CIA está a preparar ciber-ataque massivo contra a Rússia

58 Comentários

As relações entre os Estados Unidos da América e a Rússia têm andado tremidas. As razões são simples e resultam de um suposto ataque cibernetico realizado recentemente.

Para dar uma resposta a este incidente, os EUA estão a preparar um novo ciber-ataque contra a Rússia e será a CIA a tratar deste assunto.

CIA ciber ataque

Este ciber-ataque, que supostamente seria secreto, foi revelado pelo site NBC News e dá conta e que terá sido pedido pela Casa Branca à CIA.

Será uma resposta de força massiva contra um ataque recente que a Rússia terá realizado contra os EUA e, em particular, contra o sistema eleitoral. A convenção nacional do partido democrata terá sido alvo de um ataque e, daí, terá resultado na publicação de 20 mil emails, informação pessoal e sobre os contribuintes.

A ideia deste ataque, segundo o governo americano, terá sido influenciar os resultados das eleições.

CIA ciber ataque Rússia

Não existe ainda informações concretas sobre como, ou quando, este suposto ataque será realizado mas, os dados que existem, revelam que provavelmente vão ser as contas offshore do presidente russo a ser alvo.

A informação da NBC News dá conta de que, dentro do governo norte-americano, existem divisões sobre a realização deste ataque. Muitos preferem que sejam aplicadas sanções e não este género de respostas menos visíveis.

Há ainda relatos sobre a prática recorrente deste tipo de acções. Tanto a Casa Branca como a CIA têm histórico deste género de ataques contra a Rússia em situações anteriores.

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de fneves
    fneves

    Entao mas isto agora ja se avisa? Ainda sou do tempo que todos assobiavam para o lado quando erm acusados e nunca assumiam, mesmo quando era obvio. Mas agora ja se faz notícia antes? São mesmo outros tempos… Olhem russos, preparem-se que nós andamos a trabalhar em algo super secreto… Lol

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Shhh não digas isso alto que ninguém pode saber xD

      1. Avatar de Filipe Neves
        Filipe Neves

        Epah, demais, só vos digo, até dizem qual é a agência, dita de Intelligent, que irá atacar, e nas contas offshore, que precisão, e que vai ser a CIA para não haver cá dúvidas que poderia ser a NSA ou assim :p

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Na realidade eles poderão querer apenas causar burburinho e assustar a maior parte desta legião que serão miúdos. Claro que não assustarao quem realmente importa, eles sabem disso. Mas pelo menos dispersarao parte das moscas só com estes boatos.

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Além que estarao a monitorizar todas as movimentações provocadas com a notícia.
        Poderá não haver ataque nenhum agora , mas conseguirão obter informações importantes com estes boatos. É como mexer num enxame, para perceber o seu interior.

    3. Avatar de Luis Miguel
      Luis Miguel

      O Obama perante a pessima escolha de candidatos já admitiu a possibilidade de se recandidatar. 65% dos americanos admitiu que prefere a continuacao do Obama a Trump ou Hilary

      1. Avatar de Sopradeixarclaro
        Sopradeixarclaro

        Ele não se pode recandidatar.

      2. Avatar de stan
        stan

        O Obama????
        Ele e o responsabel pela situacao caotica no qual se encontra o mundo.
        Ele e o responsabel pelo o mundo se encontar no limiar de uma nova guerra fria.
        A serio o Nobel da paz, outra vez??? espero nao ofender ninguem mas isso sadismo.

  2. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Querem ver que vai começar a 3ª Guerra Mundial ??

    1. Avatar de Nii
      Nii

      Só se for a 4º, porque a 3º Já foi oficialmente decretada. Mas prontos a nossa comunicação social de Lixo, faz de conta que é só mais uns rebeldes terroristas que andam aos tiros e a meter bombas…

      1. Avatar de NT
        NT

        Por acaso… é bem verdade. Basta ver quantos países é que os EUA invadiram e ocupam. Basicamente todo o médio oriente (que raio só quem tem petróleo é que necessita de “liberdade” americana?) Mas pronto o ppl está à espera que seja novamente na Europa para ver se os gordos (sim o riquinhos que estão nas várias comissões/instituições europeia que só dão opiniões) se levantam das cadeiras… Mas enquanto isso está a dar A casa da Maria Guilherme… vamos lá ver que é que sai… Essas coisas das conspiração é só nos filmes…

