Cidadãos da Califórnia podem comprar este carro elétrico por 8 mil dólares

34 Comentários

Apesar de não abundarem pelo estado americano, uma combinação de incentivos permite que os cidadãos da Califórnia possam adquirir um novo Chevrolet Bolt elétrico pela módica quantia de 8 mil dólares. O “arranjinho” é digno de português.

Carro elétrico Chevrolet Bolt

Com o tempo, o catálogo de carros elétricos vai ganhando forma, aglomerando alternativas para todos os gostos e para cada vez mais bolsos. Embora haja compradores para os modelos topo de gama, nem todos almejam um carro de sonho, e procuram apenas um veículo capaz e duradouro.

Conforme recordado pelo InsideEVs, mencionando a realidade dos Estados Unidos, poucos modelos elétricos se aproximavam dos Chevy Bolt EV e o EUV, com preços que começavam nos 26.500 e 27.800 dólares, respetivamente.

Apesar de terem sido, durante vários anos, os modelos padrão para muitos compradores preocupados com os preços, os Bolt foram descontinuados no ano passado. Na sequência dessa decisão, existem apenas alguns milhares de unidades disponíveis.

 

Chevrolet Bolt pode ser comprado por um valor muito baixo graças a incentivos

De acordo com as contas do EVLife, os cidadãos da Califórnia que atendam a requisitos específicos de rendimento, residência e propriedade de veículos podem usufruir de uma combinação de incentivos estaduais e federais para obter um novo Chevrolet Bolt EV por apenas 8000 dólares ou um Chevrolet Bolt EUV por apenas 9300 dólares.

Carro elétrico Chevrolet Bolt

Primeiro, os veículos Chevrolet voltaram a ser elegíveis para o crédito fiscal federal de 7500 dólares para veículos elétricos, após a Inflation Reduction Act de 2022.

Depois, o programa Clean Cars 4 All da Califórnia diz que, caso tenha um veículo com motor de combustão interna em funcionamento (2005 ou mais antigo), pode atualizar para um novo elétrico a bateria ou elétrico híbrido plug-in e ganhar até 9500 dólares. Este, que é o maior incentivo, está dependente dos requisitos relativos aos rendimentos e à residência.

Em terceiro e último, está o Consumer Assistance Program, que oferece uma ajuda para a reforma de veículos de até 1500 dólares para compradores que tenham um veículo operacional mais antigo que se qualifique para reforma. Mais uma vez, a elegibilidade para o benefício máximo depende dos níveis de rendimento.

Apesar de não abundarem, agora que foram descontinuados, os três programas combinados resultam na compra de um Chevrolet Bolt elétrico por uma verdadeira pechincha, na Califórnia.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 0°0
    0°0

    Na tuga era 8k só de impostos para alimentar o circo na assembleia.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Amigo até ficas parvo com os impostos na Califórnia por isso não sei se é uma boa comparação e por uma simples ida ao Hospital pagas logo 3000€ no minimo então se precisares de uma cirurgia esquece, são milhares de pessoas a morrer porque não tem dinheiro para pagar tratamentos nos Hospitais Americanos.

      1. Avatar de Fait
        Fait

        Não cries desinformação.
        Achas mesmo que, num país ultra evoluído como os EUA, morrem pessoas por falta de tratamentos médicos?
        Isso acontece, sim, em Portugal, com as pessoas a morreram em salas de espera de urgências, com tempos de espera a ultrapassar as 20h em muitos casos.
        O cidadão médio americano que trabalhe, tem muito melhor saúde do que o cidadão português médio.

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Estás tão enganadinho em relação ao sistema de saúde Americano, existe americanos a se mudar para Portugal e Europa devido a não poderem suportar os custos na América e estou a falar dos que tem um pouco de dinheiro porque os que não tem infelizmente morrem sem cuidados de saúde, até os seguros de saúde não cobrem completamente cancros e afins e mesmo com seguro não cobrem tudo.
          Ainda a pouco tempo um caso de um Português (Luís Cardoso) com 52 anos numa visita aos Estados Unidos sentiu-se mal foi ao Hospital e estava a ter um aneurisma foi operado e ficou parvo quando chegou a conta 150 mil euros, o seguro só cobriu 30 mil €, depois teve que pedir ajuda a varias pessoas em Portugal para ajudar as contas até campanhas de donativos foram feitas este caso foi muito divulgado pela comunicação social portuguesa.
          Ele só queria pagar a dívida para vir o quanto antes para Portugal ter o resto do tratamento no SNS.

          Para teres ideia morre 1 americano a cada doze minutos por não ter dinheiro para pagar ao Hospital números oficiais da Escola de medicina de Harvard.

