos pagar o nosso karma colectivo por não impedir tal fenómeno destructivo. https://www.youtube.com/watch?v=z8ZK-GF_HRQ

    1. Avatar de Andreas Noack
      Andreas Noack

      Não pá, nós, seres humanos, é que temos sido a causa das guerras. No decurso da nossa história já tivemos n modelos sociais diferentes. Em nenhum reinou a paz.

      1. Avatar de X
        X

        Um sistema amoral como o actual não ajuda e agrava o problema, não mitiga a guerra.

    2. Avatar de Um gajo sério
      Um gajo sério

      Querias tu dizer , “o Putin tem sido o causador das guerras”… mas tens medo das alturas

      1. Avatar de X
        X

        Putin é capitalista de extrema direita.

        1. Avatar de sapistérico
          sapistérico

          lol e o ídolo dele era o Estaline!!! Vai dormir…

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Putin é um oligarca de mercado. O seu amigo Xi, é uma capitalista de estado.

  9. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
    sirHamiltonCampeão2025

    Estes governantes corruptos estão a preparar uma WWIII para afundar mais a Europa.

    1. Avatar de Andreas Noack
      Andreas Noack

      Os governantes mandam tanto nisto como o cocas o sapo. Não passam de facilitadores.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Os governantes da direita capitalista vêm todos do “sector privado”, das empresas, ou seja dos capitalistas e da sua entourage. Para eles a política é a continuação dos negócios por outros meios.

  10. Avatar de Sérgio V.
    Sérgio V.

    Quando eu andava na primária já se fala disto.
    Que devíamos ter este kit sempre pronto. Isto numa altura que houve um tremor de terra o único que senti até hoje com várias réplicas. Mas nada de mais.
    Isto. Há mais de 20 anos.

  11. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
    sirHamiltonCampeão2025

    O Costa já se estava a preparar para a guerra. Aquelas milhares de euros escondidos num livro era o seu kit de salvação.

    Agora foi para Bruxelas mamar 40.000€ por mês. Grandes vidas!

    1. Avatar de Max
      Max

      LOL. Um comentário em que se escreva “mala” passa, mas um que diga quem levou a mala vai para o filtro.

  12. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
    sirHamiltonCampeão2025

    “Dinheiro em numerário”

    Então e CBDC? Não funciona? XD

  13. Avatar de Andreas Noack
    Andreas Noack

    Estes avisos têm sido emitidos, com alguma frequência, nos últimos 20 anos.
    Tenham medo, muito medo. Quando tiverem medo, parem e vão comer qualquer coisa.
    Nesse kit falta o mais importante. Uma besta. Silenciosa, altamente eficaz e as suas “munições” são amigas do ambiente.

  14. Avatar de sapistérico
    sapistérico

    Mas alguém vai entrar em guerra por causa da Gronelândia? O Marcelo que telefone aos dinamarqueses a dizer o que foi feito nos Açores. Na altura o governo americano tmabém disse que precisava dos Açores e tal e a gente Ok, mete cá a base e tudo o que quiserme é vosso, Nelly Furtado e tal e ficava assim. Não é preciso chatices.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Só se for a Dinamarca. Mas esses são tão otários, tão otários, que já cederam toda a artilharia ao zé lenços da voz de bagaço. Talvez usem agora as fisgas e as facas de mato.

    2. Avatar de Max
      Max

      Bases militares já os EUA têm na Gronelândia. Não têm é o petróleo, gaz e minérios, que é o que querem.
      Os habitantes estão a fazer pela vida, para ver se não são anexados pelos EUA. Nas recentes eleições concorreram 5 partidos. O governo vai ser formado por uma coligação de 4 partidos, independentistas moderados, deixando de fora um quinto, que obteve 25% dos votos e que queria a independência já. É mais do que evidente que no dia em que a Gronelândia proclamasse a independência estava no bolso dos EUA no dia seguinte. A única proteção contra a anexação é manter a sua ligação à Dinamarca e à UE, mesmo não fazendo parte.
      E com a população é o mesmo. Os norte americanos não conseguiram que alguém abrisse a porta de casa para receber uma visita de J.D.Vance, que teve que se ficar pela base militar.