    2. Avatar de Luis Miguel
      Luis Miguel

      os estados unidos da europa

    3. Avatar de Ze
      Ze

      Já há uns anos que o digo, a 3ª Guerra Mundial há muito que já começou, e tem sido essencialmente uma guerra cibernética, até há algum tempo atrás tudo tinha vindo a acontecer debaixo da cortina, agora as coisas começam a vir a público e quando as ofensivas começarem o cenário não vai ser bonito.

    4. Avatar de Lucio
      Lucio

      Nao esta tao longe

    5. Avatar de stan
      stan

      Inacreditavel, os americanos sao responsaveis por mais de 30 milhoes de mortos pos 2 guerra mundial.
      Os tipos sao responsaveis por golpes de estados em outros paises, assassinatos, etc…
      Os tipos espiam tudo e todos ate o 44 foi vitima deles.
      O cyber terrorismo comecou com ele stuxnet ” tentativa de destruirem uma central nuclear no irao” correu mal e espalhou-se pelo mundo fora.
      O mais triste e que tudo isto e politica, pois o povo americano prefere o Trump ha outra, por isso tentam por todos os meio demonizar-lo e associarem-lo ao russos, responsabilizando estes por tudo e por nada, da-me a sensacao que o famoso j edgar hoover esta de volta, ve comunada em todo lado.

      E o vergonhoso e ver a Europa apoiram este tipo de desinformacao,….

      1. Avatar de José
        José

        Tenha juízo e não ofenda a inteligência dos outros! Faz-lhe falta estudo. Muita falta e, nem vou dizer-lhe porque sei disso.

        1. Avatar de stan
          stan

          Bom como me demonstras ser um poco de cultura e inteligencia, diz-me la qual destes ponto que apresentei nao sao verdadeiros, ajuda-me.
          Outro ponto argumenta nao digas asneiras ficava-te bem melhor nao???

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Vai ser um ataque super hiper mega secreto e ninguém vai saber, nem os intervenientes… Lol

    1. Avatar de Luis Miguel
      Luis Miguel

      o maior ataque feito sao os consumidores de android e windows mobile ainda pensarem que usam um smartphone quando so o iphone da essas possibilidade e sem lags

  4. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    Os maiores sabotadores das eleições e do poder americanos são os próprios políticos americanos.

    Quem assistiu ao último debate Hillary vs Trump dificilmente deixará de concordar que o mesmo esteve ao nível do bordel uma vez que os pontos ali mais debatidos foram os abusos sexuais do marido de Hillary e as tiradas sexistas de Trump. E a procissão de roupa suja ainda mal saiu do adro.
    O próximo e último debate pode bater todos os recordes de ignomínia e hipocrisia com potencial para fazerem qualquer mercado do peixe nacional ou bar de strip de Las Vegas parecer exemplares centros de cultura, civismo e educação.

    Seja qual for o candidato que ganhe contará em regra com o bloqueio político do Congresso de maioria repuplicana. Hillary por razões óbvias, Trump por contar ali com muitos anticorpos.

    Hillary devia estar presa por obstrução à justiça, uma vez que, após citada pela Justiça, é responsável pelo comprometedor desaparecimento de dezenas de milhares de emails com informação de estado relativa à sua função de Secretária de Estado que a mesma tinha feito passar por um seu servidor pessoal ( uma tecla a mais e ainda acabariam direccionados para o Facebook ou para o SourceForge ) . Porém, tal como Nixon com o caso Watergate, ou Gerorge W Bush com as mentiras de armas de destruição massiva, há uma justiça bem mais tolerante para os poderosos.

    Muito mais preparado para o lugar de Hillary e muito mais amado pelos militantes era o candidato Bernie Sanders cuja derrota eleitoral está envolta em mais que justificada polémica e suspeição.

    Por seu turno, Trump persiste em ser uma metralhadora falante disparando disparates em todas as direcções de que são exemplos mais acabados um muro juridicamente impossível entre os EUA e o México, famosa ameaça de “cortar a internet” ou a ameaça de deportação de mais de dez milhões de imigrantes ilegais.