          1. Avatar de Zé

            O sistema de saúde americano está completamente podre. Na teoria parece bem, até muito bem, toda a gente tem seguro e paga e tranquilo.
            O mal é que os seguros são aberrantemente caros (sem real justificação), em boa parte desonestos e sem qualquer tipo de regulamentação real. Acrescentando a isso, os medicamentos são caríssimos, chegando ao ponto de cobrarem 10 dollars por um rebuçado para a tosse. Ainda pior é o facto de muitas vezes os seguros não cobrem coisas banais (ironia) como ambulâncias.
            Chega-se ao ponto de haver seguradoras e pagar viagens e hotéis para levar doentes ao médico ao México e ao Canada.
            O mais incrível é que, aparentemente, mais de metade dos americanos não quer mudar o sistema. Eu em parte até percebo a sua lógica (não concordo, mas percebo).
            Em Portugal não concordo que estrangeiros cheguem a portugal e tenham desde o dia zero (ou quase) acesso ao mesmo sistema que os restantes. Deveriam, por exemplo, ter um seguro de saúde “obrigatório” caso pretendessem aceder à rede pública. Uma coisa é uma urgência, outra coisa é virem tratar-se a Portugal e ter acesso a tudo quando na realidade ainda nada contribuiram
            Também tenho algumas reservas no caso de emigrantes. Muitos vivem fora de portugal há anos e anos e no verão é um tal marcar consultas no centro de saúde, exames e sei lá que mais (incluindo cirurgias pelo SNS) quando na verdade não estão a pagar SNS há 10, 15 ou mais anos. Poderiam, por exemplo, ter acesso aos serviços de emergência e nada mais enquanto não tivesse carreira contributiva (ou algo diferente no caso dos reformados) há pelo menos 1 ano.
            Não é uma questão fácil, mas o SNS em Portugal também é demasiado permissivo em algumas situações. Já se fala há anos o “turismo de saúde” em Portugal para cidadão estrangeiros, nomeadamente (mas não só) no caso dos partos. Já temos muitas histórias dessas.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Só dizes asneiras, além que esse tuga só tinha seguro de viagem do mais básico que existe, isso não acontece a um americano com seguro de saúde, as coberturas chegam a 1 milhão facilmente.
            Além que experienta acontecer o mesmo em Portugal e ir para um privado e precisares de 3 cirurgias ao cérebro e ficares internado 2 meses, vê qual é a factura e quando cobrem os seguros.

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Para além disso 150k é um ano de trabalho para alguém de classe média nos USA

        2. Avatar de EuNão
          EuNão

          Começas com a frase “Não cries desinformação.” e tu próprio crias desinformação.

      2. Avatar de Nrc
        Nrc

        Não há país melhor para fazer dinheiro que os EUA… mas drogas, gatunagem e licenciaturas em artes circenses e outras coisas “obscuras”/anedóticas, podem levar a malta a dormir e literalmente c*gar na rua
        Os impostos, na sua totalidade, na Califórnia, são muito mais baixos que os nossos e com potencial para se fazer, legalmente, muito mais dinheiro que nós em Portugal (e existem seguros)

      3. Avatar de Zé

        Mas nos estados unidos não têm serviço universal de saúde. Cada um tem de ter seguro. Está mal, é verdade, mas cá estamos a caminhar no mesmo caminho, com a agravante de continuarmos a pagar impostos para o SNS. Não devemos andar muito longe de ter 50% da população com seguro de saúde… o novo impostos inventado pela má gestão do SNS. SNS que custa o dobro do que custava em 2015. A inflação é tramada…

        Pessoalmente não sou muito apoiante destes sistemas de incentivos. Acaba sempre por fazer é inflacionar o preço dos carros. Aqui há uns anos quando lançaram um programa de apoio para a compra de paineis solares para AQS o preço disparou para o dobro. E já vimos marcas automóveis a baixar preços depois de acabarem com certos apoios.
        Devem haver incentivos sim, mas de outra forma.

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Cerca de 40% da população de Portugal tem seguro de saúde. Aliás, até os FP têm ADSE.
          Agora imagina esta malta toda entrar no SNS! Do funcionar mal passava logo a não funcionar de todo.

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Tem seguros para exames e consultas porque os tratamentos são todos no SNS, quando se fala em coisas complicadas os seguros saltam logo fora.

          2. Avatar de Carlos Fernandes
            Carlos Fernandes

            Pagam ADSE.

          3. Avatar de Zé

            Exato. Mas se temos um SNS (praticamente) gratuito e universal e que está inscrito na constituição, algo não vai bem. Acrescentamos o aumento desmesurado dos custos e o aumento de 25% no pessoa nos últimos 8 anos… É mesmo caso para perguntar “mas que raio andam a fazer ao nosso dinheiro?”.
            Se o SNS na prática não chega a todos, para que raio continuamos todos a pagar impostos para o SNS?

          4. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Mentira, pessoal da FP até usam a ADSE para fazerem partos no hospital da Luz e para fazerem cirurgias no privado com maior participação que qualquer seguro de saúde

        2. Avatar de Carlos
          Carlos

          Eu não entendo…
          Sempre que preciso do SNS, ele está lá. A minha medica de familia do SNS, liga-me acompanhar a minha evolução! Tenho seguro de saúde e prefiro ir ao SNS, tirando algumas exceções, como p.e. ir fazer exames ou consultas de especialidade para as quais não quero um tempo de espera muito alargado.
          Partos, foram 2 na MAC (SNS) e fomos muitíssimo bem acompanhados!!! Apenas não tivemos num quarto de hotel. Urgencias, nossas de adultos ou de crianças, sempre bem atendidos no SNS (e temos todos seguro de saúde!),

          Os meus pais – que não têm seguro de saúde – têm sido sempre acompanhados por médicos interessados do SNS.