  15. Avatar de Um gajo sério
    Um gajo sério

    O que incluir no kit de sobrevivência (retirado de https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/condominio/noticias/como-preparar-kit-sobrevivencia-fazer-caso-sismo)
    Escolha uma mochila de um material resistente para guardar comida e bebidas para três dias, no mínimo. Verifique com regularidade a data de validade dos alimentos e substitua-os, se necessário. Escolha comida que não precise de ser cozinhada. Evite os alimentos salgados, para diminuir a necessidade de beber água (pode ser escassa nestas situações). Inclua também um estojo de primeiros socorros e alguns objetos de segurança.
    Se possível, guarde a mochila perto da saída de casa (num armário do hall, por exemplo) e informe a família sobre esse local. A mochila deve estar equipada com:
    • telemóvel com carregadores e powerbanks (incluí eu)
    • garrafas de água;
    • géis energéticos (dos que se usam em atividades desportivas), bolachas e chocolates;
    • comida enlatada (atum, salsichas, leguminosas, papas de bebé para os mais novos, etc.) e comida para os animais de estimação;
    • apito, caso seja preciso sinalizar o local onde está; (Muito importante acrescento eu, na Decathlon há umas tiras para fecho das mochilas que já incluem apito)
    • manta de aquecimento;
    • Impermeáveis (incluí eu)
    • canivete multifunções e isqueiro; Faca de mato (incluí eu)
    • alguns metros de corda (dê preferência ao material paracord, que é leve, resistente e ajuda a imobilizar fraturas ou prender objetos);
    • rádio a pilhas. Em caso de emergência, as autoridades comunicarão com as populações através deste meio;
    • pequena lanterna a pilhas;
    • pilhas de substituição;
    • relógio que não precise de ser carregado na corrente. O mais provável é não haver eletricidade em caso de catástrofe natural;
    • comprimidos de purificação de água, à venda em lojas de desporto outdoor ou na net;
    • algum dinheiro, em notas e moedas;
    • cópia do cartão de cidadão de toda a família;
    • kit de primeiros socorros.
    O que incluir no kit de primeiros socorros
    • Compressas, ligaduras, luvas descartáveis, pensos, adesivos, tesoura, pinça, agulhas e alfinete-de-dama; estes objetos ajudam a fazer curativos.
    • Pequeno frasco de água-oxigenada, um antiséptico (como iodopovidona, presente no Betadine), para desinfetar as feridas, e soro fisiológico para os olhos.
    • Anti-inflamatórios, como ibuprofeno e ácido acetilsalicílico.
    • Antidiarreico.
    • Termómetro, lenços de papel, toalhitas e cotonetes.
    • Embalagem extra dos medicamentos de toma regular (por exemplo, para a hipertensão, diabetes, etc.).
    • Máscaras cirúrgicas (três ou quatro unidades por membro da família).
    Antes de sair de casa, caso tenha tempo, não se esqueça de desligar a eletricidade e a água, fechar as portas e janelas e trancar a porta de casa.

  16. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    A malta na UE é bastante realista em relação à capacidade financeira da população… porque menos de 6 meses de capacidade a nível de alimentos e outros essenciais, é na realidade pouco tempo para evitar pânico e dar tempo de corrigir as coisas.

    72 horas é só para recuperação de sistemas informáticos comuns em grandes empresas… se for algo mais sério, podem ser meses ou até anos, se por exemplo explodirem bombas nucleares em grande altitude só para destruir a infra-estrutura eléctrica que tanto quanto sei nunca foi modificada para aguentar esse tipo de ataque, apesar de ser relativamente barato de prevenir e extremamente caro e demorado de concertar.

  17. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    A Rússia atacou algum país da UE?
    Não tive conhecimento disso.
    Ah espera, raios, vamos arranjar uma guerra com os russos porque a Alemanha está de rastos.
    Estas guerras dão cá um jeitão.
    Otários para morrerem?
    Vão os otários e os filhos deles, pois claro.

    Alguém reparou que, antes da invasão, era notícias de manhã à noite sobre o COVID e novas variantes que estavam ou poderiam surgir.
    Variantes terríveis que iriam matar toda a gente viva e não só.
    Era uma variante tão terrível que iria matar os vivos e matar os mortos novamente.

    Começou a guerra, acabaram as notícias do COVID.
    Alguém reparou nisto?
    Na altura chamei a atenção para este facto.
    Portanto, é só ter alguma capacidade de lógica para perceber o que se passa aqui.
    Tem sempre que haver um bichlho papão para meter medo aos otários.