    Nestes debates tresanda também o ódio à Rússia e a Putin falando ambos os candidatos em mais sanções definhando e debilitando a já tão ameaçada economia mundial em que os mais afectados serão os europeus, além da imposição de uma perigosa “no fly zone” na Síria .
    Que mal lhes terá feito Putin e a Rússia ?
    Serão os russos os novos Índios ?
    Será por os russos serem a mais terrível e comprovada ameaça ao Ísis , inimigo comum que surgiu do descalabro e desastre da intervenção ocidental no Iraque que ceifou centenas de milhares de civis por armas de destruição massiva inexistentes ?
    Ou será por os russos terem anexado a Crimeia de maioria russa ? Mas não foi isso que o Ocidente fez à Sérvia ao desanexarem-lhe o Kosovo de maioria albanesa abrindo um perigoso precedente no Direito Internacional além de bombardearem Belgrado matando inúmeros civis para não falar no rompimento do pacto verbal com Gorbatchov levando os tanques da Nato junto à fronteira russa, Gorbatchov que veio muito recentemente avisar da linha vermelha a que se está a chegar.

    Hillary? Trump ?. Se fosse americano ficava em casa. Venha o diabo e escolha
    Se vier a ser imposta uma “no fly zone” que impeça os russos de aceder aos estratégicos portos da Síria que há longa data usam, razão profunda e geo-estratégica da ofensiva ocidental contra Assad, ou quando navios ou submarinos americanos, aproveitando o degelo do Árctico e da Sibéria se aventurarem a passar sem aviso por uma recém formada passagem do nordeste em território reivindicado pelos russos, o Urso, mais uma vez acossado, vai rugir bem forte.
    E o ponteiro do Apocalipse mantido pelos cientistas da universidade de Chicago que actualmente se encontra a três segundos do Fim pode adiantar mais alguns como se tratasse da hora de inverno (nuclear).

    1. Avatar de Luis Miguel
      Luis Miguel

      Espero que ganhe o Trump…A Hilary tem aquele sorriso e é mulher o que apela mais a calma mas ela é mais corrupta que todos os do governo portugues juntos e há provas concretas que ela sim podera ser a causa de uma 3a guerra com a russia

      1. Avatar de bola
        bola

        “Esperas que ganhe o Trump”, estou a ver que tens valores muito éticos, vai ao Youtube ver as declarações do Trump diz-me onde estão os valores que a constituição defende.

        1. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          @bola, procura pelas agendas secretas, arrisca a pesquisares pelas “sociedades secretas” e pela agenda Muçulmana….

          Se acreditas que o 11 de Setembro foi um Inside Job, então procura todos os antecedentes, e mais recentemente, todas as ligações de Hillary e respectivo partido sobre o mesmo.

          O Trump é Bronco, sim, mas no mínimo diz aparentemente sem “agendas secretas”, a Hillary é tipo bush, muita parra e pouca uva!!

        2. Avatar de NT
          NT

          Tirando a “exportação” de imigrantes ilegais nos estados unidos e o “muro mexicano”, qual é a política externa do Trump?

          Antes um tolo a “governar” uma tolice do que uma que vê num mundo de cegos. Não compreendo como é que, por exemplo, o Snowden tem a cabeça a prémio por revelar o que revelou (programas ILEGAIS usados pelas ‘forças de segurança’) e a Hillary que deixou vazar muita informação sobre política externa mas está a concorrer para presidente.

      2. Avatar de Francisco
        Francisco

        Sim, a Hilary costuma ser a favor das políticas de ‘exportar’ democracia para outros países, o que tem dado otimos resultados como se vê.

    2. Avatar de Ilustre Desconhecido
      Ilustre Desconhecido

      O muro fronteiriço é até uma excelente ideia, contudo, deveria ser extendido a toda a fronteira dos EUA, a não apenas a sul. E não para prevenir que alguém lá entrasse, mas exactamente pelo contrário.

      1. Avatar de PGR
        PGR

        Ora aqui está algo de sensato. BOA !!!

      2. Avatar de José
        José

        Ui que temos génio! 13 milhões tentam entrar todos os anos e quanto a sair, não os provoquem de pois não se queixem que doí!