          Posso estar a cantar de galo e ter uma sorte descomunal… mas a verdade é esta! Tenho médico de família (assim como todo o meu agregado familiar).

          Sei que as marcações demoram, pelo que agendo com 1 mês de antecedência. A médica atende em caso de emergência. Responde a emails… Tenho sorte.

          Nem tudo é tão mau como as pessoas pintam. E normalmente quem não tem razão de queixa, não se pronuncia.

          1. Avatar de Zé

            É de facto uma questão de sorte. Infelizmente conheço vários casos em que o SNS é uma piada autêntica. Ainda há pouco tempo a mãe de uma amiga minha teve uma queda com suspeita de traumatismo craniano. Ao fim de quase 20 horas numa urgência onde a filha não pode entrar para acompanhar, sem comida, sem sequer poder ir ao WC (nem caminhar conseguia) a filha teve de enfrentar os seguranças para ir buscar a mãe e ir ao privado. E é só um exemplo.
            Ainda hoje uma colega estava atrapalhada porque a médica de família reformou-se, veio uma médica substituir mas a ela ainda não atribuíram médico há mais de um ano. E a única coisa que sabem dizer é que tem de esperar…
            Por acaso no parto do meu filho, apesar de no fim ter tudo corrido bem, houve muita asneirada. Desde não aparecer a médica, a não terem material, a mudarem de sala a meio do parto porque se enganaram, à cama de partos estar partida, o monitor fetal avariado e ainda por cima houve uma hemorragia que a médica não viu. Felizmente não teve consequência de maior, mas podia ter corrido muito mal.
            Já uma tia minha foi 3 vezes à urgência e eram apenas gases. Se não fosse de imediato ao privado, tinha morrido. Foi uma tia minha que ao telefone identificou pelos sintomas o problema. 3 médicos diferentes e com a doente na frente não viram um boi e uma enfermeira ao telefone acertou logo na mouche. Médicos de caca, não?
            E ainda assim, a inspeção geral de saúde não viu nada de mal nos procedimentos no hospital.
            Tenho vários profissionais de saúde na família e vou sabendo algumas coisas.
            Mas concordo, é uma questão de sorte. Já a minha mãe por um “pequeno” problema foi ao hospital. Apesar de nada ter quanto à questão que lá a levou, a médica torceu o nariz e desencadeou um processo de “pesquisa” até descobrir outra coisa que nada tinha a ver. Sortes…

          2. Avatar de XicoBandito
            XicoBandito

            Sempre que precisei do SNS, ele esteve lá para me tratar, incluindo num enfarte que tive durante as férias.
            A minha médica de família também me responde a emails e tenho sido muito bem seguido pelo SNS.

      4. Avatar de Anung
        Anung

        O teu comentário é só altrabices pegadas! Andas a ler o esquerda.net?

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Até sou de direita. 🙂

        2. Avatar de Gringo Bandido
          Gringo Bandido

          Nem todos os da direita vivem alianados dos factos só porque lhes convem para terem uma consciencia mais leve, tenta aprender com esses tambem.

        3. Avatar de Zé

          Eu nem esquerda nem direita. Tenho cérebro para pensar por mim.

          1. Avatar de Gringo Bandido
            Gringo Bandido

            Eu nem era de esquerda nem de direita até o Passos ter começado a tentar matar os velhos ai fez-se luz, foi como um amanhecer em termos de ideologia.

  2. Avatar de Js
    Js

    Aqui também é assim
    Tenho um encomendado estou a espera de o receber
    Vem pelos CTT

  3. Avatar de jota
    jota

    Olhando para o carro, não me parece que ele valha mais do que 8 mil euros! Parece-me um preço justo, mas sem incentivos!

    1. Avatar de Realista
      Realista

      É o inicio do fim para os carros a combustão…

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      E que outros carros existem á venda até 8 mil euros (sem incentivos)?

  4. Avatar de Anung
    Anung

    Em Portugal, o combate ás alterações climáticas e poluição apenas pode ser feito por quem tem bolsos fundos.

    1. Avatar de JL
      JL

      Penso que é o contrário.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Só os ricos é que podem dar-se ao luxo de terem carros a combustão…

  5. Avatar de CA
    CA

    O “arranjinho” é digno de português, significa o quê?

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Arranjos são *pequenas* sequências ordenadas com p elementos que pertencem a um conjunto X de n elementos…

  6. Avatar de JL
    JL

    Ena, até já ficam mais baratos que os a hidrogênio que a Toyota vende por lá.

  7. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Venham eles, os elétricos baratos que já estou farto dos motores a combustão e dos gases que poluem o sitio onde moro!