    Depois dos Russos serão os Marcianos…

    PorcoDoPunjab não se deixa enganar por essa escumalha.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      As muitas fábricas de carros com motor ICE, não vão fechar nem mudar a produção para robôs.

      O negócio e o plano sempre foi colocar a população em carros elétricos, para libertar as fábricas para produzir armamento.

    2. Avatar de Um gajo sério
      Um gajo sério

      Olha quem apareceu, o grande PorcoDoPunjab.
      Sobre a tua pergunta, “A Rússia atacou algum país da UE? Não tive conhecimento disso.” tens andado a dormir? mas olha o que tenho aqui para te avivar a memória.
      Todas as invasões, guerras e operações especiais que a Rússia intentou contra os seus vizinhos, tudo só no século XX e XXI. Não fui desde a origem porque tenho mais que fazer do que passar dias e dias a investigar as guerras e guerrinhas dos czares e outros loucos
      • Guerra Russo-Japonesa (1904-1905)
      • Primeira guerra Mundial contra a Alemanha (1914-1918)
      • Guerra Áustria-Hungria (1916)
      • Invasão soviética da Polónia (1939)
      • Guerras de fronteira soviético-japonesas (1938-1939)
      • Guerra de Inverno ou Guerra Soviético-Finlandesa (1939-1940)
      • Invasão das Repúblicas Bálticas (1940)
      • Segunda Guerra Mundial contra a Alemanha (1941-1945)
      • Invasão anglo-soviética do Irão (1941)
      • Segunda Guerra Soviético-Finlandesa (1941-1944)
      • Guerra da Lapónia (1944-1945)
      • Ocupação Húngara (1945-1956)
      • Guerra do Afeganistão (1979–1989)
      • Guerra da Ossétia do Sul de (1991-1992)
      • Primeira Guerra da Chechênia (1994-1996)
      • Segunda Guerra na Chechênia (1999)
      • Guerra Russo-Georgiana (2008)
      • Invasão da Crimeia e do Donbas (2014)
      • Guerra da Síria (2015)
      • Conflito Azerbeijão-Arménia (2020)
      • Invasão do Cazaquistão (2022)
      • Guerra da Ucrânia (2022)

      A tua questão deveria ser, “Quando é que a Rússia pára de atacar as nações vizinhas e nos deixa em paz a todos”

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Gajo pouco sério, quer mesmo contar guerras provocadas ou intervencionadas pelos EUA e pela Rússia?
        É que deve dar uma goleada de uns 20 a 0.
        Desses países que mencionou, algum pertence à UE ou NATO?
        Talvez o Japão o seja, ou o Afeganistão.
        Engraçado falar do Afeganistão, até porque os EUA nunca lá estiveram.
        E a Síria tb…

        Poupe-me.
        Vá com essa verborreia para outra freguesia porque daqui só leva patadas.

        Sim, sou grande, 1.85 e 100 kg.
        Talvez mais uns poucos mas nem quero saber.

        1. Avatar de Um gajo sério
          Um gajo sério

          Pelos vistos és grande mas não és grande coisa.
          Países Europeus que a Rússia guerreou, ocupou, mantém ou manteve influência
          • Alemanha
          • Áustria
          • Hungria
          • Polónia
          • Finlândia
          • Estónia
          • Letónia
          • Lituânia
          • Cazaquistão
          • Ucrânia
          • Sérvia
          • Roménia
          • Moldávia
          • Eslováquia
          • Eslovénia
          • Macedónia
          • Albânia
          • Bielorrússia
          • Suécia
          • Noruega
          • Dinamarca

          Países da NATO não que eles fazem dói-dói com os supositórios nucleares
          Para terminar, entre a Rússia e os EUA venha o diabo e escolha, ou como dizem os portugueses, “A substância é a mesma só muda o penico”

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Nada sério, é isso, nenhum desses países tem influência americana ou foi ocupado por eles.
            Já para não falar nas duas bombocas atómicas lançadas no Japão, com o país já irremediavelmente derrotado.

            Vá pregar para outro lado que daqui não leva nada.
            E as quase 800 bases que os EUA têm fora dos EUA e as apenas uma ou duas que os Russos têm no exterior?
            Percepções, claro…
            Sim porque ter bases militares num país não é influência ou domínio, claro.
            Só se forem Russas, aí sim.