    3. Avatar de manuela antunes
      manuela antunes

      Só falta louvar o Holocausto……………………………………..

      1. Avatar de George Orwell
        George Orwell

        De facto, a aposta de dois dos oito membros do clube nuclear em manterem nos seus arsenais cerca de vinte mil armas atómicas suficientes para destruir este e outros planetas do sistema solar, só pode ser considerado um “louvor ao Holocausto” ou o que lhe quiser chamar.

        Desde que tal “brinquedo” foi criado, o mundo já evitou três conflitos nucleares abortados à última hora respectivamente por um americano e dois russos que tiveram o bom senso de não premir o botão que iria despoletar a tragédia

        O primeiro ocorreu durante a crise dos mísseis cubanos em 1962, os restantes decorreram de falsos alarmes.

        Tais armas não foram criadas para figurar como peças de museu e, no meu entender, a posse das mesmas deveria ser considerado crime contra a humanidade. Ora, atendendo ao princípio de Murphy, se em resultado de uma acção algo pode correr errado, é certo que alguma vez vai correr errado. Qual foi a engomadeira que nunca se queimou como o ferro de engomar ?

        E já ia correndo errado TRÊS VEZES.

      2. Avatar de NT
        NT

        Pois… Mas Hitler até parece um amador perante o governo americano/EUA…
        Por exemplo vai ver o que foi feito aos Americanos (os tais índios que já lá estavam antes dos Europeus lá me meteres) para além dos massacres no tempo da colonização dos Estados Unidos como mais recentemente quando os índios se opuseram ao pipeline de gás que “passa” por cima de terrenos sagrados.
        Depois quantas bombas atómicas é que Hitler largou? Os estados unidos foram 2.
        Apesar de tentar/querer conquistar mais, quantos países Hitler invadiu? Vai ver quantos países é que foram invadidos pelos EUA…

        1. Avatar de José
          José

          Você existe? Consegue dizer isso dando a cara? Há de facto um protesto por causa de um pipeline mas aonde não há protestos? Fala de índios e que tal falar de tibetanos que tinham um estado independente e soberano? E dos siberianos? Não convém? Defende o Hitler, que não teve tempo nem engenho para desenvolver uma bomba atómica? Aonde aparecem pessoas como vocês. Não há limites para ignorância e exibir falta de bom senso parece ser chique. Meu caro vá estudar História, com método e provas, não se faz ciência sem provas,e deixe de chavões e pense um pouco no que foi a História do Mundo até ao dias de hoje! Tem muito que aprender desde a génese humana, passando pelos Sumérios (que há 5.000 anos se queixavam a juventude estar perdida), ao Egípcios antigos, Hebreus, Gregos, Romanos até aos Portugueses, Ingleses, Espanhóis etc. E deveria estudar como os antigos escribas egípcios aprendiam, os seus mestres para os mais malandros diziam que «as costas eram os melhores ouvidos» e de facto eram aprendiam num instante, agora inventa-se fazendo uma mistura à medida do disparate que voga nessas cabeças vazias!

          1. Avatar de NT
            NT

            Caro Sr. Dr. Eng. Prof. (espero não ter esquecido de mais títulos para tanto conhecimento que brotam de suas palavras) José.
            Realmente eu existo, pena é que Vossa Exa. no seu amplo conhecimento não tenha reparado. Não estou a defender o Hitler, apenas disse que ele parece um amador tendo em conta o que os estados unidos fizeram e continuam a fazer, com o apoio de meio mundo.
            E se não acredita nas manifestações por causa do pipeline, se calhar eu é que estou enganado e por não ter ‘bebido’ de tamanha sapiência como o Sr. e ‘comi o que me meteram no prato’.
            A história dos humanos está cheia de guerras, porém acho que já está na altura de fazermos a derradeira guerra, que é a ‘guerra’ à guerra e deixar de lutar por meia dúzia de figuras que teimam em ‘controlar’ o mundo e que o restante rebanho de ovelha continua a obedecer.
            Mas pronto, mais uma vez devo estar enganado enfim desabafos de uma cabeça inventiva, disparatada e vazia.
            Um bem haja, e quando vossa senhoria se dignar a fazer uma palestra sobre sapiência para o resto dos plebeus que até que existem por favor faça alguma publicidade.

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Obrigado, NBC News, tenho total certeza que o Putin vai ser apanhado de surpresa. O mais engraçado é que não há nada que indica que a Rússia tivesse envolvida nas fugas de informação, mas como a Clinton fez uma birra à conta destes embaraços…

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Por acaso há. Procura.

      Abc

  6. Avatar de int3
    int3

    Podem parar com estas “noticias” manipuladoras da opinião pública?
    Esqueçam a CNN, NBC e BBC. é só fantoches.

  7. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Ui, sim.. e isto ia sair nas noticias. LOL

  8. Avatar de um gajo na net
    um gajo na net

    tendo em conta que a Clinton esta onde esta porque sabotou o sistema eleitoral norte americano porque raio há-de a Rússia querer influenciar uma eleição que mais parece um circo, quer seja pelos principais candidatos quer seja pela media que não liga nenhuma aos candidatos que poderiam mudar aquele pais, mas como a media esta sobre controlo do real governo mundial, nada passa…

    1. Avatar de Ze
      Ze

      À Rússia interessa falta de liderança nos EUA, interessa-lhes um desgoverno.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Quando a Rússia divulga e-mails da Hilary, realmente não está interessada nas eleições americanas……….

      1. Avatar de António P. Cunha
        António P. Cunha

        É claro que a rússia quer influenciar as eleições, mas não consegue fazê-lo com ataques cibernéticos a um sistema que é completamente offline… a rússia quer evitar uma 3ª guerra mundial que será muito mais provável se a Hillary Clinton for eleita e conseguir finalmente derrubar o governo da Síria, quando e se isso acontecer aí sim podemos todos preocupar-nos à séria com uma 3ª guerra mundial. Os EUA têm feito o que lhes apetece no médio oriente, cada vez mais estão em cima da fronteira da Rússia, os russos não vão ficar a ver as suas fronteiras a ficarem totalmente ao dispor dos americanos e dos seus aliados no médio oriente (“eleitos” por eles). O Trump ainda que seja um imbecil é a melhor esperança para que isto não aconteça porque simplesmente já mostrou que não quer continuar as políticas de invasão disfarçada do médio oriente pelos americanos, está convencido que isso só custou dinheiro e vidas aos EUA e que é tempo de parar, algo que agrada a Putin claro. Ninguém quer uma 3ª guerra mundial, mas se encostam a Russia à parede é o que vai acontecer porque eles não querem ficar à mercê dos EUA. É tempo de acabar com esta narrativa de tretas que a casa branca espalha e que o mundo segue acefalamente…

        1. Avatar de José
          José

          Nunca ouviu falar da parceria que a Rússia tinha estabelecido com a Nato? Nem deve ter-se apercebido que tudo isto não passam de manobras do Putin! A Rússia nunca teve alguma razão para se sentir ameaçada, era parceira, participava nos exercícios militares com a NATO – deve ter esquecido esse detalhe! Bem pelo contrário, veja o que os vizinhos sentem e pensam sobre os russos, são detestados por todos e todos neste momento, os querem ver ao longe! Quanto ao médio oriente, sempre assim foi, não é de hoje, acontece com mais força desde há 1.400 anos! Em todo esse período naquele lugar, SÓ houve 120 de paz! Pode ir confirmar. Os americanos não inventaram nada, nem as asneiras.

  9. Avatar de Rui
    Rui

    O anúncio que vão atacar a Rússia através da net……. é anedótico.

    Sobre o alarme de uma 3ª Guerra Mundial….. por acaso já esteve muito mais longe, vamos ver o que dá a Síria e a Ucrânia. Mas nada de alarmismos. Mais grave foi quando a Rússia invadiu a Crimeia e o leste da Ucrânia e os oficiais Russos mandaram as famílias para a longínqua Sibéria!!!! Aí sim esteve eminente um ataque nuclear…….