        2. Avatar de Um gajo sério
          Um gajo sério

          A sério @PorcoDoPunjab, só uma ou duas bases militares da Rússia?
          Devias poder contar pelo menos até cinco se usasses os dedos de uma mão.
          Lista de Instalações Militares Russas no Exterior ver https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_Instala%C3%A7%C3%B5es_Militares_Russas_no_Exterior
          • Armênia
          • Bielorrússia
          • Abecásia
          • Ossétia do Sul
          • Cazaquistão
          • Quirguistão
          • Transnístria
          • Síria
          • Tadjiquistão
          • Ucrânia
          • República Centro-Africana
          • Egito
          • Eritreia
          • Madagáscar
          • Moçambique
          • Sudão
          • Irão

          Ainda em relação aos países com quem a Rússia guerreou, falta ainda a França (os franceses não me iriam perdoar esta falha)

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Nada sério, essas bases logo ao lado isso não conta.
            Devem ser bases só para estacionar avionetas ou pouco mais.
            Essas bases na Transnítria e Moçambique ui que os EUA se borram de medo.
            Devem ser enormes e cheias de bombardeiros.

            Em contrapartida as bases americanas é só hard power.

            Acho que dessas todas a única de jeito, que pode ser chamada de base normal, é a da Síria e da maneira como aquilo está já nem sei se existe ou não.

            Essa base na Republica centro africana então ai jesus, deve ser uma coisa esplendorosa…

  18. Avatar de Rui
    Rui

    Propaganda do medo de Ursula von der Leyen para colocar em marcha o Great Taking.

  19. Avatar de Herlander
    Herlander

    Acho muito bem, o kit de emergência poderá servir para muitas outras situações além da guerra, catástrofes naturais, ataques cibernéticos, pandemias, tsunamis, ataques terroristas, etc. Antes prevenir que remediar, aprendi isso aquando do sismo (5.9) de 1998 que ocorreu na minha Ilha (Faial), onde morreram 8 pessoas, feriu centenas e destruiu 70% do parque habitacional da ilha.

  20. Avatar de Almeida da Câmara
    Almeida da Câmara

    Em todos os fóruns e caixas de comentários de sites e redes sociais se observa uma invasão de propagandistas pró-Rússia de Putin. Andam extremamente ativos! Porque será?

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Almeida, se se refere a mim, está enganado.
      Não sou propagandista de ninguém nem nada.
      Só não como sopa conforme ma dão na TV.
      Isso fica para vc.

      Sim, sou activo.
      Ainda há homens assim, mas são cada vez menos.
      Sinais dos tempos, que nos levarão a um futuro brilhante.

  21. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    A narrativa está em andamento e a história de começar a investir mais em defesa e que antes de 2030 Europa nao é atacada é para preparar o povo e o mundo dos negócios.

    É a realidade que temos de aceitar, quem manda em nós são todos os que de nós nós dependemos.

    É ph0d4

  22. Avatar de Profeta
    Profeta

    Esse kit de emergencia serve para que ? Um dia ou dois de sobrevivencia ? E se a catastrofe se arrastar por mais dias como e que resolvem o problema ?

  23. Avatar de Dixie Nourmus
    Dixie Nourmus

    O meu kit está sempre á mão.
    Chouriço, pão, manteiga e a TV desligada para continuar a ignorar completamente os imbecis em Bruxelas

  24. Avatar de jd
    jd

    Sem entrar em histerismo , todos deviamos ter esse kit háq muitos anos , não é pesar em guerra só em muitos paises as pessoas tem ja esse kit para algumas urgências e dou alguns exemplos terramotos , incêndios em caso de termos que abandonar a casa . o povo português ainda pesna que alguns acidentes acontece aos outros e que estamos sempre protegindos . Não temos uma cultura preventiva em nada , quantos estao aqui a falar já conversaram com os filhos ,pais , familiares em caso de urgência um ponto de encontro . Talvez alguns daqui devem saber este lema ” prepara te para o pior e teras o melhor “

  25. Avatar de Ino
    Ino

    Eu as vezes não consigo acreditar em muitos comentários que por aqui vejo!!!!
    Mas é alguma coisa do outro mundo o conselho da comissão europeia???? Este kit apenas funciona em caso de guerra???ou funciona em caso de catástrofes? ou em caso de ataques cibernéticos que afetem por exemplo a distribuição elétrica ou a distribuição de água??? é que todas estas teorias de conspiração apenas me fazem perder a réstia de confiança que tenho na humanidade que está rapidamente a caminhar para uma cambada de asnos, os habituais críticos da UE mas que beneficiam todos os dias da integração de Portugal na união estão cá em Portugal ou mesmo na UE a fazer o quê????
    O que não falta são paraísos na terra para onde podem ir, mas como se costuma dizer “pimenta no cu dos outros para mim é refresco”
    Este kit de sobrevivência é algo que devia ser ensinado na primária e todos os cidadãos deviam ter, mas como sempre o que não falta são otários a fazer de uma coisa normal um bicho de sete cabeças.