  10. Avatar de António Campos Leal
    António Campos Leal

    I Love Yhis Game

  11. Avatar de António P. Cunha
    António P. Cunha

    Esta “notícia” é completamente disparatada… é propaganda falsa de canais televisivos pró Hillary Clinton. Não é preciso ir longe para perceber as mentiras…

    Facto 1: o sistema eleitoral é offline, logo não está disponível a ciber ataques da rússia….
    Facto 2 : alguma vez a CIA não seria capaz de fazer um ataque “secreto” sem que este fosse anunciado nas notícias??? então se é anunciado é porquê?? propaganda? será??… dhaaaa

    Se os americanos escolhem acreditar nestas tretas é com eles, mas nós que estamos do outro lado do charco devemos ser mais criteriosos naquilo que publicamos e não perpetuar esta campanha vergonhosa de manipulação da opinião pública.

  12. Avatar de Jorge
    Jorge

    Agora a Russia ja sabe portanto esse ataque secalhar deve ser cancelado

  13. Avatar de neapo
    neapo

    Até agora não apresentaram qualquer prova que a Rússia pagou ou realizou qualquer ataque aos EUA. É curioso que em todas as eleições os EUA tenham que procurar um bode expiatório para evitar falar dos seus problemas. Até há uns anos o problema era o Irão e Al Qaeda, agora é a Rússia. Falar da fome, segurança social, sistema de saúde e de educação ou até da próxima bolha que está iminente já não preocupa ninguém. Mais do mesmo, não sei como há gente que ainda tem pachorra para perpetuar esta propaganda.

    1. Avatar de José
      José

      Pois é tudo muito lindo, mas também não vejo NINGUÉM preocupado com a fome a miséria e outras tretas, e por cá ainda menos há outros interesses mais prementes como futebol e a novela! Paradoxalmente, os americanos, até dão de comer aos Norte-coreanos. E na Rússia há também bodes expiatórios, leia o que diz a sua imprensa, controlada e manipulada e depois diga se ali não há bodes expiatórios? Como sei? Tenho um cunhado ucraniano (coisas que os ventos da História criam).

  14. Avatar de manuel
    manuel

    a palavra “massivo” não existe em português…
    não conheces a palavra maciço?
    vai estudar…

    1. Avatar de Vítor M.
  15. Avatar de donkeykid
    donkeykid

    A Rússia ataca á Segunda, Quarta e Sexta, enquanto os Estados Unidos atacam á Terça, Quinta e Sábado. Para o Domingo atacam os 2 na Síria…

    1. Avatar de José
      José

      O melhor comentário que li aqui! E o mais lúcido.

  16. Avatar de joao
    joao

    Aqui há gato!!!

  17. Avatar de Vitor Silva
    Vitor Silva

    Só para contribuir para o mais importante: Maciço e não massivo… 😉

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Só para contribuir para o mais importante: Pode-se escrever das duas formas…

      2. Que ocorre ou se verifica em grande quantidade. = MACIÇO
      3. Relativo às massas, a um grande número de pessoas. = MACIÇO

      “massivo”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/massivo [consultado em 18-10-2016].

  18. Avatar de Bane
    Bane

    President Putin Warns America: “If It’s Hillary Clinton, It’s War”
    https://wrongthink.xyz/bane/president-putin-warns-america-if-its-hillary-clinton-its-war
    Espermos que a Hillary não ganhe.

    1. Avatar de NT
      NT

      Pois… é pena é que foram julgados antigos “generais” que cumpriram ordens de Hitler. Agora julgar os culpados pelo 9/11, Iraque, Síria…. (mais fácil dizer médio oriente onde é necessário levar a democracia em troca de petróleo e outros recursos…) Esse sim são GRANDES criminosos mas que comemos o que dizem como se fossem pãezinhos quentes.
      E neste caso até que estou mais inclinado para o Russo, até podem alegar que a Rússia ‘invadiu’ vários países da Europa do Leste mas se forem ver essas invasões, mais uma vez foi para “proteger” os famosos pipes de gás que vêm da Rússia para a Europa que pelo que sei foram financiados pela Rússia e agora queriam que a Rússia pagasse(valores bem mais alto dos que paga atualmente) para usar essas linhas… Mas o Putin (mais uma vez embora ele também não seja flor que se cheire…) tem feito muitas afirmações e tem tentado ‘avisar’ o mundo dos problemas que os EUA estão a criar no mundo.