  26. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Ino, que benefícios é que eu tenho da integração de Portugal na UE?
    Nada funciona.
    Impostos altíssimos, serviços miseráveis, parabéns.
    Pode ir comprar um chapéu de alumínio.
    Eu não tenho de volta nem longe nem perto o que desconto todos os meses.

    A mim o Estado só me prejudica.
    Sempre que preciso do estado, não funciona ou funciona mal e porcamente.

    Sim, se os russos vierem aí sem ninguém topar eu serei o primeiro a defender Portugal, este Portugal.
    Então não… É já a seguir.
    Se os filhos dos políticos forem à minha frente, ainda poderei pensar no assunto.

    1. Avatar de Um gajo sério
      Um gajo sério

      @PorcoDoPunjab és tão previsível… claro que já todos sabemos que se os russos vierem aí és o primeiro a ajoelhar e a beijar as botas do Putin

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        E tu vais fazer o que gajo serio ? Vais armar-te em bravo e combater os russos so para nao sentires o orgulho ferido ?

        1. Avatar de Um gajo sério
          Um gajo sério

          Olha outro @profeta… uma desgraça nunca vem só
          Quanto às tuas perguntas:
          – Se vou armar-me? Sim a Europa vai armar-se.
          – Se sou bravo? Sim os Europeus são bravos e duros de roer
          Para já vamos fazer tudo o que esteja ao nosso alcance para garantir que Putin nem pense em atacar a União Europeia.
          Se o fizer vai ter uma resposta à altura e vai-se arrepender de o ter tentado.
          E não é uma questão de orgulho é uma questão de sobrevivência, e nós europeus podemos ser a ratazana acossada que fez com que o teu cobarde Putin tivesse tanto medo

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Os europeus são bravos e ossos duros de roer?
            Correcção, os europeus já foram bravos e ossos duros de roer.
            Agora esqueça lá isso…

            Queremos é casas de banho mistas e cabelos azuis e muita reza virado para Meca.
            É mais uns aninhos nisto e vai ver o que vai acontecer…

            É só eles se tornarem a maioria da população é já fostes, Oh Pouco Sério.
            Se assim já é o que é, agora imaginem quando forem mais.

          2. Avatar de Um gajo sério
            Um gajo sério

            Há pessoas que não sabem estar caladas.
            @PorcoDoPunjab, não dizes o que sabes e muito menos sabes o que dizes…
            Sempre disse “Se não tens nada de interessante para dizer então cala-te”
            @PorcoDoPunjab, tu calado eras um sábio.

  27. Avatar de Mais um
    Mais um

    O meu ‘kit’ já está preparado. Vou usá-lo nas próximas eleições. Chega desta união forçada.

  28. Avatar de Joõa
    Joõa

    Artigo 1.º
    Definição e fins da segurança interna
    1 – A segurança interna é a actividade desenvolvida pelo Estado para garantir a ordem, a segurança e a tranquilidade públicas, proteger pessoas e bens, prevenir e reprimir a criminalidade e contribuir para assegurar o normal funcionamento das instituições democráticas, o regular exercício dos direitos, liberdades e garantias fundamentais dos cidadãos e o respeito pela legalidade democrática.
    2 – A actividade de segurança interna exerce-se nos termos da Constituição e da lei, designadamente da lei penal e processual penal, da lei quadro da política criminal, das leis sobre política criminal e das leis orgânicas das forças e dos serviços de segurança.
    3 – As medidas previstas na presente lei destinam-se, em especial, a proteger a vida e a integridade das pessoas, a paz pública e a ordem democrática, designadamente contra o terrorismo, a criminalidade violenta ou altamente organizada, a sabotagem e a espionagem, a prevenir e reagir a acidentes graves ou catástrofes, a defender o ambiente e a preservar a saúde pública.

    https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/lei/2008-34501675